Na última matéria, foram mostrados diversos programas para alterar a interface do Windows XP. Esta segunda matéria é uma espécie de complemento daquela.

Samurize

Este ótimo programa, além de deixar o desktop bonito, pode ser muito útil. Ele mostra na tela informações pré-definidas pelo usuário e da forma que este quiser. Essas informações pode ser espaço livre em disco, data e hora atual, uso da memória, música que está sendo executada no Winamp, entre outros, além de informações atualizadas em tempo real pela Internet (com o uso de plugins, disponíveis no site oficial. O programa consiste em uma interface que tem o mesmo tamanho do desktop. Aí basta ir escolhendo as informações do lado direito da tela e jogando na interface, organizando do jeito que melhor lhe agrada. Dá também para escolher a cor da fonte. Veja abaixo um exemplo de config do Samurize:

Config do Samurize.

CursorXP

Muda os cursores do mouse. Ao contrário das versões antigas do Windows, no XP e com esse programa, os cursores mudam de verdade, com efeitos animados impressionantes. No pacote de instalação já vem alguns, e você pode baixar outros em sites especializados. Para alterar o tema, basta ir no Painel de Controle, em seguida, em Mouse e clicar na nova aba CursorXP. Lá você pode visualizar os temas e escolher algum para usar. Para instalar novos temas, copie-os (extensão *.CurXPTheme) para a pasta \Arquivos de Programas\CursorXP\Themes\ (na instalação padão).

Trocando os ícones

Muita atenção nessa dica!!! Ela é um pouco perigosa, e qualquer erro pode causar a perda do sistema. Isso porque iremos mexer com o Shell32.dll, onde estão armazenados todos os ícones padrão do Windows e as caixas de diálogo do mesmo.

Para começar a brincadeira, baixe o programa Resource Hacker. Com ele, você pode fazer alterações em outros softwares, nos ícones e textos. Descompacte-o em qualquer lugar e execute.

Baixe, ou faça um pacote de ícones. Eles devem estar com extensão *.ico, e podem ser encontrados em alguns sites.

Agora, vá até a pasta %WINDIR%\System32\ e copie o arquivo Shell32.dll para a pasta raiz (geralmente é a C:\). Ele tem aproximadamente 8 Mb. Com o Resource Hacker aberto, carregue o Shell32.dll que está no C:\. Expanda a pasta Icons, e você verá centenas de pastas, cada uma contendo um ícone. Uma forma mais rápida é expandir a pasta Icon Group. Qualquer uma das duas surte efeito, fica a seu critério. clique em alguma das pastinhas e depois no ícone 1046 que aparece. Do lado direito você verá o ícone da pasta. Agora, clique com o botão direito no ícone e vá em Replace Resource…

Editando com o Resource Hacker.

Na caixa de diálogo que se abrirá, clique no botão Open file with new icon…, aponte no HD o novo ícone e clique em Ok. Faça isso com todos os ícones que deseja alterar. Terminado tudo, salve (File, clique em Save) e saia do programa.

Agora vem a parte mais difícil, e que exige mais atenção. Você precisará do CD de instalação do Windows XP. Reinicie o computador e dê boot pelo CD do Windows XP. Quando perguntar se você deseja instalar o Windows ou entrar no console de recuperação, escolha o segundo. Fique atento para mudar o layout do teclado, caso o seu não seja padrão ABNT2 (com cedilha). Entrando no console de recuperação, digite o número da instalação do Windows XP (aparece na tela, e geralmente é 1), e em seguida a senha do administrador. Está quase acabando! O console de recuperação é uma espécie de MS-Dos mais simplificado e seguro, pois você não tem acesso a todas as pastas e há restrições de comandos. Mas vamos ao que interessa. Supondo que a unidade do sistema seja a C:\, e que você tenha copiado o Shell32.dll alterado na raiz do C:\, escreva a seguinte linha:

copy C:\Shell32.dll C:\Windows\System32\

E aperte Enter. Quando perguntar se você deseja substituir o arquivo existente, responda Sim. Agora digite exit para reiniciar o computador. Não esqueça de retirar o CD do drive, para não reiniciar a instalação do Windows XP. Quando você entrar os ícones estarão mudados!!! Legal, não?

É bem verdade que há programas que alteram os ícones de forma muito mais fácil. Particularmente, já testei o IconPackage, da Stardock, mas notei que ele não muda os ícones no Shell32.dll. O resultado é que os ícones só mudam no explorer. Deixe-me ser mais claro; quando você vai salvar um arquivo, e digamos que você tenha trocado o ícone das pastas para outro, na caixa de diálogo Salvar Como… as pastas continuarão com os ícones padrões. A vantagem dessa dica do Shell32.dll é que ela altera os ícones em todos os lugares.

Somando essas dicas às da primeira matéria, seu desktop ficará muito bonito. Ficando alguma dúvida, sinta-se à vontade para tirá-la no fórum.