Instalando drivers no Windows XP

— Em: Artigos
Print
Share

A maior dificuldade após uma reinstalação do Windows é a instalação de drivers. Não pelo trabalho em si, que é relativamente fácil, e será explicado neste artigo; o desafio está em encontrar o driver correto para determinado hardware. Quando existe o CD de instalação, é moleza, pois o programa se encarrega de detectar e instalar automaticamente o driver correto. Mas, quando você tem que "caçar" os danados, aí a coisa complica um pouco.

É muito importante conhecer o que existe no seu computador. Uma boa ferramenta para saber o que há na sua máquina é o PC Wizard, um programa simples e muito útil. Ele faz uma análise completa de todo hardware e software instalado no computador, além de exibir vários links, com informações sobre os periféricos e drivers para download. É ainda possível gerar relatórios completíssimos sobre o computador. Ok, com o PC Wizard você terá conhecimento do que existe na sua máquina. Anote os nomes e modelos de todas as peças, procure os drivers na Internet (isso se você não os tiver), e parta para a formatação e reinstalação do Windows.

Um driver que você deve ter e é praticamente obrigatório nestes casos, é o do modem. Isso porque, caso você não encontre os outros, poderá se conectar à Internet e baixá-los. Muita atenção para isso!

Vamos aprender a instalar um driver. É muito simples e rápido. Primeiro, abra as propriedades do sistema, apertando juntos WinKey (aquela com o símbolo do Windows) e Pause/Break (perto do teclado numérico, à direita), ou então clicando com o botão direito no Meu Computador e indo em Propriedades.

Estando lá, selecione a aba Hardware, e clique no botão Gerenciador de dispositivos. Aparecerá uma lista com todos os componentes do seu computador. Os ícones de interrogações amarelas, com uma pequena exclamação do lado, são os componentes "órfãos de drivers". Tente identificar a que ele se refere. Observe bem o nome: Communication device significa modem; multimedia device, placa de som, e assim por diante.

Iremos utilizar como exemplo a instalação do driver da placa de som, modelo C-Media Mixer CMI8738 onboard. Tendo o driver em mão, descompacte-o numa pasta qualquer; a nossa será a C:\Driver. No Gerenciador de dispositivos, clique com o botão direito no item Multimedia Device (ou algo parecido), que tem um ícone de uma interrogação amarela. Selecione Atualizar driver... Na primeira tela, marque a opção Instalar de uma lista ou local específico (avançado) e avance.

Na próxima tela, deixe marcada a opção Procurar o melhor driver nestes locais. Desmarque a opção Pesquisar mídia removível e marque Incluir este local na pesquisa. Clique no botão Procurar e aponte o diretório onde se encontra o driver descompactado, no nosso caso, C:\Driver. O botão Ok só estará disponível se no diretório apontado houver um driver. Clique em avançar. O Windows identificará o driver, e caso seja o correto, instalará. Caso não seja este, surgirá uma tela informando que não é possível continuar o assistente, pois não foi encontrado o driver correto. Quando isso acontecer, procure outro driver, e recomece o processo. Em caso de sucesso, uma tela informará que correu tudo bem e o hardware está pronto para ser usado. Algumas instalações necessitam de reinicialização. Não é tão difícil quanto parece, né?

Finalizando, procure sempre se informar sobre novos drivers. Eles trazem melhoras significativas, e exploram ao máximo a capacidade dos periféricos.

Processing your request, Please wait....

Quem escreveu?

Gravatar

Rodrigo P. Ghedin. 23 anos, paranaense, blogger, MVP Microsoft, acadêmico de Sistemas de Informação, leitor voraz, cinéfilo padawan e peladeiro de PES. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" e Dell Vostro 1000, ambos rodando Windows 7 Ultimate.
Posts deste autorMande um e-mail

  • Carlet
    oi joia??
    meu windows era o linux, meu primo colocou o windows xp, só que meu pc não veio com a placa mãe e meu pc travou oq eu faço??
  • CAIO
    NUM ENTENDI NADA COM NADA
  • CAIO
    NUM ENTENDI
  • rafael
    valew adica me ajudou muito

    abraços
  • Aline Ribeiro Cunha Ferreira
    OMG..’ PELA AMOR DE DEUS //EU PRECISO URGENTEMENTE DO DRIVE PRA V3 MOTOROLA MAIS NENHUM DESSES SERVIRAM ME MANDE PELO MSN O DRIVE CERTO PRA MIM PODER INSTALAR ELE AQUI NO MEU PC; SO ASSIM EU PODERÁ DESCARREGAR MEU CELULAR PODERÁA APAGAR OS ARQUIVOS BOM ACHO Q VC ENTEDEU GOOD BYE BEIJOOS CORRIGINDOO*
  • Aline Ribeiro Cunha Ferreira
    OMG..' PELA AMOR DE DEUS //EU PRECISO URGENTEMENTE DO DRIVE PRA V3 MOTOROLA MAIS NENHUM DESSES SERVIRAM ME MANDE PELO MSN O DRIVE CERTO PRA MIM PODER INSTALAR ELE AQUI NO MEU PC; SO ASSIM EU PODERÁ DESCARREGAR MEU CELULAR PODEBDO APAGAR OS ARQUIVOS BOM ACHO Q VC ENTEDEU GOOD BYE BEIJOOS
  • Celso
    instalei uma placa pci wirelesse da Encore de Chipsete realtek RLT8185L e após instalada não funcionou .
    após várias tentativas ( desistalando e reinstalando) sem sucesso constatei em PAINEL DE CONTROLE/DESMPENHO E MANUTENÇÃO/SISTEMA/HARDWARE/GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS que a placa constava como instalada(realtek rtl8185 54M wireless lan network adapter, ia aumentando #1, #2, #3, #4, cada vez que desinstalava e instalava) e ao verificar propriedades aparecia algo como a seguinte mensagen 'este dispositivo não pode ser iniciado (código 10), com o famoso ponto de exclamação amarelo'
    será que pode me ajudar a instalar esse driver.
    OBS: tenho o CD de instalação, mas nada ajudou
  • walter ferreira
    por gentileza
    auguem pode me informa uma fonte confiavel .....
    drive placa mae (geforce6100sm-m)
    desde ja agradesso
  • danilo
    vc e o cara valeu mano nota 10
  • ricardo
    hoi amigos ;estalei o xp no meu not e fiquei sem som alquem sabe o que ei de fazer.muito obrigado
  • Jozimar
    comprei um controle joystcky sem o cd de driver , será que consigo instala-lo como faço é da marca DAYLY, VLW .........
  • junior petrolina
    cara a placa mae do meu pc é ECS Geforce6100SM-M e instalei o windos xp, e nao estou conseguindo instalar nenhum drive, me diz uma dica ai a ond eu posso achalos, lembrando que nao tenho o cd... me diz um cite que tem pelo menos o drive de lan que fica masi facil achar os outros, ja que tenho o everest instalado nele... falow brigado...
  • [Ary]
    Muito interessante gostei das digas obrigadu, agora sim consigo intalar essa porraaaaa!!!
  • douglas
    meu pc nao sai som nas caixas como faco
  • vanessa
    oi pessoal,eu instalei o Xp no meu pc,e nao funciona a caixa de som,de jeito nenhum!alguem podee me ajudarrrr.por favor

    manda msg para meu email vava_costa@hotmail.com

    eu tenho o everest tbm
  • Marcos
    proucure alguem q tenha um cd de drivers !
    ou vc pode baixar o everest e ver qual é o id da placa mãe e depois entrar no site do fabricante da placa mãe e colocar la o seu NS ( esse NS é um numero q fica ou do lado ou em baixo do pc ! )
    feito isso vc proucura láh na guia de audio os primeiros numeros do id da placa mãe, aí quando vc baixar ele ...
    seu problema estara resolvidO !
  • Silvio
    Para achar qlq drive

    http://www.driveguide.com

    se cadastre e procure...tem todos...
  • mateus
    Vcs são burros demais !! PQP!!
  • Vera
    Explicação muito boa, entendi tudo.
    Obrigada
  • Soares
    Meu not book era o vista e formatei com o xp,mas agora não consigo estalar nenhum drivers nele o que eu faço?Já tentei de tudo e nada...Peço ajuda,pois preciso dele para trabalhar,nem o driver da net ele aceita o que devo fazer????
  • CHEGA CHORA
    Formatei meu computador com windows xp,agora não sai mas som das caixas o que devo fazer? preciso da sua ajuda por favor
    ESTOU COM O MSM PROBLEMA DE NOSSO AMIGO MINHA PLA E DA ASSUS.P5GCMX/CKD/SI, MEU PC JA TEM SEM TEM 2 MESES PELO AMOR DE DEUS ALGUEM ME AJUDA. ONDE POSSO BAIXAR ESSES DRIVES E QUAL E O MEU SOCORRO. INVES DE ? NA MINHA MAQUINA APARECE !. PQ ME AJUDEM POR FAVOR
  • nadir
    Formatei meu computador com windows xp,agora não sai mas som das caixas o que devo fazer? preciso da sua ajuda por favor.
  • Ariadne Caroline
    Olá muito Obrigadoo
    me ajudou muitoooooo!!!!


    Vlw, Parabens peli site
  • me ajudem pr favor!""""""""""""
  • iolanda
    me ajuda por favor quero instalar o drive de so no meu pc ja não sei mais oque fazer


    da uma forcinha aiiii agradeço muitooooo xau xauuu
  • Ronilda
    Nossa parabéns era o que eu estava precisando, formatei o meu pc mais depóis o som não saia, agora com essas informações que eu obtive aqui já resolvi o meu probléma.
  • Rui
    Eu tinha o programa linux então quando fui passar para o windows xp o som desaparecer vcs podem me ajudar?
    Grato
  • RaphaelRJ
    utiliza o PCWIZARD para identificar o nome das placas e baixa procura no google e facil achar ese site aki tem alguns drivers http://www.ziggi.com.br/windows/Multimidia_Som/...
  • RaphaelRJ
    Lucas vai no gerenciador de dispositivos e ver qual esta com interrogação, oq esta com interrogação e pq ta sem o drive, ai vc cata o driver e segue os passos pra instalar eles vlw fui
  • diamante
    o meu computador nao tem som nem um
    pois depois de reformatar o computador não tem o som do comp...

    pois de falta acho oprograma serto em pra o uso do som
  • emanuel
    essas opções dada é parte do pagote do cd ? porq só na unidade"c" não encontrei essas coisas....
  • Lucas
    Tpw mano
    eu fui em propriedades harwere
    gerebciador de dispositivos
    e naum tem nenhum Multimedia Device!!
    Me ajuda
    Manda msn email ou add msn
    Obrigado t+
    Rsp plix
  • bruno
    Reforçando meu topico anterior....
    alem desses arquivos, preciso de mais algum??? o drive do modem ta ai no meio???
    por favor me respondam.
  • Matheus
    Valeu cara! ajudou muito mesmo brigadao ai!
  • Fabio Luis
    Formatei meu computador com windows xp,agora não sai mas som das caixas o que devo fazer? preciso da sua ajuda por favor.
  • karina
    Eu queria q vc me ajudasse a achar os drivers numa lista, pq dos outros jeitos eu não achei! Vlw
    E me ajuda pelo amor de deus
  • Olha o cara é fera mesmo...
    JÁ TINHA TENTADO DE TUDO...SO AQUI CONSEGUI...GUSTAVO SE VC AINDA NAO CONSEGUIU DEIXE UM RECADO AQUI Q TE EXPLICO...
    É CHATINHO INSTALAR DRIVE DE SOM...MAS QDO VC CONSEGUE FICA FÁCIL...
    OBRIGADA RODRIGO PELAS INFORMÇÕES
  • POW do nada os videos que tenho no formato rmvb ou avi TRAVÃO!
    Tenho um HD IDE de 40 GB Formatado pronto para o XP!
    Tenho duvidas sobre DRIVERS...
  • gustavo
    Pow como eu consigo instalar o som do meu xp..
    pow me ajudem vlw fuiiiiiiii
  • Pamela
    ola estava com uma puta dor de cabeça pra instalar o drive de som do meu pç, mas eu li direitinho a explicação e instalei de boa!o cara manja heim?: ficou perfect valeuuuuu da mais dicas boas ai heim?rsrsrs
  • VINICIUS
    ESSA É PARA O GONÇALO ELE SÓ VAI DESCOMPACTAR VÁ ATÉ AS PASTA E CLIQUE NELA E PROCURE PRO EXTRAIR ARQUIVOS BLZ...

    O ESTA SERTO O QUE VC FALO MAIS O EVEREST Ñ FONCIONA BEM E NEM O PC Wizard O BOM É O HWINFO32 ELE ACHOU TUDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
  • FERNANDO
    NAO ENTEMDIR FICA A ONDE ESTA PASATA
  • marcelo
    ae campeão eu vou tentar seguir esses passos q vc passou.
    eu estou com o Vista mas qnd eu formato para o xp ele fica sem som...

    vou tentar instalar esses drivers e depois eu mando um recado.


    vlw!
  • EU TE AMOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

    CARA! FIQUEI MAIS DE 4HORAS PROCURANDO NA NET COMO QUE EU FAZIA PRA REINTALAR MEU DRIVER!!!!

    SO AQUI EU ME AJUDOO! VALEWWWWWWWW!!

    NOTA 10 !!!!
  • fernando
    quero estalar o drive de som no meu pc
    mas nao consigo voce poder estalar dai
  • léo
    pra encontara todos os componetes da sua placa MÃE
    vc pode fazer isso usando o EVEREST
  • natan
    aii galera me diz uma coisa se eu estalei o xp depois vem sem son? e se vim oque que eu tenhu que fazer baixar os driv de son ? maiis eu tenhu que pegar o nome da placa mae né ta daew eu pego e deu ou tenhu que pegar tbm da driv de son?
    me responde aii no meu email vlw.... negao_d.menor@hotmail.com Obrigado
  • Raphael
    Olha eu formatei o pc, e instalei o windows XP profissional de novo, mais naum sai nenhum som das caixinhas, o que eu faço??
  • edmilson
    eu quero abaixar um driver para poder conectar um cabo usb 2.0. como faço isso?
  • allan k
    eu instalei o XP no meu pc,por que antes era o VISTA,mas agora ñ concigo entrar na net,pois desenstalou algumas coisas,como eu faço se eu ñ tenho o cd?
  • Filipe Reis
    boas,
    formatei o meu pc e ao instalar as drives algumas não tem executavel para as instalar.
    tem um fixeiro com extenção .cat. da ultima vez que formatei o pc não fui eu que instalei essas drives. como as instalo?
  • Luis Fernando
    Caro, amigos

    Alguem poderia me dizer onde acho os meu drivers e que formatei o meu e não achei
    se você quiser meu ajudar que instalei o Everest e não consegui achar os dados do meu PC.

    Me add no MSN:

    luisfernando.rn@msn.com

    agradeço que me ajudar.
  • Emanuel Cardoso Joaquim
    Holla a todos formatei o meu computador e perdi o disco dos drivers o que faço?
    o computador é de marca LG LS 75 EXPRESS Por favor ajudem me.
  • eu tenho um mp4 e não consigo colocar musica nele, no manual diz para eu instalar o driver mas no meu computador aparecem arquivos deferente do manual. o que eu devo fazer?
  • DÃO DE ABREU
    Olá!

    Fiquei surpreso e bastante feliz com a explicação extremamente didática de RODRIGO GHEDIN. Vou começar agora mesmo instalar meu driver.
    Parabéns!
  • Andre
    Pode me dzer algum programa q me ajude a detectar a placa de som e instala la

    formatei o pc e fiqei a zeroo
    ! me ajude por favor

    Abraço
  • Gonçalo
    Alguem me pode esplicar como descompactar drivers????=S
  • igor
    eu nao tenho o cd

    de qual site devo baixar meu driver e qual??
  • Danilo
    Eu não estou conseguindo encontrar o modelo da minha placa mãe ......
    alguém pode me explicar como eu faço para achar o modelo da minha placa ???

    desde já agradeço a colaboração....
    vlw
  • matheus
    gente naum consigo esse negocio de multimidia device
    sei laa
    naum tem isso
    =/



    ME AJUDEMM !
  • Yuri
    opaa

    eu nao entendo mto !

    mais a minha placa mae é asus e eu tenho o CD asus via PT800/P4X533

    sera q esse CD tem todos os software q eu presiso?????
  • sim vc pode se o cd for realmente o da placa mae
blog comments powered by Disqus
site statistics