Depois do fiasco que foi o Winamp 3, que chegou com muita frescura, cheio de defeitos e agradou pouquíssimas pessoas, a Nullsoft se redimiu lançando o excelente Winamp 5. Este nome causou certa confusão ("ué, pularam o Winamp 4!?"); o que se fala é que esta é na verdade uma fusão das duas anteriores: pegaram a estabilidade e rapidez já consagrada e característica marcante do Winamp 2, e acrescentaram o que o 3 tinha de bom: suporte à vídeos, as skins "modernas" e a Biblioteca de Mídia (Media Library). O resultado é um programa versátil, capaz de rodar bem em qualquer máquina, seja ela antiga ou de última geração.
Winamp Pro
Além dos recursos já existentes, o Winamp 5 trouxe novidades significativas. A principal delas, e infelizmente a mais desagradável, é o Winamp Pro. Trata-se de uma versão paga do Winamp (U$ 14,95). Uma pena, já que este software era uma referência em se tratando de qualidade em freewares (softwares gratuitos). Pelo menos o Winamp Pro não tem nenhuma função essencial ao programa, o que significa que você pode utilizar a versão gratuita sem perder praticamente nada. Já que é assim, o que há de interessante no Winamp Pro? Duas coisas: gravação de CDs direto do programa (mais precisamente da Biblioteca de Mídia), e a capacidade de rippar músicas para mp3 de qualquer qualidade. Na versão free, é possível gravar CDs, só que na velocidade máxima de 2x, e também rippar CDs, só que no formato Aac e Wave. Agora, uma coisa é certa: os recursos do Winamp Pro são poderosos! A gravação, embora um pouco mais demorada que em outros softwares, é fácil de configurar, e o resultado fica muito bom. Seguindo a mesma linha, a rippagem para mp3 é bem configurável e fácil, e os arquivos ficam com uma qualidade ótima, garantida pelo o uso do codec LAME. Se estiver com dinheiro sobrando, será uma boa aquisição!
Skin modernas
Outra novidade marcante é o skin modernas. Disponível somente na versão full do Winamp (vide mais abaixo diferenças entre as versões full e lite), é a nova skin padrão, embora a clássica (do Winamp 2) ainda esteja presente. Muito bonita e funcional, ela tem um pequeno defeito: é muito pesada, assim como a maioria das skins modernas (do Winamp 3). Exatamente por isso é recomendável, em computadores mais antigos, e até mesmo nos novos, usar a skin clássica.
Atalhos globais
Os atalhos globais (global hotkeys) são uma ótima novidade! Você ativa e configura isso nas propriedades do Winamp, e a partir daí pode controlar o programa (tocar, pausar, avanças, etc...) por atalhos do teclado. Mas isso já não existe!? Sim, porém é necessário que o programa esteja em foco para usar os atalhos. Com os globais você pode, por exemplo, estar digitando um texto, e ao mesmo tempo passar para a próxima faixa do Winamp, sem ter que mexer em nada com o mouse, nem parar de digitar. É algo como o WinKey + E (abre o Windows Explorer), que funciona em qualquer lugar, e a qualquer hora. Um recurso muito útil! A configuração padrão utiliza os botões Control + Alt + algum botão, pra cada função. É recomendado deixar a primeira parte (Control + Alt), mudando só o último botão, pois combinações diferentes podem coincidir com outras já existentes.
Full e Lite
Finalmente há grandes diferenças entre essas duas versões. Falando de uma maneira resumida, o Winamp Full é a nova geração, com todos os recursos dos dois Winamps, mais as novidades do 5. Já o Lite, pode ser considerado uma continuação do Winamp 2.95, pois não trás suporte às skins modernas, nem capacidade de gravar / rippar CDs, não tem suporte à vídeo, e por aí vai. Pra quem só espera do Winamp um player de áudio, está mais do que bom. Outra vantagem é o tamanho em relação ao full. Veja a tabela abaixo (extraída do site Winamp.com) comparando os recursos dos dois Winamp 5. Ah, está versão Bundle vem com um jogos inclusos.
| Característica | Lite | Full | Bundle |
| Suporte a Mp3 | Sim! | Sim! | Sim! |
| Compatível com plugins do Winamp2 | Sim! | Sim! | Sim! |
| Suporte a skins clássicos | Sim! | Sim! | Sim! |
| Suporte a skins modernos | Não | Sim! | Sim! |
| Novo skin moderno! | Não | Sim! | Sim! |
| Video Suporte (NSV, WMV, MPG) | Não | Sim! | Sim! |
| Biblioteca de mídia redesenhada | Não | Sim! | Sim! |
| Visualização integrada (AVS/Milkdrop) | Não | Sim! | Sim! |
| Rádio e TV integrada | Não | Sim! | Sim! |
| Gravação de cd's (2x) | Não | Sim! | Sim! |
| Rippagem de cd's (2x em AAC) | Não | Sim! | Sim! |
| "Spitting Games" for Snow Patrol | Não | Não | Sim! |
| Custo | GRÁTIS | GRÁTIS | GRÁTIS |
Conclusão
Finalmente a Nullsoft acertou! O Winamp 5 é um sucessor à altura do 2, e tem tudo pra fazer história (ou melhor, continuá-la).
Quem escreveu?
Rodrigo P. Ghedin. Paranaense, 22 anos, bacharel em Direito e aficionado por informática. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" (7 Ultimate) e Dell Vostro 1000 (XP Home).
Posts deste autor — Mande um e-mail














