Sidebar do Vista no Windows XP
Publicado em 25/11/2006, na(s) categoria(s) Artigos, Deskmod, por Rodrigo P. Ghedin.
Um dos recursos mais legais do Windows Vista, seja em termos de usabilidade, quanto de estética (deskmod), é a Windows Sidebar, uma barra que fica na lateral direita do desktop, e que abriga diversos gadgets, espécies de mini-aplicativos. Há alguns programas que a introduzem no Windows XP, porém, nenhum fica tão legal quanto a sidebar nativa do Vista. Felizmente, descobriu-se um método de usar esta no XP, o qual será explicado agora.
As dicas e passos deste tutorial foram publicados, originalmente, no blog Espaço Vazio. Fica aqui registrado o crédito, e também meu agradecimento ao Hugo, que autorizou a produção deste artigo em cima daquele sem problema algum.
Arquivos necessários
A primeira coisa a se fazer é baixar os arquivos necessários. Há três versões, uma para o Windows XP brasileiro, outra para o português, e uma última para o inglês.
- Win.Vista.Sidebar (português do Brasil);
- Win.Vista.Sidebar (português de Portugal);
- Win.Vista.Sidebar (inglês).
A senha para descompactar os arquivos é “deskmod.com.brsidebar” (sem aspas).
Instalação
Terminado o download, extraia os arquivos. São duas pastas (VAIO e Windows Sidebar), e três arquivos (Manual.txt, MVC++.exe e Run.cmd).
Execute o arquivo Run.cmd. Durante a instalação, uma janela surgirá pedindo uma CD-Key do Windows Vista RC2, que a Microsoft distribuía gratuitamente até algum tempo atrás. Ela não é necessária; a única conseqüência de não colocá-la é que, eventualmente, um ou outro gadget pode não funcionar. Se você tiver uma CD-Key, use-a; caso contrário, clique no botão Skip para pular esta parte.
Agora, reinicie o PC.
Criando uma variável de ambiente
Entre nas propriedades do sistema (botão direito no Meu Computador, Propriedades; ou WinKey + Pause/break), e em seguida, clique na aba Avançado. Nela, clique no botão Variáveis de ambiente.
Na janela que surge, na parte superior dela (Variáveis de usuário para [nome da conta]), clique no botão Nova.

Na janelinha que surge, escreva VAIO no campo Nome da variável, e C:\VAIO no campo Valor da variável. Assim:

Dê Ok em todas as janelas, e reinicie o computador novamente.
Abrindo a sidebar!
Abra a pasta C:\Arquivos de Programas\Windows Sidebar\. Clique com o botão direito no arquivo sidebar.exe, e no menu de contexto, clique em Patch and Run Vista executable…

Aguarde um momento, e a sidebar surgirá.
Ainda na mesma pasta, localize o arquivo sbdrop.dll. Clique com o botão direito nele, e no menu de contexto, clique em Patch Vista library… Repita a operação com o arquivo wlsrvc.dll.

Sua Windows Sidebar está funcionando!

Windows Sidebar transparente
O próximo passo é deixar o fundo da sidebar transparente. Para tal, é necessário fechar completamente a Windows Sidebar. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no ícone que se encontra na bandeja, e em seguida, clique em Exit.

Agora, volte à pasta da Windows Sidebar, localize o arquivo sidebar_clear.exe, clique com o botão direito nele, e no menu de contexto, clique em Patch and Run Vista executable…

Acrescentando gadgets
Para acrescentar novos gadgets à Windows Sidebar, clique no botão +, que se encontra no topo da barra. Uma janela, contendo vários gadgets, surgirá.

Para adicioná-los à sidebar, arraste os gadgets até ela. Vale citar que, a exemplo do que ocorre no Windows Vista, é possível mover os gadgets para o desktop, de modo que eles fiquem “flutuando” na tela. É só arrastá-los da sidebar para o desktop.

No canto inferior da janela há o link Get more gadgets online, que o leva a este site, onde é possível baixar novos gadgets. A instalação deles, porém, merece um tópico à parte.
Instalando novos gadgets
A instalação de novos gadgets é meio complicada. Usarei, como exemplo, o joguinho Feed the Snake!.
Baixe o arquivo (FeedTheSnake.gadget). Vá à pasta C:\Arquivos de Programas\Windows Sidebar\Gadgets\, e nela, crie uma pasta cujo nome seja FeedTheSnake.gadget. Agora, renomeie o arquivo para FeedTheSnake.zip, e extraia seu conteúdo na pasta que acabamos de criar. Abra o gerenciador de gadgets, e ele estará lá!

Desinstalação
É mais simples que instalar, felizmente. Antes de tudo, feche completamente a Windows Sidebar, clicando com o botão direito no ícone correspondente na bandeja, e indo em Exit. Agora, vá à pasta C:\Arquivos de Programas\, e apague a pasta Windows Sidebar. Apague também a pasta C:\VAIO, criada durante a instalação.
Por fim, volte às propriedades do sistema, entre na aba Avançado, e clique no botão Variáveis de ambiente. Lá, selecione o item VAIO, e apague-o, clicando no botão Excluir.

Para finalizar, reinicie o computador.
Finalizando
Espero que gostem do artigo! Qualquer coisa, utilizem os comentários, ok?
Até a próxima!









54 Comentários
Abner Matheus
12/07/07, 15:12
eiiiiiii, postasse um link do deskmond, só que quando vou abrir, ele abre o do winajuda, help euuuuu
Rodrigo P. Ghedin
13/07/07, 21:07
@ Abner Matheus
Obrigado pelo toque! Acabei de corrigir os links.
[]’s!
WinAjuda » Dezembro de 2006
14/07/07, 11:42
[...] Completa o pacote a belíssima Windows Sidebar do Windows Vista, que pode ser instalada seguindo os passos deste tutorial. [...]
kleverton
14/07/07, 22:34
vioooo__ por favor me ajude___eu fiz todos os passos e não deu certo!!
fiz tudo de novo pra ve se não tinha errado___e nada!!!
dai quando eu clico pra abrir ele__ele não abre e também naum da erro__o que pode ser???
_pode me ajudar???
eu tenho o windows xp home edition com serv pack 2
julirossi
18/07/07, 15:13
Eu peguei os arquivos, mas quando coloco pra rodar o run.cmd, ele pede um “password for the encrypted file”…tentei colocar até minha cd-key do windows vista, e até aquele código q vc falou, mas de nada adiantou…tb apertei em Ok e Cancelar {não há a opção Skip, como vc relatou) e então ele, em qualquer dessas ocasiões, acaba aparecendo uma janelinha de “wrong password” e q naonconsegue encontrar o arquivo nem o módulo especificado….
credo, q horror!
ai q droga, eu tinha o Vista e me apaixonei pelo Gadget, daí coloquei o XP e queria mto colocar no meu XPzinho…buááá
Você pode me ajudar?
Beijos, Juli
Rodrigo P. Ghedin
18/07/07, 16:16
@ julirossi
Juli, a senha para descompactar é “deskmod.com.brsidebar” (sem aspas).
[]’s!
cesar.extreme
25/07/07, 23:13
amigo eu queria que vc me ajuda-se,eu instalei ele todo direitinho mas so aparece a barra, nada de gadets!Como posso instalar os que ja vem nele?
Agradeço a resposta…
rafinhaaa
26/07/07, 01:15
po vc ta d parabens
deu td certo aki
+ tenhu uma duvida
como faz para qndu eu ligar o pc o Sidebar aparecer sozinhu????
vlw
sdrummer
14/08/07, 12:42
Baixei, instalei, mas estou com o mesmo problema que o cesar.extreme, só aparece uma bara com + e - e naum instalou neim um ícone na bandeja tb. Como posso resolver?
Desde já agradeço…
Windows Sidebar, a sidebar do Vista no XP! « DeskMundo
14/08/07, 13:59
[...] Fonte: WinAjuda [...]
シェイク・フォサー
25/08/07, 21:04
aonde eu consigo a sidebar em japones?
maxximax
31/08/07, 14:30
Favor, confirmem comigo.
No sidebar há um erro no gadget Calendar, o mês de Novembro de 2007 possui dois dias 3, sábado e domingo.
XP em Vista « Blog do Mister PC
18/11/07, 13:38
[...] Acesse: Tutorial completo (WinAjuda) [...]
Gustavo
30/01/08, 13:27
Olá eu estou comum problema assim tipo e instalei e tipo algumas coisas ficou com problema como o relegio q n aparece os numeros o quebra cabeça etc tipo fica tipo um quadrado na frente
vlwws
Maldito
2/02/08, 16:26
ei, não tá dando certo
tudo bem, quando vc segue os passos dá tudo certinho, aparece o sidebar transparente e tudo, mas quando vc reinicia o computador a barra não aparece, mesmo vc clicando com o botão direito no ícone da sidebar e marcar a caixinha para rodar quando o Windows iniciar
também não deu pra instalar novos gadgets
e agora?
۩۞Winmodi۞۩
11/02/08, 15:34
[...] uma barra que fica na lateral direita do desktop, e que abriga diversos gadgets, espécies de mini- aplicativos.Há alguns programas que a introduzem no Windows XP, porém, nenhum fica tão legal quanto a [...]
Junior
17/02/08, 15:51
Com que Deus te Abençoes …
parabens por usar sua inteligencia ajudando os outros .. Valeuuu
dario
25/02/08, 12:30
nao aparece gadgets nenhuns, fazendo os passos todos correctamente, sera de nao ter inserido o serial?
fabio
26/02/08, 20:05
opa
entao instalei ele ta funcionando bem
so que na hora de adicionar os gadget
não entra nehum
fiz os passos certos
ps: eu fiz isso uma vez e pego normal so que agora nao pega
poderia mi ajudar?
vlw!
Fernando
29/02/08, 12:04
Olá!
O link da sidebar em Português dá o seguinte erro:
“Sorry, this account has exceeded its download limit.
This file is temporarily unavailable because this user’s account has exceed its monthly download limit. You will be able to download this file again if the user upgrades his or her account, or when the account’s download tracking renews on Mar. 13, 2008.
If you have any questions, please e-mail support@divshare.com. ”
Será que, se eu baixar este Sidebar: http://baixaki.ig.com.br/download/Vista-Sidebar.htm, o processo é o mesmo ?
T+
Paulo
14/03/08, 19:43
Fernando, isso quer dizer que estourou o limite de downloads no servidor, pra você tentar depois.
Neste instante estou baixando na boa, então tente novamente depois, como sugere o site.
Ali fala pra se tentar a partir do dia… 13/03, uhuuu me dei bem
Sidebar do Vista no Windows XP « TudoPc Desk
21/03/08, 11:20
[...] uma barra que fica na lateral direita do desktop, e que abriga diversos gadgets, espécies de mini- aplicativos. Há alguns programas que a introduzem no Windows XP, porém, nenhum fica tão legal quanto a [...]
Torzin
21/03/08, 14:37
Eu consegui usar uma vez soh mais agora n funfah mais..
pq será?
wolder182
12/04/08, 12:56
Olá, quero parabeniza-los pelo blog, e aproveitar e dizer q não consegui instalar uma gadget. É essa daki: http://h2odeskmod.wordpress.com/2007/08/14/um-relogio-cronometro-e-despertador-na-sua-sidebar/
é um relogio com um despertador, to tentando mas não consegui….
to colocando 3 imagens…
1° A pasta q eu cirei….
http://img184.imageshack.us/my.php?image=foto1wl9.jpg
2° O arquivo renomeado para .ZIP
http://img184.imageshack.us/my.php?image=foto2yw1.jpg
3° O Arquivo no Winrar, sem outros conteudos…..
http://img184.imageshack.us/my.php?image=foto3hx5.jpg
Espero q possam me ajudar,…..Desde ja mto agradecido.
Meu MSN: wolder182@hotmail.com…….
Abraços!
Everything Blog DeskMod « Everything - All About Web
19/04/08, 16:24
[...] (a senha é: deskmod.com.brsidebar. O tutorial para instalar e configurar a sidebar, você encontra aqui. (Recomendo que você leia este tutorial)) a Vista [...]
Sergio
22/04/08, 08:43
Boas.
Obrigado pelo programa mas eu tenho uma duvida ao instalar novos gadgets…
Como faço pra mudar akeles gadgets da Internet, CPU e Disco Rigido???
Eu keria por o gadget do “All CPU Meter.gadget” mas nao consigo…
Sera q podiam ajudar???
israel
3/05/08, 23:11
gostaria de usar programas que roda no xp
eu tenho o vista
Jonas
5/05/08, 22:54
Valeu, muito bem explicado, comigo deu tudo certo, posta ai umas dicas de gadgets legais
João Neto
9/05/08, 13:23
tudo bem cara?
eu peguei o GADGET do visto do processador, que vica como um velocimetro, eu o adicionei no XP e não funcionou. Tem alguma dica?
Valeu
Abel
13/05/08, 09:09
Olá!
Acabei de instalar o SP3 no meu XP. Gostaria de saber se existe alguma incompatibilidade desta sidebar com o XP SP3.
Obrigado,
Abel.
Bruno
14/05/08, 22:25
Cara, muito obrigado pelo post. Muito bom. Parabéns, valeu.
marcelo lima
19/05/08, 12:35
o meu ficou blz so que nao fica transparente quando inicia o windows tenho que fazer os passos no tutorial para ele ficar .. que devo fzer para quando iniciar o windows a barra ficar transparente .?
Nmarques
29/05/08, 15:27
Olá pessoal, muito bom a matéria, mas queria que voces ajudassem no caso de reiniciar sozinho e principalmente quanto é que isso usa de ram??? ainda nao instalei…
Vitor
2/06/08, 19:31
Comigo não deu certo. E segui certo, ele fala que encontrou um roblema e precisa ser fechado, segui tudo certo. O q q eu faço gnt
Gustavo
4/06/08, 09:58
Comigo deu certinho, mas antes de instalar as atualizações do windows. Havia tentado instalar há meses atrás após a máquina estar com todas as atualizações em dia e não deu certo. Quando formatei a máquina de praxe, tentei de cara instalar por curiosidade deu certo! Estou agora com o SP3 e o sidebar continua rodando. Creio que algum tipo de atualização do XP, se já instalada, impede o funcionamento do sidebar quando instalado posterior a ela.
Gustavo
4/06/08, 10:04
O único problema é que quando o windows reinicia, ele não inicia o side bar transparente. Ele fica opaco (preto), e muitas vezes nem inicial. A solução que encontrei foi baixar um programa como o SystemMechanic ou outro similar e incluir ferramenta para edição da inicialização do windows, e criar uma variável para inicialização do windows (não sei fazer isso direto no windows).
O executável dele é esse: C:\Arquivos de programas\Windows Sidebar\sidebar_clear.exe . Se vc mandar esse executável iniciar junto com o XP, ele vai sempre abrir no modo clear, transparente. Apenas não esqueça de bloquear a inicialização do sidebar de outros modos (não clear por exemplo ou somente o arquivo “sidebar” dos executaveis, senão ele tenta inicializar a versão opaca.
Maurício dos Santos
7/06/08, 12:52
ATENÇÃO PESSOAL!!!!!!
Estou usando WinXP SP3 e após a instalação conforme explicado no tutorial acima, a sidebar não apareceu.
Se estiver com o mesmo problema tentem as seguintes alterações:
1 - Pressione CTRL+ALT+DEL e encerre o processo sidebar.exe;
2 - Vá até a pasta onde está o arquivo sidebar.exe e clique com o botão direito do mouse e selecione “Propdiedades”;
3 - Na guia “Compatibilidade” marque a opção “Executar este programa em modo de compatibilidade” e na caixa abaixo escolha “Windows 2000″;
4 - Faça o mesmo com o programa sidebar_clear.exe.
5 - Reinicie o Windows.
Maurício dos Santos
7/06/08, 14:02
Fala galera!!!!!!
No comentário anterior errei em um item: é para selecionar Windows 98 e não Windows 2000.
Valeu!!!!
Bruno Sousa Dias
10/06/08, 23:38
kra eu fiz tudu ki nem ta escrito pra fazer
o programa abriu normalmente
mas os gabgets naum aparecem
o q devo fazer ??
ja reinstalei umas 4 vezes
brenoid
23/06/08, 00:28
FANTASTICO O TUTO
obrigado!
Edson Taciano
25/06/08, 20:36
Edson Taciano.
O meu funcionou muito bem mas…tem o mesmo problema já citado, quando o Windows reinicia ele não fica transparente, e como conseguir rádios Brasileiras, porque todas que aparecem para mim são de Portugal, e o que eu instalei foi o Português - BR, alguém pode ajudar?
vinicius
27/06/08, 19:27
pessoal esse cara e foda pow eu fiz tudo isso ai e nao e que deu certo pena que eu so nao consegui colocar o gadget que mede o uso da cpu alguem me ajua ae
Dan legend
12/07/08, 14:12
Segui o tuto e está tudo funcionando perfeitamente,só tem um problema:quando vou baixar novos gadgets faço tudo que se pede mas não funciona.que eu faço?
mika
21/07/08, 23:19
Viva
Para a barra inicializar transparente, renomear o ficheiro sidebar_clear para sidebar
comigo funcionou
ao ficheiro original dei o nome sidebar_clear (ou seja troquei o nome aos ficheiros), mas penso que não necessita de ser este nome
Obrigado a quem desenvolveu este programa e também a este site
Rene
23/07/08, 19:35
Muito bom!!! Parabéns, 100% testado e aprovado.
Adorei a dica, ta funcionando perfeito.
Alexandre
27/07/08, 10:16
Parabens ótimo post
Bom instalei funcionou legal no sp3
alguns gadgets nao funcionam mas eu nao tinha a chave mesmo entao nada a reclamar.
para iniciar automaticamante com o windows é bem simples:
inicialize a sidebar manualmente como descrito no post
clique com o botao direito na barra va em propiedades e clique em “start sidebar when windows starts” funcionou comigo
Abraços
Rene
27/07/08, 20:56
Onde encontro a gadget de previsão de tempo?
Rene
27/07/08, 21:27
Como mencionado anteriormente encontrei um GadGet para previsão de tempo só que está em inglês, mas mesmo assim consegui previsão pra minha cidade Taubaté - SP.
http://gallery.live.com/liveItemDetail.aspx?li=10588c0a-f64f-4842-94c2-0ba80eca42b2&bt=1&pl=1
Marcus vinicius bueno
5/08/08, 23:03
o kara tpw eu estalei td certo mais como eu faço para o sidebar iniciar Junto com o Windows? Flw
Rene
7/08/08, 11:31
Comigo não funciona se eu reiniciar o PC, a sidebar só aparece se eu fizer todo o procedimento sem reiniciar o PC, mas depois de reiniciar não aparece mais, mesmo se habilitar pra iniciar com o windows, ai da erro. Detalhe, estou usando o windows com o SP3, dizem q ele não funciona corretamente com o SP3.
Bruno
19/08/08, 03:14
Soo umaa ajudinha para melhorar a velocidade do processo !:D
Naum precisa reiniciar o pc no primeiro passo…
eh soo seguir passo a passo e ja era
enio
29/08/08, 19:04
Muuuuito booom…
luis felipé
5/09/08, 09:23
muito legal gostei muito
Alieninside
22/09/08, 23:33
O erro da execução do Run.cmd é porque em alguns SOs XP está instalado um programa chamado Alky for Applications. No meu caso foi só ir em adicionar e remover programas no Painel de controle e desinstalei o Alky for Applications. Descompactou Show! valeu Problema resolvido.