Pidgin.

O Gaim, famoso programa de [BP]bate-papo[/BP] multiplataforma, recentemente trocou de nome a fim de resolver uma pendenga com a AOL e seu AIM (os nomes são parecidos, sacou?). Chamado agora de Pidgin, com um novo visual, novas funções, e um mascote pra lá de tosco, a versão 2.0.0 finalmente chegou.

O programa se conecta a uma infinidade de redes e [BP]protocolos[/BP], desde os populares MSN Messenger e AIM, até uns bem obscuros, como o Groupwise e SILC (hein?). A interface está bastante limpa e intuitiva, e é um dos pontos fortes do software.

Download: Pidgin 2.0.0.

Não sei se rola webcam, ausência esta que sempre foi muito criticada pelos usuários do programa. De qualquer maneira, se ela não lhe for essencial, o [BP]Pidgin[/BP] é uma boa pedida!