Windows 7 Home Premium no Submarino.

Conheça o Silverlight

— Em: Notícias Comente!

Há tempos não sentia tanta firmeza num produto apresentado pela Microsoft! O Silverlight, concorrente direto do [BP]Flash[/BP], começa a mostrar a que veio. Esta notícia é mais um "mini-tutorial" do que qualquer coisa. Ensinarei como instalar o Silverlight no seu PC, e locais onde é possível apreciar o poder da tecnologia.

A primeira providência é baixar o próprio [BP]Silverlight[/BP], atualmente em estágio beta, mas já bastante estável.

Download: Silverlight 1.0 Beta.

Role a página até o final, e clique no link I accept para começar o [BP]download[/BP]. Terminado ele, feche todos os navegadores, e execute o arquivo. Pronto! A instalação é realmente rápida e simples.

Ao reabrir seu navegador, ele já estará apto a executar aplicações feitas no Silverlight. Entre, então, no site do mesmo:

Neste site há bastante documentação sobre ele, aplicações, como fazer, etc. e tal. O que nos interessa, porém, está logo na capa, abaixo dos dizeres Light up the web: as aplicações. Escolha uma, e clique no pequeno botão See it. E prepare-se! :D .

As mais legais, na minha modesta opinião, são três (clique nos links para acessá-los diretamente):

Estou acompanhando de perto a evolução do Silverlight, e qualquer novidade, aviso vocês.

Quem escreveu?

Gravatar

Rodrigo P. Ghedin. Paranaense, 22 anos, bacharel em Direito e aficionado por informática. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" (7 Ultimate) e Dell Vostro 1000 (XP Home).
Posts deste autorMande um e-mail

  • Luan
    É, dessa vez, a Microsoft, não está brincando não, criou um produto simples e facil de instalar, o Adobe Flash que se cuide, quem vai ganhar nessa? so o futuro poderá nos dizer!
  • Pepe
    acho que teremos mercado para os dois, o Flsh é muito consolidado, mas o produto da Microsft é muito bom, espero que os dois fiquem, pois a concorrência é sempre um bom negócio para os consumidores
  • chrystoffer kugler horochovec
    isso ai roda no linux?
    no site li que so roda em windows, ie ou firefox...
  • daniel
    eu ja tinha baixado esse programa a umas 2 semanas atrais
    no baixaki.
    esse programa eh bom pq ele eh leve bom e com certeza o
    tio bill irá ganhar essa batalha
  • Marcos Dornel
    Olá! Gostaria de te fazer uma pergunta! preciso desinstalar o flash primeiro para poder instalar o Silverlight, ou posso instalar por cima mesmo?
    Obrigado pela atenção!
    Abraços
    Marcos
  • Rodrigo
    Marcos,

    O Flash é uma coisa e o Silverlight é uma outra coisa (apesar de serem parecidos).

    Você pode instalar o Silverlight sem remover o Flash.
    Até porque o Silverlight não trabalha com animações Flash, trabalha com as Animações próprias dele.
  • gleison
    é muito bom mesmo.
  • IRAN ASSIS
    Aló galera! esse faz parte da informatica mesmo, pois e agio rapido e muito facio de usar...
  • Erick
    Eu simplesmente não consigo instalar isso!
    Quando era beta eu consegui testar, realmente é bom e rápido, mas agora na versão 1.0 final ele dá uma mensagem de erro dizendo que meu computador não tem os requerimentos necessários, na página diz win xp 500 mhz 128mb eu tenho winxp ssp2 1.1ghz 512mb ie6 ie7 firefox2, então alguem sabe me dizer por que isso não funciona?
    Tudo que é da Microsoft tem que ter seus problemas!
  • Po pessoal, muito bom mesmo, mas é muito distante do Cs3 ainda, rsrsrs o bil vai ter que trampar muito pra isso, pois não se trata apenas de uma mera ferramenta para net estamos falando de uma completa linguagem de programação vinculada a uma mais completa ainda caixa de ferramentas para graficos. com relação a ser leve nem preciso comentar né. mas devemos tirar o chapel para o bil em querem enfrentar o poderoso Flash
  • Olá amigos

    Gostaria de saber como instalar o soft em meu PC, já baixei a versão beta e outras versões.
    peguei um download que dizia ser completão tem 54 megas mas na hora da instalação ele apresenta um erro dizendo:

    An Error Has Occurred:
    Silverlight Tools cannot be installed because one or more of the following conditions is true:

    1. Visual Studio 2008 RTM is not installed.
    2. The Web Authoring feature of Visual Studio is not installed.
    3. A previous version of the Silverlight Runtime is installed.
    4. A previous version of the Silverlight SDK is installed.
    5. The Visual Studio Update KB949325 is installed.
    6. A previous version of Silverlight Tools is installed.

    To continue, please install or uninstall the appropriate products and run this installer again.



    Em seguida eu faço a instalação dos demais e ele instala mas não gera atalho e nem um ícone de acesso.

    me ajudem por favor!!!
  • edkardoso
    Depois que instalei o SilverLight meu flash player não funciona mais. Toda página que abre no IE pede a instalação do Flash Player e ele falha na instalação.
    Não consigo mais assistir minha TV-Online que usa o FlashOCX9. Tudo isso após ter instalado o programinha do tio Bill.
  • Filipe Cunha
    Desculpem a sinceridade, mas ainda está muuuuuuuuito longe do Flash, principalmente do action script 3!! Pelos showcases que vi, não tem absolutamente nada que o silverlight faça que o flash não faz.

    O Player do silverlight pesa 4.4MB contra 1.46MB do flash player.

    O AS3 está muito mais robusto que as versões anteriores, permitindo desenvolvimento de aplicativos muito mais interativos, integrando banco de dados inclusive usando communication server.
    É claro que é sempre válido ficarmos ligado nas novas ferramentas, mas realmente o silver light está muito longe do Flash.

    Porém... devemos lembrar que várias brigas grandes que a Microsoft entrou tarde, ela ganhou, como a guerra dos brownsers (IE x Netscape) e dos instants menssengers (MSN x ICQ)... É bom ficarmos de olho no que o tio Bill está aprotando!! :)
  • Andre
    Gostaria de saber como faço para gravar uma exibição do vídeo deste programa?
  • Lisandro
    É Mas para desenvolver deixa muito a desejar. MUUUUUUITO longe do Flash, até porque o Flash usa Action Script 3.0 que é Java puro, portanto multiplataforma.
  • fabricciocb
    Eu publico vários tutoriais de como criar aplicações Silverlight. em meu blog Da uma olhada lá., talvez seja útil: http://fabricciocb.wordpress.com
blog comments powered by Disqus
site statistics