Opera 9.5 vem aí!

— Em: Notícias Comente!

Opera 9.5 vem aí…

Os noruegueses que desenvolvem o melhor navegador da atualidade (na opinião deste humilde editor) anunciaram que, em breve, a primeira versão de testes do Opera 9.5, codinome Kestrel, será lançada.

Junto com este anúncio, disseram algumas features da nova versão, que segundo eles, está sendo produzida há mais de um ano. Preparados? Vamos lá!

A engine do Opera recebeu muitas melhorias e agregou algumas novidades. Dentre as que se destacam, estão um excelente suporte a CSS3 (veja a imagem acima), suporte a SVG, e uma nova engine JavaScript que suporta ECMAScript 4 'getters' e 'setters', seja lá o que isso signifique :P . Agora o Opera conversará melhor com códigos mal feitos, o que tende a reduzir ainda mais os problemas na renderização de páginas que só rodam perfeitamente no Internet Explorer.

Através do feedback de usuários, mudanças na interface também foram feitas, visando melhorar a usabilidade do produto, de modo a deixá-lo mais fácil e simples de usar.

A acessibilidade também não foi esquecida, já que este é um dos pontos fortes do Opera (que foi o primeiro a trazer o zoom real). E aqui temos uma das novidades mais legais: leitura da tela! Isso mesmo, o navegador lerá o que está escrito na página. Além dessa grande novidade, melhorias no já ótimo controle de navegação através do teclado serão feitas.

Para quem usa outros sistemas, mais novidades. O Opera 9.5 terá visuais condescendentes ao sistema em que é rodado. Logo, no MacOS X, ele se integrará melhor à interface padrão da Apple; no Linux, usará a biblioteca (acho que é isso) QT4. Haverá versões para Linux e FreeBSD 64 bits também.

Por fim, melhorias no desempenho do programa, que já é espetacular.

Desenvolvedores de extensões, hacks, remendos e macumbas do Firefox, comecem a trabalhar :D .

Fonte: Flexbeta.

Quem escreveu?

Gravatar

Rodrigo P. Ghedin. Paranaense, 22 anos, bacharel em Direito e aficionado por informática. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" (7 Ultimate) e Dell Vostro 1000 (XP Home).
Posts deste autorMande um e-mail

  • eduardogomes
    tomara que a versão 9.5 seja um sucesso
  • arkan
    tomara...pq o opera mais antigo, tem problemas sérios em banco, como itau, e bco do brasil, e o unibanco.

    :)
  • Marcelo
    Já estou ancioso por esta nova versão deste que com toda a certeza é o melhor navegador atualmente. Utilizo o Opera desde suas versões 6x, e depois de tanto tempo e tantas versões passadas, ele nunca esteve tão bom como agora, e que com esta nova versão ele estará muito melhor!!! Respeito quem usa outros navegadores, mas o Opera deixa qualquer um no "xinelo" ;D.
  • Rodrigo
    Uso desde o Opera 5.11 e nunca me decepcionei com a cada nova versão, e acredito que não será diferente.

    E estou ancioso para ver o que está no "Censored :-)"

    Será que chega semana-que-vêm a primeira weekly build?
  • Magaiver
    Uso o 9.21 8776

    Espero que ele corrija alguns problemas com o botão direito do mouse no LIVEMAIL e tambem MEEBO

    Mas fora isso e um excelente navegador utilizo no trabalho e em casa
  • Acho melhor o Firefox...
  • Bruno Alisson
    Apesar de não usar, espero que essa versão traga boas melhoras mesmo. Testarei ela, para ver se funciona bem aqui em casa (o atual Opera nao consegue ser mais rápido que o FF)
  • Estou muito otimista quanto a essa nova versão do Opera!

    Isso sim que é navegador!

    Se as incompatibilidades (inclusive com símbolos em páginas de internet...) forem solucionadas, quero ver alguém arranjar um motivo para não usar o Opera!

    Pelo jeito sou novato com o Opera, pois o uso desde meados de 2005, se não me falha a memória...

    E até hoje recomendo ele para amigos e clientes! Todos gostaram dele, porém, infelizmente ainda dependem do I.E. para usarem alguns sites...

    Mas é tudo uma questão de tempo ;)
  • Zephon
    Vai ser bom com reconhecimento de textos. Meu projeto de conclusão de curso é um sistema de e-banking em Java e o meu principal objetivo é fazer algo bom em qualquer browser menos IE. Quantos mais acessível, melhor.
  • ale
    Uso Firefox, não posso opinar sobre o Opera porque nunca usei, mas tomara que traga boas novidades e atualizações.

    Quem sabe até me dá vontade de testar? :P
  • Até hoje não consigo entender porque o Opera não fez sucesso. Ele é claramente superior a todos os outros browsers mas continua quase no anonimato.
  • Uso ambos no Linux,Firefox e Opera,mas para mim ,o Firefox é bem melhor,mas gosto do Opera,sempre traz novidades(totalmente ao contrário do IE) e faz com que a concorrência melhore seus produtos =D
  • Márcio Júnior
    agora o opera podera competir de frente com o IE e o Firefox.
    Navegador otimo!!!
  • Matheus
    uso o Opera há 2 anos e não me arrependo tem cliente de e-mail
    muitas skins q podem ser baixadas rapidamente e facilmente
    um "bloco de notas" pra vc escrver seus recados ou oq qser tem windgets com noticias e muitos outros!!!! um gerenciador de download!!!
    comando por VOZ(em ingles)mas mesmo assim é de facil ultilizaçao
    ja q hj em dia a maioria sabe flar ingles a aparencia dele é totalmente configuravel!!!(diferentemente do IE ou FF[os maiores concorrentes])
    salva tdo q vc entro em liks q pod ser acessado facilmente(se vc kiser ele n salva)...simplismente clikando na borda esquerda (q pod ser congurada
    tbmmm )....e ainda é rapido igual ou melhor q o FF
    SIMPLISMENTE The BEST!!!!!
  • Márcio Júnior
    eu prefiro o IE7 ou oFirefox, apesar do Opera ser otimooooo.
    Tomara q a Netscape lance uma nova versão.
  • Matheus
    uso o Opera há 2 anos e não me arrependo tem cliente de e-mail
    muitas skins q podem ser baixadas rapidamente e facilmente
    um "bloco de notas" pra vc escrver seus recados ou oq qser tem windgets com noticias e muitos outros!!!! um gerenciador de download!!!
    comando por VOZ(em ingles)mas mesmo assim é de facil ultilizaçao
    ja q hj em dia a maioria sabe flar ingles a aparencia dele é totalmente configuravel!!!(diferentemente do IE ou FF[os maiores concorrentes])
    salva tdo q vc entro em liks q pod ser acessado facilmente(se vc kiser ele n salva)...simplismente clikando na borda esquerda (q pod ser congurada
    tbmmm )....e ainda é rapido igual ou melhor q o FF
  • BIN
    Leitura de tela novidade? o Opera já tem o voice há várias versões...

    Melhor navegador EVER!!!
  • @ BIN

    Que eu saiba, o que o Opera tem atualmente é navegação via voz, do tipo que você diz um comando, e ele atende. A nova feature do 9.5 é leitura da tela. Você entrará nesta página, por exemplo, e ouvirá saindo das caixas acústicas do seu PC: "WinAjuda, Opera 9.5 vem aí!".

    Capiche? :).

    []'s!
  • Não gosto do Opera, mas é melhor que o IE...
  • O Opera só tem um defeito em minha opinião: Parece que ele não lida bem com o cache. Quanto maior o conteúdo do cache, maior lerdo ele fica, e mais demorada fica a finalização dele.

    Enfim, Opera rOx!
  • eugenopolis
    de fato o Opera é o melhor navegador da atualidade - há quanto tempo? - mas, prefiro o Firefox devido às "macumbas" das extensões. para ficar perfeito, o Opera deveria ter extensões do tipo Adblock, Flashblock,Informenter,RenameTabs, TabMixPlus, Verificação Ortográfica...
    enquanto isso, fico com o Firefox, que uso a 4 anos.
  • Jonata
    Sem duvida o Opera é o melhor navegador da atualidade apesar deser incompativel com varias paginas,uso ele a mais de 1 ano e não tenho do ke reclamar.
  • Juan
    Nicolas, qualquer coisa é melhor que o IE
    XD

    não costumo usar o Opera, mas não odeio ele :)
    vou querer testar essa versão 9.5, principalmente por causa do CSS3
  • Pepe
    Tomara que o Opera ganhe mercado, mais um grande navegador na disputa e com números expressivos de usuários, na minha opinião, trariam bons resultados de concorrência.
  • aff!
    Não acho que o opera seja bom, ele é apenas razoável em minha "humilde" opinião
  • Não vamos discutir qual o melhor navegador né... O que importa é que o Opera 9.5 vem aí!
  • v1d4l0k4
    Se estivesse falando mal, o flamer elsonjunior0110 estaria aqui duvidando de sua imparcialidade. Mas como falaste bem, sendo ele "fanboy" (como ele mesmo diz) do Opera, nem aparece por aqui. Faça uma notícia falando bem do Firefox ou uma mal do IE ou Opera e analize o comportamento. Troll descarado.

    Particularmente, para mim não existe o melhor navegador. Até mesmo porque isso é algo particular, é uma opinião, um gosto. Pra mim o melhor navegador é aquele que corresponde aos seus requisitos. Por exemplo: para mim navegador é pra navegar na Web, não para checar e-mails ou escrever num bloco de notas. Para isto, ao meu gosto, existem outras aplicações que me correspondem melhor. Add-ons? Pura questão de gosto, você só usa se quiser. Não ser intrusivo é um ponto importante nos softwares que utilizo.

    []’s
  • elsonjunior0110
    v1d4l0k4,

    Desculpe-me, quem age como fanboy geralmente é você. O mais engraçado é quando usa mensagens postadas por usuários com meu nickname num fórum designado justamente à flame war e ao humor (Browser War) e usa isso para me julgar como um suposto fanboy (tal qual fez em meio à discussão que tivemos na Wikipedia).
    Mas recentemente, contudo, você me surpreendeu, ao tolerar as últimas edições que fiz no artigo referente ao Mozilla Firefox.

    Quanto a notícia: realmente, se o autor da notícia estivesse criticando o Opera de maneira errônea, com toda certeza eu iria contra-argumentar e questionar a imparcialidade.
    Geralmente faço isso em qualquer caso. O fato de eu achar ou não o Opera o melhor navegador da atualidade não influencia em nada. Se você me vê geralmente "criticando o Mozilla Firefox", não é porque eu não gosto deste navegador, mas apenas porque certos usuários do mesmo, em geral fanboys e pouco experientes (semelhança com uma parcela dos atuais ubuntu users), fazem uma verdadeira campanha pró-firefox usando muitos argumentos cercados de mitos e mentiras.
  • Uhh... censored?!
  • Eu uso o Opera desde o 6 tb... muito bom, nada a reclama com ele, a mostagem e a rapidez qele monta as páginas é impressionante. O gerenciador de downloads sem comentários, sou mais ele do q o Firefox... tanto no windows ow Linux ele é ótimo, e como muitos acima disseram, dexam os outros no chinelo! =)
  • Você deveria fazer um artigo dizendo pq acha o Opera tão bom. Não consigo ver o que me faria deixar de usar o FF para usar o Opera. Entendo que ele é muito bom na rendrização, velocidade, etc, mas o Firefox, com os plugins, fica muito mais customizável. O Firefox é fácil fácil o software mais importante do meu micro.

    Mas gostei do leitor de tela. Muito interessante para deficientes visuais que não vão precisar de softwares de terceiros mais. E interessante pra quando você tá fazendo outra coisa enquanto navega. Aí vai só ouvindo a notícia.

    Abraço!
  • Fernando7
    Eu larguei o FF por causa do Opera, mesmo o FF sendo um pouco mais rápido.

    Haja extensões para o FF ficar a par com o Opera

    Não desmerecendo o FF que ainda tenho na minha máquina e uso desde a versão 1.0 em 2004, mas o Opera (principalmente a partir do 9) é mais++ legal.

    A briga é boa, tomar que este 9.5 saia logo para USB também !!!
  • "o Opera conversará melhor com códigos mal feitos"
    sou totalmente contra esta "vantagem", pois isso só ajuda aos supostos programadores programarem mal, quanto ao resto, espero que seja bom!
  • @ v1d4l0k4 e elsonjunior0110

    Tentem não brigar, ok? Discutam o assunto, mas sem se agredirem mutuamente...

    @ tonobohn

    Use o Opera por umas duas semanas, e você verá. É um software bem feito, cheio de recursos, com uma engine rápida e estável. E quanto às extensões, a única que eu realmente sinto falta é a BBCode, quando estou no fórum :P.

    @ TrymBeast

    Infelizmente, no mundo capitalista não dá para ignorar os maus programadores, simplesmente porque o que eles fazem, ainda que de maneira porca, é relevante. Também torci o nariz quando o Opera passou a mostrar as barras de rolagem coloridas (isso é inválido segundo a w3c), mas enfim, se o povo gosta, e desde que não afete o software, coloquemos!

    Uma das principais queixas (infundadas, no meu ver) dos internautas em relação ao Opera é o fato deste não abrir direito alguns sites, ou melhor, sites only for IE. Melhorar este aspecto é um grande passo na briga dos navegadores.

    []'s!
  • Helivander
    Ae meu caro Ghedin falou tudo, a galera do Firefox vai suar a camisa dinovo como sempre. O mais Lindo disso tudo é ter o privilégio de acompanhar isso tudo desde a versão 5, nem me lembro como conheci o Opera mas me lembro perfeitamente que a concorrência sempre comeu poeira.
    ps o "Guia Webmaster" esqueceu do ponto na versão do Opera, ficou 95. :)
  • Joe
    Leitura de tela!? Já faz muito tempo k basta selecionar uma frase e pressionar V para lêr. O problema do Opera tem sido o facto ter de andar a corrigir/permitir ver páginas mal programadas, outras vezes basta mudar o agent para IE e já funciona bem no opera. QQ maneira o Opera traz sp surpresas em cada versão.
blog comments powered by Disqus
site statistics