Windows 7 Home Premium no Submarino.

Microsoft rejeita a GPLv3

— Em: Notícias Comente!

Richard Stallman.
Fonte da imagem.

A GPL, ou Gnu General Public License, é uma licença criada por Richard Stallman (esse cara aí em cima), sob a qual a maioria dos programas open source está licenciada. Esta licença permite que a obra seja copiada, alterada e (re)distribuída, inclusive com ganho financeiro em cima. A penúltima versão (GPLv2), de 1991, é amplamente usada.

Na última sexta-feira (29/06), foi lançada a polêmica GPLv3, nova versão da licença que há alguns meses vem causando confusão entre os adeptos do software livre, graças às loucuras de Stallman. No final, cedeu um pouquinho, mas mesmo assim a receptividade da GPLv3 não foi muito boa.

Uma das coisas que mais irritam Stallman é o acordo fechado entre a Novell, detentora da distro SuSE Linux, e a Microsoft. O acordo prevê o pagamento de royalties daquela a esta, em troca de benefícios, como suporte a formatos proprietários da Microsoft, e a promessa da MS não mover ações contra a Novell e os consumidores da mesma. Stallman incluiu na GPLv3 um trecho específico sobre acordos com empresas de softwares proprietários, e isso gerou um certo desconforto nos domínios de Bill Gates.

Em nota oficial, a Microsoft afirma, com todas as letras, que não adota a GPLv3, e que nenhuma ação da empresa dá a entender que ela a adota ou poderá vir a adotá-la. Não há nada de errado nisso, já que empresas e desenvolvedores poderão continuar utilizando a GPLv2 sem problemas, até quando quiserem.

Notícia chata, sobre um assunto chato, motivado por um barbudo chato. Chato, não?

Fonte: Neowin e IDG Now!

Quem escreveu?

Gravatar

Rodrigo P. Ghedin. Paranaense, 22 anos, bacharel em Direito e aficionado por informática. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" (7 Ultimate) e Dell Vostro 1000 (XP Home).
Posts deste autorMande um e-mail

  • xerres
    legal
    usuhsuahsuahushuaha
  • Luan
    Interessante essa noticia!
  • esse cara não tem uma gilete em casa naum?
    se nao tiver eu odu uma pra ele.
    hsushasuashaushausha
  • Montan
    Digam pra mim quando é o aniversario dele. que eu compro uma gilete e pago um corte de cabelo pra ele.
    Pq vo te dizer... ta feia a coisa !

    xD
  • Ironmaniaco
    1) Banaca, tive que me cadastrar prá continuar postando...heheheheh

    2) A Notícia não é chata. Chato é saber que usuários Windows ficam irritados porque a GPLv3 REALMENTE protege o que é livre, da mesma forma que o Steven Ballmer, insite em falar que o Linux "infringe" patentes da Microsoft(e nunca as provou....)
    ...se fosse realmente Chato, a Microsoft devia ter lembrado que a GPLv3 estava em desenvolvimento, quando fez parcerias com a Novell, Xandros e Linspire.

    3)To vendo que só tem comentários "sérios" aqui, do tipo "gilete" e zoaçoes afins :P
  • Lukkas
    me falem quando é o aniversário dele que vou mandar um cupom para corte de cabelo e barba do salão dos meus pais para ele

    e aproveitamos e com o cabelo vendemos para fazer piruca xD
  • Pepe
    Que drama se o Stallman pegar piolho hein?

    O Pessoal do Open Source, tá igual ao Oriente Médio, cheio de radicais que não chegam a um consenso comum... é uma pena...
  • E lá vai mais um comentário chato...
  • esse cara não tem uma gilete em casa naum? [2]



    hehuehueuheuhue
blog comments powered by Disqus
site statistics