ViStart: o menu Iniciar do Vista no Windows XP!
12/07/2007, às 11:16 — Em: Artigos, Deskmod Comente!Uma das novidades mais bacanas do Windows Vista é o menu Iniciar. Todo remodelado, ele trouxe uma pesquisa rápida de programas instalados, o que facilita muito as atividades diárias, além de um visual bacana.
Reproduzí-lo no Windows XP era, até agora, complicadíssimo. Para nossa alegria, não é mais: o ViStart, um programa pequeno que simula o menu Iniciar do Windows Vista no Windows XP, salva a pátria!

A evolução das primeiras versões para esta é evidente. Antes o programa era lento, cheio de bugs e não funcionava direito. Agora, embora ainda exista um certo delay na abertura do menu, ele está mais ágil, e muito bem acabado.
Tornou-se um belo complemento para deskmods baseados no Windows Vista!
A instalação é facílima: basta baixar o programa, extrair os arquivos para uma pasta qualquer, e executar o arquivo ViStart.exe.
O arquivo acima, embora remeta à versão traduzida, não vem assim. Mas isso, felizmente, é fácil de resolver. Baixe o arquivo abaixo, descompacte-o, e substitua o settings.xml que vem na pasta do ViStart por ele:
Download: settings.xml (português do Brasil).
Para que a alteração surta efeito, é preciso reiniciar o ViStart, fechando-o e abrindo-o novamente.
Para fechá-lo, abra o menu Iniciar, clique na seta ao lado do botão de Logoff, e clique em Sair (se na primeira vez o programa estiver num idioma incompreensível, é o último item do menu de contexto).

Aproveitando que estamos neste menu, vejamos como fazer com que o ViStart abra junto com o Windows. Clique em Options (não foi traduzido...), e uma pequena janela aparecerá. Nela, há várias opções auto-explicativas, como definir os programas padrões de Internet e e-mail, e exibir o ícone na bandeja (perto do relógio). Dentre elas, está a Iniciar com o Windows. Marque ela, e clique em Ok.

Na página do desenvolvedor, há outro programa relacionado ao ViStart: o ViOrb. Trata-se de um complemento estético do ViStart. Ele transforma o ícone do menu Iniciar na bolinha, ao invés de deixá-la cortada como é padrão em todos os visual styles baseados no Aero. Veja o comparativo:

Usá-lo é muito fácil. Baixe o arquivo e descompacte-o. Depois, abra o ViOrb, executando o arquivo ViOrb.exe. Vale dizer que ele é independente do ViStart; ou seja, é possível utilizar só o ViOrb, sem o ViStart.
Por fim, mas não menos importante, as skins para ViStart. A possibilidade de receber skins, ao que parece, surgiu recentemente, mas mesmo assim já existem muitas disponíveis, todas no fórum oficial.
Infelizmente ainda não há um sistema integrado de skins, ao passo que, para utilizar alguma, você precisa baixar o programa inteiro novamente. Isso traz implicações importantes, como a versão do ViStart, que nem sempre será a mais recente nas versões personalizadas.
De qualquer maneira, é uma forma de personalizar ainda mais seu deskmod. Há skins para todos os gostos! Achei até uma do Tema Clássico do Windows
.
Espero que tenham gostado deste rápido tutorial. Já conhecia o ViStart há algum tempo, mas só agora o mesmo se tornou estável o suficiente para ser usado sem grandes transtornos.
Agradecimentos ao Raul (Windows, no nosso fórum), pela sugestão da artigo.
Até a próxima!
Quem escreveu?
Rodrigo P. Ghedin. Paranaense, 22 anos, bacharel em Direito e aficionado por informática. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" (7 Ultimate) e Dell Vostro 1000 (XP Home).
Posts deste autor — Mande um e-mail
Posts relacionados
Neste dia, em outros anos...
-
Raul (Windows)
-
Lucas RC1
-
Gabriel
-
fmmartini
-
Raul (Windows)
-
Raul (Windows)
-
dingouz
-
M1ster
-
ig122
-
PSY
-
PSY
-
Montan
-
Magnun
-
Luan
-
Martifer
-
Hyde Master
-
shinwagnerhiryu
-
Felipe R.
-
carlosware
-
Raul (Windows)
-
Roge_Rio
-
Roge_Rio
-
FilipeJeremias
-
FilipeJeremias
-
FilipeJeremias
-
FilipeJeremias
-
ricardosantos07
-
hugo sales
-
Peul
-
Peul
-
Peul
-
Tiago
-
Anderson Alves Gomes
-
eostácio perera da silva
-
JNeto
-
JNeto
-
Lucas
-
Aderaldo














