tafiti: pesquisa via Silverlight e Live Search
Publicado em 22/08/2007, na(s) categoria(s) Notícias, por Rodrigo P. Ghedin.
A Microsoft lançou, ainda em estágio beta, o tafiti, um serviço de busca powered by Silverlight e Live Search.

tafiti é uma palavra de outro idioma (não consegui identificá-lo; sorry guys) que, segundo dizem, quer dizer “pesquisar”. Mas, qual o grande diferencial desse novo serviço? A meu ver, a forma de pesquisa.
Quando se acessa o tafiti, vê-se apenas uma caixa de pesquisa no centro. Ao digitar um termo qualquer, surge uma prancheta no centro da tela, com alguns boxes do lado direito, e pequenos atalhos à esquerda. Os atalhos são os tipos de pesquisa, a saber: sites, livros, feeds, notícias e imagens. Clicando em qualquer um deles, a prancheta central muda para o mesmo. Na prancheta, ficam os resultados da pesquisa, que são exibidos de diferentes maneiras, de acordo com o tipo de conteúdo pesquisado. Além deste modo, é possível visualizá-los em forma de árvore, bastando para isso clicar no link Tree View, no topo dela. O resultado, embora possa não ser muito prático, é bem bacana:

À direita, os boxes translúcidos são espécies de filtros para salvar pesquisas. São cinco, e em cada uma pode-se acrescentar quantos itens das pesquisas quiser, formando assim uma compilação do que interessa. Para acrescentar itens ali, basta arrastá-los da prancheta para o box, com o mouse. O serviço é integrado com a Windows Live ID, o que permite salvar pesquisas.
Caso queira dar uma olhada antes de experimentar, há um vídeo no on10.
Não é um serviço revolucionário, mas o tafiti é bacana e mostra duas tecnologias da Microsoft que a empresa deseja muito que emplaquem: Silverlight e Live Search.
Fonte: Bink.nu.








6 Comentários
Tafiti, o novo serviço de pesquisas da Microsoft baseado em Silverlight e Live Search.
22/08/07, 10:12
[...] O Tafiti é um novo serviço de busca da Microsoft como o Live Search, só que o Tafiti usa o Silverlight deixando as pesquisas com um visual animado, para quem não conhece Silverlight o concorrente direto do Flash por sua vez ainda esta na sua versão 1.0 Release Candidate. Quando você acessar o Tafiti você vera um pedaço de papel com o cambo de busca digite o que você quer pesquisar e de enter, logo após ira carregar os resultados das pesquisas, do lado direito. Irão aparecer alguns boxes, esses boxes são para você selecionar qual é o seu tipo de pesquisa, são esses: sites, livros, Feeds RSS, notícias e imagens. O box para a escolha do seu tipo de pesquisa: Outro recurso interessante, você pode visualizar a sua pesquisa em forma de árvore clicando em Tree View, no topo como você pode ver na imagem abaixo: Após clicar em Tree View ficara agora desta aparência: No Tafiti você pode salvar suas pesquisas por meio de filtros salvando os resultados da pesquisa do que você interessa. Para usar o Tafiti você terá de instalar o Microsoft Silverlight em seu computador siga os links abaixo. Download (windows) : Silverlight 1.0 Release Candidate Download (Mac) : Silverlight 1.0 Release Candidate Fonte: WinAjuda [...]
João Piedade ~ Omitek
22/08/07, 13:58
Ye. Bom serviço… mas não era necessário tanta mariquice com os gráficos.
Clever
22/08/07, 18:43
Achei bem interessante, bem sofisticado, gráficos bem marcantes e diferenciados do site.
na minha opinião, acho bem bolado…nota dez!..
Montanhes
22/08/07, 20:21
Queria saber que idioma é esse…
FelipeBZ
23/08/07, 10:53
O idioma é swahili (ou suaíli se preferir), idioma bantu com o número maior de falantes. É uma das línguas oficiais do Quénia, da Tanzânia e de Uganda.
Tafiti, o novo serviço de busca da Microsoft baseado em Silverlight e Live Search. « Info News Live™
23/09/07, 19:46
[...] Fonte: WinAjuda [...]