Instantbird: o bate-papo “Firefox-like”

— Em: Notícias
Print
Share

Instantbird.Baseado no framework sobre o qual o Firefox e Thunderbird são feitos (XULRunner), e na biblioteca libpurple, utilizada pelo Pidgin e meebo, Florian Quèze e Quentin Castier estão determinados a dar poder às pessoas, e causar uma revolução no campo dos mensageiros instantâneos parecida com a que o Firefox causou na área dos navegadores.

Com essa proposta, e essa bagagem, a dupla lançou, recentemente, o Instantbird, um programa de bate-papo que, num futuro próximo, aceitará extensões e temas. O programa é open source e multi-plataforma, e está na versão 0.1. Isso significa que, por enquanto, não há, basicamente, nada: apenas dois status, sem emoticons, imagens de exibição ou transferência de arquivos. Todavia, os criadores do programa estão empolgados, e as expectativas para as próximas versões são bem animadoras. Confira:

  • Instantbird 0.2: mais status (ausente, almoçando, etc.), gerenciamento de contatos, extensões, notificações etc.;
  • Instantbird 0.3: formatação nos textos das mensagens, ícones amigáveis, transferência de arquivos, preferências, sons, e mais;
  • Instantbird 1.0: será parecido com o que o Pidgin é hoje;
  • Instantbird 1.0+: voz e vídeo.

A última versão (0.1) pode ser baixada No site oficial. Está disponível para Windows, Linux e MacOS X. Desenvolvedores encontram documentação e mais informações sobre o programa neste outro site.

Promete...

Fonte: Mess.be.

Related Posts with Thumbnails
Processing your request, Please wait....

Quem escreveu?

Gravatar

Rodrigo P. Ghedin. Blogger, MVP Microsoft, acadêmico de Sistemas de Informação e bacharel em Direito.
Posts deste autorMande um e-mail

  • Bisconsini
    Realmente uma otima noticia, estou usando a versão do instantbird 0.1.2.1, ainda falta miuto refinamento mas promete ser muito bom, leve apesar de ser ainda uma versão de testes ele não trava nem dá pau, falta só adicionarem mais recursos, vou continuar com o pidgim até o instantbird amadurecer depois migro para ele.
    M$N nunca!! pesado, trambolho, instavel e só funciona para 1 protocolo realmente ridiculo fazerem uma comparação entre ele e o pidgin ou instantbird.
  • Oh yeah, promete mesmo!

    E pra quem acha que o MSN é insuperável, que eu saiba ele só é mais utilizado aqui no Brasil...
  • Larvitar
    Tomara que aconteça nos messengers o que ocorreu nos navegadores. Vamos relembrar:
    O Internet Explorer imperava, mesmo sendo um incrível caçador de vírus (ele catava virus de todo canto da net), ser lento, instável e inseguro, além de ter poucos recursos. Aí uma fundação gaiata criou um navegador que ia de encontro a todos os conceitos criados pela MS. Eis que surge o Firefox. Aí a MS se viu obrigada a melhorar seu produto, criando o IE7. Aí recomeçou a batalha... E o FF tá melhor, denovo

    Acho que nos messengers da vida teremos um confronto parecido. Assim espero ;D

    Já estou pendendo pro lado "livre" da coisa xD

    Abraços!
  • Pelo que eu vi no site, em breve terá um addon para correção ortográfica, ou seja, quando sair os addons, pode ter certeza que será meu messenger padrão.
  • Elemento_CM
    Esse programa, pelo que vi no site o oficial, será como o FireFox 3, se adaptará visualmente conforme o sistema usado. :)
  • vandread
    duvido que bata o msn -_-"
  • Vou esperar a versão 1.0+ só não uso o Pidgin por que não tem suporte de áudio, nem me preocupo com o vídeo, mas áudio é essencial...
  • Luan
    Que legal! =P
blog comments powered by Disqus
site statistics