Baseado no framework sobre o qual o Firefox e Thunderbird são feitos (XULRunner), e na biblioteca libpurple, utilizada pelo Pidgin e meebo, Florian Quèze e Quentin Castier estão determinados a dar poder às pessoas, e causar uma revolução no campo dos mensageiros instantâneos parecida com a que o Firefox causou na área dos navegadores.
Com essa proposta, e essa bagagem, a dupla lançou, recentemente, o Instantbird, um programa de bate-papo que, num futuro próximo, aceitará extensões e temas. O programa é open source e multi-plataforma, e está na versão 0.1. Isso significa que, por enquanto, não há, basicamente, nada: apenas dois status, sem emoticons, imagens de exibição ou transferência de arquivos. Todavia, os criadores do programa estão empolgados, e as expectativas para as próximas versões são bem animadoras. Confira:
- Instantbird 0.2: mais status (ausente, almoçando, etc.), gerenciamento de contatos, extensões, notificações etc.;
- Instantbird 0.3: formatação nos textos das mensagens, ícones amigáveis, transferência de arquivos, preferências, sons, e mais;
- Instantbird 1.0: será parecido com o que o Pidgin é hoje;
- Instantbird 1.0+: voz e vídeo.
A última versão (0.1) pode ser baixada No site oficial. Está disponível para Windows, Linux e MacOS X. Desenvolvedores encontram documentação e mais informações sobre o programa neste outro site.
Promete...
Fonte: Mess.be.
Quem escreveu?
Rodrigo P. Ghedin. Paranaense, 22 anos, bacharel em Direito e aficionado por informática. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" (7 Ultimate) e Dell Vostro 1000 (XP Home).
Posts deste autor — Mande um e-mail
Posts relacionados
Neste dia, em outros anos...
-
Luan
-
Pedro
-
vandread
-
Elemento_CM
-
Eduardo Coelho
-
Larvitar
-
Nelson
-
Bisconsini














