Call of Duty 4: Modern Warfare
Publicado em 12/12/2007, na categoria Games, Reviews e análises, Windows.
Quando surgiu, no final de 2003, o primeiro Call of Duty desbancou o então melhor jogo baseado na 2ª Guerra Mundial (Medal of Honor), e tornou-se um marco do gênero, graças ao esmero com que foi produzido, que resultou num game memorável. Alguns anos depois, repetiram a dose em Call of Duty 2, e em seguida, Call of Duty 3, este último, apenas para consoles next gen. A fórmula continuava a mesma, com adições, melhores gráficos e missões variadas.
Introdução e enredo
Há poucas semanas, a Activision lançou Call of Duty 4: Modern Warfare, e o que parecia impossÃvel tornou-se realidade: revigoraram a franquia. Numa estratégia ousada e até arriscada, os desenvolvedores deixaram de lado o conflito mundial que terminou em 1945, deram um salto no tempo, e basearam o game numa guerra fictÃcia contemporânea. Acertaram, e acertaram em dose dupla.
Quando digo que acertaram duas vezes, quero dizer que, além da mudança na ambientação ter sido positiva (primeiro acerto), o enredo criado é muito além do que se poderia esperar de um game do gênero (segundo acerto). Em Modern Warfare, um maluco russo, Imran Zakhaev, quer acabar com a “prostituição” a qual o Ocidente submeteu sua nação, transformando-a novamente na velha União Soviética, e para tal, financia outro maluco, Khaled Al-Asad, para que ele inicie uma guerra e, assim, atraia a atenção dos Estados Unidos, deixando seu caminho livre para agir.
Durante o game, há duas frentes na qual o jogador combate: o SAS, da e na Rússia, e a USMC, grupo americano que age no Oriente Médio. Graças a essa divisão, as missões são bastante variadas: ora é no calor escaldante do deserto, comandando o sargento Paul Jackson, ora é numa montanha gelada russa, controlando o sargento John “Soap” MacTavish. O tipo de missão também varia muito. Há momentos em que discrição é tudo, e é preciso ficar escondido, matando os inimigos na surdina, com uma sniper ou algo que o valha; em outras, inimigos e mais inimigos aparecem de todos os lados, chegam de cima via helicópteros, e sua missão é simplesmente sobreviver.

Tiroteios dentro de casas são comuns, e bem empolgantes!
A variedade de missões é enorme, mas duas em especial merecem atenção. Numa delas, você se vê dentro de um avião, lançando bombas em edificações e grupos de inimigos, através daquela câmera que, acredito eu, todos já vimos no noticiário da TV (preto e branco, meio falhada, e tal). Na outra, que é um flashback de 15 anos antes, você entra na pele de Price, o barbudão que nas missões dos americanos está sempre presente. Sua missão? Matar o vilão do jogo, Imran Zakhaev. Claro que ele não morre (afinal, se morresse não teria jogo, né?), mas pelo menos dá pra sentir o gostinho de atirar no malvadão
.
Gráficos e som
Como sempre, a Infinity Ward (que produziu este e os dois primeiros games da franquia) deu um show à parte em se tratando de gráficos e som. Mas vamos por partes.

Prestes a matar mais um terrorista!
Os gráficos são estupidamente bonitos e bem feitos. Os cenários são muito vastos, e praticamente todos objetos interagem. Agora, por exemplo, carros explodem, e essa explosão pode ser fatal, caso seu personagem esteja muito próximo do veÃculo. Há entulho e restos de construções por todo canto (nas cidades), o que aumenta bastante o realismo. Nas fases em montanhas, os elementos da natureza foram muito bem retratados, bem como as condições climáticas - a primeira fase, no navio, tem a chuva mais realista que já vi num game.
Há muitos detalhes realmente legais, que podem e devem ser explorados. O efeito “fora de foco” (me perdoem a falta do nome técnico) foi utilizado à exaustão, e com uma qualidade incrÃvel. Quando se está mirando com uma arma simples, o local da mira fica perfeito, e ao redor, perde-se foco.

Efeito “fora de foco”.
O mesmo ocorre quando acidentes, “programados” no enredo, ocorrem: o personagem perde os sentidos, e quando volta, está tonto e desorientado.

Nesta imagem, o personagem tinha acabado de cair de uma guarita que desmoronou.
Não é apenas tecnicamente que Modern Warfare impressiona. O cuidado, tÃpico na série, com as localidades, o modo com que foram construÃdas e são mostradas, é tudo muito bonito e bem feito.
Claro que toda essa qualidade tem um preço. O game é bem pesado, e não rodará em qualquer PC… A configuração mÃnima requer Pentium 4 de 2,8 GHz (ou equivalente), 512 MB de memória (768 MB no Vista) e GeForce 6600/Radeon 9800 Pro ou melhor. A recomendada pede processador de 2,4 GHz dual core ou superior, 1 GB de memória (2 GB no Vista), suporte a Shader 3.0 na placa de vÃdeo, e esta, que seja GeForce 7800/Radeon X1800 ou melhor. Pouca coisa, não? O DVD de instalação tem mais de 6 GB, e apesar disso, o jogo é bem curtinho…
Na máquina utilizada para os testes (Athlon X2 3800+, 2 GB de memória, GeForce 6800GS), foi possÃvel jogar com gráficos no máximo, mas com um framerate baixo, oscilando entre 15 e 20 fps em média.
Mudando de assunto, a trilha sonora segue o alto nÃvel do restante do game, bem como os realistas sons das explosões. Não que eu saiba como é de verdade, afinal, nunca estive numa guerra, mas toda a ambientação sonora é bem feita, de modo a colocá-lo totalmente dentro do espÃrito do game. Resumindo: é impossÃvel jogar Call of Duty 4 com o som desligado.
Jogabilidade
Praticamente a mesma de Call of Duty 2, o que significa que é excelente. É difÃcil acertar um inimigo de primeira sem apelar para a mira mais precisa (botão direito do mouse), e com a sniper na mão, seu personagem treme para atirar, algo que pode ser evitado segurando a respiração (botão Shift). A tecla Shift, aliás, também serve para correr quando não se está mirando. Esses detalhes, que existem na vida real (quem serviu o Exército sabe), dão mais veracidade ao jogo, e tornam a experiência mais bacana.
Há novidades, como a visão noturna (acionada, em áreas escuras, com a tecla n). Um ótimo acréscimo.

Visão noturna: novidade muito bem-vinda.
Outras novidades incluem o chamamento de reforço aéreo, através da tecla 6, no qual um helicóptero aparece e manda bala nos inimigos, e uma espécie de tiro secundário, disponÃvel em algumas armas, ao pressionar a tecla 5.
Prêmios e reconhecimento
Call of Duty 4: Modern Farware arrancou notas elevadÃssimas em sites de games conceituados (9,3 no Gamespot, 9,4 no IGN e 9 no brasileiro Outerspace). Foi eleito o melhor game de ação pela Gamecritics, game com melhores gráficos e melhor shooter pelo Gamespot, e melhor shooter, melhores gráficos e melhor trailer pelo Gametrailers. Ainda levou o prêmio de melhor shooter, desta vez no Video Game Awards.
Como se vê, o game não é fraco. Vale, e muito, a pena. Hoje em dia é raro aparecer FPSs com single players tão legais quando Call of Duty 4: Modern Warfare, portanto, devemos aproveita quando pérolas como esta aparecem nas prateleiras.
Como não poderia deixar de ser, fecho este primeiro review do Guia com as notas:
- Gráficos: 10
- Som: 10
- Jogabilidade: 10
- Diversão: 10
- Nota final: 10
O artigo sobre o game na Wikipédia inglesa ajudou na obtenção de alguns dados para este review. Vale a leitura!






85 comentários
RoC | Ze do Bode*Cel
12/12/07, 11:17
MAravilhoso esse post.
Esse jogo então…nem se fala….ja tenho o meu…é muito bom realmente.
Tenho um clan e cod2 que esta´fazendo uma divisão de cod4.
Recomento esse jogo a todos!!!
REalmente MARAVILHOSO!!!!
chrystoffer
12/12/07, 11:22
nao so muito chegado em jogo assim de parada de guerra… prefiro mais estrategia ou de terror.. to jogando agora o jericho que eh doidao e a expansao do age3
mas os graficos do jogo sao bons
TIGOS
12/12/07, 11:34
Realmente é muito bom…. ja zerei ele em casa e to com vontade de jogar denovo!
Mário
12/12/07, 12:25
Só não jogo, porque meu PC não guenta, mas quando joguei na casa de um amigo, jogamos um pouco da primeira fase, no navio, aqueles faróis das torres e a chuva são realmente sensacionais.
FelipeBZ
12/12/07, 12:33
Só um aviso: o link ali do lado leva à página principal, não a esse post.
Bueno
12/12/07, 12:44
Ainda não tive a oportunidade de jogar o 4! Mas não vejo a hora! O COD 4 Mobile pelo menos eu já fechei!
Humberto Neto
12/12/07, 13:19
Aeee, gostei da iniciativa !!! Materia sobre jogos e sempre bala ! Ficou bem parecido com um review, ja que mostrou varias coisas sobre o jogo !!!! Parabens ai !
Renato
12/12/07, 15:47
Amigos, eu não sou muito afim deste tipo de jogo, mas como o Rodrigo disse das notas pelos sites, eu và que realmente este jogo estava muito alta as notas então comprei o jogo, mas não para computador e sim para Xbox360 e realmente parabéns aos produtores, é sem dúvida um excelente jogo
Bigode
12/12/07, 18:28
Tenho o COD2 original e agora vou comprar esse COD4 realmente esta uma maravilha
Nelson
12/12/07, 20:59
Quando vi a notÃcia sobre a nova seção no Guia do PC… confesso que não depositei muita confiança, mas, depois que vi como a review foi bem-escrita, mudei completamente de idéia!
Agora só falta a seção de deskmod, que dá ainda mais possibilidades com Windows, Linux e Mac…
Italo
12/12/07, 22:01
Nossa, sinto pena de mim quando lembro que a placa de vÃdeo que veio em meu PC é uma GeForce 6200 TurboCache
. Se não fosse por isso rodava. Parece maneiro, embora meu pai não me deixe jogar o Battellfield (é assim que escreve) 2 que tenho. Mas parece que o jogo é bom. Fui!
Mário
12/12/07, 22:20
Nelson, já existe uma seção de Deskmod aqui no Guia.
http://www.guiadopc.com.br/secao/deskmod/
E o Raul é responsável por ela.
Paulo Ricardo
12/12/07, 22:29
Oh! Meu gênero de jogo favorito. Nunca joguei COD, mas estas (e outras) screenshots me aguçaram a curiosidade. Parece ser o que eu espero de um jogo desses. Vai pra minha lista de desejos…

Quanto ao review, meus parabéns! Bem completo.
[]’s
Rogerio
13/12/07, 08:17
Fala galera do GdPc existe um mod antigo do half-life muito divertido que é possÃvel jogar via steam free(necessário conta steam com half-life)disponibilizei o download do jogo e gostaria que a galera do brasil revivesse esse mod abraço a todos e BOAS FESTAS A TODOS!!! http://br.geocities.com/gunmanworld/
Rogério
14/12/07, 17:36
Corrigindo o link http://br.geocities.com/gunmanmod/
Jesun
15/12/07, 17:43
Realmente é um dos melhores fps de todos os tempos… Parabens a Infinity Ward pelo otimo jogo… Parabens também pelo review… estou jogando o cod4 e minha nota tb é 10….
Alex
20/12/07, 09:52
Caros Compaheiros de Jogos,
Eu instalei o COD4 no meu micro, não apareceu erro na hora de instalar, mais quando eu abro o jogo aparece uma mensagem na qual não decorei e tem alguma coisa a vê com Tempo de execução.
Eu abro o jogo faço o treinamento, assim que eu termino ele então me mostra a proxima missão, ao invez de ir para a proxima missão o jogo fecha sozinho.
Quando eu clico no icone pra abrir o jogo e se eu aperta a barra de espaço pra cair direto no menu ele desliga ou fecha o jogo.
vcs sabem me disser o pq esta acontecendo isso?
Alguém pode me dar uma força?
Des de já agradeço.
rafael
21/12/07, 15:29
BOM…no meu PC rodo perfeito ja q minha placa d video e Nvidia GeForce 7300 =D
E como sou viciado em cod zerei esse 4 no hard em 2 dias =D
MARCELO
29/12/07, 20:52
da pra jogar call of dutt 4 com joystick eu tentei com um joystick usb que funciona perfeitamente aqui no meu pc e não funcionou
paul jackson
31/12/07, 17:51
eh mto loko esse jogo.eu ja zerei no regular e tenhu q adimitir:nunca joguei um jogo como esse, mas o problema eh q os dois personagens com quem vc joga morrem em algumas missões(morrem do tipo vc nunca mais joga com eles), ai o jogo fica meio triste, e eu só tenhu 12 anos.
FERNANDO MAURICIO FERNANDES RAMOS
1/01/08, 21:31
CARO SENHOR.
TENHO 55 ANOS, E GOSTO DE JOGOS DE COMPUTADOR.
COMPREI O JOGO CALL OF DUTY 4, INSTALEI NO MEU NOTEBOOK, COM A CONFIGURAÇÃO :
ACER ASPIRE 4520
AMD TURION 64X2 MOBILE TECNOLOGY
TL 58 - 1.9 GHZ = 2 X 512 KB L2 CACHE
MVIDIA GEFORCE 7000M
2 GB DDR2
160 GB HDD
DVD SUPER MULTI DL
802 1LBG WLAN
14,1 ”
HOLOGRAFICH 3 D
STUDIO ACER SOUND
GOSTARIA MUITO DE CONFIGURAR O JOGO PARA INICIO BÃSICO.
SOLICITO SUA AJUDA PARA QUE ALGUM PARTICIPANTE DE SEU FORUM POSSA ME AJUDAR COM A CONFIGURAÇÃO PASSO A PASSO.
ADOREI OS TRAILERS DO JOGO, E GOSTARIA MUITO DE JOGÃ-LO.
LHE PEÇO ESTA AJUDA,
COMPREI TAMBÉM UM MOUSE SEM FIO.
AGRADEÇO DE CORAÇÂO SUA AJUDA.
AJUDE O VÉIO.
DESEJOS DE UM FELIZ ANO NOVO A VC E SUA FAMILIA, E A TODOS PARTICIPANTES DESTE SITE.
ATENCIOSAMENTE,
FERNANDO MAURICIO
EXITE MANUAL DESTE JOGO EM PORTUGUÊS ??????
Fábio Melo
2/01/08, 18:18
Não consigo passar da fase do treinamento. Completo a fase em 0.32 segundos e não sei mais o que fazer.
Tiago Bizzo
3/01/08, 20:10
Fábio Melo
“Não consigo passar da fase do treinamento. Completo a fase em 0.32 segundos e não sei mais o que fazer.”
—-
Para concluir com exito, acho que o tempo não importa muito, cada vez que entra em um comodo da casa, tem uma camera, você está sendo vigiado, com isso o trinador grita “FLASHBANG” significa que você tem jogar uma granada de luz no comodo a sua frente antes de entrar nele, vai aparecer uma placa com o desenho do terrosista, atira nele e assim por diante!!!
espero ter ajudado!
Tiago Bizzo
Tiago Bizzo
3/01/08, 20:13
agora quem precia de ajuda sou eu…
estou numa fase que começo com um rifle de longo alcance junto com mais uma amigo e estamos camuflados, existem alguns helicópteros ao redor e não pára de descer soldado, além de alguns cães no chão, a munição acaba mas continua vindo soldado a cada um que mato aparecem uns 4 ou 5, gostaria da ajuda de alguém para saber o que tenho que fazer para passar desta fase?
Att,
Tiago Bizzo
Rodrigo P. Ghedin
4/01/08, 00:53
@ Fernando
Não quero desanimá-lo, mas o game provavelmente não rodará no seu notebook, devido à placa de vÃdeo. Call of Duty 4 é muito pesado, e por ser assim, requer uma placa de vÃdeo poderosa. Uma GeForce 7000M não consegue dar conta do recado, infelizmente…
@ Tiago Bizzo
Essa fase é um flashback. Você tem que ficar camuflado, e seguir rigorosamente as ordens do seu companheiro. Ou seja, saber um tiquinho de inglês é necessário para passar de fase. Salvo engano, nesta você se camufla até chegar no vilão do jogo, e meter-lhe um tiro de sniper; depois, sebo nas canelas!
.
[]’s!
ELI
6/01/08, 11:53
ESTOU NUMA FAZE QUE TENHO QUE ATAVESSAR UM RIO COM UM BARCO A REMO, NÃO CONSIGO ATRAVESSAR, GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS POR FAVOR?
brutus
14/01/08, 19:28
Como fuzileiro naval digo que esse foi o melhor jogo que joguei em minha vida!padrão!!excelente!!!as melhores missões foi a do navio,e do sniper.vibrei muito com o ensaio da missão do navio,padrão!!!só tenho a agradecer.ADSUMUS!!!
C4Rl05
14/01/08, 22:18
Cara adorei o jogo apesar de estar no começo,não cosigo saltyar com éxito do barco para o helicopetero,mas tudo bem,se tiverem alguma dica,se possivél me digam,mas o jogo esta de parabe,valeu!
Eduardo
17/01/08, 11:00
Joguei ontem, cara que jogo sem palavras.
José Pereira
25/01/08, 11:44
CARACA BICHO, O JOGO É IMPRESSIONANTE, A PENA É QUE EU NÃO CONSIGU PASSAR NUMA FASE PRA CAPTURAR UM TAL DE FILHO DE ZAKHEAV NO ATO 2, POR FAVOR ME AJUDEM AI EU, PLZZZZ
José Roberto
25/01/08, 11:54
É SHOW DE MAIS, CALL OF DUTY 4, POIS O MEU PROBLEMA TB É O MESMO DO JOSÉ PEREIRA, EU TB NÃO CONSIGUO PASSAR DESSA MISSÃO DE CAPTURAR O FILHO DE ZAKHEAV’S, TB ME AJUDEM, MANDEM MENSAGENS PARA MEU IMAIL(FROS_RO@HOTMAIL.COM,MAS É EM LETRA MINUSCULA).ME AJUDEM, PLZZZZZZZZZZZZZ!!!!!!!!!!!!!!!
antunes_tx
28/01/08, 00:19
Tenho um pc p4 3.0 com 1G ram + gforce 7700. Pergunta? Consigo jogar beleza?
antunes_tx
28/01/08, 00:49
O que significa Shader 3.0?
antunes_tx
28/01/08, 00:53
corrigindo a minha gf é 7300gs.
neolan
28/01/08, 14:00
nao consigo jogar a granada de volta, alguem sabe como?
envie um email neoamado@yahoo.com.br ou msn neoamado@hotmail.com
vinicius
29/01/08, 17:45
um otimo jogo mesmo, pena q é curto, cara pra jogar a granada de volta é em G, só q tem q está ao lado dela e n simplesmente na área de dano, e José se a memoria n me falha vc encurrala ele no auto de um predio, dai qdo vcs vão capturar ele alguem atira e mata o cara.
vinicius
29/01/08, 17:52
e foi mal pela grafia, infelizmente n tem como corrigir mais..rsrsrsrsrs
Marcos
31/01/08, 11:00
@ Rodrigo
Será que uma placa GeForceGO 7400 128MB com TurboCache que chega a 512MB dá conta deste jogo?
Tenho ela no meu notebook, Core 2 Duo 1.86Ghz, 1GB DDR2, Win XP.
Vlw!
Itiro » Jogo: Counter Strike 1.6
31/01/08, 12:07
[...] o gratuito America’s Army e mesmo os pagos, Crysis, Hidden & Dangerous, S.T.A.L.K.E.R., Call Of Duty 4, Halo 2, mas não achei a mesma graça, nem jogabilidade. Olhe bem, não estou discutindo qualidade [...]
Dan
1/02/08, 17:46
cara, vc diz que na fase flashback, depois de matar o maldito lá tem q sair correndo…sebo nas canelas como vc disse…
cara…mas nao dá! o jogo salvou bem no meio da zona..e dai eu tento ir em frente..mas vem 10 caras e me matam…e o ponto de encontro está a 500m..
na boa..como q passa essa fase?? =)
Dan
1/02/08, 17:48
e outra…eu tento de tudo…plantar as minas atrás de mim, jogargranada pra frente, jogar bomba q deixa zonzo.. e eu me achava com sorte qndo peguei uma AK47 no comço da fase..se nao tava com o revolver.. e sem nem com a Ak eu consigo imagine com o revolver..
Dan
1/02/08, 20:27
andei lendo por ai…todo mundo dizendo q fica ali do lado da montanha russa…ou do carrinho de bate bate…sei la…
enfim…só sei q eu nem na montanha russa consegui chegar…o jogo salva bem na hora q tem 300 caras aparecendo…o q q eu tenho q fazer???
pelo amor de deus
Dan
1/02/08, 23:14
aráááá passei!
consegui chegar na roda gigante, me escondi laaa tras do carrinho de bate bate….e plantei 780 paradinhas la…e as outras bombas de clique nos carros e em tudo…
dai fiquei dando tiro e tiro e tiro..
na boa..mto tesao esse jogo
coraçãozinho bate forte!
filipe
8/02/08, 17:46
tenho um hp com uma placa grafica nvidia geforce 7150 com memoria grafica partilhada
Ninja
10/02/08, 11:36
O jogo, sem comentarios, um chute na bunda do Medalia de Honrra, esse e o jogo, quanto a configuração ele pega no celeron tranquilo, mas com uma placa de 256… e 1 Gb de memoria
ENIO
10/02/08, 21:28
Gostei muito do jogo. mas gostaria de saber se o jogo acaba na missão em que à um sequestro no avião. espero que alguem me responda. enio19_cdap@hotmail.com, eniocerqueira@bol.com.br
Glauber Oliveira
14/02/08, 14:18
Cara tenho a serie toda de call of duty, todos realmente são uma maravilha, mas a mudança de épocas foi realmente demais, os graficos são excelentes e a jogabilidade é show de bola!!! aconselho a comprar o jogo logo, pq não enjoa de forma alguma, eita tenho que terminar o jogo xau galera!!!
jogador0438
17/02/08, 05:28
Gostaria de falar em alto e bom TOM e esse site e algo espetacular….
Pessoal estou em uma fase onde tem um helicóptero abatido e temos q usar a metralhadora,destruir os tanque lodgo depois da fase do SNIPER tb podemos utilizar os casas pra soltarem bombas, porem faço tudo mas na hora de sair correndo ñ completo a fase….pq tem contagem como devo prosseguir.
.
marcos paulo
18/02/08, 10:58
olá galera! estou em um faze q estou como atirador! só q tem uma parte q tenho q ficar deitado! pq tem uma patrulha vindo em minha direção com soldados e blindados!! só q o outro atirador se camufla e patrulha passa e ñ ver ele!! mas eu sim!! começa a atirar em mim!! como passo dessa situação!!!!???????
obrigado!
Sergio Nakamura
18/02/08, 12:42
Essa parte que tem que andar com um companheiro camuflado eu passei a pouco tempo, é só seguir o cara, quando ele deitar, vc deita, quando ele correr, vc corre, etc. Mais pra frente quando tiver uma porrada de soldados e tanques, ai quando o companheiro disser algo em ingles parecido com “fique parado” heheh. Voce nao se mexe e aperta shift (acho que ele prende ate a respiracao), até que os soldados passem. Eu só matei um em todo percurso e foi no começo, o resto era chegar até um helicoptero caido.
jogador0438
18/02/08, 23:41
Pessoal estou em uma fase onde tem um helicóptero abatido e temos q usar a metralhadora,destruir os tanque logo depois da fase do SNIPER, tb podemos utilizar os casas pra soltarem bombas, porem faço tudo mas na hora de sair correndo ñ completo a fase….pq tem contagem como devo prosseguir.
jogador0438@gmail.com
marcos paulo
19/02/08, 10:09
obrigado sergio nakamura!!!!
Elton
22/02/08, 22:43
Senhor Mauricio Fernandes, comprei um notebook com as mesmas configuracoes que o seu e consigo jogar normalmente.
Qualquer coisa dá um alo.
Elton
willyam
23/02/08, 01:17
NÃO CONSIGO PASSAR DA PRIMEIRA FAZE QUEM PODE ME AJUDAR?
JAR RODEI TODO O TRAJETO MAS NADA ACONTECEU,NÃO VE NINGUEM,
QUEM PODE ME AJUDAR?
willyam
23/02/08, 01:22
NO JOGO CRASY ,CONSGUI,CHEGAR NA FASE ONDE TEM UM NAVIO,
MAS NAORA DE FINALISAR A TAREFA NÃO CONSIGO.ELE FALA QUE TENHO QUE PGAR O BINOCOLO,MAS PEGO ,E NADA ACONTESSE,JA TENTEI DE TODAS AS FORMAS POSSIVEIS ,E NÃO CONSIGO. SE TEM ALGUEM QUE É MUITO ESPERTO ME AJUDE POFAVOR?
jogador0438
23/02/08, 19:51
valeu galera pela ajuda em algumas fase do CALL OFF DUTY.
jogo ZERADO.
jogador0438
1/03/08, 09:57
Call of Duty4 zerado……obrigado a turma que nas fases PUNK me ajudaram….
Caso a turma precise de ajuda estou aqui ou:
jogador0438@gmail.com.
valeu!!!!
rodolpho
1/03/08, 20:25
realemente é um jogão,pelo menos o do ps3,o single só é ruim pois acaba logo,o forte msm é o online,sempre tá cheio de brazucas,e os modos de jogo online são muitos,vc sempre é estimulado a ”matar” para ser respeitado e au mentar sua patente e seu nÃvel,enfim,lehor jogo para ps3 até agora,ele e uncharted.
vlw
igor
8/03/08, 08:29
eu nao estou copnseguindo me fingir d morto
c alguem pode me ajuda eu fico muito agradecido
Geraldo Henrique
11/03/08, 11:04
É um otimo jogo mas esta faltando a tradução, que os tradutores fação o mais rapido poscivel para que toda comunidade ñ só joge mas enteda ha hitoria do jogo, assim com sertesa todo mundo que ja zerou vai querer zerar novamente…Abraço a todos.
Flavio
12/03/08, 11:31
meus amigos to numa fase onde estou camuflado com um parceiro e nao para de descer neguinho do elicoptero e tenho vinte minutos para faser alguma coisa , o q tenho q faser ? mato um monte de cara mas so aparece mais!
lucas
16/03/08, 18:22
cara ficou top de linha , me interessei bastante pelo game. mas tenho uma duvida pega no ps2
jonas
17/03/08, 17:45
ola pessoal, já passei o jogo todo e não e muito dificil, naquela parte que vai camuflado tem que seguir o outro e matar a penas aqueles que o outro mandar, primeiro tem que matar dois que estão fora(mata um, que o seu companheiro mata o outro, mas nao pode falhar um tiro que seja). depois avança, e dentro de uma casa vão estar 4 inimigos ai, você nao faz nada, avança seguindo o companheiro, mais a frente vai encontrar um fulano que vai estar junto de uma estátua, mas primeiro vai ter que matar outro que está na torre da casa que está ao lado da igreja, depois de matar esse fulano então mata o outro prossegue. quando chega aquela parte que vem vários homens na sua direcção e começa uma música, basta estar atras do seu companheiro(deitado) e esperar que eles passem(sem matar nenhum desses homens) e vai se desviando desses homens sem que eles o vejam e que o pisem. depois o resto é mais fácil. é só fazer o que o outro manda.
jonas
17/03/08, 18:08
e na outra parte em que aparecem muitos inimigos ai você tem fugir desses homens todos, correndo entre eles, porque mesmo que voce mate alguns vai tar sempre a aparecer mais e mais. voce corre entre eles, refugiando se nos carros ou nas paredes mas nao fique parado muito tempo no mesmo lugar( para correr mantendo pressionada tecla “shift”) mas nao escapa de levar alguns tiros, mas esta foi a maneira que eu arranjei pra sair daquele sarilho, pode haver outras maneiras de safar se, melhores.e mais a frente vai aparecer 1 helicóptero e ai voce vai ter que abate lo disparando para a hélice e ele cai e vai ter que fugir do helicóptero que cai, mas o seu companheiro vai ficar entalado no helicóptero e voce vai ter que tira lo dos escombros do helicóptero e carrega lo ate ao proximo ponto. vai haver vezes que vai ter que pousa lo no xao para matar os inimigos que tiverem no caminho(para pegar no companheiro e pousa lo carrega tecla “F”). para aqueles que ainda nao acabaram o jogo que reparem no final porque e muito emocionante.
Marlon
17/03/08, 19:35
ESSE JOGO E UMA BOSTA EU PREFIRO CS Q E MUITO MAIS LEGAL!
Call Duty Four Crysis
18/03/08, 14:39
willyam, no crysis, na fase do navil vc deve pegar o binocol, avista com ele o navio e se ñ me engano aperte a tecla “F” ou o botão do “MOUSE” para chamar os caças e destruirem o navio…só ñ me lembro direito a tecla que aperta…pois passei faz tempo essa fase e parei de jogar…mas o jogo é muito bom meso…
Call Off Duty 4 tbm é outro jogo maravilhoso, ñ era fã em jogos de guerra, mas me deixou de queixo caido…adorei, very very god…
Abel Cardoso
19/03/08, 19:04
Olha não tive oportunidade de instalar esse jogo em meu pc, mais assim que eu comprar o jogo eu vou instala-lo, quero saber se o meu pc pode rodar o call of duty 4, as minhas configurações é placa de vÃdeo de 256 memória de 512 AD de 40. Joguei na casa de um amigo meu e estou espantado muito bom jogo. já zerei o um e o dois e agora quero zerar esse no meu pc quem poder me informá se meu PC pode rodar esse jogo fico bastante grato.
Abel Cardoso
19/03/08, 19:10
Joguei na casa de um amigo meu e quero saber se o as configurações do meu PC da pra rodar esse jogo, quem souber me informe por favor gosto muito desse jogo. Caso nõa dê pra jogar eu reforço o meu PC, mais preciso saber.
Abel Cardoso
19/03/08, 19:11
as configurações do meu PC é HD de 40, placa de vÃdeo de 256, memória de 512
sará que dá pra rodar o call of duty 4?
eleci
24/03/08, 20:34
ola eu estou começando a jogar hoje e nao estou conseguindo passar do treinamento apesar de cumprir em menos de 60s derrubando todos os alvos
xico123
25/03/08, 17:50
comprei agora uma placa g force 8800 da na perfeisao o cod4!!! alguem me podia dizer quantas missoes tem o cod4……………………….
Eu ajo k ja o passeia
agradeso
mandem para o meu mail: xigs.passos@hotmail.com
rodrigob
9/04/08, 17:58
Cara to jogando call of duty 4…mas to um probleminha!!!
to na missao onde tem q mata um carinha com o rifle de dentro do predio!!!
essa parte beleza ai passamos por um campo camuflados…mas tem uma hora q meu capitao se machuca pq cai um helicoptero na sua perna ai eu tenho q carrega ele e acha o ponto de encontro para um helicoptero vim resgatar nos….mas nao consigo acha esse ponto nao posso anda muito pq nao tem saida e as zonas ao meu redor tem placas de radiacao ai se eu avanço fico surdo e morro!!!
Me ajuda nao sei oq fazer ta cheio de predios ao meu redor e nao consigo faze nada!!! So tem eu e meu capitao na fase mais ninguem!!!
Valew!!!
MARCOS VENICIO
20/04/08, 09:19
Para instalar o Call of duty4, faz necessário ja estar instalado call of duty1 - 2 e 3????
Eduardo
22/04/08, 15:28
aee pessoal to na faze no COD 4 q tm q derrubar um helicoptero com a stinger
q é uma bazuca e nao consigo fica so lock on required e nd
ja parei mirando ml veses pa ele o q devo fazer?
aond devo me localizar? vlwwwwww
bruno
26/04/08, 14:11
como eu faço para instalar o call of duty 4
n to conseguindo instalr me ajudem
plxxxxxx
como eu faço
ja faz 3 dias
que eu to tentando mais n consigo
n tem setup
me ajudem
alexandre
7/06/08, 10:13
semana passda eu zerei ele so que agora eu coloquei no graduado e estou na fase do aviao e não consigo passar pois o tempo e curto e maus companheiros de batalha são muito fraquinhos de tiro .
realmente o jogo e muito bom
d+
apoaaba
13/06/08, 18:45
WILLIAN - crysis - ZEREI CRYSIS - muito bom jogo que o joga dificilmente que um joguinho qualquer
Para passar essa fase do navio passe bonito volte vá até o guindaste, suba nele e terá uma visão panoramica do navio clique em b isso mesmo só clicar na letra b ativará o bininoculo, não leu o manual, eu tambem não custei a descobrir, e com binoculo ativado olhe para o navio e verá o que seu olho gordo vai fazer mas fique olhando e em piscar de olhos os aviões da sua esquadrilha bobardeará o dito, mas não se assuste, vem ai pela frente, fases mais dificeis como no subterraneo não desista olhe bem onde os monstrengos andam e entram e os mate na porrada, não gaste bala com coisa ruim
Gustavo
22/06/08, 09:45
o jogo é muito fera mas não consigo passar eu acho que é da terceira fase onde no final tenho que implantar uma bomba em uma maquina que fica atirando nos elicópteros não sei como implantar a bomba me ajudem
renan
29/06/08, 13:48
como faço pra instalar o cod 4???
ñ pede o serial??
e aÃ???
deixa rodar normal ???
hunm????
geraldo
29/06/08, 17:11
estou na ultima fase do call of duty 4 nao consigo passar da fase que e pra desativar os misseis eu corro rapido de toda maneira esplode por favor me encine quem souber
Eduardo
2/07/08, 13:28
Não sei o que fazer quando estou na fase do resgate do nikolai, estou parado na porta em frente o celeiro e não consigo fazer mais nd, me ajudem…..
Rhuan Diego Nobre Nasser
5/07/08, 15:23
Por favor responda a baixo por gentileza!!!!!!!!!!
Quanto tempo mais ou menos demora para zerar call of duty 4 do ps3?
Gilberto
9/07/08, 20:53
tenho uma máquina xp 2.4 , 1 gb de ram, ge force 128mb, não roda esse jogo?
Obrigado!!!
jose antonio
11/07/08, 09:15
estou na fase do navoi e quando vou pegar o helicoptero nao consigo e eu morro me ajudem
etroM
13/07/08, 14:05
alguém sabe como q passa uma fase q nem lembro o nome so q quem ja zero ou ja passo vai saber!, eh uma fase q tem uns containers e vc invade uns corredores ae vc mata tudo , ae fala q vc tem q ir em uma sala pega uma arma (get to the launch control room) , ae qnd eu mato os infelizes , dispara um alarme ae eu saio correndo com os outros soldados só q explodo tudo, tentei de varias maneiras e não consigo descobrir como passa, me ajudem pls!!
=p