Launchy 2.0: Essencial para quem usa Windows XP ou anterior
Publicado em 21/12/2007, na categoria Artigos e Dicas, Windows.
O Windows Vista trouxe inúmeras novidades, e uma das que mais gostei foi a busca instantânea. Antigamente, perdia horas categorizando programas no menu iniciar, organizando por nome e gênero os meus documentos, além de outras medidas que ajudavam na organização. Com o Vista, jamais clique no “Todos os programas” do menu Iniciar, e quando salvo um documento, o único cuidado que tenho é em batizá-lo com palavras certas.
Essa mudança de comportamento, como já dito, foi graças à busca instantânea. Se quero abrir o Opera, por exemplo, vou ao menu Iniciar, digito “oper” e teclo Enter. Pronto, ele abre. Se quero um documento que utilizo muito, digito um pedaço do seu nome no menu Iniciar, localizo-o na lista, e clico; nas próximas vezes, ao digitar o mesmo pedaço do nome, ele aparecerá no topo da lista: além de facilitar, a busca ainda grava minhas preferências.
Mas, tenho um desktop e um notebook que ainda estão com o Windows XP, que por sua vez, não dispõe de um mecanismo de busca interno nativo. Sei que existem soluções de terceiros, inclusive da própria Microsoft, mas não me sinto confortável com elas. O que eu queria, mesmo, era um lançador de programas. E encontrei, felizmente!
No fórum alguém falou sobre o Launchy. Resolvi dar uma chance ao programa ontem, e para minha surpresa, uma nova versão, completamente reformulada e reescrita, havia sido lançada. O Launchy 2.0 faz exatamente o que eu queria: traz a facilidade da busca instantânea do Windows Vista para o Windows XP, sem ser intrusivo.

O programa roda em background, o que significa que o usuário não o vê o tempo todo. Quando quiser chamar algum programa através dele, basta segurar a tecla Alt e apertar a barra de espaço, para que o lançador apareça. Os resultados aparecem em tempo real, na medida em que a digitação é feita. Deixando o cursor parado por um tempo, todos os resultados aparecem numa lista.

Por padrão, o programa indexa algumas pastas, como as do menu Iniciar e a barra de inicialização rápida. É possÃvel estender essas funcionalidades, através de dicas que o próprio site oficial disponibiliza. Para tal, abra as opções (botão no canto superior direito do lançador), e na janela de opções, clique na aba Catalog. Lá estão os diretórios já catalogados, e através dos botões + (sinal de mais), pode adicionar outros diretórios e outras extensões de arquivos. Vamos a um exemplo prático?
No exemplo, adicionaremos documentos da pasta Meus Documentos. Clique no “+” da direita, encontre e selecione a pasta Meus Documentos na caixa de diálogo que surge, e dê Enter. Ela aparecerá no Ãndice. Agora, selecione-a e, no lado esquerdo, entre com as extensões de arquivos desejados e vá clicando no “+”, como na imagem ao lado. As extensões devem ser adicionadas no formato *.xxx, onde xxx é o formato em si. Caso queira incluir subdiretórios à busca, marque a caixa Directories, mas abaixo. Acrescente quantas forem necessárias, e quando terminar, clique no botão Rescan Catalog, para que o programa adicione o novo diretório ao banco de dados. Pronto!

O Launchy ainda esconde alguns macetes legais e úteis. Digite google, tecle Tab, e em seguida, digite um termo e aperte Enter. Surgirá, no navegador padrão, a página com os resultados do termo buscado! Outra: digite weather, tecle Tab, escreva o nome da sua cidade e dê Enter; aparecerá a previsão do tempo. Ainda dá para navegar pelas pastas do HD, basta começar com c:\ e Tab, e em seguida, ir digitando o nome das pastas, sempre seguido de Tab.
Há ainda plugins, os quais estão disponÃveis nesta página, e skins, nesta aqui.
São programinhas como este que aumentam a produtividade, e tornam a experiência com o PC mais interessante e agradável. Recomendado!





23 comentários
John Lennon de Souza
21/12/07, 15:50
Parece bom!!!
Nadaildo Lucas
21/12/07, 16:35
Perdoe-me por ser tão negativo, mas ficar enchendo o computador de plugins, de programinhas (lixo), pra quê?
Rodrigo P. Ghedin
21/12/07, 16:58
@ Nadaildo Lucas
Poxa, mas você leu o texto?
. Não é “encher o computador de plugins”, mas sim um programa extremamente útil e interessante… Teste o Launchy, depois a gente conversa. Mas se não quiser, tudo bem; o que fazemos aqui é trazer bons programas, testados e analisados, mas caso você tenha os seus, e/ou ache os aqui mostrados dispensáveis, está no seu direito
.
[]’s!
Luiz Claudio Eudes
21/12/07, 17:31
Muito bom mesmo!
Os melhores 19Mb de memória que já gastei últimamente!
depois que desativei a busca pela web ficou extremamente pratico!
Agora vou enrolar ainda mais para mudar pro Vista!
Catito
21/12/07, 18:30
Excelente programa, funcional e leve.
Parabéns Ghedin, isso melhorou e facilitou 100% a busca no XP…
Além da personalização com plugins e skins.
Johny Ex
21/12/07, 18:47
Poxa cara, o Rodrigo trás o programa com a maior vontade de ajudar e você nem testa e já fica botando defeitos?
Desse jeito tira até a animação dele.
Ghedin, achei o programa ótimo e já estou baixando. Quando usei por um tempo o Vista, esse foi um dos melhores recursos disponÃveis e agora com esse programa vai ficar tudo mais fácil.
Valeu aÃ!
Slowbro
21/12/07, 20:00
Parece ótimo. Vou testar aqui… só espero que não coma muita memória.
Rick
21/12/07, 20:01
O Ghedin tem razão sobre as qualidades do Launchy!
Eu instalei o programa hoje à tarde lá na empresa e gostei pra valer… ele funciona direitinho. Instalei aqui em casa também e sem dúvida, junto c/ meu ObjectDock, o Launchy passou a ser uma das minhas principais aplicações no meu WinXP.
ricmagus
21/12/07, 20:56
não acho que o nadaildo “botou defeitos”, apenas deu a opinião dele. tampouco acho que quem postou essa noticia sobre o programa vá desanimar, por um unico comentario contra. é verdade que existe plug-ins que só enchem o PC. prometem, prometem e no final só enche a memória.
como esse é um site confiavel, eu testo os plug-ins. e na maioria das veses, faz o que foi postado aqui, portanto não tenho do que reclamar! parabens
Luis Pereira
21/12/07, 22:06
Se eu adicionar .* , ele vai indexar todos os arquivos?
*.*
vai funcionar assim?
Rodrigo P. Ghedin
21/12/07, 22:50
@ Luis Pereira
Sim.
[]’s!
Rafael
21/12/07, 23:59
O meu instalou normal… troquei de skin e ele finge que abre e nao aparece nada
=[ legal isso
Rafael Renan
22/12/07, 00:02
Nada como ler a noticia por inteiro neh
(shame on meeeee!!!)
Rick
22/12/07, 00:50
DICA IMPORTANTE!!!
Coloquei o Launchy pra ficar totalmente transparente, confirmei clicando em OK e ele desapareceu. Fiquei nervoso tentando acessá-lo, mas não conseguia. Cheguei a reinstalar o programa, limpando antes todas as suas entradas no registro do WinXP.
Neste caso, conforme dica do fórum do Launchy, temos que abrir o arquivo Launchy.ini e mudar o valor da linha opaqueness de 0 para um valor positivo (68 por exemplo). O caminho do Launchy.ini é -> C:\Documents and Settings\\Dados de Aplicativos\Launchy\Launchy.ini
Obs.: para ver a pasta Dados de Aplicativos, habilite a opção “mostrar pastas e arquivos ocultos”
Abraço pra todos!
Tiago Walter
22/12/07, 10:25
Excelente programa, já testei muitos desse estilo, mas nenhum foi tão bom em apenas 19MB de memória, já estou usando e concerteza ele facilita muito minha busca pelos arquivos, principalmente porque não encontro nada no Menu Iniciar! Meus principais programas estão na RK Launcher, e os acesso facilmente! O restante como esse buscador!
Marlon - WindowsNET
22/12/07, 11:55
Eu prefiro bem mais usar ViStart, pois além de ficar igul ao do Vista tem a mesma utilidade sem precisar abrir a pesquisa em separado
Fausto
22/12/07, 18:57
O ViStart já faz isso.
Eduardo
23/12/07, 20:16
Instala uma distro Linux, pode ser com KDE por exemplo.
Logo depois de instalar tudo vá no equivalente ao menu iniciar do Windows, e adicione uma função na barra do menu que se chama “lançador”.
Não precisa baxar nada, não é carregado e já vem instalado.
Funciona como um terminal de uma linha só.
;p
Abraço!
Bruno
27/12/07, 09:01
Esse programinha é sensacional, comecei a usá-lo e nem lembro a última vez que abri o menu iniciar, muito bom mesmo.
Makoto
28/01/08, 14:43
o google Desktop faz isso e muito bem!!!
Matheus Bonela
31/01/08, 12:45
Brilhante, não dispenso mais!
Alisson
3/02/08, 17:47
Esse programa é bom, mas concordo com o Marlon eo Fausto o Vistart além de “imitar” o iniciar do Vista, tem o recurso de busca rápida. Comsome aqui cerca de 7 mega de ram e para aqueles que baixaram versões antogas e não gostaram por ele dar erros e tal, garnto que a nova versão (a que estou usando) está excelente, sem erros e muito rápido. Bem os dois programas tem essa funcionalidade de busca rápida (voltando ao assunto), mas creio que o ViStart seja uma boa.
Abraço a todos.
Antônio Euclides
29/03/08, 01:38
Uso ViStart. além do mais, a cada resource que adiciono no meu PC, mais slowdowns dá. Tenho Celeron D320 2,4 GHz com 1 GB de RAM e Windows XP SP2