Atualização para Windows Vista adiciona proteção contra gadgets maliciosos

— Em: Notícias Comente!

Windows Sidebar.Na última terça-feira, além das duas correções mostradas no boletim de segurança de janeiro de 2008, a Microsoft disponibilizou outras quatro para o Windows Vista (confira a lista no Omitek). Omiti este detalhe aqui porque alguma delas datavam de 10 de dezembro de 2007... Achei que talvez era só comigo, mas pelo visto, não era.

Dentre as atualizações, uma chama bastante a atenção por ser de suma importância. A atualização KB943411 acrescenta um sistema de proteção contra gadgets maliciosos da Windows Sidebar, a barra lateral do Windows Vista. Como eles são feitos com linguagens web, como HTML e JavaScript, é relativamente fácil alguém criar e distribuir gadgets maliciosos, com as mais variadas finalidades.

Mas como funciona essa proteção? Quando se tenta instalar um gadget reconhecidamente malicioso, a instalação é vedada, e o sistema impede que ele seja iniciado novamente. Na realidade, a proteção torna-se mais ostensiva, já que, antes da atualização, podia-se instalar tais gadgets; o Windows apenas avisava dos riscos existentes. Neste documento (em inglês) da Microsoft há explicações detalhadas do "antes e depois", inclusive com imagens.

Se você atualiza seu Windows Vista regularmente, através das Atualizações Automáticas, pode ficar tranqüilo; caso não, o download desta atualização pode ser feito aqui (x86 - 32 bits) ou aqui (x64 - 64 bits).

Última dica: gadgets oferecidos através do Live Gallery são testados e aprovados. Pode utilizá-los sem medo.

Fonte: InfoWorld.

Quem escreveu?

Gravatar

Rodrigo P. Ghedin. Paranaense, 22 anos, bacharel em Direito e aficionado por informática. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" (7 Ultimate) e Dell Vostro 1000 (XP Home).
Posts deste autorMande um e-mail

  • rafael
    nuss, eh mesmo eu criei um gadget de busca em html, e nem me liguei que dava pra por javascript.haushauhsa. Que maldade. Mesmo assim valeu Ghedin vo baixar a atualização não vo esperar pelas automáticas nunca confiei nelas haushausha!
  • Podia ter uma pra executar aplicativos em dispositivos removíveis como usuário limitado!
    Tipo convidado ou algo assim!

    E que sempre "ganho" alguns vírus ao plugar meu pen-drive nos computadores da Estácio!

    Claro que sempre os removo quando plugo no meu computador, mas vai que um dia eu pegue um novo, que o meu anti-vírus não reconheça!

    Enfim se alguem souber como sugerir isso pra Microsoft!
  • Joao Carlos Ramazzot
    Eu tenho Windows Vista Bissines instalado; gostaria de saber se é bom ou não atualizar ou seja deixar o vista atualizando automatico ou nao atualizar se possivel resposta por email.
blog comments powered by Disqus
site statistics