Tudo sobre o Windows 7 M1 (até agora!)

— Em: Notícias, Rumores Comente!

Nos últimos dias, pipocaram informações sobre um possível Windows 7 M1 (Milestone 1), versão extremamente primitiva do próximo sistema operacional da Microsoft, sucessor do Vista. Antes de fazer um apanhado sobre tudo que já foi publicado sobre esse rumor, vale uma importante ressalva: até o momento, a Microsoft não confirmou (nem desmentiu) a existência do sistema! Dito isto, sigamos em frente...

O rebuliço começou no fórum do Neowin, um dos maiores sites de informática do mundo, onde um membro, conhecido por kenipnet, publicou um suposto review do Windows 7 Milestone 1 Build 6.1.6519.1, o qual teria sido distribuído pela Microsoft a alguns distribuidores. O review foi apagado sem explicações pela administração do fórum, mas a versão em cache vazou, e pode ser lida na íntegra em alguns lugares, como no blog do Long Zheng.

No review, kenipnet diz que a build (compilação) do sistema é a de número 6.1.6519. Detalhe: a do Vista RTM era a 6000. Ele reclama da dificuldade em dar boot na instalação, e de problemas com o driver da placa de vídeo. Comenta, ainda, que o sistema, ao ser iniciado, consome "só" 480 MB de memória. Na seqüência, comenta que os gadgets da Windows Sidebar agora são integrados ao Explorer, e que há uma nova opção no menu de contexto da área de trabalho, chamada Display, que leva o usuário direto às configurações do monitor.

Na segunda metade do review, nosso intrépido aventureiro relata coisas mais interessantes, como o uso de fontes XAML, que pelo que ele explicou, é algo derivado do WPF; ou seja, com o Aero, deve fazer milagres. Como o drive da VGA dele falhou, não deu para testar direito. A partir daqui, ele lista o restante das novidades que conseguiu observar:

  • Ferramentas de conexão melhoradas;
  • Transporte de configurações do IE via Live ID;
  • Cache de dados dos gadgets;
  • Calculadora, WordPad e Paint novos, usando WPF (isso eu fiquei curioso para ver!);
  • Instalação do sistema em 10 minutos, e com apenas um reboot;
  • Melhor gerenciamento de bateria.

Por fim, mas não menos importante (ou não!): uma nova tela de boot. O visual é o da tela de logon do Vista. Ela se mexe, e na parte inferior possui uma barrinha. Lembra a do Windows 98.

E é isso. Assim que a notícia do review se espalhou em sites e blogs mundialmente conhecidos, começou uma verdadeira corrida nos repositórios de torrents. E aqui, temos o pulo do gato: estima-se que a maioria (e cogita-se que todos) os torrents que dizem ser do Windows 7 M1 não passam de fraudes! Ou são arquivos vazios, ou são versões do Vista modificadas - o que é bem pior, já que existe a possibilidade de malwares virem de brinde.

Mesmo assim, surgiu outro cara que se diz usuário do Windows 7 M1. Um chinês, que também publicou um review do sistema. Como eu entendo chinês tão bem quanto entendo javanês (ou seja, nada), não pude averiguar as revelações feitas por ele. Mas, felizmente, ele não se limitou a relatar em palavras suas impressões; além delas, publicou imagens! Confira-as:

Desktop.   Painel de Controle.   Display.

PowerShell.   Menu Iniciar.   Sobre…

Bandeja.   Central de boas-vindas.

Logo em seguida ao referido post, ele publicou outro. Em inglês, afirma que as imagens são legítimas, e rebate críticas que acusam ser o Windows 7 M1 muito parecido com o Vista, coisa e tal. Diz que muito código foi reutilizado, de fato, mas que há novidades interessantes por baixo dos panos. Depois do lenga-lenga, ele colocou um vídeo. Deixando de lado o fato dele tremer muito, e sua webcam praticamente não ter foco, dá para ver a nova tela de boot, algumas mudanças na interface, e outras no Media Center. Vejam:

Se você chegou até aqui, continue lendo, pois ainda não acabou - e o que vem a seguir é deveras interessante!

No já citado post do Long Zheng sobre o review do Windows 7 M1, um leitor, identificado como MSBob (sic), publicou um comentário garantindo a autenticidade das informações até então disponibilizadas, e de quebra ainda revelou outras relativas ao desenvolvimento do novo sistema.

De acordo com ele, o Windows 7 passará por três grandes fases, denominadas Milestones. Mudanças visuais só serão implementadas na M2, e exatamente por isso, ainda temos o visual do Vista... Falando em visual, ele diz que, pelo fato do Aero estar desabilitado nos reviews, muitas das surpresas contidas nesta primeira versão ficaram ocultas.

Continuando, MSBob diz que o Windows 7 está sendo desenvolvido por dois times: o WEX (Windows Experience), responsável pelos novos recursos focados no usuário, e o COSD (Core Operating System Division), que trata do kernel, redes, suporte a hardware e outras coisas do tipo, "internas".

Em seguida, ele comenta algumas coisas sobre integração entre Windows e Windows Live, aquele papo que a Microsoft sempre insere em sua publicidade (stay connected! have fun!). Aí ele entra num assunto legal: a filosofia de Steven Sinofsky, vice presidente sênior do grupo de engenharia do Windows e Windows Live. Antes dele, a Microsoft se concentrava em grandes lançamentos do Windows, os quais ambicionavam mudar o mundo, tipo "big bangs". Na nova visão de Steven, é mais interessante uma periodicidade menor de novas versões do Windows, sempre melhorando o sistema, ao invés de "big bangs" a cada quatro ou cinco anos. Este novo modelo aparentemente foi bem recebido dentro da Microsoft, e embasa a previsão de lançamento do Windows 7 - 2009, no máximo 2010. MSBob diz que a filosofia está sendo levada tão a sério, que já se fala em novidades do Windows 8 nos corredores de Redmond. A idéia é, a cada versão do Windows, focar numa parte, sempre trazendo novidades matadoras. Até o Windows Vista, a idéia era melhorar tudo, o que, como bem sabemos, parece não estar funcionando muito bem nos últimos tempos...

Este novo modelo se parece bastante com o utilizado pela Apple. Mas sobre este assunto, discorrerei num outro post.

Ah sim, nossos queridos amigos Bloco de notas, Paint, WordPad e Calculadora! MSBob finaliza falando sobre eles. Realmente haverá novidades, mas eles não serão reescritos em WPF (indo contra a dedução do kenipnet, o cara do review do Neowin). Manter a simplicidade, a essência desses programas, é o objetivo. O WordPad é um caso à parte. Ele não tem propósito algum no Windows, e foi criado apenas para demonstrar recursos do Windows 95 - tanto que, desde então, jamais sofreu atualização alguma, exceto as de segurança. A idéia é de, no Windows 7, fazer com que ele cumpra o que promete: ser um editor de textos simples, mas funcional. E aqui termina o texto do MSBob, seja lá quem for ele.

Por ora, essas são todas as informações que consegui angariar sobre o tema. Como se vê, é muita coisa, e tudo eivado de dúvidas e incertezas. Com bem alertou o IDG Now!, é importante desconfiar de tudo e de todos, e se a curiosidade deixar, passar batido por torrents do tipo ms_windows_7_milestone_1_build_6.1.6519.torrent. Ratifico que, até o momento, a Microsoft não se pronunciou oficialmente (nem extra-oficialmente) sobre o caso, logo, não dá para ter certeza de nada.

O WinAjuda continuará cobrindo quaisquer rumores ou novidades sobre o Windows 7 que porventura surjam. Ah sim: quer uma notícia comprovadamente verdadeira sobre o sistema? Então toma. Pelo menos o visual não é igual o do Vista, certo? ;) .

***

Edit 1: O FelipeBZ publicou outras imagens divulgadas pelo chinês, além de um novo vídeo. Confira:

Quem escreveu?

Gravatar

Rodrigo P. Ghedin. Paranaense, 22 anos, bacharel em Direito e aficionado por informática. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" (7 Ultimate) e Dell Vostro 1000 (XP Home).
Posts deste autorMande um e-mail

  • Felipe Zorzo
    Tem mais screenshots e mais vídeos: http://www.guiadopc.com.br/forum/index.php?s=&a...
  • @ FelipeBZ

    Obrigado pelo toque, Felipe. Acabei de atualizar o texto.

    []'s!
  • Creio que o Windows 7 M1 deve ser bem párecido com o Vista.

    Pergunta: Como vocês acham que deve ser o visual do Windows 7?

    O Aero poderia ser um pouco melhorado e o Flip 3D melhorado, assim como está, não é muito funcional.
  • Pequeno detalhe, o Windows 7 tira ScrenShots melhor que o Vista.
  • Muito bom Ghedin, gostei de ler a matéria :D
  • Lucas Carvalho
    É, legal!
  • Lucas Carvalho
  • Rafael
    Isso mostra o que a maioria dos usuários preza hoje em dia,no seu seu sistema operacional: O visual. :)
  • Maurício
    Começando de ler, e...
    O USUÁRIO apagou o post sem motivos (deve ter editado o post) e o Administrador que pegou a versão em cache. Tá lá no fórum do Neowin.
  • Felipe Zorzo
    É impressão minha ou o fórum tá off?
  • Elemento_CM
    Não é impressão sua, Felipe. Eu estava navegando pelo fórum, quando do nada ele some! :P
  • Lucas Carvalho
    Até do Guia ele sumiu!
  • Bruno Luiz
    Opa! Isso tá me cherando surpresa! Vamos ver o que ocorrerá (Penso que isso será a favor do WA)!

    PS.: Eu acabei de deixar um comment para eles lá.
  • Bom texto Rodrigo. Boa sorte neste WinAjuda Take 2.
  • Lucas Monteiro
    Bom, essa história de torrents está muito clara que é um pura mentira. E eu já vi esses downloads circulando pela motores de busca, como por exemplo Yahoo, Google, e AutaVista. E é quase raro encontara esses downloads, além de serem falsos como dito acima, e podem está repletos e de malwares, e com versões editadas do Windows Vista.

    Amei este post, e me deixou muito mais ativo sobre este valoroso assunto, que muito me agradou. Aguardo por muito mais informações

    []'s
  • Lucas Monteiro
    Outra coisinha: O Visual do WinAjuda ficou dez mil vezes melhor que antes, além de ser muito mais funcional!
  • Bem que quando tinha visto as imagens alguns dias atrás (talvez até mesmo ontem, minha memória é fraca xD) eu pensei; 'Mas falaram tanto que o Windows 7 não iria ter taskbar... Nha, deve ser fake!'. Mas agora após ler que as 'mudanças de aparência' só iram ocorrer no M2, pode ter uma chance de ser SS do 7 mesmo.
    Ainda tenho minhas dúvidas... ~_~
  • Luan
    Só espero que a Microsoft não crie mais versões Starter's Edition's de Windows, pois essas versões são horriveis!
  • Até que alguém se pronuncie oficialmente, em nome da Microsoft, só nos resta esperar. Já pensei em instalar o Vista, mas tenho certeza que meu pc não aguenta, eu não acredito que o novo sistema será menos "pesado".

    Posso estar enganado.
  • Lucas Monteiro
    Luan, não tire certeza de que versões Starter não presta, quem sabe esse novo Windows não venha com uma versão Starter super agradável e sem nenhuma limitação de uso.
  • Sanpey
    Muito bom esse post, reúne todo ba-fá-fá que anda rolando pelo mundo inteiro.
  • Criei uma logon do Windows 7 baseada nesse vídeo :P

    http://raulwindows.deviantart.com/art/Windows-7...
  • Luan
    Lucas Monteiro, você ja usou um Windows XP Starter Edition?
  • Lucas Monteiro
    Não... Mais estou usando o Windows Vista Starter
  • Lucas Monteiro
    E não acho ele tão limitado, acho ele super bonito, apesar de não possuir glass, e muito menos Blur
  • Luan
    Ja usei o XP Starter Edition e le digo uma coisa.. Starter Edition nunca mais!
    Ah! Starter Edition sempre virão com algumas limitações (só se a Microsoft for louca de colocar todas as funções do Windows Seven a preço de "banana").

    Ps.: A Microsoft até pode ser louca, mas não é burra.
  • Luan
    Se a Microsoft tirar todas as limitações do Starter Edition no Windows Seven e continuar com o mesmo preço...
    Eu realmente, vou aplaudir ela!
  • Bill
    Nossa, mal vejo a hora de usar o Windows 8 que deve ser muito melhor que o 7
  • Eduardo
    Como ele pode ter o visual do Vista se ele não foi usado como base?
    O usado foi o MiWin que não possuia interface gráfica.
  • Cesar Duarte
    eu realmente espero novidades da microsoft, acho que vamos ter uma boa safra de (r)windows pelos próximos anos! [future predicton mode_on] e acho que a MS não vai fazer tudo do 0 vai usar o vista como base, corrigir bugs, adicionar melhorias, deixar ele enxuto (cof Vlite cof cof) adicionar uma interface sinistra do time do office 07 e coisas desse tipo [future predicton mode_off]
  • Lucas Monteiro
    Luan, é impossível a Microsoft desfazer todas as limitações do Starter edition... Eles não teria tempo, e não existe possibilidades de desfazer todas as limitações.

    Ps: O único jeito, é eles remontar outro sistema, só que dessa vez sem nenhuma limitação!

    Isso ia demorar alguns anos, ou apenas 1.
  • João batista
    Olhem o que achei no site 9Down:
    http://www.9down.com/Windows-7-M1-REPACKED-ISO-...
    E agora?Para mim isso é balela,pois nem bem lançaram o Vista(O Pack 1 esta saindo este semestre!) e ja vão lançar outro?Só se o Vista não esta dando no couro...Aliás,eu testei o Vista e não gostei,apesar de ter um Pc potente para seu uso(E pelos comentários afora,não fui o único!).
  • Marcelo
    Eu uso o Vista a 6 mesês e não troco por nada no mundo!!!
    E a Microsoft vai lançar em 2010 o Windows Seven justamente porque ela,invez de lançar outro S.O a cada 5 anos,lançar a cada 3 anos,e assim ir melhorando,e não fazer os usúarios esperarem mais de 5 anos pra usar um novo S.O melhor...
  • será que isso aí é mesmo um 7?
    parece mais que pegaram umas imagens do Vista, deram uma editada uma coladinha dos desenhinhos, escreveram, tipo recortaram aí, seleonaram isso, colaram aí, se vc aumentar tipo a imagem quando abre, aquelas dos desenhos parece que as palavras ficam tipo como se fosse... como que eu vou exoplicar, digo como que eu vou explicar... hummmm... ah meio borrada, isso acontece com o Paint se vc escrever algo e salvar, para digo parece que danifica um pouco a imagem...

    mas vai saber...

    Quem bom digo que bom que o WinAjuda voltou conheci ele a pouco tempo
  • Naum sei naum isso parece farsa.....

    vamos ve no q da
  • Luis Felipe
    Espero que n seja pesado q nem o win vista q no começo vai bem depois
    uma beleza(q nada fica + lento q uma carroça).
  • só pra deixa vcs de cara usauhasuahs
    tenho uma lan house em maracaju mato grosso do sul
    minha lan house interinha é vista com 1 giga ddr 400 placa de video gforce 7100 gs processador prestem atençao... processador sempron 3000 1.8 isso mesmo detalhe vista ultimate..... rodo todos os jogos call of duty, gta, cs1.6, todos os need for speed, todos os battlefield, mu online, lineage abrindo 3 contas é de fica de cabelo em pé minhas maquinas ddr 400 rodando vista como se fosse processador dual e tal eu nao entendo o motivo mais que adoro o vista eu adoro uso ele desde setembro de 2007 sou a primeira lan house do pais a encarar ele e nao nego nao quando lanço era o cumulo do peso... mais agora ta nota dez.... vista é ruim pra quem nao entende pq pra quem entende e tem os drives corretos meus amigos é pra ninguem botar defeito... usuario a quase 1 ano e eu a cada dia que passo descubro mais coisas no vista é muita funçao muita config e muita coisa inesplicavel que o xp infelizmente nunca terá... windows vista ja é bom testei o windows 7 melhor ainda so nao continuei pq mesmo ativado ele para de funfa em junho pa caba mais podem ter certeza o seven vai desbanca de vez o xp.... vlw a atençao de vcs.... abraços Jean lohmann de maracaju-ms Space Lan House e Rádio Space
  • Charles
    como o amigo Jean falou o Vista dá pra rodar legal nos computadores dele com 1 Gb ddr 400 com os drives certos bla, bla isso nos já sabemos, acontence que a incompatibilidade do vista é superior a qualquer versão anterior do windows. no meu caso que trabalho com impressão e tenho no minimo 4 impressoras intaladas no pc o vista me deixa sem opçoes quando presciso fazer muitas impressões. Vê se me entende: se usar apenas uma impresora funciona beleza, direitinho... mas quando presciso usar todas nenhuma funciona satisfatoriamente, elas param a impressão no meio, cancelam sozinho os trabalhos, alguns não imprimem e outros problemas mais.... ah todas as minhas impressoras sao HP... pra tentar resolver esse problema fui ao suporte Hp, e mesmo depois de quase duas horas no chat com um funcionário HP, recebi o seguinte ultimato: Troque o seu sistema operacional pois os drivers desenvolvidos pela HP não tem soluções para estes problemas.... resultado voltei para o velho xp que imprime tudo que presciso sem gastar muita memoria e usando quantas impressoras eu prescisar, detalhe, meus pcs são core 2 duo 2.53 com 4 GB ddr II 800 de memoria cada, gforce 8400. as minhas versões do vista eram Home premium e ultimate originais.
    Espero que esse windows seven resolva esses tipos de problemas... ou então o XP ainda vai mandar muito tempo no mercado.
  • thayrine
    Vcs nao detalham nada.
    Nao falam das principais caracteristicas,novidades sobre o novo sistema operacional,mal, mal o a data de lançamento!
    A fala sério!!!!
  • Criei um logotipo massa para o Windows Seven.
    Mas meu logotipo ainda está em fase beta.
    Entrem no meu blog e vejam:
    blogseriesteen.blogspot.com
    Ass: Tomás Turbano
  • Dimas
    Acabei de instalar a vversão Beta do Windows 7 disponibilizada pela própria Microsoft. O que tenho a dizer que o sistema é ótimo. Muito mais rápido que o vista e consegue ser mais rápido que o próprio XP. Até agora não tive nenhum conflito de Hardware e consegui instalar tudo nele. Muito mais bonito e arrojado. Gostei!!!!
blog comments powered by Disqus
site statistics