Drivers devoradores de espaço do HD
Publicado em 30/01/2008, na categoria Artigos e Dicas.
É impressionante como algumas empresas que desenvolvem softwares desfiguram suas crias a ponto de torná-las irreconhecíveis. Alguém se lembra do Nero 5? Aquele programa simples, bacaninha, de cerca de 20 MB, e que gravava CDs como nenhum outro. Pois é. Vá ver a versão atual, e se deparará com um bloatware de quase 200 MB, que grava, organiza suas músicas, cataloga seus vídeos, dentre outras “utilidades”. Só falta fazer café (ou não, who knows?).
O que a Ahead e muitas outras empresas não sabem é que o usuário quer exatamente o contrário: programas pequenos e eficientes. Claro que há exceções, afinal, não dá para querer um Office que caiba num disquete. Todavia, em muitos casos a preferência pela dupla leveza/eficiência é válida. Eu utilizei o Nero até a sexta versão. Me agüentei nela até dia desses, quando descobri o BurnAware, leve, pequeno, um must.
O problema é que essa ânsia inexplicável e enervante está saindo dos domínios dos softwares, e chegando a quem deveria, por padrão, ficar na surdina, e só lá: os drivers.
Para ilustrar essa situação, um “fato verídico” que aconteceu comigo dia desses.
Compramos uma impressora básica para casa, a HP Deskjet D1360. Impressora a jato de tinta, configurações modestas, e algo importante: suporte ao Windows Vista. No pacote, veio um CD para Windows XP e anteriores, e outro, amarelinho, exclusivo do Vista. Em regra, essa impressora fica conectada num PC com Windows XP, mas ontem, excepcionalmente, precisei dela no que possui o Vista.
Pluguei a dita cuja na porta USB, e o Windows Vista prontamente se dispôs a tentar instalá-la. Procurou, procurou, e nada. Resolvi dar uma ajuda, e coloquei o CD de drivers do Vista no drive. O sistema começou a pesquisá-lo, e sem demora a instalação foi concluída. Rápida, sem dor de cabeça. Perfeito…
…Ou não. Quando já me preparava para imprimir o que precisava, surgiu uma tela de instalação da HP, com um bonito “Thanks for choose us”, e tal. Desconfiado, afinal a impressora já estava funcionando, selecionei a instalação avançada, na qual tenho a liberdade de ver e escolher o que é instalado. Aí, quando chegou nesta tela, levei um susto (clique para ampliar a imagem):
740 MB para algo que, nas palavras do instalador, trata-se do “software básico necessário para o dispositivo funcionar adequadamente”. Mas ele já estava funcionando! Duvida? Veja por si mesmo:
Imagino que este elefante branco sirva para mostrar o quanto de tinta que ainda resta nos cartuchos, ou qualquer coisa do tipo. Mas, precisa mesmo de 740 MB de espaço em disco? Sei que HD está barato, mas nem por isso precisa abusar… Pior que abusar, é enganar o consumidor, que ao ler a mensagem “necessário para o dispositivo funcionar adequadamente”, é induzido ao erro. Afinal, necessário não é, pois caso fosse, eu não teria conseguido imprimir nada ontem.
É tão difícil assim fazer algo simples e não-intrusivo? Isso me lembra aqueles CDs da AOL, que entupiam o Windows com tantas propagandas que a única solução era a reinstalação do sistema…





29 comentários
>>>>O
30/01/08, 21:49
Cara tambem concordo contigo, eu não consigo entender por que é que fabricantes, e isso é em geral, colocam tanta parafernalha nesses tais Cds de instalação, se duvidar daqui uns dias teremos que comprar Hds maiores em funçao disso, é sacanagem mesmo. Cara hoje em dia facilidade e praticidade é tudo…
vlws!
Samuel
30/01/08, 22:10
Nossss…. esta dificil as coisas! mas acho que as empresas que fabricam HD’s devem dar algum dinheiro pras q fazem os programas!
Lucas Monteiro
30/01/08, 22:51
Até eu tomei um susto quando vi essa pancada de 740 MBs, para um simples dispositivo… Eu uso a impressora LexMark 1110 (Acho), e nunca tive problema com ela, apesar de uma vez, que ela do nada atolou um papel, e continuo imprimindo sem nenhum papel, no final das contas… Tive que mandar minha impressora pra concertar os danos que a tinta fez aos chips.
Pelo Menos o preço saiu em conta, e o técnico erá de pura confiança.
Estou com uma imensa raiva do meu Windows Vista versão Starter, ele do nada, parou de gravar imagens, textos, documentos e arquivos para a unidade “D:” (de CDs).
Eu ainda não achei uma solução precisa, mais creio eu, que eu mesmo irei concertar, como eu não sei, mais vou “E Ponto Final”.
[]’s!
Julix
30/01/08, 22:56
Ghedin, me roubou um post, hehehe
Estava pensando nisso esses dias, exatamente com os dois exemplo que você deu, mas o pior de tudo não é o espaço usado e sim a lerdeza que esses “extras” deixam a máquina, emporcalham o sistema.
Cesar Duarte
30/01/08, 23:02
eu lembro dos cds da AOL que vinham de graça nos jornais… eu instalava no meu Win 95 sem internet mesmo (eu tinha 6 anos na época e já era um nerd em windows) bons tempos aqueles (lembrando quando instalei o windows xp no meu MMX 233 64 de ram XD 10 anos de idade [não rodou LÓGICO])
Rafael M.
30/01/08, 23:08
Eu fiquei de cara com isso no Vista também!
Mas no XP e Server 2003 eu consegui instalar os drivers manualmente, fazendo o esquema de pegar os drivers do CD, apenas eles. Iniciou a instalação da HP e eu cancelei. Um simples driver da impressora e pronto. Instalou rápido, e a scanner do multifuncional foi detectada graças ao WIA (Windows Image Aquisition).
Faz um bom tempo que estou fazendo isso e não estou sentindo falta de nenhum recurso ou firula que vem junto com os super drivers da HP que pelo tamanho só faltam usar DirectX e detectar umidade relativa do ar, entre outras coisas, pelo tamanho.
n
30/01/08, 23:55
Abandonei o Nero pelo mesmo motivo, e, hoje, uso o InfraRecorder, da mesma empresa do TugZip.
De qualquer maneira, fiquei interessado no BurnAware que citou… vou experimentá-lo qualquer dia!
gabriel
31/01/08, 00:01
concordo plenamente… possuo uma HP PSC 1410 all-in-one (multifuncional) e ela precisa de um cd pra instala que veio na caxa… o bicho ocupa 500mb e mais uns programas com 200mb cada….
da licença…
Vinícius
31/01/08, 01:32
desculpa postar isso aqui, mas essa é a ultima noticia e só agora eu fiquei sabendo…
\o/
viva, o winAjuda voltou!!!!
boa sorte ghedin!
Ruben Pedro
31/01/08, 07:43
Essa é aquela velha questão, volte para o XP
Valter Schulz
31/01/08, 08:14
As impressoras da HP são campeãs em lotar o HD de tranqueiras… qualquer impressora leva uns 10 minutos para ser instalada, se for multifuncional então ai pode deixar instalando ir dar uma volta, menos de 30 minutos não termina, eheheh.
Jonatas
31/01/08, 09:12
minha epson não oculpou mais de 10mb =D
Lucas Monteiro
31/01/08, 09:25
Porque todo mundo tem a mânia de dizer: Volte para o XP.
O XP Não tem um visual agradável, mais é personalizável, e não é porque ele é fácil de mexer, que devemos nos acostumar com está situação.
O Windows Vista é o sitema operacional mais completo do mercado, ele supri todas as suas necessidades, e ainda lhe ajuda sem você precisar. Windows Vista é salvação para todos!
Matheus Bonela
31/01/08, 11:16
Ah Ghedin, isso é horrível, mas parece ser uma tendência…
Todos os programas estão seguindo isso agora, eu mesmo não sei como um software da HP pode ocupar tanto espaço…
Uso minha Boa e velho Deskjet 840C, que é suportada automaticamente tanto no windows vista quanto no XP, sem instalar nenhum software, e funciona muito bem…
Lucas Monteiro
31/01/08, 11:44
Matheus, cada um tem suas próprias configurações. Quem dera todos drives tivesse uma configuração “Perfeita”.
@le
31/01/08, 12:10
Eu acho que o pessoal entendeu errado, para estar postando “Volte para o XP”.
O problema não é o fato de ser Vista, XP, 2003, ou o que quer que seja. Isso aconteceria em qualquer desses S.O.
O ponto que o Ghedin coloca é, porque essas fabricantes colocam esses tipos de informações errôneas para tentar enganar o usuário. A central de soluções HP é um software totalmente dispensável, faz funções que vários aplicativos fazem por ai…
Citando esse lance de impressora, a mesma coisa os notebooks, as fabricantes cismam em instalar vários e vários softwares além dos necessários. Ai o notebook fica lento, etc..
Lucas Monteiro
31/01/08, 12:14
O meu comentário, foi especificado para o usuário Ruben Pedro… Leia o meu segundo comentário, mais antes leia o do Ruben Pedro, em seguida veja o meu segundo comentário neste post…
Pepe
31/01/08, 12:59
@ Jonatas
A minha também não, isso sem contar que eu compro cartucho para ela a R$ 10,00.
SpiderMan_RJ
31/01/08, 15:11
Além das impressoras HP e do Nero, existe também a Creative que consegue transformar aproximadamente 5MB de drives de uma placa SB Audigy 2 para o XP, em 200MB instalando do CD que veio com a placa, mas isso se você não baixar da internet as atualizações mais recentes dos programas e correções “tapa buracos anti-hackers”… aí viram 680MB!
É, 680MB de coisas que só deixam o PC mais lento e atualizações de drives que nem funcionam a contento… (ou será que eles “abarrotam” os CDs de instalação, só para encher lingüiça, porque acham que estão gastando um CD inteiro para instalar apenas uns poucos megabytes?)
Pena que o Projeto KX “se perdeu no tempo”…
ftsampa
31/01/08, 23:58
Tenho um HP Deskjet 3845, tenho certeza que, quando a instalei, todos os extras a que se refere o Rodrigo P. Ghedin foram também instalados. Agora vou desinstalar a dita cuja e reinstalar conforme o procedimento indicado.
Sobre o Nero, não passei da versão 6, que ainda tenho instalada, mas parei de utiliza-la, optando também pelo BurnAwere Free Edition que tem apenas 5,4 MB. O InfraRecorder, mencionado por “n” em comentário anterior, tem apenas 3,33 MB.
rdt
1/02/08, 16:33
Eita, a HP é mesmo a campeã em encher o PC de tranqueiras. A minha multifuncional entupiu o PC de inutilidades!
Se houvesse a opção de pôr só o essencial mesmo (drivers e uma Central de Soluções bem enxuta), aí tudo bem. O ruim é que a HP força a gente a instalar todas as porcarias que vêm no CD. Aí não tem máquina que agüente, né?
André
2/02/08, 15:18
“Em regra, essa impressora fica conectada num PC com Windows XP, mas ontem, excepcionalmente, precisei dela no que possui o Vista.”
O senhor não poderia simplesmente ter compartilhado a dita cuja pela rede, se o senhor tem alguma?
Rodrigo P. Ghedin
2/02/08, 15:58
@ André
Haha, sabia que alguém ia perguntar isso
.
Não consigo compartilhar ela. Redes, definitivamente, não é o meu forte… Como não uso com muita freqüência, decidi deixar assim mesmo.
[]’s!
Kanbh
4/02/08, 14:17
outra sugestão:
http://www.cdburnerxp.se
Caio
7/02/08, 08:42
Olá antes tarde do que nunca!!!
Para gravação de CD’s e DVD’s Minha sugestão é o Express Burn 4.06, nunca me deu problema!! Um programa GRATIS, intuitivo e de qualidade que ainda tem uma função pra normalizar o volume de discos de áudio, Mas o mais legal deste programa é o tamanho do arquivo para instalação que é só de 308KB
Vale a pena conferir…
Rodrigo
24/02/08, 01:24
ótima dica, que já venho usando já há tempos.
faça isso com todos os meus drivers, para economizar um espacinho no HD para outros programas.
e a HP é a campeã mesmo de encher o PC de tanqueiras!
praticidade e simplicidade é tudo!
WinAjuda » Minha experiência com o Ubuntu Linux
10/03/08, 07:54
[...] segundos, ela estava pronta para ser usada. Detalhe que, no Windows XP, sou obrigado a baixar um driver bloatware, e no Vista, sou obrigado a fazer um workaround furado que funciona quando quer. Isso me fez [...]
Emmanoel
30/03/08, 19:17
Boa noite.. tenho uma impressora hp deskjet 3845 e nao possuo o driver do vista..
Entrei no site e eles nao possuem esse driver….
Alguem poderia me ajudar fornecendo o driver se possivel.. ou uma solução
luis floriano modesto
26/04/08, 11:27
estou tendo sérios problemas com a HP deskjet f380 all in one que usava tranquilamente no XP.
Agora; no Vista aconteçe o seguinte:
tentei baixar o drive para vista direto da hp,deu erro (3 vezes)
entrei em contato me mandaram o cd (fui muito bem atendido)
instalei mas quando pede para conectar o cabo USB não conclui a etapa, pulei esta e segui em frente.
depois de tudo instalado tento abrir a central de soluções hp e vem a mensagem “nenhum dispositivo hp encontrado o central de soluções ira fechar.”!!!!!!!!!!!!
entrei em contato novamente e me mandaram alternativas diversas para sanar o problema ; nada funcionou.
nessa altura do campeonato estou vasculhando a net em busca de alguma alternativa ou em ultimo caso voltar ao xp pois preciso digitalizar com frequencia e não consigo +
existe um programa alternativo que faria o papel do central hp?