AntivÃrus pesado é realmente necessário?
Publicado em 18/02/2008, na categoria Artigos, Segurança.
Quando Jim Allchin disse que o Windows Vista é tão seguro que poderia ser utilizado sem antivÃrus até por uma criança de sete anos, sem problemas, meio mundo caiu de pau em cima dele. Entenda por “meio mundo” empresas de segurança que se mantêm à s custas dos problemas que malwares em geral causam ao sistema da Microsoft. Bom, como eu estou longe de ter a relevância de um peixão da Microsoft, e não tenho rabo preso com nenhuma fabricante de soluções de segurança, posso dizer que, sim, antivÃrus é dispensável.
Essa declaração não é radicalismo besta, ou rebeldia sem causa. Não ligo de usar uma solução antivÃrus, desde que ela não seja tão intrusiva quanto minha mais recente experiência, o Kaspersky 7.0, tem se mostrado. O Windows com e sem ele parece dois sistemas completamente diferentes. Sem antivÃrus, sistema rápido e eficiente; com antivÃrus, lentidão irritante. Essa caracterÃstica “matadora” (da paciência do usuário) não é exclusividade do programa russo; o Norton AntiVirus, da Symantec, há anos tenta se livrar da fama de carroça, fruto dos péssimos programas lançados no inÃcio da década - hoje em dia, sinceramente, não sei como as coisas andam por lá. Outros tantos estão na mesma situação.
Melhor que antivÃrus, é ter bom senso e ser desconfiado. Estes sim são o que protegem o usuário dos males que a Internet reserva. Afinal, se o usuário não acessa sites de gosto duvidoso, e analisa bem os anexos e links milagrosos que chegam via e-mail, o antivÃrus torna-se um fardo pesado e inútil.
Evidentemente há casos em que nada pode impedir uma contaminação (nem mesmo os antivÃrus). Para nossa sorte, porém, eles são raros - o último do qual me recordo foi o Blaster, cerca de cinco anos atrás. Manter o sistema atualizado é mais importante do que manter o antivÃrus atualizado. Fato.
Antes que administradores de rede me crucifiquem, deixo claro que tudo isso que escrevi se refere ao uso doméstico do PC. Não dá para exigir bom senso e responsabilidade de um grupo de trabalho grande; nesses e n’outros casos, como o do PC compartilhado com irmãos menores sem noção, o antivÃrus torna-se indispensável. É triste, mas é a realidade.

Voltando à declaração de Allchin, ele tinha razão: no Vista, a vida dos crackers fica ainda mais difÃcil, graças a ferramentas chatas, porém eficazes nesta guerra. O UAC é considerado por muitos um recurso oriundo do pacto feito entre Gates e o capeta, mas a verdade é que, em muitos casos, ele é bastante útil, especialmente para quem não tem muita familiaridade com decisões importantes ao funcionamento do sistema.
Eu uso antivÃrus. É o BitDefender 10 Free Edition. Ele é bem interessante: não tem proteção em tempo real, logo, não afeta o desempenho do Windows. Quando me deparo com algum arquivo suspeito, faço uma varredura, e pronto. Periodicamente, em geral a cada quinze dias, varredura completa do sistema. E assim vou levando, sem contaminações, e com um sistema estável e rápido.
Discorda? Concorda? Sei que o tema é polêmico, e a idéia é, aproveitando-se disso, gerar um debate saudável e instrutivo nos comentários. A minha opinião está aÃ, e a sua, qual é?






55 comentários
joaquim
18/02/08, 10:08
no meu caso, usar um antivÃrus em tempo real não é necessário, também testei o Kaspersky 7, ele era muito bom, mas muito pesado. O computador dava umas travadas repentinas.
Vou testar esse BitDefender, quem sabe não é minha solução.
Osvaldo
18/02/08, 10:18
Olá. Concordo com o seu texto escrito.
E tbm acho q o Norton e Kaspersky deixam o computador uma carroça.
Qto aos cuidados com o internet, eu presto atenção, mas mesmo assim
uso o AVG com proteção em tempo real. Acho mais prático do q ter q fazer um
scan total a cada 15 dias, ou outro perÃodo.
Eh isso aÃ. Valeu!!
Mateus
18/02/08, 10:30
Eu também concordo com o seu texto, mas como o pc que eu uso é dos meus pais e não meu, coloquei o Avast!. Se eu tivesse o meu computador e com o Windows Vista, com certeza não colocaria AntivÃrus.
Rafael Lino
18/02/08, 10:39
Concordo absolutamente com o teu artigo Rodrigo.
Dos 4 pcs que uso apenas 2 têm anti-virus (Avast!) devido ao modo como são utilizados e claro devido a quem os acede. Quanto aos outros a minha politica de não instalar software não testado ou executar ficheiros de amigos e afins evita que tenha supresas aborrecidas.
toscotilldeath
18/02/08, 11:19
Antivir, da Avira
Victor
18/02/08, 11:24
Concordo totalmente com seu texto. Eu já estou há quase dois anos sem usar anti-virus e nunca peguei um virus, mas a cada 2 meses eu uso algum para dar uma revisada no sistema, e já aproveito e testo antivirus diferentes, já usei: Norton, Avast, Nod32, Kaspersky, AVG, McAfee, Active Virus Shield. Entre todos estes o que eu achei melhor foi o Avast! Antivirus, pois ele é leve, eficiente e têm atualizações freqüentes. E se fosse pra usar, eu ainda preferia um Anty-Spyware em vez de um anti-virus.
Daniel
18/02/08, 11:26
Concordo com o texto até que algum dia você pegue algum virus que ataca os antivirus. Deixando o antivirus inutilizado sem que você perceba.
Nibelung
18/02/08, 11:29
Mais um que caiu no papo de “leve o Kapersky de graça no site chinês”. Ainda não desinstalei, mas deixo ele aqui fazendo um scan básico todo dia de madrugada, e uma varredura geral todo sábado. Desativando a proteção em tempo real, claro, já que ele nem come tanta RAM assim.
E faço coro ao Victor: Estou a dois anos sem colocar anti-virus, e nunca tive problemas com o PC.
Fausto
18/02/08, 11:34
É como você disse Ghedin, se o seu computador é compartilhado, fica difÃcil não usar antivÃrus, a não ser que você queira ter alguma surpresa desagradável no futuro. Minha irmã, por exemplo, usa principalmente MSN e Orkut, e de vez em quando aparece aqueles vÃrus que simulam páginas de banco. Mas hoje em dia as opções gratuitas pra uso doméstico são muito boas. O avast! antivÃrus é o mais leve que conheço, e menos intrusivo até que soluções pagas. Você tem a opção de não exibir mensagens de atualização em aplicativos de tela cheia, como jogos. Como escolher se a conexão é via modem ou cabo, otimizando as atualizações. O avast é o único antivirus que conheço que detecta quando o modem está conectado, e então se atualiza.
Fausto
18/02/08, 11:38
E mais uma coisa: Parabéns por ter saÃdo do Guia do PC, você fez a coisa certa. Os novos textos colocados são altamente polêmicos, e seus autores são fanboys ferrenhos da Microsoft em fóruns por aÃ. O ambiente lá não anda nada saudável.
gabriel
18/02/08, 11:39
mt tempo q n pego virus, talves nem precisasse de um ja q consigo lidar com links, emails alem de varreduras on line… porem tenho o bom o e leve NOD32 caso algo ocorra
Pepe
18/02/08, 11:50
Apesar de concordar com você, tenho que admitir que me sinto mais ´seguro` sabendo que tenho um bom antivÃrus no meu PC (no meu caso o NOD32).
O que você colocou é chave, o maior vetor de contaminação do PC é próprio usuário e lá em casa o pessoal ainda é meio ´sem noção` com relação a segurança em PC, por isso a dupla NOD32 e Comodo Firewall, já está há um bom tempo rodando no PC de casa sem nenhum problema com relação a infecção.
Marcelo
18/02/08, 11:54
Bom, sempre usei AV e a minha decepção maior foi com o Norton, pelo seu imenso peso ao SO, mas desde 2006 que vinha usando o F-secure até descobrir o Kaspersky (ano passado). Logo de cara gostei, pois estava com uma máuqina com 2Gb de RAM no XP, e não notava seu peso. Hoje estou com apenas 1Gb utilizando o Vista Ultimate e já sinto uma certa lentidão na resposta do SO.
Vou instalar o Bit Defender para ver se fica mais leve, pois diversas vezes utilizo outros HD’s para backup ou cópia de arquivos preciso de AV instalado.
Augusto
18/02/08, 12:10
Ah… Sei lah…
Eu tô usando o Kaspersky 7 e não estou tendo muito a reclamar não…
Mesmo sabendo que eu sei navegar e que não pego vÃrus tão facilmente eu prefiro me prevenir… O NOD32 também é uma ótima solução… Gosto muito dele.
Tony
18/02/08, 12:15
Discordo.
Se você precisa procurar alguma coisa, vai lá no Google, pelos resultados você vê uma página, não conhece, aà não vai clicar só porque acessa páginas apenas ‘conhecidas’? Isso é patético.
Bill
18/02/08, 12:22
Nunca usei antivirus em toda minha vida…
Diego Castilho
18/02/08, 13:07
Concordo que em casa, se seus hábitos forem saudáveis, as chances de se contaminar são pequenas, mas em um ambiente coorporativo as coisas mudam muito.
Em casa eu utilizo o NOD sob o Windows Vista e roda bem legal, leve e meu micro fica limpo. Não posso ficar sem antivÃrus por causa do trabalho, e posso dizer que não pego vÃrus a muitos anos.
Na empresa utilizo o SAVEE 10 (Symantec Antivirus Enterprise Edition) e realmente ele consome muita memória, mas no quesito vÃrus, também sou feliz com ele, 2 anos de uso e nenhum vÃrus. Claro que tudo isso aliado, como disse antes, aos bons hábitos de navegação.
Comentários sobre a Symantec:
Sobre o peso do Norton, a Symantec modificou completamente o código e até mudou de nome, pra disvincular a má fama. Agora o produto chama SEP 11 (Symantec EndPoint Protection 11).
Já testei no LAB Symantec, vai ser implantado aqui na empresa, posso dizer que funciona muito bem e é extremamente mais leve que o antecessor.
[]s
Lucas
18/02/08, 13:24
Eu formatei meu pc ha uma semana atras e ate agora nao tive nenhuma vontade de instalar qualquer antivirus q seja, pq eles me atrapalham mais q qualquer outra coisa, pois sempre q vou rodar um programa pesadao eu tenho q desliga o antivirus e tem alguns q nao deixam que vc feche eles da memoria, o q eh lamentavel, pois eu quero poder escolher se o antivirus fica ligado ou nao.
Nao da pra fica sem antivirus pra sempre e ja usei o vista soh com o windows defender q nunca acuso virus nenhum, mas quando fui escanea-lo com o kaspersky detectou 5 virus e trojans.
Lucas Costa
18/02/08, 13:32
@Tony
Caso use o Firefox fica a dica de usares o McAffe AdvisorSite, muito o bom e em todas as pesquisas da Google ele mostra qual sites são seguros e quais não.
Concordo com o texto, caso saiba os sites que usa então não há perigo e não saia por ai entrando em qualquer site (principalmente de conteúdo erótico).
Uso o Kaspersky com protecção em tempo real ligada mas depois desse seu texto e os comentários que vi aqui acho que vou tentar deixar ele desligado por um tempo e vê no que dá.
Junior
18/02/08, 13:35
Não acho que o Kaspersky 7 deixa muito pesado não, eu tenho o KIS 7 que creio usar um pouco a mais que o KAV 7 ainda, meu pc é no máximo mediano e a diferença com ou sem nem é muita, claro que as vezes ele inventa de escanear coisas demais, mas nada que uma boa configurada nele não resolva.
thiago
18/02/08, 13:57
eu não uso av. eu mesmo sou o sistema av hehe. sugiro o clamwin (tem até versão portable) como varredura, pois o bitdefender deixa alguns processos abertos
Tony
18/02/08, 13:58
@Lucas Costa
Não confie apenas nas análises do SiteAdvisor da McAfee.
E nem todos os resultados da busca do Google são analisados pelo SiteAdvisor.
Sem falar, que por experiência própria, eu frequentava um site, totalmente conhecido e idôneo, mas certo dia houve um problema no servidor onde ele estava hospedado e acabou infectando muitos clientes, eu, que estava com meu antivÃrus ativado, não fui afetado.
Entendo que tomando cuidados EXTREMOS com o que se faz na internet, você pode parar de usar um antivÃrus, mas se eu não tiver a liberdade de acessar um site que eu não conheço, pra saber se é bom ou ruim, perde a graça.
Tony
18/02/08, 14:02
@thiago
O ClanWin é tão ruim que não atingiu nem 55% de sucesso contra os malwares e por isso sequer ‘aparece’ nos testes da Av-Comparatives.org. Se é pra ter isso no PC, é melhor não ter nada.
C4i0
18/02/08, 15:17
Concordo com o texto, se você tiver consciência dos cliques que dá, os riscos de se pegar um vÃrus são quase zero.
Quando o Ghedin fez aquele post do Kaspersky de graça, eu fui correndo pra pega uma licença, no começo deixei ele funcionando, só que agora desativei a proteção em tempo real, faço um scan completo a cada 10 dias, mais ou menos.
Highlander
18/02/08, 15:33
O Kaspersky está pesado assim?
Estava para instalar ele (graças àquela licença de 1 ano postada aqui) no meu PC principal, assim que o NOD32 expirasse (daqui umas 2 semanas).
Agora, acho que vou é renovar ele mesmo.
Quanto a ficar sem AV, eu até ficaria, mas a tranquilidade que ele trás para aqueles nossos momentos de “distração”, me faz manter ele. Principalmente porque o NOD é muito leve.
igor
18/02/08, 15:40
Tinha um pc antigo, ele já vinha com o Norton… muito bem, eu pensava, Uau um dos melhores antivirus,e achava a lentidão do pc normal…(2.6GHz e 256RAM), até que um dia a “validade” expirou, tudo bem… é, agora é melhor ver uma nova key, passei um mês procurando, mas achava muito caro e era em $dollar$, tá não teve outro jeito, desinstalei… reinicie o pc e em menos de 1min o pc estava pronto pra uso( não ficava o setinha de carregando - ampulheta), nossa depois desse dia eu percebi o quanto era bom o meu pc, mas um tecnico veio aqui em casa pra resolver uns problemas da placa de video, a placa não funfou mas em compensação ele colocou o NOD32 aqui e o pc continuou na mesma “rapiderrimo” pra logar… agora é só felicidade e tranquilidade
Octávio Augusto
18/02/08, 15:51
Não uso antivÃrus há 3 anos e não tenho problemas.
Paulo
18/02/08, 16:04
Legal, to quase desisntalando meu Kaspersky com serial chinês de novo.
ahahahah
Eita carroça que isso aqui! O windows soh funciona bem dps que ele inicializa…
Quando eu usava o Kasper 6 a uns anos atras parecia que era tao bom.. Piorou bastante na minha opniao e ta ficando igual ao Norton (ou talvez eu tenha exagerado…)
Tony
18/02/08, 16:36
É normal o Kaspersky ser pesado no começo, pois com o tempo ele vai ‘conhecendo’ os arquivos que você possui e só passa a scaneá-los novamente se houver alguma mudança neles.
Mas se você quiser ‘leveza’, vá com os produtos da ESET que são muito bons nesse quesito.
marcellus
18/02/08, 16:58
Po, de 3 pcs aqui em casa, 2 tem o Avast (o escaneamento durante o boot, pra mim, é o melhor)…
Aqui no micro que uso não em nada.Nem AV, nem Anti Spyware. Só o WinXP SP2 atualizado.
=D
marcellus
18/02/08, 16:59
Ah, só pq o Rodrigo falou desse BitDefender, vou ver como é… se é pra escanear sem rodar desde o boot nem ficar em segundo plano, acho que é válido!
Luan
18/02/08, 17:05
Num entendi.. Ghedin você usa dois antivirus? Kaspersky e Bit Defender na mesma maquina? Foi o que deu a entender.
Alex
18/02/08, 17:12
concordo com o texto, e acho q no vista nao a muita necessidade de antivirus, + no caso do XP acho indispensavel, eu utilizo windows XP com o AVG 7.5 e sempre atualizado assim como o windows, e pra quem tem o vista, eu recomendo o NOD32 pois ja testei e acho um antivirus bom e dos mais leves q testei. e isso ai
chrystoffer
18/02/08, 17:16
eu nunca usei antivirus

nao gosto
eddie
18/02/08, 19:01
depende pra q cada um usa o pc!
se vc usar o pc como BANKER!
ai faz ki nem eu usa o NOD32, outprost firewall 2008, spyboot.
mas se vc usa pra uso normal, acessar site, peskisar essas coisas.
ai nem precisa!
André
18/02/08, 19:13
Posso comprovar isso. Recentemente, instalei o Windows 2003 numa máquina e ele se mostrou deveras mais rápido que o XP: janelas e os itens do menu Iniciar apareciam instantaneamente ao se clicar neles. Não havia delay em se mudar para uma pasta ou disco. Então, instalei nele o PC Tools Antivirus e o sistema passou a apresentar um atraso na formação das imagens dessas funções, isso porque o antivÃrus fica com serviços rodando o tempo todo.
Mas quanto ao UAC, digo-lhe que o seu maior inimigo é o usuário. Explica-se: a Microsoft colocou essa tecnologia para proteger o sistema, para confirmar cada ação que o usuário vai fazer. Mas o que acontece? O usuário acha isso chato, e não entende que isso é para sua segurança. Logo, ele vai acabar desabilitando o recurso e toda a intenção da ferramenta irá por água abaixo.
FabrÃcio
18/02/08, 20:00
Viver sem AV hoje em dia? É uma verdadeira ação suicida… É meio que estranho sobreviver a tantos malwares, hackers e talz, sem antivirus…
Um usuário responsavel, tal como o Ghedin, está habilitado, e pode viver sem antivirus…
Até ai, tudo bem. Mas e os lammers e orkuteiros se plantão? vixi, não sei não.
Na minha opinião, antivirus hoje em dia são tão leves, como o Avira e o Bit, que fica até estranho não usar. Consciência, e parcimonia com a internet = PC saudavel e rápido.
Leocadio
18/02/08, 20:27
Olá, paz e bem!
Parabéns pelo ótimo post!!!
Estou fazendo atualmente um teste interessante: Comodo Firewall + Spyware Terminator (com o módulo do WinClamAV integrado), ambos free.
Claro, o Comodo no lugar do firewall nativo do XP e a solução Spyware Terminator não configurada para rodar em tempo real, apenas quando necessário e contando com o apoio do ClamAV opensource.
Gostaria que você Ghedin escrevesse ou comentasse mais a respeito desta ou outras formas de manter minimamente seguro um sistema baseado no WinXP.
[]s livres,
Leo
Guarujá, SP-BR
Lucas Barbieri
18/02/08, 23:04
Estou pensando em mudar de anti-vÃrus. O Kaspersky Internet Security deixa o meu PC extremamente lento!
Luiz
18/02/08, 23:30
Basta ter bom senso e um firewall bem configurado ajuda…
[]´s!
Santiago
19/02/08, 00:47
Segundo esse site o melhor anti-vÃrus de 2008 com testes realizados é o bitdefender, mais eu estou mais familiarizado com o avg, que uso em conjunto com o avg anti-spyware. Segue a lista dos 10 melhores anti-vÃrus do mercado.
http://anti-virus-software-review.toptenreviews.com/
RScheffer
19/02/08, 00:53
Bom dia a todos!!!
Eu fiquei muitos anos usando o WinXP SP2 sem antivirus e sem pegar nenhum virus. Quando aconteceu, o que eu peguei foi Spyware, ainda não sei como ou porque.
Acredito que o Vista realmente permita o uso sem Antivirus, porem como foi dito, se o Computador for realmente pessoal.
Abraço!!!
Edgard
19/02/08, 04:55
Pra mim eu acho a maior loucura ficar sem anti-virus no meu pc, tempos atrás eu fiquei sem um anti-spyware e meu pc foi pro espaço, perdi todos os meus filmes, minhas músicas TUDO. Depois disso coloquei o NOD32, e tenho 2 anti-spywares o ad-ware SE, e o spybote. Pra quem acessa a internet pra só ficar em sites do tipo Orkut e falando no msn eu acho que até dá pra ficar sem anti-vÃrus, mais no meu caso acesso muitos sites vamos dizer… perigosos ^^
e quanto a lentidão eu uso o NOD32 e é como se não tivesse usando anti-vÃrus nenhum.
Marco Carvalho
19/02/08, 08:34
Você tem razão. Desde 1996 que sou usuário de Internet. Na época, estava todo empolgado com o Windows 95. Meu PC tinha 16MB de Ram! Com tanta memória assim, era comum desativar o Norton, que até então, não era uma lesma prenha. (lembra do caso daquele funcionário da Microsoft?). Pois acreditem se quiser. Em 12 anos de Internet, meus Pcs nunca foram infectados por vÃrus. E olha, eu gosto de navegar no porão da Internet.
Mas atualmente, há uma ameaça verdadeira na Internet, da qual já fui vÃtima: os malwares. Não tem jeito. Utilizo os melhores Anti-Spywares (Spyware Doctor, on e SpySweeper, off). Não é raro ser infectado por um spyware.
Quanto aos vÃrus, quase tudo é marketing sujo dos fabricantes.
Tony
19/02/08, 10:22
@Santiago
Muitos sabem que por trás desse review teve muito $.
@Marcos Carvalho disse “Quanto aos vÃrus, quase tudo é marketing sujo dos fabricantes.”
Em que mundo você vive?
JMSbeta
19/02/08, 12:31
Há muito estardalhaço em torno dos vÃrus. Isso é verdade. Mas, temos que admitir que existe um número assustador de pragas virtuais, que só faz aumentar.
Muitos anti-vÃrus ficaram(eram, são) pesados devido ao fato de fazerem outras funções. Como: Firewall, Anti-Spyware e outras coisas.
Cada caso, é um caso. Na época que amava o Win98, não o trocava pelo XP nem de graça, não usava anti-vÃrus, mas como sempre gostei de usar programas p2p (kazaa, Audiogalaxy, eMule e etc) precisei formatá-lo duas vezes por causa de vÃrus.
Hoje, uso uma versão 2005 do Norton (Anti-vÃrus e Firewall somente), que no meu caso funciona tranquilo.
Concordo em parte com o Ghedin. Mas, ficar sem nenhuma proteção no pc, ainda não testei o Vista, é quase suicÃdio nos dias de hoje. Pois, como as páginas da grande rede ficaram mais sofisticadas, podemos nos contaminar com uma simples visualização de e-mail, na página de qualquer uma das redes sociais disponÃveis e em outros casos sem a necessidade do usuário abrir um arquivo.
É isso!
[]’s
Lucas Barbieri
19/02/08, 16:31
NOD32 ou Avira AntiVir: eis a questão.
Jonny
19/02/08, 18:21
Concordo com seu texto.
Ainda mais ainda hoje com os processadores com prevenção de execução de dados, já dá pra não ter mais um programinha em background guloso de memória e processamento.
Rick
19/02/08, 22:49
Existe aquele famoso ditado: “No paÃs do futebol todo mundo se acha craque”
Acho que esse ditado já pegou na informática, pois pra pessoas acharem que podem dispensar ferramentas de proteção importantes, elas devem achar que “batem um bolão” no campo da informática… até um dia o joelho estourar :p
Larvitar
19/02/08, 23:05
Espero não estar atrapalhando com esse comentário, porém em alguns pontos discordo de você, Ghedin.
Eu trabalho com manutenção e montagem de PCs, e apesar da pouca idade (16), já enfrentei muito abacaxi grande, que me fizeram inclusive repensar o antivÃrus que eu usava (Avast na época).
É certo que o melhor antivÃrus é o próprio usuário, mas mesmo o usuário mais cuidadoso, após levar seu pendrive na empresa de impressão de fotos, onde a descuidada atendente deixou um pendrive infectado entrar, é inevitavelmente infectado também ao colocar o pendrive no seu PC. Isso é fato. E já aconteceu comigo. Por sorte, eu tinha um excelente antivÃrus chamado Kaspersky 7.0.
E não adianta desviar de sites duvidosos… uma hora acabamos entrando sem querer. E usando navegadores inseguros (leia-se IE6 e anteriores, devendidos com garras e dentes por alguns fanboys), o perigo de infecção é evidente. Pra mim, antivÃrus é indispensável. Mesmo o usuário mais cuidadoso acaba se contaminando, principalmente através dos pendrives. No Vista é mais difÃcil, por causa não apenas da babá eletrônica chamada UAC, mas por causa do modo com que ele trata os autoruns, perguntando se você quer ou não executar o programa programado no autorun. Mas no XP é inevitável a infeção por meio dos famosos “vÃrus de pendrive”. Estou enfrentando um caso desses aqui no meu trampo e não é nada fácil.
Por isso, na minha opinião, antivÃrus é indispensável, mas depende do que se vai usar. Se não quiser pagar nada, é bom usar o Antivir. Testei-o aqui e os resultados foram muito bons. O KAV 7.0 eu uso aqui no meu PC, e quando o meu pai leva o pendrive pra algum lugar desconfiante, ele me dá o pendrive pro KAV analisar, sem medo nenhum o faço. Meu PC está sem infecções, rápido (ok, o KAV deixa o PC lento nos primeiros dias, mas depois o desempenho vai melhorando, pois ele só analisa os arquivos novos e os que foram modificados)
Bom, é isso que eu acho…
Abraços!
MaurÃcio
19/02/08, 23:53
Bem, na minha opinião, em se trantando de Windows, é melhor previnir do que remediar, mesmo sendo o Vista, que para mim é o melhor SO que a MS criou.
O antivÃrus e essencial para qualquer usuário, desde o mais experiente ao novato. Sou Técnico em Informática e o NOD32 é imbatÃvel, leve e seu scan é um dos mais rápidos senão o mais rápido e sua HeurÃstica é excelente. Em se tratando de ad-ware e malware, etc… Não confio no Windows Defender, pois sua base de dados é muito fraca. Eu uso o AVG Anti Spyware e o SpyCatcher.
Eduardo
26/02/08, 15:41
Principalmente em informática, tudo é relativo.Para alguns a segurança é feita simplesmente através de bons hábitos.Mas para a esmagadora maioria dos usuários, um anti-virus é fundamental. Para aqueles que não são tão sensatos ou desconfiados , recomendo com louvor o imbatÃve NOD32. Você nem vai notar que tem um anti-vÃrus em tempo real, tal sua levesa e dIscrição.
WinAjuda » Wincast, o podcast do WinAjuda
26/02/08, 21:06
[...] AntivÃrus pesado é realmente necessário?; [...]
Sidnei
19/03/08, 06:27
Usuários de windows que não usam anti-virus ou usam algum que não tenha proteção residente é suÃcidio, ainda mais que existe uma opção no mercado que é leve, gratuito e comprovadamente eficiente como o AVIRA ANTIVIR que consome mÃseros 5 ou 6 MB.
Daniel
30/03/08, 17:15
Estou utilizando o Windows Vista Ultimate 64bits a 5 meses e garanto a vcs q ele pega virus sim ..Utilizava meu sistema sem nenhuma proteção de antivirus, costumava entrar so em sites considerados inofencivos como Baixaki, Superdownloads etc.Um dia resolvi fazer um teste no meu vista com Kaspersky Internet Security e pela minha surpresa ñ encontrei 1 virus não mais vários em meu pc OBS:.(Se vc tiver um bom pc o kaspersky nem cosquinha vai fazer no seu sistema), o kaspersky removeu vários virus mais ainda possuia outros q ele não detectava, resolvi formatar minha maquina e hoje em dia uso o BitDefender Total Security q protege meu sistema em tempo real e até hoje ele não deixou passar nada OBS:.( O vista ainda esta vuneravel, a microsoft não lançou todas a atulizações de segurança nessesaria para o bom funcionamento do sistema inclusive o vista ainda possui varios bugs) OUTRO ANTIVIRUS QUE TENHO INSTALADO, MAIS ATIVO SO PARA FAZER VERIFICAÇÃO PELO MENOS DE 6 EM 6 MESES É O AVIRA UM EXCELENTE ANTIVIRUS .
Possuo em meu pc os dois sistema vista e xp e garanto a vc q para quem joga o vista ainda é muito fraco o xp roda 99.99% melhor do que o vista, no xp utilizo o kaspersky ao invez do bitdefender e meu sistema esta otimo sem lentidão e bem protegido.(se o XP tivesse o Direct-x 10 sem ser crackeado para rodar no sistema seria 100%)
Tenhu um Core2Quad q6600 Asus P5k3 Wi-fi Deluxe DDR3 4GB Kingston 1333 Geforce 8600GTS
PRA FINALIZAR È ESSENCIAL POSSUIR ANTIVIRUS NO VISTA (A PG DO BAIXAKI DE VEZ EN QUANDO O BIT ACHA ALGUM SCRIPT COM VIRUS)