Se no campo dos sistemas operacionais a Microsoft divide opiniões, o mesmo não pode ser dito em se tratando do hardware produzido pela empresa de Bill Gates. A produção é limitada a poucos acessórios, todavia estes são aclamados por público e crítica como sendo de indiscutível qualidade. Tais comentários têm razão de ser; quem já teve a oportunidade de usar um teclado, webcam, mouse ou joystick da Microsoft, sabe o que digo.

Recebi da Microsoft Brasil, semana passada, o kit Wireless Optical Desktop 2000. Ele é composto por mouse e teclado, ambos sem fio, funcionando via radiofreqüência. É um equipamento entry level, ou seja, um dos mais baratos e simples, mas isso não significa que seja de qualidade inferior. Pelo contrário: a qualidade segue a do restante da linha. O que diferencia este modelo de entrada dos top são detalhes, que fazem diferença no dia-a-dia-, mas ainda assim, detalhes.

Teclado

Teclado (visão geral).

O teclado tem um formato todo diferenciado, bastante ergonômico e confortável, característico da linha Curve Comfort, da Microsoft. No início a adaptação é meio complicada, especialmente por conta das teclas de diferentes tamanhos, mas é questão de tempo até eles serem absorvidos pelo inconsciente.

Um ponto bastante positivo é que as teclas são macias e ao mesmo tempo firmes, algo bastante raro de se ver. A digitação corre tranqüila, e o formato meio convexo se encaixa perfeitamente com a posição natural das mãos.

Teclado.

Na parte superior, há algumas teclas de acesso rápido. Ao contrário de alguns teclados disponíveis no mercado, neste a Microsoft limitou-se ao básico: botões de navegação e controles principais do player de música. Eles funcionam normalmente, e não é preciso instalar driver manualmente para utilizá-los - a instalação é automática, pelo menos no Windows Vista. Acima do teclado numérico, há outra tecla de acesso rápido, que abre a calculadora do Windows.

Em termos estéticos, nada a reclamar também. O visual é bastante sóbrio, totalmente preto, com os desenhos das teclas em prata. Apenas os botões especiais de áudio (diminuir e aumentar volume, e mudo) são mostradas num esquema contrário, ou seja, botões prateados e desenhos pretos, além do logotipo da Microsoft, no canto direito do teclado.

O teclado, bem como o mouse, é feito de um plástico fosco bastante resistente. A área das teclas especiais, ao contrário do restante do teclado apresenta um plástico brilhante, que curiosa e felizmente não fica marcado pelo toque dos dedos. Os “pézinhos” são emborrachados, evitando deslizes chatos e perigosos (já imaginou esse negócio caindo no chão?). Ele não é muito pesado, de modo que pode ser utilizado no colo sem maiores dificuldades.

Mouse

Mouse e base.
O mouse é simples de tudo, e talvez esteja aí sua grande virtude. É ótico, e possui três botões, além da wheel, que faz as vezes do terceiro botão. Em suma, é igual à maioria dos mouses comercializados atualmente.

O material utilizado na sua confecção é um plástico aparentemente mais rígido que o do teclado, pintado com uma tinta meio fosca. Embora descrevendo-o assim a imagem formada na mente possa ser meio grotesca, na real o resultado é muito bom - julgo-o mais bonito que o teclado, para se ter idéia. O jogo de cores, formado pela cor preta e mais dois tons de cinza, caíram muito bem nele.

O tempo de resposta do mouse está dentro do padrão para o usuário casual, mas para gamers, pelo que li em sites estrangeiros, ele deixa um pouco a desejar. Se bem que, levando em conta que Logitech e Razer produzem “mouses” específicos para gamers, isso talvez não seja um ponto negativo, afinal. Me usando como exemplo, não senti dificuldades no uso cotidiano do mouse, mesmo quando precisei utilizar programas de edição gráfica, como o Fireworks.

Curiosidades e detalhes

Assim que comecei a utilizar o kit, senti falta das luzes que indicam a ativação das funções Caps Lock e Num Lock. O burraldo aqui não notou que elas ficam na base receptora do sinal, e não no próprio teclado, como é comum em equipamentos com fio. Sorte que alguém cantou a bola num dos Skypecasts realizados recentemente…

Teclado e mouse usam, cada um, duas pilhas AA, essas mais comuns. Não sei qual a duração delas, mas imagino (e espero) que seja longa. Afinal, caso não seja, ou compra-se um carregador, ou lá se vão muitos dinheiros para poder digitar e arrastar o mouse.

O conjunto é compatível com as versões 2000, XP e Vista do Windows, além do Mac OS X 10.2 e posteriores. Não é preciso instalar nada; basta plugar a base receptora na entrada USB, e o Windows se encarrega de fazer todo o trabalho. É plug and play de verdade.

Sobre a base receptora, é bom mantê-la próxima, pois o alcance do sinal não é dos maiores (1,8m). O ideal é deixar um vão entre a base e os periféricos. Durante os testes, com o modem e o access point entre eles, ocorreram diversas falhas. Talvez isso seja natural, e este orelhudo que aqui escreve não saiba; de qualquer maneira, achei melhor comentar.

Outro ponto que vale comentar é sobre a sincronização. Para fazê-la, basta pressionar, simultaneamente, os pontinhos existentes na base e no teclado/mouse. Ainda não foi necessário refazer esse procedimento, mas quando os comandos começarem a falhar, antes de cogitar bateria fraca ou defeito no equipamento, deve-se tentar tal procedimento.

Minha irmã e namorada testaram teclado e mouse, e ambas gostaram dele. Destacaram o conforto, e, de fato, é o que mais chama a atenção durante o uso.

Unboxing

Unboxing.

Para quem curte unboxing, ou seja, o momento exato da abertura de equipamentos de informática, confira o set do unboxing do Wireless Optical Desktop 2000 no meu Flickr.

Conclusão

Para quem sempre usou os xing-lings da vida, é uma experiência completamente nova. Não desmereço os teclados baratinhos, especialmente os da MTek, mas é notável a diferença entre eles, desde o preço, passando pela qualidade dos materiais, até a disposição das teclas - sentirei falta desse tal de Curve Comfort…

Fazendo uma rápida pesquisa no BuscaPé, vi que o preço médio do Wireless Optical Desktop 2000 é de R$ 200,00. Meio salgado para a realidade brasileiro, principalmente se levarmos em conta que existem muitas opções boas a preços mais em conta. Porém, pensando a longo prazo, colocando no valor a garantia de 3 anos (que funciona mesmo), e a qualidade e durabilidade do produto, nos deparamos com o típico caso do investimento inteligente, no qual o valor, diluído no tempo de uso, torna-o barato.

Resumindo em poucas palavras: se estiver sobrando alguma grana, e/ou se a necessidade de investir num teclado e mouse existir, vale a pena.

PS: alguns devem saber, mas de qualquer maneira lá vai: o Wireless Optical Desktop 2000 usado nos testes será sorteado aqui no WinAjuda. Ainda estou decidindo a melhor forma de fazer o sorteio, e até amanhã ele será anunciado. Fiquem atentos!