A IBM liberou, hoje, o Lotus Symphony 1, sua (não tão) aguardada suíte de escritório, composta por editor de textos, planilha eletrônica e apresentação de slides - ou seja, o básico.
A bem da verdade, tenho que dizer que o visual do programa é muito bom. Para começar, ele trabalha com abas. As barras se adaptam de acordo com o tipo de arquivo que está aberto, e há uma coluna lateral que dá acesso rápido a muitas das funções mais comuns. Há a possibilidade de se abrir sites dentro da janela do Symphony, numa aba qualquer. A engine utilizada é a do Internet Explorer.

Tudo legal, tudo bonito, mas um ponto crucial em que o Symphony falha feio é na velocidade. Abrir o programa é um parto, e mesmo um novo documento demora bem mais do que nos concorrentes, em especial o paradigma, digo, o Microsoft Office 2007. Levar o tempo que um Photoshop da vida leva para abrir, para simplesmente digitar um texto, é algo que enerva muito usuário - e com razão.
O Lotus Symphony trabalha com OpenDocument Format (ODF), e até agosto deste ano conversará com Open XML (OOXML) também. O programa é gratuito, o instalador tem singelos 192 MB, e pode ser baixado aqui.
É sempre bom vermos mais e mais opções aparecendo no mercado, mas é melhor ainda quando as novidades chegam para suprir falhas encontradas nos programas veteranos. Uma das maiores críticas, justificadas, inclusive, ao OpenOffice.org, é a demora na inicialização do programa. Por que não investem nisso, e fazem algo funcional e extremamente rápido? Alguém sabe? Alguém? Alguém?
Quem escreveu?
Rodrigo P. Ghedin. Paranaense, 22 anos, bacharel em Direito e aficionado por informática. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" (7 Ultimate) e Dell Vostro 1000 (XP Home).
Posts deste autor — Mande um e-mail
Posts relacionados
Neste dia, em outros anos...
-
Matheus Bonela
-
Raul S.
-
Fernando
-
Carlos Nascimento
-
Pepe
-
Antonio Carlos
-
Bill
-
Métrico
-
Flavio Faria














