Após instalar determinadas atualizações do Windows, via Windows Update, o sistema precisa ser reiniciado. No Windows Vista é possível escolher em quanto tempo a mensagem-lembrete, de que é preciso reiniciar, aparecerá - escolha quatro horas, e esqueça aquela droga. Já no XP, não tem choro, nem vela: a cada dez minutos a irritante e intrusiva janelinha aparece.

Já vi inúmeras receitas para acabar com essa janela de aviso, algumas funcionais, porém muito complicadas, outras fáceis, mas que não funcionam. Nenhuma, porém, é tão simples e eficiente quanto o Leave me alone!. Basta abrir o programa, clicar no botão “Leave me alone!”, que significa “deixe-me em paz!”, e pronto.

O autor explica que o programa pára temporariamente o serviço responsável por estes alertas, sendo que, na próxima realização, ele é aberto normalmente, como deve ser. Ocorre que, fazendo o procedimento manualmente, todo o Windows Update é afetado, de modo que apenas desfazendo as alterações ele volta a funcionar. Além dessa evidente e relevante vantagem, há outras quatro, listadas pelo próprio criador do programa:

  • Você pode voltar ao trabalho imediatamente;
  • Não desabilita as atualizações permanentemente (vantagem comentada no parágrafo acima);
  • Não é preciso memorizar comandos net-stop (a forma manual de acabar com a janelinha);
  • Não é preciso se perder nos painéis de configurações do sistema;
  • Não é preciso definir uma política de sistema.

Ainda não testei, por falta de oportunidade, mas já baixei e deixei em local acessível o Leave me alone!, especialmente no notebook, que roda Windows XP. De qualquer maneira, este programa simples, criado em C#, parece ser um achado.

Fonte: Download Squad.