Tal qual anunciado há dois anos, ontem Bill Gates se "aposentou" da Microsoft. "Aposentou" porque, apesar de se afastar da empresa, ele continuará como chairman, e participará de projetos especiais que porventura surjam. O foco de Gates, daqui para frente, é sua fundação, a Bill & Melinda Gates, e os estudos - ele diz que imunologia é uma área interessante.
Gates deixa a presidência e o dia-a-dia da Microsoft após trinta e três anos à frente da empresa. Com 52 anos, e uma fortuna pessoal estimada em U$ 58 bilhões, ele e todos ao seu redor vêm a data de ontem não como um fim, mas sim como um novo começo. E a julgar pelo que Gates fez no mundo da informática nessas mais de três décadas, é de se esperar grandes coisas no campo da filantropia nos próximos anos.

Ontem, como já dito, Bill despediu-se da Microsoft, com um discurso que, pelo que consta, foi emocionante. Ao lado de Steve Ballmer, CEO e novo manda-chuva da Microsoft, se emocionou e arrancou aplausos de pé dos seus funcionários. Durante seu discurso, ele disse:
"Não haverá um único dia na minha vida em que não estarei pensando sobre a Microsoft, sobre as grandes coisas que estamos fazendo e que desejamos fazer."
Ballmer também proferiu algumas palavras, mas ao contrário do que geralmente faz (passar vergonha), dessa vez falou bem e bonito. Relembrou os esforços de Gates no início da empreitada, e de como o amigo de faculdade convenceu-o de continuar na Microsoft, quando, um mês após ter ingressado nela, demonstrou vontade de sair. "Você não está entendendo. Você não está entendendo. Vamos colocar um computador sobre todas as mesas e em todos os lares", foram as palavras de Gates para mantê-lo na Microsoft. Hoje, mais de 1 bilhão de PCs estão em uso no mundo todo.
Visionário, revolucionáio, manipulador, um ícone. Ideologias à parte, é difícil encontrar alguém do meio informático que não reconheça a importância e o trabalho de Gates no sentido de popularizar a computação doméstica. Se hoje você tem um PC em casa, a culpa é dele.
A Microsoft publicou um vídeo simplesmente fantástico sobre a trajetória de Gates. Confira as duas partes aí embaixo (YouTube), ou assista diretamente no site, em Silverlight e com qualidade superior.
Para ler mais sobre o assunto, uma lista de links bacanas:
- Cobertura do IDG Now! sobre a trajetória de Gates;
- Reportagem sobre o discurso de Gates ontem (Terra);
- Homenagem do BetaNews a Bill Gates (em inglês);
- Wincast #005: vida e obra (e bizarrices) de Bill Gates (podcast).
Quem escreveu?
Rodrigo P. Ghedin. Blogger, MVP Microsoft, acadêmico de Sistemas de Informação e bacharel em Direito.
Posts deste autor — Mande um e-mail
-
Felipe Zorzo
-
Ultimate The One
-
Rodrigo Ghedin
-
Ultimate The One
-
Ultimate The One
-
Felipe Zorzo
-
segundo
-
Felipe Zorzo
-
Ultimate The One
-
Thiago Duarte
-
Tiago Celestino
-
Savio Muhr
-
segundo
-
Gregori Pavan
-
Herculles
-
vinicius
-
Alexandre Franco


Processing your request, Please wait....
Feed RSS
Facebook
Twitter
YouTube







