Windows 7 exigirá processador dual core e 2 GB de memória?
Publicado em 01/07/2008, na(s) categoria(s) Rumores, Windows 7, por Rodrigo P. Ghedin.
Calma, não é bem assim. Essa configuração mínima assustadora é apenas uma perspectiva, algo que pode se concretizar, e foi constatada com base em testes recheados de suposições e especulações, realizados pela InfoWorld. Os testes, a propósito, foram auxiliados por um widget, o Windows Sentinel (necessário registro gratuito para baixar).
Mas vamos à análise do resultado. Considerando que o Windows 7 será baseado no Vista, que por sua vez não é lá muito leve, e que novos recursos, em especial a interface multitouch, serão introduzidos, talvez faça sentido a previsão de que processador dual core e 2 GB de memória serão requisitos mínimos para rodar o novo sistema.
Talvez faça algum sentido, ou seja, pode ser, quem sabe, será que…?. Particularmente, porém, acho que a história será outra. Primeiro porque, tal qual demonstrado no Windows Server 2008, é possível criar um sistema baseado no Vista mais leve e estável que o próprio. Além disso, a Microsoft não seria tola o suficiente em deixar o quesito desempenho, que recebeu e ainda recebe duras críticas no Vista, passar batido num próximo release. Some a isso alguns exageros por parte do analista que publicou os resultados (“se hoje o Vista faz seu quad-core sofrer, o Seven o fará pedir penico chorando amanhã” - até parece), e temos algo, no mínimo, estranho.
Ainda é muito, mas muito cedo para tecer qualquer comentário relacionado ao desempenho do Windows 7. Quem testou as versões beta do Vista (eu! eu!) lembra a carroça que o sistema era, duas, três vezes mais pesadas do que a versão RTM. O que dizer, então, de um sistema que sequer ao estágio beta chegou? Acredito que a Microsoft fará algo no mesmo sentido do que a Apple fará com o Snow Leopard, ano que vem: uma “dieta” no sistema, enxugando arquivos redundantes, dando mais agilidade ao sistema. Aliás, não só espero, como torço muito para que isso aconteça…








39 Comentários
MagoDigital, Raphael
1/07/08, 09:22
“se hoje o Vista faz seu quad-core sofrer, o Seven o fará pedir penico chorando amanhã”
Quem disse uma isso é tão estupido quanto a propria fraze. Será que ele ja testou o Vista num Quad?
Pois bem, eu tenho um quad, e soh tenho uma coisa a dizer, não existe um XP, rodando em qual for o hardhaware, que rode tão estável e RÁPIDO quanto o Vista no quad.
Será que um cara desse tem coragem de usar um XP num quad? Acredito que ele não saiba a quantidade de recurso que estará perdendo!
No mínimo é um desses linux user, quem mal sabe o que eh kernel e adora sair falando “Eu uso linux e sou livre”
A minha reclamanão do vista eh só a cópia de arquivo. Vejo poucos reclamarem disso e o pior, nunca vi nínguem dize que isso será melhorado no Windows7
Pepe
1/07/08, 09:31
Mais funcionalidade e menos quinquilharia, acho que esse deve ser o foco da Microsoft para o Seven…
Fábio
1/07/08, 09:31
Realmente isso é sem sentido, eu tenho um notebook C2D T5500, de 1.66Mhz com 2Gb de memo e o Vista roda suave nele, no meu desktop, um Athlon 64 X2 5600 com 2Gb de memo, ai é que o Vista roda mais suave ainda. Não entendo porque tanta comoção com os requisitos de hardware do Vista, foi a mesma coisa na mudança do Windows 9x para o XP.
Marcelo
1/07/08, 09:56
Esse negócio de hardware, de novo.
Em 2010 ter um processador quad vai ser bem comum.
Quanto a ter 2 gb de ram. Bem, hoje já é comum.
O que me preocupa é fazer o touchscreen funcionar. Uma grande revolução. Acho que só vai dar pra usar (bem) depois do SP1
thiago marques
1/07/08, 10:21
caramba o sever nem saio o povo ja ta pensando em sp1 para ele!!!!!!
quanta imaginacao……..
ps erros de portugues > tenta digitar num teclado alemao……e vc vai ver….
Fernando
1/07/08, 10:23
Se exigir GASTOS altos com hardware, continuará sofrendo resistência de ser comprado por empresas, que hoje só querem lucro, com o menor gasto possível.
Afinal pra que tanta coisa se o Win2000, dá conta do recado? (para empresas, escritórios, etc) , enfim creio que estas versões novas terão (algum) sucesso com usuários domésticos que são fanáticos por tecnologia e não conseguem viver sem novidades (embora eu também tenha alguma vaidade neste sentido)
Para a maioria dos usuários comuns o XP vai ainda muito longe, mas muito longe mesmo ( e não só ele com também o 2000 e o 98
)
Windows 7 exigirá dual core e 2GB de memória?! « De tudo um pouco
1/07/08, 10:28
[...] o WinAjuda, me interessei pela matéria que fala dos requerimentos do Windows 7. Felizmente isso é só uma perspectiva, ou seja, essa afirmação pode ou não ser verdadeira. [...]
Antônio Tomás
1/07/08, 10:59
Bom se realmente fosse isso, o meu PC de agora (E4500, GA-P35-DS3, 2GB DDR 2 800, 8600GT) teria condições mínimas para o Seven, e considerando a Microsoft ele não rodaria bem o SO, lembrando dos selos “Vista Capable” que tenho por exemplo em um notebook Celeron aqui…
Mas se vermos pela nova política que poderá adotar devido a crítica ainda hoje ao Vista, tanto Microsoft quanto Apple vão procurar não sugar tantos recursos do computador. Para ser um sistema para ser lançado nos idos de 2010, 2011 não acho absurdos ao extremo esses requerimentos.
As placas mãe em geral atualmente oferecem opção ao upgrade vasto, como exemplo no meu caso posso acrescentar mais 2GB de RAM, colocar um C2Q inclusive de 45nm, e qualquer placa da geração 9 da Nvidia, tudo junto (se tiver dinheiro) ou aos poucos sem trocar toda uma máquina.
Abraços
Helivander
1/07/08, 11:05
A galera que além de usar os produtos da Microsoft e os apóiam, poderia perceber o quanto é melhor para o mundo ela ter concorrência a altura, pois só assim ela vai se preocupar em garantir a qualidade que seus clientes procuram. Seja ele o Linux, ou Mac, Windows, concorrência só ajuda a melhorar todos eles.
Ultimate The One
1/07/08, 11:30
Bom, é que nem o Ghedin disse na notícia. Poder fazer algo melhor com relação ao peso e desempenho do sistema, eles podem. O Server 2008 é um exemplo.
Resta saber se eles vão ter o interesse de trabalhar nessa parte.
marcelobrrj
1/07/08, 11:59
se eles basearem o sevem no windows server 2008 ai vai se mais leve e rapido
Mauricio Silva
1/07/08, 12:03
Acho justo o seven requisitar o hardware proposto no inicio da notícia… Afinal como disse uma amigo num post acima, em 2010 o quad já estará mais do que popular… Ainda não testei o windows server 2008 (vista turbo pra redes..rs.), mas pelo que eu vi dele em reviews, parece bem estável, aproveitando muito bem a memória e assim vai, então temos grandes chances de ter o seven bem estável e “rápido” (também nun quad core XD)…
abraços
Matheus Bonela
1/07/08, 12:14
Eu uso XP porque o Vista fica lento, mas o XP fica MUITO rapido. Espero que o Seven seja o próximo XP
Marcelo
1/07/08, 12:54
Processador quad hoje = R$ 500,00 … em 2010 vai custar quanto ? Ora, não tem problema disso.
Disse e repito: o problema estará no touchscreen. E, por isso, acredito que seja prudente usar o Seven só depois do SP1.
Esse negócio de usar mais processador ou mais memória ou mais hd … se quer uma coisa mais complexa, não tem jeito, é natural.
A novela Windows Seven continua | Viablog
1/07/08, 13:09
[...] na Internet uma notícia de que o Windows Seven iria exigir um processador Dual Core com pelo menos 2 Gb de [...]
Eduardo Coelho
1/07/08, 13:18
A idéia da Microsoft é manter os mesmos requisitos do Vista, para o Seven, vamos aguardar né…
Windows 7: Configurações máximas? « WindowsNET
1/07/08, 13:21
[...] WinAjuda Postado em Windows Seven, notícias. Etiquetas: notícias, Windows 7, Windows [...]
asd
1/07/08, 13:57
o bill gates ja disse q a configuracao para rodar o seven vai ser igual para rodar o vista…. vcs tao especulando sem necessidade alguma.
Beco
1/07/08, 14:03
Tem muita otimização a ser feita. Eu torço para que a MS abandone retrocompatibilidade com binários do tempo da pedra e dê um reciclada geral na API Win32. Assim é que se otimiza as coisas e faz-se um código mais limpo e eficiente.
Gregori Pavan
1/07/08, 14:04
Não pedindo paciencia, compreenção, calma, equilibrio, como o vista pede, tudo bem.
Gregori Pavan
http://gregoripavan.blogspot.com
Eduardo
1/07/08, 14:04
Há duas soluções simples para este problema, “se maome não vai a montanha, a montanha vai a maome”. 1 - A M$ fazer venda casada compre um Win xº… e leve um micro turbinado. 2 - Pega o Ubuntu e põe a camisa na M$ por cima, pronto tai um sistema leve, rápido, seguro , bonito, enxuto, barato……………………tô testandooooooo.
vinicius
1/07/08, 14:09
Opah dual e 2GB de memória
estou prontu para o seven
[]’s
vinicius
1/07/08, 14:10
Eles não colocando a sidebar dependente da barra de tarefas
estou feliz com o seven (pq a sidebar do longhorn era uma tortura, relava na tela ela aparecia ¬¬)
Diego Fernandes
1/07/08, 14:50
Em 2010 ter um processador quad vai ser bem comum.
Quanto a ter 2 gb de ram. Bem, hoje já é comum.[2]!
O que realmente me deixa preocupado é a interface touchscreen, aí sim, pode se ter um custo mais elevado, mas ai a Microsoft, se fazendo valer de seu “poder” de mercado pode-se baratear monitores touchscreen, resta saber quão barato isso chegará para nós “pobres” mortais
Abraços
chrystoffer
1/07/08, 16:15
o vista so eh ruim com pc antigo.. pq com pcs atuais vai susse
la em ksa no meu pc o vista64bits-ultimate vai BEM mais rapido com o XP
so uso oxp no trampo msm pq o pc nao aguenta
DeskMundo » Blog Archive » Processador dual core e 2 GB de memória: requisitos básicos do Windows 7?
1/07/08, 16:48
[...] WinAjuda Leia também13 Temas para Sony Ericsson4 temas para deixar o Firefox 3.0 no estilo SafariA Mulher e [...]
Diogenes
1/07/08, 17:02
“Pois bem, eu tenho um quad, e soh tenho uma coisa a dizer, não existe um XP, rodando em qual for o hardhaware, que rode tão estável e RÁPIDO quanto o Vista no quad.”
Concordo!
Quando ao fato do hardware, computadores dual core estarão bem mais comuns do que se imagina, aliás hoje praticamente está saindo mais modelos mult core do que modelos de unico nucleo. Isso vai ser um fato daqui a um ou dois anos. E memória, lembrem-se que hoje 1GB de mem equivale a 60 reais praticamente, não é de se espantar que veremos maquinas com 2GB ou 4GB bem comuns.
Bill
1/07/08, 18:13
Posso me considerar um usuário avançando e extremamente exigente no que diz respeito a hardware e software, já passei por inúmeros microcomputadores (CP 200, CP 400, TK85, MSX HOT BIT, MSX GRADIENTE, MSX 2.0, PC-XT, 386, 486, 486 SX, 486 DX-2, 486 DX-4, Pentium 100, Pentium 200 MMX, k6-2 300, k6-2 550, Pentium 3 533 até chegar no meu micro atual, um Pentium 3 733 que não vejo a menor necessidade de troca-lo por um outro). Sou engenheiro eletrônico, uso meu computador para rodar os seguintes programas:
PCAD 2006 -> Software para criação de layout de placas de circuito impresso;
EWB 5.12 -> Simulador de circuitos digitais e analógicos;
MATLAB -> Mais avançado e poderoso simulador matemático existente atualmente;
MPLAB -> Ambiente de desenvolvimento de programação assembly voltada para microcontroladores;
ORCAD 10 -> Software para criação de layout de placas de circuito impresso;
MULTSIM 2006 -> Simulador de circuitos digitais e analógicos com suporte a programação VHDL;
C++ BUILDER 6 -> Linguagem de programação;
DELPHI 7 -> Linguagem de programação;
PROLOG -> Linguagem de programação para inteligência artificial;
IDL -> Linguagem de programação matemática (modelamento matematico de funções de Fourier e transformadas de fourier);
AUTOCAD 2004 -> Programa de desenho mecânico;
CAM 350 -> Software para criação de layout de placas de circuito impresso;
PHOTOSHOP 7 -> Programa de edição Gráfica;
CORELDRAW X3 -> Programa de edição Gráfica;
entre muitos outros programas de menor importância…
Uso o windows XP para rodar todos esses programas, consigo roda-los sem o menor esforço enquanto o micro esta conectado na internet, baixando inúmeras outras coisas e tocando mp3, também é muito raro eu precisar reboota-lo, faço isso somente quando preciso incrementar alguma alteração que fiz no registro, em toda minha vida nunca usei qualquer anti-virus e também nunca fui contaminado com algum vírus, se fui, não tive perda alguma a ponto de não notar diferença… a verdade é que as pessoas vêem chifres em cabeça de cavalo, mas isso é devido a falta de conhecimento mesmo, volto a frisar “a falta de conhecimento” faz com que o seu micro funcione de forma inadequada, sei que existem inúmeras falhas em qualquer sistema operacional, o numero de falhas é proporcional a quantidade de pessoas dispostas a explora-las simplesmente por falta do que fazer… não existe sistema bom ou ruim, existe usuário leigo e usuário que sabe o que quer, dentro dos usuários leigos, temos os burros e os apenas leigos que logo passarão de nível e existe também a necessidade de se optar por um sistema operacional… para um usuário serio, o que menos importa é a beleza, beleza fica por conta dos leigos e burros que usam o computador de forma errada para coisas erradas.
Resumindo:
O windows 98 um sistema realmente obsoleto e totalmente instável mas depois do Windows 2000 não tive mais qualquer problema com relação a instabilidade e vulnerabilidade (é que eu uso o firefox, não executo executáveis de 2kb que vêem anexados a cracks de programas rs ).
Agora para usuários que curtem efeitos sonoros, luminosos, botões deslizantes, efeitos de transparência, efeito disso, efeito daquilo, efeito praquilo, efeito daquilo, efeito pra deixar lento, efeito pra deixar rápido, efeito pra agradar, efeito pra desagradar… e passam horas do seu dia em frente ao micro, fazendo overclock em processador, memória e vídeo para conseguir 0.3 % de melhora na performance só tenho a desejar uma coisa, uma tela azul e que tenha esperança com o VISTA e dinheiro para o hardware necessário.
Bill
1/07/08, 18:14
Sinceramente,
o que eu posso esperar de qualquer outro sistema operacional? (melhoria gráfica compatível com o novo perfil de usuário que o marketing Microsoft vem se esforçando para criar?!)
A Microsoft não esta fazendo nada de diferente do que sempre fez, ou seja, incurtir a necessidade de um sistema operacional novo, onde o atrativo principal são as perfumarias, interfaces gráficas “ditas” alucinantes, mas na verdade poucos sabem do real beneficio do mesmo, e ficam todos maravilhados, empolgados com a ansiedade de experimentar uma telinha nova, com cores brilhantes que exijam 256mb de vídeo, 3Gb de ram dd3, HD sata 2, processador de 3Ghz. Jogada de marketing…
Qual é a nossa verdadeira necessidade de um sistema operacional novo? (gastar dinheiro!?)
Tudo que quisermos já podemos fazer, de maneira rápida, fácil, lenta ou difícil… isso so depende do nível de conhecimento do usuário.
Rodrigo P. Ghedin
1/07/08, 18:48
Tudo que quisermos já podemos fazer, de maneira rápida, fácil, lenta ou difícil… isso so depende do nível de conhecimento do usuário.
Se todos pensassem assim, ainda estaríamos segurando um tacape e rosnando “uga, uga”. Se você se dá bem com um Pentium III, abrindo o Photoshop em dez minutos, maravilha! De minha parte, prefiro gastar uma graninha e abrir o mesmo programa em dez segundos.
O Vista realmente trouxe pouco em termos de inovação. Mas, o Seven está por vir, e promete algo diferente. A interface multitouch é algo que, por si só, pode causar uma revolução, comparável à que o mouse e a interface gráfica desencadearam. Evolução é feita disso, Bill. Seu xará não é um dos homens mais ricos do mundo à toa; numa época em que computador era coisa restritra a grandes empresas e universidades, ele viu um em cada residência. Por isso é tido como um grande visionário. Trinta anos depois, um bilhão de PCs estão em atividade.
Seu pensamento, seu relato (que eu já estou quase decorando, do tanto que você o republica nos comentários dos posts do WinAjuda), me remetem àquela célebre e infeliz frase de Gates: “640 KB são mais que suficientes”. Até quando 700 MHz serão mais que suficientes? Não sei. Para mim, já não são há tempos.
[]’s!
Windows 7 exigirá processador dual core e 2 GB de memória? « HumorTec
1/07/08, 19:32
[...] o resto no WinAjuda Postado em Uncategorized. Etiquetas: seven, windows [...]
Bill
1/07/08, 21:47
Rodrigo P. Ghedin
Sem especulações sobre velocidades, sou uma pessoa extremamente exigente e impaciente, e digo que a velocidade é suficiente para que eu ainda não me incomodasse e gastasse uma graninha ate que insignificante para trocar de micro, grana tão insignificante quanto a necessidade de trocá-lo.
O post é tão repetido quanto as repetidas noticias sobre os repetidos sistemas operacionais que repetem a mesma e patética estratégia e pregam a mesma mórbida necessidade de se ter o novo (Oh Admirável mundo que possui gente assim)
Como o senhor pode ver, eu uso o PC para trabalho e diversão (diversão diferente da diversão que o trabalho também me proporciona), trabalho bem pesado, no atual momento de minha vida, acho mais interessante investir em outras coisas, acho legal essa preocupação com computadores e sistemas operacionais, mas fico irritado quando metralham informações a torto e a direito, informações com a única finalidade “capitalismo” desnecessário.
Antigamente, existiam matérias aqui no site, que realmente eram úteis, matérias do tipo do tipo: dicas e como fazer, atualmente, só vejo matérias sobre “novidades” que podem ser vistas em qualquer outro site de informática.
Rodrigo P. Ghedin
1/07/08, 22:01
Bill, eu escrevo o que é relevante para, o que julgo relevante. A notícia não é repetida, embora o tema seja. Mas isso é absolutamente normal, afinal, o WinAjuda é um blog de nicho, e quanto mais focado, mais provável que temas se repitam.
Os tutoriais e dicas continuam existindo no WinAjuda, mas mesclados com notícias. É uma necessidade de boa parcela dos leitores, que assim que notei, passei a suprir. Não é a intenção do WinAjuda, por mais que possa parecer, cobrir todas as notícais de informática; a idéia é trazer o que realmente é relevante, indispensável.
Desculpe se pareci rude em meu comentário. É que, embora para você (note bem: para você) a notícia seja inútil, absurda, capitalista, whatever, para muita gente, é exatamente o contrário.
[]’s!
Marcelo
2/07/08, 14:25
Falou e disse Ghedin.
Voltando para a notícia, imaginem o Seven rodando leve e estável igualmente ao Server 2008?
MARCOS GARCIA SOUTO
2/07/08, 18:46
depois que eu comecei a usar o ws 2008, nao quero saber de mais nada. tem muita gente que ainda nao experimentou. mas vale a pena. quanto ao w 7, eu acredito que ainda vem muito boato pela frente. o pessoal da Microsoft ainda está trabalhando no desenvolvimento, vai demorar bastante. nós vimos que o w vista foi um tiro no pé, provavelmente por problemas em uma ou mais equipes da Microsoft. eles nao vao querer fazer o mesmo com o w 7.
JMSBeta
3/07/08, 15:48
Acho engraçado o pessoal que ainda reclama do “absurdo” de hardware necessário para rodar o Vista. Se não tem máquina para rodar o sistema, fica com o que supre suas necessidades. Imagina comprar uma Ferrari e querer que ela seja econômica como uma Uno?
Não sou fã do Windows, Linux ou etc. Apenas uso o sistema que rodar as ferramentas que trabalho. Gostaria muito de usar alguma distro Linux por algum tempo, mas como até hoje não consegui uma que reconhecesse meu modem, na minha residência ainda uso a famigerada conexão dial-up por causa da incompetência da operado de telefonia (Telemar/Oi), que detém o monopólio da conexão adsl.
Montei meu micro no final de 2006, não aconselho ninguém a gastar com máquinas made Casas Bahia, Ponto Frio e outras casas do varejo. Recentemente adquiri licenças grátis de alguns softwares da Microsoft. Então, após o sp1, resolvi instalar o Vista Business (sistema default) em dual boot com o XP SP3. Fiquei surpreso com o desempenho da máquina quando uso o Vista. Por enquanto só tive problemas com alguns softwares, nada que não possa ser resolvido.
Antes não aconselhava o uso do Vista, como fiz antes de migrar do Win 98 para o Win XP, devido as várias críticas que ouvia. Mas, agora com conhecimento de causa, posso dizer que é um sistema estável e que retira o máximo do hardware.
Minha configuração:
Processador.: Athlon 64 4000+ (single core)
Placa-mãe: Gigabyte KN51GMF-9
RAM : 2 GB DDR-1
HD: 160 GB
Um módulo de memória de 1 GB, DDR-2, está na faixa de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) aqui no RJ.
[]’s
Weskley Cotrim
3/07/08, 19:03
Gostei do comentário do JSMBeta. “Imagina comprar uma Ferrari e querer que ela seja econômica como uma Uno?” E é justamente nisso que acredito. Quer potência? Então não espere ser econômico.
Sou fã de tecnologia (espero não incomodar o Sr.Bill), e sei que toda nova tecnologia tem o seu custo, não apenas econômico, mas também de recursos.
Espero sinceramente que a Microsoft otimize o Windows Seve. Ainda que o Vista Ultimate esteja rodando direitinho no meu PC dual core com 1Gb de ram. Quando eu digo “direitinho”, quero dizer que atende às minhas necessidades e mostrou-se bastante estável.
Abraço a todos.
WinAjuda » O melhor da semana no WinAjuda #001
6/07/08, 19:31
[...] Windows 7 exigirá processador dual core e 2 GB de memória? Uma declaração meio bombástica, mas sem muito embasamento técnico, deixou os leitores em polvorosa. Será que o Windows 7 exigirá processador dual core e 2 GB de memória, no mínimo? [...]
Everton Cesario
6/07/08, 19:46
Fim!.