Windows 7 Home Premium no Submarino.

Para que otimizar o que já é otimizado?

— Em: Notícias Comente!

Windows Vista: bom desempenho em PCs medianos.

Meu PC principal não é um must-have, não é top. É um Athlon X2 3800+, com 2 GB de memória, e uma placa de vídeo de quatro gerações atrás (GeForce 6800GS). Nele, rodo o Windows Vista há cerca de um ano, e até hoje ele tem tido um desempenho acima do satisfatório - melhor do que o XP no notebook, que possui uma configuração pouca coisa mais modesta.

Detalhe importante: até hoje, só abri a lista de Serviços para parar o Spooler de Impressão, quando a impressora resolve travar, e o Registro, só para efetuar um ou outro tweak estético, para testar mesmo. Isso quer dizer que não segui nenhum tutorial minucioso para ganhar desempenho. Sabe por quê? Porque não precisa.

Quem usa PC há uns dez anos, lembra-se com sem saudades da época do Windows 98/Me. Aqueles sistemas eram infinitamente piores do que os atuais, e o mais frustrante é que eles eram ruins devido a uma péssima configuração padrão. Para os mais novos terem idéia do drama, era necessário usar um programa externo para gerenciar memória! O sistema, sozinho, não conseguia liberar memória após a finalização de um software, e isso rendia muitos reboots durante o uso do PC, já que, com o uso, chegava-se a um ponto onde simplesmente não havia mais RAM para executar novos processos. Era o caos, que só podia ser amenizado com pequenas pérolas, como o hoje inútil Cacheman, um programinha que fazia as vezes de gerenciador de memória.

Até mesmo o Windows XP, antes do SP2, carecia de ajustes mínimos. Era graças a essas deficiências de fábrica que tutoriais de configuração, que passavam um pente fino nas áreas problemáticas do sistema, faziam tanto sucesso, eram tão procurados. O tutorial Otimizando o Windows XP, escrito pelo Octávio Augusto há dois anos, ainda é um dos campeões de audiência do WinAjuda. E isso justifica-se: ele fazia sentido, o Windows XP pedia isso.

Mas aí veio o Windows Vista, e embora muitos taquem pedras com todas as suas forças contra o último sistema operacional da Microsoft, a verdade é que, finalmente, temos um Windows pronto para usar. A configuração padrão do Vista é inteligente, como sempre deveria ter sido. O Vista é pesado? Depende do seu PC. No meu, que como já dito, está longe de ser top, ele roda liso. E em muitos mais simples que o meu, também.

O problema é que muita gente insiste em rodar o Vista em PCs que não atender aos requisitos recomendados pela Microsoft. E aí, para atingir um nível de uso decente, apela-se para tweaks que, quando muito, melhoram o desempenho de maneira quase que insignificante. Este artigo, da InfoWorld, é um belo exemplo de bobagem. No que desabilitar o Cliente de Impressão via Internet vai melhorar meu sistema? Nada, ou praticamente nada. Não vale a pena o esforço, principalmente quando, no futuro, você desejar imprimir algo direto da Internet, não conseguir, e passar raiva sem saber que o negócio não funciona por uma ação passada que foi esquecida - e não por falha do sistema, como é praxe imaginar em situações do tipo.

Muitos reclamam do uso excessivo de memória. Eu questiono: e daí que o sistema usa memória? Na época do 98/Me, vá lá, memória era bem escasso e mal gerido pelo Windows. Mas hoje, memória é para ser usada, e ponto final. Faz tempo que não monitoro o consumo de memória do Vista, porque nunca o sistema ficou lento a ponto de ser necessário finalizar um ou outro processo para liberá-la. 2 GB, para o usuário normal, dá e sobra. Qualquer PC das Casas Bahia vem com 1 GB de memória, e para dobrar isso, paga-se menos de R$ 100,00.

Não sei se era a intenção da Microsoft, mas no Vista, um importante paradigma foi quebrado: a memória como o principal fator de desempenho no imaginário do usuário. Espete 2 GB dela em seu gabinete, e esqueça-a. E o melhor: sem precisar alterar absolutamente nada no Windows, afinal, ele já vem pronto para usar.

Quem escreveu?

Gravatar

Rodrigo P. Ghedin. Paranaense, 22 anos, bacharel em Direito e aficionado por informática. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" (7 Ultimate) e Dell Vostro 1000 (XP Home).
Posts deste autorMande um e-mail

  • Alexandre Franco
    O chato no Vista é precisar do Gerenciador de Tarefas. Não sei para quê aquele exagero de colocar um menu em Full Screen com diversas opções. A janelinha de processos dá e sobra.

    Sobre a crítica, bem interessante, no entanto, por que você tirou 4,8 no processador? Que sabotagem! Um amigo meu que veio com um PC das Casas Bahia com 512 de RAM e Pentium D 2,2Ghz tirou 5,3 8-?.

    FLws!
  • Nada
    Crtl + Shift + Esc, Alexandre. ;)

    Ótimo post, pena que contraria um outro aqui mesmo: http://www.winajuda.ig.com.br/2008/02/29/window...

    Se até a Microsoft liberou uma guia...
  • Leo_Koester
    Finalmente alguém falando alguma coisa que faça sentido sobre o Vista. Tem otário que reclama do sistema sem nunca ter usado: "Ah, mas eu não gostei porque é diferente do XP". Claro que é diferente! É melhor! A coisa finalmente foi feita para funcionar. E sem precisar de nenhum "tweak".

    Eu uso o Vista desde março do ano passado, quando ainda era beeeeem bugado. Mas isso foi logo que saiu. De lá para cá, ele se tornou o mais estável e produtivo OS que já usei (o que? Linux? Hah!).
    E na época não era nenhuma super máquina, não: P4 2.8Ghz HT, 1GB RAM DDR-400, Radeon 1600 XT. Bem mais simples que a do camarada Rodrigo.

    Coitado de quem tem máquina para rodar o Vista e se contenta com o XP. Não tem noção do que está perdendo. Palmas para a MS! :)
  • Johny Ex
    Concordo com você Ghedin, o pessoal fica reclamando do uso de memória do Vista como se fosse um caos o sistema só por causa disso. Tudo que é novo tem que usar mais recursos. É a questão, e quando saiu o XP? Todo mundo contente com o win98 e então pra mudar pra ele é a mesma briga de hoje, e o que que todo mundo usa hoje? XP.
    Isso se torna até algo engraçado. Com o Vista não vai ser diferente, esses mesmos que reclamam daqui a alguns anos vão ter cada um seu Vista instalado nos seu pcs, pode aguardar.
  • Fabrício
    Excelente esse artigo Ghedin!

    Nossa, não sabia que essa VGA tirava essa nota, pensei que ela fosse mais modesta...

    Enfim, o Vista é um Sistema muito bom, e já está bem maduro! Chegou a hora de mudar.

    Tem muita gente que compra um PC nos "Lares Baianos" e faz um downgrade pra o XP. O pessoal não se toca que isso é tecnologia, andamos pra frente, e não regredimos, rs.
  • Fausto
    Seu PC pode ser modesto pros padrões americanos, mas não pros brasileiros. Tem muita gente sonhando em ter uma máquina como a sua. E essa história de não ter hardware suficiente já está mais do que batida. Eu já vi notebooks Vaio com 4GB de RAM, Core 2 Duo, e lerdos como uma lesma com o Vista. E vem e falam: "Ah, mas o PC tem milhares de programas instalados.". Se milhares de programas instalados é ter apenas um Norton Antivirus que vem de fábrica rodando, então fica difícil.
  • @ Nada

    Otimização é diferente de manutenção ;) . Sabia que havia esquecido de mencionar algo, mas talvez tenha sido melhor assim; hoje ou amanhã libero um artigo sobre essa questão da manutenção.

    @ Fausto

    De duas, uma: ou o seu referencial no quesito velocidade é muito além do do resto da humanidade, ou havia algo de muito errado com esses Sony Vaio...

    Sobre meu PC, exceto pela placa de vídeo, é um modelo modesto sim. Hoje encontra-se PCs com Core 2 Duo sendo vendido por R$ 1.500,00, e se vier com 1 GB de memória, com mais R$ 100,00 ela dobra. O problema é que muita gente quer continuar com PCs de cinco anos ou mais, sem upgrades ou, quando muito, com upgrades limitados pela plataforma usada (um PC com processador Socket A, por exemplo, não teria muita utilidade com o Vista).

    []'s!
  • Nada
    Ah sim. Falha minha. Eu mesmo, faço uma manutenção aqui todo dia, "desativando serviços desnecessários" e "usando o vLite". ;)
  • Haha :D . De fato, são duas coisas meio contraditórias com meu discurso daqui. Só que, se reparar bem, aquele texto é uma tradução de um artigo gringo.

    É como escrevi no texto acima:

    No que desabilitar o Cliente de Impressão via Internet vai melhorar meu sistema? Nada, ou praticamente nada.


    No caso dos Serviços, tais tweaks até mudam, mas mudam praticamente nada.

    Já no vLite, a liberdade é maior, e com ele sim consegue-se versões extremamente reduzidas do Vista, mas é uma atitude pré-instalação do Vista, e não algo que se usa depois que o sistema já está instalado.

    []'s!
  • Veg
    Também nunca reclamei do vista. O único ruim são meus drivers, mas quando arrumar um pc novo acredito que melhore. Palhaçada a Asus :o
  • PEDR
    Já agora... por curiosidade qual a versão do Windows em questão? Isto é Home Premium, Ultimate... ?? 32-bit ou 64-bit?
  • PEDRO
    uuupps esqueci-me de O no meu nome ;)
  • Essa sempre foi a impressão que tive em relação ao Vista. Meu PC Frank, com 2 Gb de ram, Pentium D 3.0 MHz, Placa Asus P5V VM Ultra, GForce 6200 TC nem é tão bom assim, mas dá conta do recado direitinho. Tinha o XP instalado. Troquei pelo vista e notei uma melhora surpreendente de performance. Hoje meu pc roda muito mais estável. Nem me lembro quando aconteceu alguma travada, se é que isso aconteceu. No XP, vivia tendo problemas com programas que travavam...
    Ponto prá MS.
  • Victor
    Desculpe ghedin, mas dessa vez você se contradisse sim, nem adianta vir com essa de Manutenção, hehehe



    Mas é isso mesmo: "eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opnião formada sobre tudo"
  • Linked
    O Vista é excelente. Com queda de energia que tive em casa, meu HD pifou, então tive que comprar outro, aproveitei e fui testar o Vista. Mesmo sem o SP1 (acabei de atualizar) é excelente! O glass, os detalhes, parabéns para a Microsoft ! :D
  • Anderson
    Eu só não uso o Windows Vista por 2 motivos: meu PC não suportaria ele, e o tal Windows 7 já está previsto pra 2009 ou 2010. Nem compensaria.
  • Joel
    Eu tenho uma dúvida...
    Alguém aí usa o Windows for Workgroups 3.11?
    Pra frente é que se anda, gente.

    Abraços.
  • Magrones
    Ghedin,
    Concordo contigo rapaz.
    Tem muita gente que usa PC arcaico pra rodar o Vista e depois fala que o sistema é lento.

    Só uma correção:
    "não atendem" ao invés de "não atender
    Aqui ó:
    "O problema é que muita gente insiste em rodar o Vista em PCs que não atender aos requisitos recomendados pela Microsoft."
  • Fernando
    Pela primeira vez não vou concordar com você Ghedin.

    Você está referindo ao Vista como se ele leve, e na verdade ele não é.

    Todos sabemos que ele exige hardware de última geração, e um Celeron 420 com 1GB não arrasta ele decentemente, e é claro, nenhuma empresa quer gastar com os E2140, nem com Core2 Duo.

    Na verdade você usou argumentos verdadeiros, e de fato o Vista está bom e viável - mas referir-se a ele como sendo leve, e "pronto" para usar, com todo respeito, me desculpe, não concordo.

    As versões OEM tem inúmeros ajustes a se fazer. Exemplo um micro LENOVO vem "de fábrica" com 80 processos abertos, para deixá-lo com cerca de 50 e rápido deu trabalho

    Claro que na full não tem tanta firula, mas quem quer pagar??
    o mercado principal é dos OEM

    Meu ponto de vista é outro.
  • Leo_Koester
    @Anderson
    Pelo chamado "Windows 7", não tem nada haver essa de esperar. Ele deve chegar só no primeiro semestre de 2010. Quase 2 anos. E quando você tem o OS original, consegue um bom desconto na época de lançamento, como aconteceu com o XP e o Vista.

    Além do mais, o "Win 7" vai ser construído sobre a arquitetura do Vista. Nada melhor do que já ir se familiarizando, até porque, segundo a MS, os drivers que funcionarem para o Vista poderão ser utilizados nele.
  • Brunooo
    Boa Ghedin. Terrível o tempo do meu primeiro pc: um celeron, com 32 de ram e win 98. Tratava toda hora!! Era um horror aquilo. Cheguei a pegar nojo de computador por um período (curto, claro!).

    Volta e meia desligava direto no botão da CPU, um caos! E paguei caro ainda, pra época (a custo de economia de mesada hehe).

    O Vista, de fato, é o melhora até agora. Não volto pro XP por nada!

    Abraço.
  • Ronaldo Jacintho
    Olá Ghedin,
    Sou entusiata do vista e ele "se acostuma" com o usuário,de tal forma que as tarefas mais executadas são espantosamente mais rápidas que no XP,mas uma coisa me encuca,tenho um processador core2duo E8400,2GB de memoria patriot,palca mae Gygabite GAp35DS3,GPU Nvidia 8600GT,e modestos 4,5 de indice de experiência do Vista,saberia explicar o porquê do baixo coeficiente conseguido?
    Abraço!
  • Pietro Paulo
    @ Fernando

    O Vista é leve sim quando se usa configuração adequada, não adianta rodar o Vista num PC de 2004...
  • Ghedin, excelente artigo! O Vista de fato é um ótimo sistema operacional... Só reclama quem não tem um hardware decente para roda-lo, ou usou por pouco tempo e não se familiarizou. Tenho um AMD Athlon 64 3200+, 2GB de memória, Geforce 7300LE (low-end) e ele roda lisinho com o Aero ligado...
  • Felippe Reis
    Gostei da materia...

    O Windows Vista Ultimate é sim superior ao XP Professional, aqui mesmo roda melhor que o XP.

    Minha configuração:

    Memoria DDR 2 - 2 GB
    PROCESSADOR INTEL CELERON D 2.66 GHZ
    PLACA DE VIDEO GEFORCE FX 5.200 COM 128 MB E 64 BIT
    HD 80 GB
    PLACA MAE ACS

    com essa configuração o Vista ultimate sp1 é mais rapido na minha maquina que o XP sp2, o desempenho dos jogos é praticamente o mesmo sendo que tenho que desabilitar o aero quando vou jogar, abre mais rapido o Programas pesados como Nero 8, office 2007, photoshop cs 2 e o firefox.

    Não quero voltar mais pro XP nao
    e como a maioria, tinha preconceito com relação ao vista, depois que vi o sistema rodando no pc de uma amigo meu... nao pensei 2 vezes e pedi pra ele instalar aqui e nao me arrependo..

    Mas como nem tudo são flores, o Vista tem bugs, pode ate ser considerado em alguns momentos o novo 98, por exemplo: a sidebar funciona perfeitamente quando peço pra fechar aparece um erro e o windows esta trabalhando para encerralo, o mesmo acontece em algumas pastas com videos, quando abria, o win tava tentando gerar a visualização dos arquivos o explorer era encerrado pq algum arquivo gerou um erro

    e esses erros são mais comum que se pensa, muita gente reclama do mesmo :-(

    alem disso memoria avontade não basta, aqui mesmo quando chega a picos de 900 ou 1gb de memoria ultilizada o sistema perde desempenho, pq conforme o consumo de memoria sobe o processador tambem.
  • Samuel
    Por onde posso começar...Vamos tentar: eu acredito que o vista ao foi bem aceito por alguns motivos intrinsecos ao ser humano: O medo do novo. O cara pensa assim: estou rodando razoalvelmente ou ate mesmo ruim o XP, pra que diabos vou mudar pro vista? So pra ter um visual mais maneiro(?), e ainda por cima perder desempenho(?) Vem o outro aspecto: medo de ver a memoria ser consumida( atrela-se consumo de ram a sistema mais pesado por isso, nao se deve usar) Quanto mais ram consumida a pessoa ve, mais ela fica pscicotica. As pessoas tem medo disso. Disso, e de muito mais coisas. Ai vem o outro aspecto: a ignorancia. Nao sabe como porra(desculpe a ma palavra) nenhuma funciona, nao sabe como o sistema age e fica falando besteira. E ainda indica a outras pra fazerem o mesmo. Nunca usaram, ouviram falar, e nao aceitram e ainda falam mal. O popular maria vai com as outras. O vista é um sistema rapido? Claro. Peca em algumas coisas? Peca sim. Mas se vc colocar na balança vai ver que é melhor com ele e ruim sem ele. A coisa que menos gosto do windows vista com certeza é o preço, mas a licença do Xp tbm não é nada barata...
  • alexsandro
    O negocio e o seguinte. Nao adianta sempre vai ter os pros e contras.
    O vista nao e um sistema tao rapido assim como todos dizem. Nao nao adianta pular para uma nova plataforma bem mais pulida e melhorada se vc nao tem hardware. Se vc tem, nao precisa se preocupar, mais se vc nao tem entao para de reclarmar (fica no xp) O vista sem duvida e bem melhor que o xp, nao querendo cuspi no prato que comi. Mas a situacao agora e diferente. A fila anda. Se vc nao tem hardware nao adianta vc vai ficar para traz. Ja posso ver, daqui a aproximadamente 2 anos tudo vai se repetir mais a bola da vez vai ser Vista vs Windows 7. O problema e que muita gente esta instalando vista em um pc que ja esta comecando a se rastejar com o xp,dai comeca a querer otimizar desabilitar servicao ...etc Desse jeito nao vira,. O Ghedim esta certo Windows Vista nao precisa otimizar.

    sds.
  • Japaxande
    Bom, tenho o vista instalado em um pc com P4 3.2, (478) 2 Gb ddr400,radeon x1050 agp x8, 160 hd sata.Nunca travou em mais de 1 ano, nunca sumiu nenhum icone do tray, coisa q ocorria direto no xp, considero ele mais rapido q o xp no boot.
    Instalei tbm em um notebook com celeron m 1.06, 1.5 gb ddr2 533. 40 hd Ata, video Mobile Intel(R) 945 Express Chipset Family, e roda muito bem, sem travar, boot rapido, melhor q no pc.
    Tenho amigos q naum gostaram do vista, mais pelo fato de estarem usando o xp por anos e estranharem o sistema, coisa q aconteceu comigo inicialmente, assim como foi do office 2003 para o 2007, layout diferente, atalhos diferentes, da pra ficar perdido muito facil e como perdemos a paciencia facil, acabamos achando ruim.
    O vista é bom?Sim, na minha opinião, e sem um pc novo.Já tive um pc com core 2 duo 2.66, 4 gb ddr2 800, 320 hd sata 2, video gforce 8600 gts, e posso dizer q era excelente, instalação do ultimate em menos de 20 minutos, corversão de video avi para um dvd de 4.3 gb em 24 minutos.(q saudades...)grana curta e tive q vender....esperar o fim do ano pra montar um com os novos i7.
    Com certeza o q o vista tem de melhor é o gerenciamento da memoria.Basta 2 gb para ser ótimo.
    Quem usou e naum gostou, tenham paciencia e usem por mais tempo.
  • Joaquim
    Eu só não uso o Windows Vista porque eu quero comprar o Ultimate original, e não quero ficar usando o Starter Edition, que veio nos computadores aqui, que nem compartilhar pasta na rede compartilha.

    Reconheço, o Windows Vista é maravilhoso, o que falta é computadores para ele no Brasil. Ah, que saudade dos PC's do Japão!
  • Ismael
    Pois é! O Vista tem uma filosofia que memória livre é memória (e dinheiro) desperdiçado. Então ele interpreta a Ram como tal qual a memória cash do computador, que deve estar o mais ocupado possível. Nego reclama da quantidade de memória usada mas não observa a vantagem por trás disso tudo. Os programas mais acessados já ficam pré-carregados na memória. E quando um aplicativo muito pesado exige mais ram (tal qual um jogo), o Vista libera a memória para o aplicativo.
  • Ulisses
    Também concordo de que o Vista vem pronto para uso, não há nada mas a fazer no mesmo.

    []'s!

    PS: Cadê o resultado do concurso de deskmod de Setembro? :mrgreen:
  • Veg
    A unica coisa ruim do Vista é na rede, ele usa um tal de protocolo LLTD, que deve ser instalado no Windows XP para compartilhamento de arquivos/impressora.
  • Samuel
    É...Posso dizer que era um dos mais ferrenhos acusadores do Vista...Pra mim, dava nervoso ver 400, 500 mbs consumidos...Agora, nao to nem ai..è lindo rapido, quer mais?
  • Todo mundo falando de suas config.
    Vi cada config muito, muito, muito superior a minha.

    A minha
    Pentium 4 2.0
    1Gb ram
    Geforce 4 mx 64Mb

    Rodo o Windows Vista Home Premium numa boa a uns 3 meses já.

    Rodei o Ultimate também numa boa.
    só não consegui ativar o aero por causa da placa de video :/



    Gente que fala que o Vista é pesado é porque nunca usou.
  • Ramon
    @ Felippe Reis
    Esses erros possivelmente são um erro que deu na hora de gravar a mídia, ou de quem baixou/editou o Vista.

    Eu acho sim o Vista bem melhor do que o XP,. e o problema é aquilo que já falaram, querem rodar o Vista em um "PC da Xuxa" ai fica aquela lentidão de doido, e falam que o Vista é ruim e tals. O cara realmente tem que ter mais hardware do que no XP pra rodar o Vista, mais compensa. O sistema é bem melhor, dificilmente trava, além de ter as melhorias gráficas.
    Tem também aqueles que nunca testara, e ouviram um amigo que "sabe tudo de computador" dizer que o Vista não presta, ai falam isso por ai, sendo que nunca nem chegaram perto do Vista.

    Minha Config:
    Pentium Dual Core 3.0Ghz
    GeForce 8600GT XXX Edition 256MB DDR3
    1GB Ram DDR2
    HD 160GB SATA2

    Classificação: (ScreenShot)
    http://i34.tinypic.com/1e0108.jpg
  • Helivander
    OK esse tópico esta cheio de pequenos ataques, não só contra o Vista, mas tambêm contra o XP, e aqueles que gostam de seus OEMs, e até o coitado do Linux entra na onda, e notem que recursos visuais do Vista foram "inspirados" nos Beryl, e Compiz da vida, a tendência natural na informática é as pessoas ter uma certa resistência ao ver algo totalmente novo. Pois na maioria esmagadora dos casos, o indivíduo demora aprender a usar o seu Windows Xp, mas se sente em casa pois ja fez um cursinho básico de informática. Agora imagina nessa situação, usar o Ubuntu, por exemplo, ja fui discunjurado por isso. huahuahuahu. Aqueles que querem atacar o XP e seus antecessores pois bem, porêm não sejam hipócritas ao falar do Vista quando existir o Windows 7 ou 8.
  • Ulisses
    Utilizo o Vista Starter com as seguintes configurações:

    Celeron 2.80Ghz; 1GB de RAM - Vídeo de 16MB On Board :mrgreen: e HD de 80.

    Roda redondinho.

    []'s! :P
  • thiago
    recursos do vista inspirados no Beryl? ta de piada?
  • Marcelo
    Quando migrei pro Vista metade do ano passado meu PC era um Pentium IV 2.4Ghz 2Gb RAM Geforce FX-5500, rodei sem maiores problemas e até bem blz. Hoje no Desktop DualCore 2.0Ghz 2Gb RAM Geforce 8400 o Vista está a 100% mas no laptop Celeron 550 1.73Ghz 2Gb Ram video onboard continua o XP.
  • thiago
    Problema hoje em dia com vista seria alguns fabricantes OEM como Podretivo(positivo) que colocam peças de péssima qualidade... eles colocam pra vender um pc que a primeira vista parece ser bom, com uma config até rasoavel... mais dai tem os detalhes como memorias fajutas, mobo de terceira linha, sistema de refrigeração mal feito... dai vista que trava toda hora n instala sp1 etc... instabilidade reina nos pc dessa marca.
  • Bill
    “O analista de sistemas nunca perdeu tanto o seu tempo como quando resolveu aprender com o advogado. Bill”

    “A águia nunca perdeu tanto o seu tempo como quando resolveu aprender com a gralha. Willian Blake – Provérbios do Inferno”

    “Quando o populacho se mete a raciocinar tudo esta perdido. Voltaire”
  • Larvitar/Dan Jacques
    @Pietro Paulo
    O Vista é leve sim quando se usa configuração adequada, não adianta rodar o Vista num PC de 2004…

    ? Leve?
    Leve é o Windows 2008... Tô usando a versão 64 bits dele e consumindo menos memória que o Vista 32. Ele não vem "pronto" como o Vista, o uso de tweakers no 2008 é importante, para jogar o uso de memória e processamento para as aplicações. Em performance ele humilha o Vista, nesse caso vale e muito os tweaks.

    O Vista, na minha opinião, precisa de otimização pra rodar bem. Ele sem nada otimizado eu acho uma tartaruga...

    Abraços!
  • @Larvitar/Dan Jacques
    O ultimo PC que comprei foi em 2003 (esse atual)

    E estou rodando o Windows Vista Home premium com ele.
    então acho que ele roda sim em PC de 2004



    Obs: Na época tinha 256mb
    troquei para 1Gb

    apenas isso.






    Gente que fala que o Windows vista é pesado e etc...é pq nunca testou.
  • A grande crítica do Vista não era sobre o sistema em si, mas pelos requisitos de hardware que ele exigia na época em que foi lançado.


    E te esqueceste de uma coisa: notebooks. Só as linhas mais caras tem uma placa de vídeo capaz de rodar o Aero aceitavelmente.

    Não é a toa que uma busca por "downgrade XP notebook" retorna tantos resultados...
  • Está certíssimo. Todos reclamam que a Microsoft pesou demais no Vista. Pena que não posso ter ele! Atendo os requisitos mínimos, menos a RAM (256 MB).
  • Helivander
    Ei Thiago, os recursos "visuais" do vista foram sim inspirados em tecnologias como o Compiz-Fusion e o Aqua do Mac OS X. Bom se você acha que o Aero é novidade nos OS`s, tudo bem; mas acho que aqueles que realmente Inovaram mereciam ao menos reconhecimento. Isso ja aconteceu com outras tecnologias criadas pelo software livre. E finalmente, gostem ou não, a história do Vista será bem passageira, tudo bem, a Microsoft afirma que seus sistemas tem vida média de 2 anos, mas no Xp ficou quanto tempo? E as expectativas da M$ era criar o sistema perfeito, ainda mais com o investimento que superou todas as expectativas.
  • Thiago
    haha agora vai dizer que a sidebar do vista é copia da Dashboard do Mac OS :P
  • Gerson Rodrigues Junior
    @Helivander

    O tempo médio de 2~3 anos para seus sistemas foi dito pela Microsoft após o lançamento do Vista.

    Eles nunca citaram isso antes, é uma politica nova.
  • Helivander
    @Thiago

    Tudo bem, não valerá a pena discutir isso. Temos o nosso ponto de vista e respeitarei isso. :)
  • ze roberto
    Primeiro lugar: não tenho nada contra o Vista, muito ao contrário. Sistemas novos precisam de máquinas descentes para rodá-lo, seja Vista ou Opensuse.

    Mas...

    Na boa, nada a ver, o "já vem otimizado". Teria então chegado o sistema perfeito, o "inotimizável"? Claro que não. O verdadeiro título do post, o que devia estar na mente do Ghedin, era "POR FAVOR, NÃO ME PEÇAM TUTORIAIS PARA OTIMIZAR O VISTA, QUE EU NÃO TENHO SACO PRA FAZER". Pra não dizer dessa maneira, você achou por bem falar como falou...
  • Pietro Paulo
    @ Larvitar/Dan Jacques

    O Vista é rápido se usado e configurado corretamente e com HARDWARES ATUALIZADOS e Windows updates...
  • Isso ficou evidente para mim, assim que instalei o vista no meu pc, que é muito mais modesto que o do Ghedin, e NUNCA tive problemas.
  • Charles
    Acontece que a incompatibilidade do vista é superior a qualquer versão anterior do windows. no meu caso que trabalho com impressão e tenho no minimo 4 impressoras intaladas no pc o vista me deixa sem opçoes quando presciso fazer muitas impressões. Vê se me entende: se usar apenas uma impresora funciona beleza, direitinho… mas quando presciso usar todas nenhuma funciona satisfatoriamente, elas param a impressão no meio, cancelam sozinho os trabalhos, alguns não imprimem e outros problemas mais…. ah todas as minhas impressoras sao HP… pra tentar resolver esse problema fui ao suporte Hp, e mesmo depois de quase duas horas no chat com um funcionário HP, recebi o seguinte ultimato: Troque o seu sistema operacional pois os drivers desenvolvidos pela HP não tem soluções para estes problemas…. resultado voltei para o velho xp que imprime tudo que presciso sem gastar muita memoria e usando quantas impressoras eu prescisar, detalhe, meus pcs são core 2 duo 2.53 com 4 GB ddr II 800 de memoria cada, gforce 8400. as minhas versões do vista eram Home premium e ultimate originais.
    Espero que esse windows seven resolva esses tipos de problemas… ou então o XP ainda vai mandar muito tempo nos meus pcs.
  • Larvitar/Dan Jacques
    @Pietro Paulo
    Prove-me!

    Se você me provar, pode escrever que terei uma opinião diferente sobre o Vista. Mas enquanto isso, enquanto ele for para mim como aquela tartaruga que usei (com Windows update inclusive), mesmo na minha máquina relativamente potente, não perdoarei ele.

    A única vantagem que o Vista tem sobre o XP, na minha opinião, é o HPET, que é melhor que o CMOS original do XP, e o RTC que foi adicionado no SP3. Ele que aproveita melhor os dual-cores. Mas isso tem também no 2008, e de forma extremamente eficiente (ao contrário do Vista).

    Abraços!
  • Rafael
    Instalem o Server 2008 que todos vocês estarão deixando o Vista! Astalavista!

    Ao contrário do Vista, o Server é muito rápido!
  • Thiago®
    Eu não concordo com esse artigo e vou dizer poque.

    O Windows Vista, melhorou muito em questão " Gerenciamento de Memória " mas não esta 100%. Quando você instala o sistema, ele instala muitos programas no qual você não irá usar nem metade. Estou falando do Windows Ultimate, que tem todas as ferramentas para configurações e reparo no sistema. Ele carrega muitos programas e com isso o SuperFetch precisa ler mais do que na verdade iria precisar. Por isso uso o Vista Premium, tem menos programas para remover apos a instação e remover ainda serviços que eu nunca vou usar na vida, que esses serviços só faz com que ele carregue na inicialização ou até mesmo durante o uso dele normal. Pra que? se você não vai usar, apenas para te comer processador e memória? a única desvantagem do Vista Premium é não ter as ferramentas e configurações que existe no Ultimante, mas tem como fazer usando outros métodos. Um sistema apos instalado e bem configurado, fica muito rápido e muito menos pesado do que de "fábrica" que você chama "pronto para usar".

    Muitas pessoas não sabem o que são cada serviço, cada configuração e pra que e como isso vai influenciar, não digo que é difícil para um usuário comum, mas não é fácil tambem. Até hoje vejo muitas pessoas usando 1GB de memória com 2GB de Ram em Vista Premium e Ultimate e me perguntam como eu faço para deixar ele com apenas 400mb de consumo.

    Isso irá melhorar a performance do sistema com a minha configuração? de Atlhon X2 4000, 2GB memória e uma placa de vídeo 8600GT. Sim, e muito. Ou seja, PC aqui não é problema para eu ter que fazer isso, mas faço, porque na minha opinião o Windows Vista, deveria vim com uma tela customizável ao invés de instalar um monte de programas e serviços que nem todos irão usar nem 80% deles.
  • Dxzdxz1
    Tô com o Vista Home Premium Instalado num simples CeleronD 2.6 com 1,5GB de ram e com uma GS 7200 e não reclamo do desempenho (tá praticamente idem do XP). jogo a maioria dos joginhos de hoje em dia tipo um Pro Evolution 2008 um GTAzinho emulador de Dreamcast pra baixo... e curto Deskmod (que apesar de ser legal só ajuda o computador ficar cada vez + lento). tô usando sem o SP1 (falam que ele já melhora bastante o desempenho) então imagina se eu instalo o SP1 como vai ficar!!!

    Quanto aos que chegam a ter um PC inferior ao meu, o que eu posso falar é que existe vLite pra isso, inclusive criei uma versão Starter Lite que roda REALMENTE BOM num PIII 933 com 256mb da minha irmã (gastando em média 150mb de ram sem tá executando nenhum aplicativo), então se seu desejo é ter um vista vc concerteza pode ter hoje, é só você realmente querer.


    Santa Efigênia:

    2GB RAM DDR-2 667MHZ R$ 70,00
    CORE2DUO E8400 3.0Ghz 6MB FSB 1333MHZ R$ 575,00
    HD SATA 160GB R$ 135,00
    Video Geforce 9600gt Xxx Edition / 700/2000mhz R$ 400,00
    Placa Mãe Gigabyte 945GM-S2 R$ 145,00

    Total: R$ 1395,00 num PC pra rodar o Vista Ultimate sem nenhum problema!!!
  • Dxzdxz1
    correção 2GB RAM DDR-2 667MHZ tá R$130 e não 70...
    R$70 é 1GB
  • Thiago®
    Desabilitando Programas e liberando memória ele fica mais lento ?

    Isso apenas se você desabilitar o SuperFetch, mas enfim... espero por esse artigo.
  • Gabriel
    O Windows Vista é bem melhor que o Xp, não resta dúvida, mas para isso ele usa infinitamente mais recursos.No final das contas, não sei se isso é ser melhor, mas... Agora, que dá pra fazer pequenos ajustes que melhoram a velocidade do Windows Vista em vários aspectos, isso é inegável. Um abraço.
  • Edu Berigo
    acho que o funcionamento do vista eh relativo, depende do q vc faz no micro, tem gnt q usar vista, mas pra áudio eu ja não recomendaria. inclusive, como o sistema eh novo,. mtos fabricantes ainda nem tem os drivers de funcionamento (hardware e sistema)

    www.myspace.com/eduberigo
  • Paulo Fonseca
    Olá vou citar 4 parágrafos:
    1° Adiciona ao Titulo deste Tópico: [Se você pode comprar um computador bom] Para que otimizar o que já é otimizado?

    2° Do meu ponto de vista, em alguns comentários estão comparando hardware ao invés de sistema operacional. Sempre que vão citar algum comentário negativo ao Windows Vista enfatizam que o problema é que alguns usuários estão colocando o OS em maquinas antigas ou com hardware "medíocre", ou seja, o Windows Vista é mais pesado que o Windows XP, senão penso eu que ele seria mais rápido que o Windows XP em qualquer máquina.

    3° Sou técnico de informática, particularmente a minha reclamação é  a  mesma para todos os sistemas operacionais da MS, a fragilidade contra vírus, por exemplo: Uma técnica de proliferação de vírus usada desde as primeiras versões do Windows, que é através dos arquivos autoruns em unidades removíveis, é utilizada até hoje por qualquer usuário com um pouco mais de experiência, e etc., se bem que estou fugindo do tópico, mas é que realmente não entendo porque isso ainda não foi corrigido.

    4° Voltando ao tópico, do meu ponto de vista o Windows Vista exige sim otimização mesmo em computadores razoáveis, pois pelo menos eu não tenho computador só com Windows, utilizo diversos programas na minha máquina, e muitos desses programas também são famintos por memória e processamento gráfico,  e às vezes alguns megas acabam fazendo diferença.
  • Paulo Fonseca
    Caracas, desculpe-me pelos caractéres a mais no meu cometário acima, acretido que eles apareceram porque copie e colei o titulo do tópico, quando estava redigindo minha mensagem. Ou algum bug no meu navegador...
  • rodrigo
    meu amigo jHONY EX os xp pro usa 128ram a sua melhor versao, o vista na versao mais fraca usa 512ram e na melhor no minimo 1gb ram ai ta o ezagero nao pderia so ser o dobro do xp que com 256ram roda muito bem
blog comments powered by Disqus
site statistics