O Wincast está voltando…

— Em: Bastidores
Print
Share

Wincast.Muita gente está perguntando o que aconteceu com o Wincast. Como cansa ficar explicando individualmente, resolvi publicar este post para dar publicidade à tremenda confusão em que nosso querido podcast se meteu.

Um podcast é mais do que simplesmente gravar, editar e hospedar o arquivo de áudio. A essência do podcast está no fato de ser possível acompanhá-lo via feed, em programas como o iTunes e o Juice. Para fazer todo o trabalho de bastidores, ou seja, organizar, criar o feed e distribuir os episódios, quem usa WordPress, plataforma utilizada no WinAjuda, contava com um grande plugin: o podPress.

O podPress era utilizado aqui no WinAjuda também. Tudo corria bem, mas problemas começaram a surgir com as novas versões do WordPress, e a estagnação do plugin. O criador do projeto, que o toca em seu tempo livre, ficou sem tempo livre, e nessa, deixou na mão milhares de podcasters que utilizavam sua cria para gerir seus trabalhos. Resultado? Uma novela, que se arrasta há mais de um mês, sem previsão de término, a qual pode ser resumida da seguinte forma:

podPress 8.8 e WordPress 2.6 não se bicam. Um não funciona no outro, exceto mediante gambiarras que ninguém confirma, que não dá para confiar. Em 23 de julho, o autor prometeu uma atualização. O tempo passou, ela não saiu, e uma explicação sobre o atraso saiu, em 5 de agosto. Já estamos em setembro, e nada.

O criador do podPress não tem compromisso algum com ninguém, logo, não dá para cobrar nada dele. O que estava ao meu alcance, foi feito: mandei uma pequena doação, via PayPal, como forma de incentivo, atitude esta, aliás, realizada por muitos dependentes do plugin. Todo santo dia entro no site, em busca da nova versão, sem sucesso.

Como faz um tempão que o Wincast está parado, tomei uma atitude um tanto drástica: trocar o plugin. Passaremos a usar o Podcasting, que é bem mais singelo que o podPress, mas funciona bem, inclusive no WordPress 2.6. Isso mudará o feed do podcast, dessa vez, espero, em definitivo. Mas ele só será revelado quando lançarmos o Wincast #011 - até porque ainda nem instalei o plugin aqui :P .

Além dessa mudança estrutural, outras mais evidentes virão. A edição será "terceirizada", e ficará a cargo do @le, que também é participante fixo do nosso programa quinzenal. Com conhecimentos bem melhores que os meus em se tratando de edição de áudio, somados à contribuição de uma rádio comunitária que criará vinhetas e efeitos sonoros variados, a tendência é a qualidade subir consideravelmente.

O plano está traçado, agora só falta executá-lo. Hoje à noite gravaremos o programa, e nos próximos dias o Wincast voltará - com força total.

Related Posts with Thumbnails
Processing your request, Please wait....

Quem escreveu?

Gravatar

Rodrigo P. Ghedin. Blogger, MVP Microsoft, acadêmico de Sistemas de Informação e bacharel em Direito.
Posts deste autorMande um e-mail

  • Leon
    AêÊêêê!!! O mais assíduo dos ouvintes está FELIIIZ!!!!! :D
  • Estou À esperar o wincast 11[
    "com vinhetas.." q isso hein. hehehehhehe
    abraçoooo
  • Ué Ghedin, eu também tinha um problema com este plugin. Mas depois que atualizei o wp para a versão 2.6.1 o problema sumiu. Uso o Podpress normalmente. =S
  • E terá mesmo que ser via Skypecast?

    Alternativa: http://www.stickam.com/

    Confesso que nunca usei mas estou disposto a testá-lo num próximo Podtek. Depois logo te digo o que achei.

    Best regards
  • Nesse meio tempo o @le fez um freela e gravou com a gente (http://papovirtua.blogspot.com.... Em off ele explicou sobre o problema.

    Ficou feliz com a volta do Wincast, vida longa ao podcast!
  • Rogério Garcia
    De qualquer jeito, Boa sorte


    []'s
  • Estou no aguardo :D
  • gabriel
    boaa
  • @ Rogério Garcia

    Sim, mas infelizmente, não vai ser liberado pra todo mundo ouvir durante a gravação... Até queria fazer isso, mas não existe mais Skypecast :( .

    []'s!
  • Legal! :P
    Adoro o WinCast! Foi o 1° Podcast que conheci e o que acompanho com maior regularidade.
    Espero que todos os contratempos sejam superados.

    Boa Sorte! xD
  • João Paulo Aragão Rochel
    UUUIIIIPPPIII
  • Rogério Garcia
    Vai ser pelo Skype?? :D
  • Eu não disse? Eu não disse? ;D

    (http://www.winajuda.ig.com.br/...

    Abraços a todos e estamos esperando o Wincast!
blog comments powered by Disqus
site statistics