Quando comecei a navegar na Internet, no início da década, usava o Norton AntiVirus. Afinal, naquela época as opções conhecidas (por mim) eram poucas, e o produto da Symantec estava em tudo que é lugar. Os anos se passaram, concorrentes fortes surgiram, e o NAV, ao invés de evoluir como um todo, ano após ano foi perdendo um requisito essencial para qualquer antivírus: leveza. Não lembro ao certo quando deixei o NAV de lado, só lembro que foi numa época em que seu uso era insuportável, dado o peso excessivo do aplicativo.
Em 2009, porém, a Symantec pretende dar a volta por cima. E, para tal, fez o dever de casa muito bem. O Norton AntiVirus 2009, última versão do seu antivírus, vem com novidades de babar, dentre elas, uma especial: leveza.
Baixei a versão trial, válida por quinze dias, e fiz alguns testes simples. A velocidade e a leveza realmente impressionam, bem como o índice de detecção, que somado à baixa incidência de falsos-positivos, segundo o último comparativo da AV-Comparatives, colocam o NAV 2009 como a melhor opção de antivírus da atualidade.
Instalação

Instalação do Norton AntiVirus 2009.
A instalação do Norton AntiVirus 2009 é muito, mas muito rápida. Diz a Symantec que ela termina em menos de um minuto, mas aqui, foi um pouco além disso. Pouco mesmo, já que comparada a outras soluções antivírus, o tempo é irrisório. O Zumo fez um vídeo da instalação do Internet Security; dá para ter idéia da velocidade do negócio.
Ao término da instalação, não é preciso reiniciar o PC, mas é necessário atualizar o programa. Essa primeira atualização é de pouco mais de 8 MB, e pede reinicialização ao final. Nada drástico, afinal, isso é procedimento padrão de todo e qualquer antivírus. Segundo a Symantec, o LiveUpdate (nome do sistema de atualização dos produtos da empresa) foi aprimorado, ficando, além de mais rápido, mais transparente ao usuário.

LiveUpdate.
Nova interface
Como já dito, fazia tempo que não usava o Norton. Talvez por isso achei a interface muito limpa, afinal, não conferi a versão 2008... Em suma, a janela principal do NAV traz as opções mais usadas e comuns, o essencial para o usuário saber se está tudo em ordem.

Norton AntiVirus 2009.
Merece destaque, nessa mesma tela, um box chamado Uso da CPU, do lado esquerdo. Ele mostra, em tempo real, o uso geral da CPU, e o quanto o NAV é responsável por ele. Ao clicar no título deste box, uma janela de estatísticas de fazer inveja ao task manager padrão do Windows aparece, mostrando diversas informações sobre desempenho, todas, claro, relacionadas a sub-aplicativos do antivírus.

Uso da CPU.
Note que, no primeiro gráfico, a parte amarela, responsável pelo NAV, é maior no início. De fato, o período pós-boot é o único, até agora, no qual o antivírus incomoda um pouco. Nada drástico, apenas um momento meio tenso para um programa que, no geral, roda silencioso na máquina.
Configurações
O leque de configurações do Norton AntiVirus 2009 é bem vasto. A janela de configurações é separada por grandes abas, de acordo com cada área: configurações do computador; configurações da Internet; configurações da rede doméstica; e configurações diversas. Os seletores são bem inovadores, lembram os do iPhone, mas, obviamente, no nosso caso funciona com um clique do mouse. Mera frescurinha visual
.

Configurações.
As configurações default são muito boas. Segundo o AV-Comparatives, as de fábrica garantem uma eficácia contra pragas virtuais de 97,4%, contra 99% da configuração com proteção máxima. O problema dessa última, porém, é que o programa pode pesar no sistema - além de exigir razoável conhecimento do usuário.
Em suma, o NAV vem pronto para usar. O usuário pode até ignorar a tela de configurações...
Varredura e Norton Insight
Ao clicar no item Verificar agora, um popup surge, pedindo qual tipo de varredura o usuário deseja fazer. Existe a verificação rápida (quickscan), a completa e a personalizada.

Tipos de varredura.
A verificação rápida faz jus ao nome: leva menos de dois minutos. Após a análise, a janela com o resultado aparece, e se houver algo errado, ainda que seja um mero tracking cookie, um aviso vermelhão medonho aparece. Pelo menos o usuário não passa batido
.

Resultado!
Boa parte dessa alta velocidade de varredura é atribuída ao Norton Insight, um mecanismo muito interessante que exclui da verificação arquivos reconhecidamente bons. O firefox.exe, por exemplo, não é varrido, pois tem confiança da Symantec; o wuauclt.exe também, mas este por garantia da comunidade. Um arquivo pode ser excluído da varredura através desses dois avais: ou da Symantec, ou da comunidade. Na área do Insight, os arquivos são mostrados com estrelas, que indicam a probabilidade de representarem risco, além de grifos verdes, no caso dos arquivos reconhecidamente bons.

Norton Insight.
Demais tecnologias
Além do motor principal de proteção em tempo real, o Norton AntiVirus 2009 traz uma série de outras tecnologias que ajudam a manter o sistema livre de vírus e outras ameaças digitais. Isso inclui extensão para o Firefox, barra de tarefas para o IE (que, aqui, não apareceu), proteção de mensageiros instantâneos, e-mail, tecnologias novas como o SONAR e o Norton Protection System... É muita coisa.
Além da proteção, houve todo um cuidado em fazer do NAV algo transparente. O Smart Scheduler, por exemplo, aproveita períodos de ociosidade do PC para se atualizar e fazer tarefas de rotina. Quando o usuário volta a utilizar o PC, a tarefa que estava sendo realizada é automaticamente interrompida.
Conclusão
Rowan Trollope, Vice Presidente sênior de Negócios de Consumo, disse o seguinte durante a apresentação mundial da linha Norton 2009:
"O Norton de hoje em dia provou ser mais rápido e forte do que nunca".
Não duvidem das palavras dele. Minha base de comparação é defasada (versões 2003/2004), mas acredito que o salto em desempenho dessa versão para as anteriores tenha sido drástico. Isso, somado à eficácia contra malwares atestada por análises minuciosas, colocam o Norton AntiVirus 2009 como um sério concorrente no acirrado mercado de antivírus, que até pocuo tempo atrás tinha como líderes absolutos Kaspersky e NOD32. No fim das contas, quem ganha é o consumidor!
O Norton AntiVirus 2009 já está disponível no Brasil, por R$ 79,00, e o WinAjuda recomenda!
Quem escreveu?
Rodrigo P. Ghedin. Paranaense, 22 anos, bacharel em Direito e aficionado por informática. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" (7 Ultimate) e Dell Vostro 1000 (XP Home).
Posts deste autor — Mande um e-mail
Posts relacionados
Neste dia, em outros anos...
-
Thássius Veloso
-
Rodrigo Ghedin
-
Arthur Astaroth
-
Maysa
-
Milton
-
Lucas
-
Neto Lima
-
Bruno Luiz
-
Luiz Claudio Eudes
-
Andre Luiz
-
Highlander
-
Gabriel
-
Andre Luiz
-
marcellus
-
Murilo
-
Gabriel
-
Carlos
-
Fausto
-
Willian Rosa
-
Elimar Bentes
-
Antonio
-
Gabriel
-
Rodrigo Ghedin
-
Eduardo
-
hulago
-
Rodrigo Ghedin
-
jefferson barcellos
-
Hudson
-
Jeferson
-
Gustavo
-
Edu
-
O meu
-
Eduardo
-
Gabriel
-
Rodrigo Ghedin
-
Gabriel
-
fabio
-
Eduardo
-
nishi
-
Carlos Augusto Lindemayer
-
Fernado Ventura Junior
-
vanessa
-
vanessa














