
Windows Vista Service Pack 2.
Com um beta público do Service Pack 2 para Windows Vista rolando por aí, somando aos dizeres de analistas no sentido de que o Vista SP2 será bastante parecido com o Windows 7 "nos bastidores", a seguinte dúvida surge: afinal, o que o SP2 do Vista trará de novo?
Para responder a essa pergunta, nada melhor que um resumão sobre as tais novidades. O site PC Advisor compilou uma lista interessante das principais. Confira:
- Acrescenta suporte nativo a gravação de Blu-ray;
- Adiciona o Pacote de Ferramentas Sem Fio do Vista (tradução livre de "Vista Feature Pack For Wireless"), o qual traz suporte à última tecnologia Bluetooth (Bluetooth 2.1), bem como ao protocolo WiFi Windows Connect Now (WCN);
- Melhorias no desempenho do WiFi quando o Vista volta da hibernação/dormir;
- Melhorias em velocidade e eficácia do gadget de feeds, da Barra Lateral;
- Traz a última versão da instant search (4.0);
- Diminui os recursos necessários para rodar muitos gadgets na Barra Lateral;
- Melhorada geral no desempenho do sistema.
Além dessas novidades mais visíveis, existem muitas outras invisíveis ao usuário:
- Suporte aos novos processadores VIA de 64 bits;
- Suporte ao sistema de arquivos exFAT, que permite manusear arquivos maiores que 4 GB (limitação do FAT32), além de usar o sistema de horários UTC para sincronizar arquivos de/em diferentes fuso-horários;
- Melhorias no gerenciamento de energia do sistema (eficiência 10% melhor).
De resto, todas as correções lançadas até então também estarão incluídas no pacote, além de algumas novas, exclusivas do SP2. Problemas como desligamento lento e "crashs" inexplicáveis serão resolvidos.
Algo interessante, até incomum na história da Microsoft, é que o SP2 não é cumulativo. Ou seja, antes de instalá-lo, o usuário precisará instalar o Service Pack 1 - se já não o tiver feito.
O Service Pack 2 do Windows Vista será lançado n'algum dia do primeiro semestre de 2009. Por ora, aventureiros, curiosos e estudiosos podem testar a versão beta (32 bits ou 64 bits). Mas lembre-se: é beta, é Service Pack, pode dar problema.
Quem escreveu?
Rodrigo P. Ghedin. Paranaense, 22 anos, bacharel em Direito e aficionado por informática. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" (7 Ultimate) e Dell Vostro 1000 (XP Home).
Posts deste autor — Mande um e-mail
Posts relacionados
Neste dia, em outros anos...
-
André Luiz
-
Leon
-
João Paulo Aragão Rochel
-
Fábio
-
Tereza
-
Sergio
-
Rodrigo Ghedin
-
Paulo Rodrigues
-
Leon
-
Will Walber
-
Will Walber
-
MalarKeY
-
Will Walber
-
Marcelo
-
Fábio
-
Hemerson
-
Greg Mayer
-
João Paulo Aragão Rochel
-
Daniel
-
Rafael
-
Cardinal
-
Denis SP
-
4114N














