Microsoft prepara Oxite, CMS concorrente do WordPress

— Em: Notícias
Print
Share

Se você achou o site da MIX Online legal, uma boa nova: o sistema por trás dele é o Oxite, cria da Microsoft Labs, já disponível para download em caráter alpha.

Oxite.

Oxite.

Trata-se de um CMS open source, que pode gerir desde um simples blog até projetos grandes, desenvolvido em ASP .NET - o que, em tese, inviabiliza sua instalação em ambiente Linux. Tudo o que caracteriza um blog convencional está lá, como por exemplo:

  • Comentários (moderados ou não);
  • Feeds RSS em vários níveis;
  • Gravatar;
  • Trackback e pingback;
  • Liberação de API (já se integra ao Windows Live Writer);
  • Painel administrativo;
  • Suporte a open search (pode-se incluir a busca do site na do navegador);
  • E muito mais...

Outro detalhe legal é que, a exemplo do b2evolution, o Oxite pode rodar tanto um blog standalone (sozinho), quanto uma comunidade de blogs, tal qual o Interney Blogs (que usa b2evolution).

O Oxite, ainda em fase alpha, pode ser baixado aqui. No próprio site, há um fórum de discussão, útil para resolver problemas que, devido ao fato do sistema ser novo, podem surgir com freqüência.

Se eu soubesse algo de ASP .NET, faria um teste. Se soubesse... :( . Olhando de fora, o Oxite parece ser bem legal - há algumas screenshots no site oficial.

Fonte: Gattune!.

Related Posts with Thumbnails
Processing your request, Please wait....

Quem escreveu?

Gravatar

Rodrigo P. Ghedin. Blogger, MVP Microsoft, acadêmico de Sistemas de Informação e bacharel em Direito.
Posts deste autorMande um e-mail

  • Bem legal o Oxite. Vamos ver, com o tempo, o que ele tem de melhor e pior que o WordPress.
  • De uma coisa tenho certeza: o reinado do Wordpress está longe de acabar. [2]
  • Tinha que ser a Microsoft Contra o Linux!!!!!
  • Ela tem que usar as próprias tecnologias.
  • Se o servidor do meu dite não fosse Linux, eu testaria com certeza...
    Que pena!
  • Ramon
    Tem certeza que deseja fazer este post?
  • Embora eu não conheça muito de ASP .NET, acredito que não seja necessário ser nenhum gênio de programação para desenvolver algo neste "Oh xente".

    De uma coisa tenho certeza: o reinado do Wordpress está longe de acabar.

    Abs
  • Dilan Nery
    A microsoft como sempre, tentando criar algo para competir com tudo.
  • chrystoffer
    Não quero defender ninguém... mas quanto mais competição tiver, melhor para nós usuários... :D
  • Não podemos nos esquecer que o Google está a ponto de meter seus pés nisso também: http://manualtech.com/%C2%A0noticias/google-ira-e...
  • Thiago Silva
    só eu ou mais alguém achou a cara desse mascote meio doentia? hehehehe :P
  • chrystoffer
    é um cogumelo... logo chá de cogumelo deixa o cara noiado.. logo percebe que esse cogumelo está doidão heuaihueia :D
  • acho que não é um concorrente direto com o Wordpress, por ser feito na plataforma ASP da Microsoft. Eu testei ele, tá muito verde ainda, pode ser usado sim, mas nada como o bom e velho Wordpress rodando no seu PHP xD!
  • Legal, eu até testaria também, mas não sei nada de ASP .NET. Se o projeto for um CMS grande, até pode não concorrer, mas se for pra concorrer justamente com o Wordpress, será sacanagem! Mas duvido que vão trocar o Wordpress.
  • Há, nem ameaça o WordPress. Relaxem!
  • Óh shit? ;S
blog comments powered by Disqus
site statistics