[Atualizado] Novo layout no WinAjuda

— Em: Bastidores Comente!

Update (27/02/09, 7h44min): algumas mudanças/melhorias já foram realizadas, a saber:

  • Títulos dos boxes da barra lateral com nova cor (azul) e adição de divisória separando os boxes (obrigado, Hélder!);
  • Problema com palavras capitalizadas nas páginas dos autores corrigido (obrigado, Breno!);
  • Cor de fundo alterada, de #FFF para #FCFCFC (obrigado, Felipe Zorzo!);
  • Alteração do parser que busca informações de outros sites (FileHippo e Campo Minado) via RSS, dispensando um plugin específico para isso (obrigado, Denny!);
  • Correção do favicon (obrigado, Reneé!);
  • Melhoria do logotipo, que estava serrilhado, e adição do termo "Beta" ao mesmo (obrigado, Emerson Alecrim!);
  • Aumento da coluna de posts e diminuição da barra lateral (80px) (obrigado, Rogério Garcia!);
  • Correção de links obsoletos no blogroll (obrigado, Daniel!);
  • Pesquisa built in do WordPress de volta (a da Google se recusa a funcionar por aqui...) (obrigado, Tatu!).

O trabalho continua, ainda há muito a ser feito :-) . Continuem mandando sugestões e relatando erros, e na medida em que for consertando as coisas, atualizarei este post. Obrigado!

E aí, gostaram do novo layout do WinAjuda? O novo visual é bastante parecido com o Windows Live Wave 3, porém mantém traços próprios que ajudam a manter uma identidade visual. A maior mudança em relação ao anterior, porém, é o retorno dos tons claros predominantes ao invés dos escuros. A quem prefere o modelo escuro, só me resta sugerir a adoção de óculos escuros para ler o WinAjuda 8-) .

Antigo layout do WinAjuda (clique para ampliar).

Antigo layout do WinAjuda (clique para ampliar).

Um ponto que deve ser frisado é que o novo tema está em beta, no sentido original da palavra, ou seja, com alguns buracos e muitos bugs pequenos. O novo tema do WinAjuda é o segundo que fiz utilizando um framework como base, no caso, o WP-Framework, que por sua vez ainda está num estágio bastante inicial (versão 0.2.2). Se por um lado a adoção dessa base facilitou muito a criação do novo tema, por outro ele ainda não está "redondo", livre de problemas. Uma nova versão, a 0.3, foi prometida pelo desenvolvedor para breve, e assim que ela sair, atualizarei o layout do WinAjuda na esperança de que os bugs existentes sejam corrigidos.

Eu poderia esperar o lançamento da nova versão para, só então, liberar o novo layout. Mas a ansiedade era grande, e mesmo com os problemas já conhecidos (e desconhecidos), garanto que a navegação básica está livre de problemas.

E como acontece em toda atualização de layout, aproveitei a oportunidade para agregar novos recursos e otimizar os já existentes. Vamos a uma lista deles?

  • Destaques: agora ficam na parte superior do site, e são estáticos (sem efeitos DHTML). Isso se traduz em carregamento da página mais rápido, e trocas dos destaques mais constantes;
  • Pesquisa do Google: está de volta. Quando mudamos para o iG, a alteração na URL principal do WinAjuda ferrou com as páginas indexadas no buscador. Hoje, cerca de seis meses depois, o indexador do Google já corrigiu todas as páginas, o que permite voltar a usar a melhor busca do mundo dentro do blog;
  • Você sabia?: uma ideia que há mais de dois anos planejo colocar no site, mas que por motivos diversos nunca conseguia colocar em prática. Trata-se de um espaço na barra lateral contendo informações rápidas e aleatórias relacionadas à Microsoft;
  • Campo Minado: os últimos posts do Campo Minado, blog sobre games para PC que também idealizei e mantenho, agora têm espaço cativo na barra lateral do WinAjuda;
  • Respostas a comentários: finalmente é possível responder diretamente a comentários nos posts. Clique no link Reply, abaixo do comentário desejado, e mande ver;
  • Enquetes: providas pelo PollDaddy, da Automattic, mesma empresa responsável pelo WordPress. Está na barra lateral - aproveite e vote na nova enquete, já no ar;

E agora, a parte ruim: bugs! Já identifiquei alguns, listados abaixo, e gostaria de contar com a colaboração dos leitores no sentido de encontrar outros que tenham passado batido. São esses:

  • Páginas de arquivos por data não funcionam;
  • Fonte capitalizada nas páginas dos autores;
  • Caracteres desfigurados nas últimas do fórum (problema antigo, aliás);

Poucos, porém de relativa gravidade. Encontrou outro bug? Me avise através da página de contato.

Espero que gostem do novo layout. Embora ele já esteja no ar, melhorias aparecerão no futuro, sem contar as correções dos bugs relatados acima, e de outros que porventura surjam. Obrigado pela atenção, e voltemos à programação normal do blog.

Tags: , , , , ,

Quem escreveu?

Gravatar

Rodrigo P. Ghedin. Paranaense, 22 anos, bacharel em Direito e aficionado por informática. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" (7 Ultimate) e Dell Vostro 1000 (XP Home).
Posts deste autorMande um e-mail

  • Adorei! Agora o tema tem mais "vida" :D O antigo era preto demais
  • (Testando resposta ao comentário :-P ).

    Obrigado, Denny!

    []'s!
  • leandro
    gostei bastante tambem, parabens ghedin!
  • Yuri Accioly
    Ficou parendo o logo do silverlight, mas ficou show!
  • eddie
    Pelo menos ava o meio ambiente.. consumindo menos energia, o branco gasta muita energia alem de gastar a visao muita rapido.
    mudança eh pra melhor n pra pior
  • Hm, ficou legal, mas acho que já ví esse layout em algum lugar...
  • O Windows NET (http://marlonpalmas.wordpress.com) possui um visual bem parecido. Sendo que o do Winajuda possui uma identidade visual bem mais trabalhada.
  • Excelente!! Ficou lindo. Tudo com muita perfeição.
  • Achei MUITO lindo!

    Só não achei legal o banner no topo. Quebrou o layout do mesmo jeito que o Live Mail.

    Enfim, as mudanças foram boas e o conteúdo ficou BEM mais fácil de ser visualizado.

    Gostei! ;)

    []'s
  • Infelizmente não posso abdicar do banner no topo. Vontade não falta, mas...

    []'s!
  • Willian Max
    Esse banner no topo que deu o toque "Live" ao layout :)
  • Felipe Zorzo
    Hahaha, eu ri.

    E que tal deixar o Wordpress em português, Ghedin? ;)
  • Vocês não entenderam, o banner é somente decorativo. É pra manter a semelhança com o Hotmail :)

    Ficou iguaizinho, não? :D
  • É verdade, lembra um pouco o Windows Live Hotmail... Seria legal um arranha-céu na sidebar (como o novo hotmail :P )
  • Concordo! Ghedin, coloca um arranhacéu! (PS.: Mudei pro Gmail que não tem nenhum arranhacéu)
  • Nicolas Fraga
    O layout ficou bom, (eu gostava bastante do antigo, então não tem diferença, digamos). Mas acho que a imagem de fundo do topo podia ser maior, para pegar o banner de publicidade e também "terminar" o degradê de cinza pra branco, e não ficar "cortado" como ficou...
  • O problema é que se colocar o degradê no topo, o banner 728x90 esconde o fundo totalmente. Fiz assim para que ele ficasse em destaque. De quebra, ajudou a dividir melhor a publicidade do resto do site.

    []'s!
  • Diogo
    Tá um layout limpo, mas meio simples. Eu colocaria o banner de propaganda na lateral e terminaria o degradê, como disse o Nicolas.
  • O novo theme ficou ótimo, acho que faltou adicionar um favicon pro Blog.
  • Bem lembrado, Dan! Vou pegar o favicon do tema antigo e adicionar ao novo.

    []'s!
  • O tema ficou show, Ghedin, tá de parabéns!

    Na minha opinião, muito melhor que o antigo. :)
  • Ghedin, não sei se percebeu, mas os softwares atualizados não atualizam direito :lol: Dê uma olhada nesse tópico ;)
  • Boa dica, Denny! Acabei de implantar o código que você sugeriu, e isso eliminou a necessidade de um plugin, o inlineRSS. Obrigado!

    []'s!
  • :D

    Agora o Feed do Campo Minado que tá com erro :| "An error has occurred; the feed is probably down. Try again later." :?
  • Excelente Ghedin, parabéns! Ficou vivo, limpo, claro e super bonito! Tá elegante, parabéns mesmo!!!
  • Arrumou sociedade com algum webdesigner??? Cada hora está de layout novo! rs rs rs

    Parabéns!!!
  • Willian Rosa
    Rodrigo esta realmente lindo! Parabens pelo tema, e com certeza da ate para colocar como pagina inical do navegador. Esta muito bacana mesmo, parece as paginas do Windows Live, lindo! Um abraco.
  • Manoel Paulo
    Muito bom Ghedin! Adorei o novo layout! Quando entrei achei que estive em blog errado. rsrs
  • Flávio
    ficou muito legal com esse visual novo, parabéns.....!!!!
    mais voltasse o aquele azul escuro ficaria perfeito, porque esse branco de fundo chega a da dor nos olhos. fora isso tá show.
  • Brunooo
    "Bah..." Foi o que eu disse quando entrei no site e me dei de cara com esse visual novo! Fico muito show, mesmo! Excelente trabalho - fico super clean! E o misto das cores laranja nos títulos e os links em azul ficaram muito bons!
    Os detalhes ficaram muito melhores assim, estáticos bem diferente do que se vê por aí!

    Parabéns!
  • Muito bom Ghedin! O Layout ficou PE-TA-CU-LAR! aushahs;
  • k-Raul
    Ficou muito bom! Sugestão: colocar a cor dos títulos dos posts em #0085F1 :P
  • Alexandre Franco
    Ficou bem melhor este, o site estava merecendo um layout mais novo. Pensei que você tinha abandonado essa parte do site, porque os destaques estavam os mesmos desde o começo do ano.

    Sobre o tal banner do topo, acho que o fundo totalmente branco ficaria melhor que este cinza de agora.

    FLws!
  • Luiz
    Nossa nunca vi um site q muda tanto o layout... [:X]pra variar não gostei desse...
  • k-Raul
    Ghedin, na parte do seu perfil abaixo de cada post quando clica no link Perfil no fórum dá 404 :)
  • Renée
    Caraca, quando eu entrei pensei que tivesse errado o site (tô rolando de rir). Achei que tivesse entrando no hotmail.


    Bom, inicialmente achei muito interessante, bem limpo, mas realmente o banner acima é um tanto quanto incomodo, logicamente que remove-lo do citado lugar poderá acarretar um certo prejuízo ($$$$).

    A troca do Favicon seria muito interessante, para um mais clean também.


    Essa mudança tem cara de parceria com o o Time do Windows Live.....


    huahuahuahuhaahaiaha
  • Renée
    Agora só falta o opção de temas como no Windows Live......
  • Rafael
    Concordo com o Flávio,

    ... ["mais voltasse o aquele azul escuro ficaria perfeito, porque esse branco de fundo chega a da dor nos olhos. fora isso tá show."]

    Estou com dor de cabeça com essas cores claras. Muito claro chega a irritar minha vista, portanto, prefiro o layout anterior: mais escuro, maior variação das cores onde facilita a leitura e acesso aos links internos e não gostei dos "comments", onde fico perdido com tantos "Reply", parece tudo bagunçado. Particulamente, fica mais fácil saber quando existe novo comentário no modelo antigo, onde somente basta pressionar a tecla "end" e verificar os últimos "comments". Neste novo layout, tenho que ler tudo novamente para encontrar novos "comments".

    Como a maioria gostou do novo layout, acho que vai ficar difícil o seu "downgrade" :-D
  • Renée
    O tema é bonito, mas realmente causa uma certa irritação nos olhos.
  • Rafael
    "Agora só falta o opção de temas como no Windows Live……"

    hahahahahahahaha

    Bem parecido com o Live.
  • Caio
    Ficou bem legal e parecido com Windows Live Wave 3

    Mas...

    Ta branco demais, quando estou lendo e chego no final do post a vista fica bem irritada!!!
  • Thiago
    Será que não faltou um Ajax na páginação não?
    para carregar só para carregar as notícias?
  • Thiago
    descarte

    **para carregar só para carregar as notícias?**

    -corrigido

    **para carregar somente as notícias?**
  • Ghedin...

    Gostei muito do novo layout, meus sinceros parabens!!!!

    Cara, sobre a fonte capitalizada na pagina de autor, não seria um problema no CSS? tipo um "text-decoration" lá no meio? da uma olhada nas entradas de h... provavelmente entre a h4 e a h6... Abraços!
  • Eu gostava do tema antigo, inspirado no ColdBlue, mas esse também é legal. Quem fizer login no Windows Live, terá um interface igual a essa.
    Pelo menos, o Rodrigo não abdicou do logotipo do W, que é muito maneiro.
    Valeu.
  • Faltou eu dizer que estava com problemas nos comentários no "WinAjuda antigo".
    Bom, agora com o tema novo, não tive problemas com esses comentários.
    Abração pessoal.
  • Evabdro
    ficou muito bonito.... o layout antigo era muito pesado em termos visuais... este não esta limpo, moderno e realmente muito bonito!
  • Evabdro
    "Destaques: agora ficam na parte superior do site, e são estáticos (sem efeitos DHTML)." eu preferia com o efeito dhtml =P
  • Ghedin:
    Na parte do Footer coloca alguma imagem estilo a do topo.
    pq o rodapé ficou muito branco.

    Apenas isso, o resto ta ótimo :)
  • Outra coisa hehehe
    coloca os comentários em Ajax.

    Assim acho que deixa o site mais rapido pra carregar pq não precisa ficar carregando a pagina inteira ;)
  • Adorei o layout!

    Está bem mais expressivo e aconchegante para a visão do que o anterior :D.

    Só uma dica: troca a borda do gravatar nos comentários (sugestão: a da equipe WinAjuda verde, dos usuário cinza).

    Parabéns Ghedin! Sucesso.
  • Pietro Barros
    Olá, Ghedin.

    Parabéns. Muito bom trabalho. Layout mais limpo. Alguns anos atrás eu achava que quanto mais ícones e itens uma página tivesse, mais bonita era. Hoje, penso totalmente o contrário. Quanto menos, melhor! hehe

    Abraços,
    Pietro
  • Rogério Garcia
    Olha, gostei, mas acho que podia "encurtar" mais a barra do lado direito :D.


    Do resto, parabéns, o novo Layout faz jus ao nome do site. :D
  • Vitor F.
    Ghedin, realmente, ficou animal!
    Parabéns, cara!
    Keep up the good work!
    Abraços
  • Jandeilson S. Barbosa
    O novo layout está 10, não só pelo design simples, mais sim pelo espirito do WinAjuda de volta.

    Parabéns, Rodrigo!

    Abraços...
  • Diego
    Ficou muito bom! Simples, bonito e prático! Estão de parabéns pela inovação...
  • Junin Mendes
    Perfeito! *-* Mais vc bem que pudia aderir a idéia da Microsoft de remover o banner de cima e colocar do lado né! :P
  • Junin Mendes
    Perfeito *-* Mais vc bem que pudia aderir a idéia da Microsoft e colocar o banner de anuncios na parte lateral né! :P
  • Junin Mendes
    Perfeito *-* Mais vc bem que pudia aderir a idéia da Microsoft e colocar o banner de anuncios na parte lateral né.! :P
  • Hélder
    Guedin,

    Três sugestões:

    1- a cor da fonte dos títulos das notícias ficaria melhor se fosse outra cor ao invés de laranja, pois laranja já é a cor das seções no lado direito. Sugiro, para os títulos das notícias, um azul com a mesma tonalidade de "WinAjuda"

    2- no fundo do banner, ao invés de colocar cinza, coloque a mesma imagem azul do windows live wave 3, porém espelhado de cabeça para baixo. Acho que fica legal. Esse cinza tá quebrando todo o layout.

    3- no lado direito, coloque uma discretíssima divisória entre as seções... sugiro um gradiente vertical, como nesse blog: http://marlonpalmas.wordpress.com/ (esse blog, aliás, também demonstra minha sugestão de cores para o título das notícias)

    E por fim um comentário:

    - Só agora, depois de quase uma hora, percebi aquelas fotos quadradas na página principal, ao lado do WinAjuda. De verdade, acho que ninguém percebeu e a utilidade beira a zero...

    No mais, parabéns! Renovar é preciso!!
  • Hélder
    Só mais uma sugestão que esqueci: a coluna do lado direito poderia ter sua largura reduzida em 25%. Isso daria muito mais destaque às notícias. Da forma que está, quando abrimos o site, não sabemos para onde olhar primeiro!
  • Alan
    ao acessar o site pensei que estava no site errado [:D]..Ficou ótimo o visual...
    Ps : Ghedin tbm entrou no clima de mudança e mudou sua fot..[:D]
  • Tatu
    A pesquisa não funciona.
  • Oi Ghedin! Gostei mais desse visual! Não só porque é novidade, mas porque ficou bem clean, elegante e pelo que li vai ficar mais fácil de dar "aquela" manutenção! Vou dar uma olhada geral, encontrando problemas te mando!
    Abraço e novamente parabéns!

    Ah, ia esquecendo: quando tiver um tempo... você atualiza o link lá do blog? Tá o antigo e muita gente acessa o blog pelo o WinAjuda (referência!).
  • Oi Daniel!

    Obrigado pelo toque em relação ao seu blog. No layout anterior, escrevia os links do blogroll diretamente no sidebar.php. No novo, voltei a usar o sistema próprio do WordPress, e aproveitei para limitar a quantidade de endereços exibidos, de forma que a cada refresh são mostrados oito blogs/sites aleatórios. É uma boa forma de dar destaque a mais blogs que conheço, acompanho e gosto.

    []'s!
  • Rogério Garcia
    Só mais um detalhe: O layout do fórum agora não combina NADA com o do site oficial.

    Bem, acho que seria bom os dois terem a mesma identidade visual! :D
  • MalarKeY
    Ghedin... Você é o Cara! Ficou Perfeito.... Os Comentários Ficaram PERFEITOS... O Tema CLEAN Ficou Perfeito... A Barra de Destaques lá em cima Ficou PERFEITO...

    Meus Parabéns Ghedin... Esse Foi um Grande Passo que você deu ao WinAjuda.

    P.S. Agora sim hein? Essa foto que você colocou Ficou Bem "Nerd" A cara de Pessoas Antenadas na Tecnologia!
  • Não gostei!! :D Mas cada um é cada um.
  • Invés do banner ser no topo, porque não coloca-lo no meio, abaixo do menu? Pelo menos assim não quebra o layout.
  • JUnior D'Angelo
    Olá, parabens por melhorar ainda mais o site, essa leveza está perfeita, muito bom mesmo
  • Ghedin sempre surpreendendo a todos!
    Parabéns pelo excelente trabalho.
    O tema ficou muito bacana.
    Clean e elegante.
    Abraços
  • Philemon Brito
    Ghedin,
    Ficou bonito. Todavia raramente o vejo pois leio os posts no gerenciador de feeds. Venho aqui apenas ocasionalmente.
    Abraço, sucesso!
    Philemon
  • Ilton Alberto Junior
    Bem legal o tema, estilão Live.
    Mas você não pode colocar o banner do topo na sidebar? veja com a Ig pra disponibilizar um banner pra sidebar, pra ficar melhor. Lá quebra muito o layout (e deixa igual o Hotmail :P)
  • Hélder
    Ghedin,

    Gostei porque você já efetuou várias alterações que eu sugeri.
    Talvez você não tenha entendido a modificação do fundo do banner, então fiz uma montagem no Paint para você compreender e concordar comigo que fica bem melhor :D

    Veja e diga algo! Abraço.

    http://img25.imageshack.us/my.php?image=winajud...
  • Felipe Zorzo
  • Eu ainda acho melhor deixar o banner dentro do layout e não pra fora. Até porque do jeito que tá, não chama muita atenção, já o usuário já vai lendo do topo pra baixo...acho.
  • Faço poucos comentários aqui, esse layout ficou mara...!
    super "clean" e o branco que eu amo. parabéns Ghedin!
  • marcelo
    pois é .. esse banner no topo ... a microsoft ja consertou, colocou pro lado (pelo menos no meu hotmail está assim)

    acho o layout anterior melhor, aliás ele poderia ser rosa com bolinhas roxas e letras pretas e sem o banner no topo, ainda seria melhor

    deu pra sacar o quanto eu odeio esse banner no topo né

    as cores estão boas ... seja o anterior, seja esse, sem stress ... mas o banner no topo @#$%@#$% !!!!!!!!!!!

    aproveitando o espaço, vou fazer um pedido:

    um espaço tipo o 'voce sabia' ... mas chamado 'dicas rapidas' ... coisa do tipo: o tamanho maximo de uma particao do windows no formato ntfs é ....
  • Rafael
    Cores clares = Voltando as velhas raizes do WinAjuda. :P Está muito bom Ghedin! :mrgreen:

    Abraços!
  • Jonny
    A horizontalidade em um mundo "wide" é a tendência.
    Aí você acerta.
    Você irá errar se querer agradar a gregos e troianos.
    Essa é a parte chata: termos que "layoutar" para os outros, e não para nós mesmos.
    Eu assimilo qualquer coisa que vc fizer, desde que seja inteligível.
blog comments powered by Disqus
site statistics