BlueHost.com

Google entra na luta pelo fim do Internet Explorer 6

— Em: Notícias
Print
Share

Pessoas normais não ligam muito para o navegador que usam. Desde que ele abra seus sites favoritos, está tudo bem. Isso explica a demora na atualização do Internet Explorer 6 pelas ditas pessoas comuns. Ainda hoje essa versão obsoleta, ruim, e cheia de buracos é largamente utilizada, pois é a que vem com o Windows XP, igualmente ainda bastante popular, e satisfaz de maneira minimamente aceitável as necessidades do internauta.

O segredo, então, é começar a “minar” a navegação do usuário do IE6. E a Google está disposta a dar uma forcinha para a Microsoft neste sentido. A partir de agora, o YouTube passa a exibir uma mensagem nada amigável aos que o acessam usando esse navegador. No topo das páginas do site de vídeos mais popular do mundo, o ultimato é dado:

Nós deixaremos de suportar seu navegador em breve. Por favor, atualize para algum desses navegadores modernos.

No lado direito, banners que apontam para o download de Firefox 3.5, Chrome e Internet Explorer 8, nessa ordem.

youtube-ie6

Segundo o StatCounter, hoje o Internet Explorer 6 ainda é usado por cerca de 20% da população mundial. Ele é o terceiro navegador mais popular, atrás apenas do IE7 (~28%) e Firefox 3 (~23%). Esse movimento do Google certamente forçará muita gente a migrar para uma versão mais atual do IE, ou mesmo trocar de navegador. Bom para todos: (ex-)usuários do IE6, que terão uma experiência de navegação mais refinada e segura, e desenvolvedores, que cada vez mais precisarão preocupar-se menos com o IE6 e suas aberrações na renderização de páginas.

Fonte: TechCrunch.

Processing your request, Please wait....
Tags: , , , ,

Quem escreveu?

Gravatar

Rodrigo P. Ghedin. 23 anos, paranaense, blogger, MVP Microsoft, acadêmico de Sistemas de Informação, leitor voraz, cinéfilo padawan e peladeiro de PES. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" e Dell Vostro 1000, ambos rodando Windows 7 Ultimate.
Posts deste autorMande um e-mail

  • Já era hora de cortar o suporte para o IE 6 !
  • Sidvan Cavallari
    E agora, será que o navegador Internet Explorer 7 ou 8 é melhor e posso baixar no meu pc? E o Mozilla? E o google Chrome? Entre em contato comigo através do orkut. O nome está aí em cima.
  • Eduardo
    Viram o site que mostra busca no Bing e Google ao mesmo tempo:
    http://www.bingoogle.com.br

    Bem legal
  • Valeu Rodrigo, captei! ("W3Schools is a website for people with an interest for web technologies.") rsrs

    Valeu...
  • O site do StatCounter nem está funcionando.

    O que dizer do http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stat... (um que pelo menos funciona), que apresenta dados diferentes com relação a utilização de navegadores.

    Olha a tabela (espero que saia certa, senão cliquem no linkn acima):

    Browser Statistics Month by Month
    2009 IE7 IE6 IE8 Firefox Chrome Safari Opera
    June 18.7% 14.9% 7.1% 47.3% 6.0% 3.1% 2.1%
    May 21.3% 14.5% 5.2% 47.7% 5.5% 3.0% 2.2%
    April 23.2% 15.4% 3.5% 47.1% 4.9% 3.0% 2.2%
    March 24.9% 17.0% 1.4% 46.5% 4.2% 3.1% 2.3%
    February 25.4% 17.4% 0.8% 46.4% 4.0% 3.0% 2.2%
    January 25.7% 18.5% 0.6% 45.5% 3.9% 3.0% 2.3%

    Ele apresenta o FF como dono do maior percentual, trazendo todas as versões do IE juntas como segundo (somando= 40,7%). Ele também detalha as versões do firefox, mas em primeiro plano elas não tem tantas diferenças como as do IE.

    Não sou muito bom no inglês, mas eles justificam seus dados:
    "
    W3Schools is a website for people with an interest for web technologies. These people are more interested in using alternative browsers than the average user. The average user tends to use Internet Explorer, since it comes preinstalled with Windows. Most do not seek out other browsers.

    These facts indicate that the browser figures above are not 100% realistic. Other web sites have statistics showing that Internet Explorer is used by at least 80% of the users.

    Anyway, our data, collected from W3Schools' log-files, over a five year period, clearly shows the long and medium-term trends.
    "
  • Esses dados do w3schools não podem ser usados como média geral. O w3schools é um site para web developers; isso explica os quase 50% de uso do Firefox.

    []'s!
  • SharTu
    The YouTube is correctly and the google need do it!
  • SharTu
    Wowww! this post is LOL, but is true! the IE6, is past in mide of the peoples!!! Crazy's the user of IE6! hahahaha!
  • Eduardo Cesar
    "Faça upgrade para um navegador moderno de modo a obter uma experiência on-line mais rica. Vamos descontinuar o suporte para Internet Explorer 6 em breve, por isso faça o upgrade agora."

    Isso que aparece no Youtube! heuheue eu to na casa do meu tio e aki só tem o IE6, eu odeio, mais sou obrigado à usar pq ele não quer que eu instale o Firefox 3.5 :/ é mais em casa eu uso o firefox 3.5, e o Windows 7 Ultimate :P
  • Diogo
    Boa!
  • Rafael
    TOMA!

    Ele é o mais usado porque vem com o Windows XP e as pessoas leigas não sabem atualizar os programas, e sim, apenas comprar um novo PC das Casas Bahia e apertar o botão "power".

    E aos usuários que utilizam o Windows 2000? :-D Nesse sistema não instalar o IE7, e muito menos o IE8, com isso, estarão instalando navegador concorrente e a Microsoft perderá mais mercado.

    Medida desfavorável a Microsoft.
  • Ufa! Ainda bem que alguns dias atrás consegui FINALMENTE atualizar meu Internet Explorer 7 para o Internet Explorer 8 no Windows Vista!

    Para falar a verdade, o Internet Explorer 8 quase não tem muitas novidades, tem alguns recursos que a microsoft, sem inspiração copiou do Firefox (Vide: Ctrl + F) e a posição (Chrome)

    O IE6, por ser lançado em 2001 (Coisa velha), não segue padrões WEB, não tem suporte a abas e é vulnerável a uma falha que é considerada pior que o conflicker
  • cassio
    Uma duvida... E o Win98 que ainda é bastante utilizado??? Como fica nesta historia??? ele roda ao menos o IE7?
  • cassio, o uso do Windows 98 é praticamente nulo, e quem ainda utiliza felizmente deve pensar seriamente em migrar para pelo menos o Windows XP, caso não consiga em seu computador, uma troca de equipamente é interessante meeeesmo!

    O Windows 98 já tem 11 anos, algo praticamente pré-histórico tratando-se de tecnologia, e a internet não pode estagnar por causa de um sistema operacional usado por uma minuscula parte da população.
  • No meu curso, os PCs rodavam Windows XP com IE6, agora eles trocaram os computadores e os mesmos rodam IE7. Já baixei o IE8 para Vista e coloquei no meu pendrive. Vou instalar lá =)
  • Anderson
    Ahahahah, excelente ideia do cara que sugeriu de colocar esse aviso no buscador do Google tmb. Só assim para as pessoas que querem se manter na ignorância aprenderem algo...
  • Tyron
    Não sei se é permitido a postagem de imagens de outros blogs nos comentários, mas ressalto que vi esta informação em outro blog e a ordem dos navegadores era "Firefox", "IE" e "Chrome". Provavelmente a ordem é randômica pra evitar aqueles irritações como a Microsoft recebe por tudo que faz (que, francamente, desenvolver um sistema operacional inteiro, e ser proibida de lançá-lo com todos os recursos - Windows Europeu -, é ridículo!).
  • Filipe Silva
    O IE6 é o navegador mais usado na África. Não é piada, está lá no statcounter.
  • Felipe Ribeiro
    Cool a idéia da Google, vou ver se faço algo do tipo no meu blog, mas, e o Opera continua sendo ignorado. T___T
  • O Google deveria ser mais radical... e colocar isto no site de busca. Assim muitos deixariam de usar esta versão do ie6. E não só eles mais os grandes portais também teriam que entrar nesta briga para valer.
  • ixiii tomara msm, se meu pai ver na página do Google "Baixe esse vírus e ferre seu pc", ele baixa '-' (só pke é Google)
  • Felipe Daidouji
    Vamos ver se assim esse pessoal larga mão do comodismo e atualiza o IE, ou experimentar outro navegador^^
  • Acrescentando:

    Não tive problemas ao utilizar o IE8 no Vista e Seven.
  • Sena, eu tive problemas somente com exibição de imagens de algums sites no Windows Seven, coisa que é resolvida tanto ativando modo de compatibilidade, ou utilizando Mozilla Firefox e Google Chrome. :)
  • Tropesso1
    a Google foi bem legal com a M$
    na ordem de escolha dos navegadores mais modernos nao colocou o navegador dela como primeira opcao ,
    colocou primeiro o IE8 , depois o Crhome , depois o Firefox
  • Simplesmente colocaram na ordem de preferência do usuário, melhor assim! Não adianta forçar o usuário a migrar para outro navegador, dificilmente o usuário está disposto a se adaptar a algo novo e provavelmente voltaria ao velho IE 6 de guerra, migrando para o IE 8 é mais suave e o usuário nem sente tanto a mudança..
  • Recentemente tive um problema com impressões de cabeçalhos de e-mails no Outlook aqui na empresa. De tanto pesquisar (inclusive no site da microsoft) descobri que o problema era uma incompatibilidade com o IE7 e que já estavam para lançar uma atualização com a correção para isso. Lançaram o IE8. Depois, com o IE8, algumas máquinas começaram a "engolir" caracteres digitados no navegador. Simplesmente não aparecia e o pessoal andava solicitando teclado novo.
    Talvez seja apenas alguma coisa na configuração, mas para otimizar, preferi regredir, sendo que em pelo menos 2 máquinas tive que regredir para o IE6, que está funcionando super bem.
    Espero que acertem no IE9.

    Impressionados com o IE6? Ontem tentei dar suporte (pelo msn) e me deparei com o IE5.1.
  • Esses dias eu quase dei um troço na casa de um amigo. Fui usar o computador da irmã dele, que ele mesmo também sua, e quando abri o navegador, imagina quem era? IE 6! Nem desconfiei do ícone, pois na atualização o do desktop não é alterado e também não tinha visto o da barra de ferramentas. Aí eu, com toda a educação, sugeri que a dona no PC, baixasse e instalasse o IE 8, ainda muito carente de compatibilidade em muitos sites. Ela ficou meio atordoada com a idéia, mas disse que isso era coisa para um técnico em informática fazer aí eu calei a minha bota, aliás, falei, - Tá bom, é você quem sabe! E soltei uma risada sarcástica! Bem, acho que mesmo depois de uma explicação de quase 20 minutos sobre a importância, ela deveria ao menos dizer, - Você faria isso para eu Herculles? Sei lá, algo do tipo. Enfim, cada um sabe da sua máquina, não é mesmo?
  • Eu fiz upgrade do IE7 pro 8 no computador do meu padrasto.

    Resultado ? Deu uma merda nos bancos que ele acessa. Os bancos não gostavam do IE 8 há 3 meses. Não sei se a situação melhorou. (ele não conseguiu acessar o BB e Bradesco)

    Pior ainda: não deu pra desinstalar depois.
  • Isso se deve ao fato dos bancos utilizarem caracteristicas do computador para identificar se o usuário está acessando sua conta realmente do seu computador ou se é uma outra pessoa, péssima idéia por sinal! E o pior, a maioria dos bancos nacionais já fazem isso, e liberam o cadastro de computadores somente para IE, no máximo Firefox. (só IE e ainda querem segurança, rsrs)
    Os bancos nacionais só complicam a vida também com essas invenções malucas, acabam deixando as pessoas com medo de atualizarem seus computadores e se tornando cada vez mais vulneraveis.
    Pior eu vi esses dias: agora no Unibanco vc tem que possuir um pendrive maluco criptografado que eles mandam pro cliente, conectado no seu computador para fazer qualquer operação bancária, fora as 982938928347 senhas que você deve decorar para chegar finalmente ao final da operação.
  • Renée
    Grande parte do IE6 vem de empresar que muitas vezes impossibilitam a atualização do Windows! Uns meses atrás fui até o trabalho da minha esposa e notei que o PC que ela usava, estava com o IE6, e ao "xeretar" pude verificar que o mesmo se encontrava bloqueado administrativamente para qualquer tipo de atualização ou instalação, mesmo que fosse de um papel de parede.


    Também espero que o IE6 e como foi dito acima, deveriam ter integrado o IE7 no SP3 do XP.
  • Isso é verdade. As empresas em geral homologam navegadores, e só permitem a utilização daquela versão específica. Sem falar que, como disse, a atualização é "bloqueada" nas estações, ficando a cargo do sysadmin fazer o upgrade.

    De qualquer maneira, o IE7 está no mercado há quase três anos. Já deu tempo de se preparar, né? :-) .

    []'s!
  • Seria interessante se isso valesse para o IE7 também, que ainda não é muito amigável com os padrões web. Eu estou fazendo um layout aqui e no IE8, Chrome, FF, Safari e Opera ele roda bem, já no IE7 e IE6 ele fica uma bostinh*.

    Espero que o Google adote isso para todos os seus sites e espero a mesma ação vinda de outras empresas.
  • O IE 7 já não é mais tão problemático cara, neste caso é melhor verificar o código mesmo, o problema é o IE 6, que não segue padrão algum.
  • O IE7 não é tão ruim assim, mas mesmo assim ainda tem alguns problemas. Mesmo assim já é uma grande iniciativa bloquear o problemático IE6. Eu até gostaria de saber porque a MS não incluiu o IE7 no SP3.
  • Bruno
    ué, e o Opera?
  • Impossível colocar todos os navegadores existentes na mensagem né, enfim, qualquer coisa que o usuário usar, diferente do IE 6, está de bom tamanho, até mesmo o IE 8.

    Fora que, na listagem está apenas os 3 navegadores mais usados, mais do que isso iria confundir o usuário que acabaria não baixando exatamente nada.
  • Ótima notícia, será que isso finalmente vai ajudar a enterrar o IE6?
    Eu achava que com o lançamento do IE8 o uso do IE6 diminuisse e o pessoal finalmente migrasse, mas pelo menos nos sites que eu acompanho quem está migrando é o pessoal que usava o IE 7. E infelizmente quem tem IE6 continua com ele.
  • Lucas Brown
    Isso poderia ser evitado pela Microsoft, simplesmente integrando o IE7 juntamente com o Service Pack 3.
  • Rafael
    Concordo Plenamente!

    Disse tudo!
  • De fato, ajudaria muito a acelerar a adoção do IE7 a inclusão do mesmo no SP3.

    []'s!
  • DFFFDFF
    Rodrigo, queria que você use assunto como ufologia e espiritualidade no seu blog.
  • Rafael
    O.o

    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Cada um que aparece por aqui.
  • Fábio Rodrigo Moser
    Isso que dá, tomar chá de cogumelo e ir pra frente do PC.... hahaha
  • AUHAUHAUHUHA
  • (Estou monossilábico nesta thread :-P ).

    []'s!
  • Rogério Garcia - RoG.
    Deve ser uma brincadeira sobre o pessoal que anda reclamando, falando que você só posta sobre WIndows, algo assim. :-P
  • Capitão Nascimento
    DFFFDFF você é um fanfarrão.
  • DISPLAY:BLOCK;
    aff o blog é sobre windows

    WIN = WINDOWS

    ANTA HAHAHA
  • ???
  • Todo mundo que trabalha com internet e CSS lê essa notícia e fala "amén". Com essa "forcinha" do google, cada vez mais próximo o dia em que não haverá a razão para o uso de Hacks no CSS!
  • Nicolas
    No meu curso peguei um computador esses dias que tinha o IE 6. Quase chorei. Páginas abriam errado e, além de lento, era extremamente limitado... Botei pra baixar na hora o IE8.
  • Rafael Martines
    É uma boa começar a exigir atualização por parte dos BIOS (Burros Ignorantes Operadores do Sistema) a migrar de navegador, e isso poderia ser feito principalmente pela grandes redes sociais, aqui no Brasil alem do Youtube que ja ta fazendo isso, Orkut e Twitter deveria começar a fazer isso, seria simplesmente a extinção do IE6.
  • Com certeza a ajuda do Google é fundamental, já que esses "usuários normais" só ficam em MSN, Orkut e YouTube, hehehehehehe.
  • Ghedin, apenas duas correções:
    sergredo? Seria "segredo"? :D
    A ordem dos navegadores também está diferente aqui (usando IETester), agora é Chrome, IE 8, Firefox.
  • Valeu a correção, Eduardo. E, bom, aqui estou usando o IE6 mesmo, através de uma máquina virtual, e a ordem é Firefox, Chrome e IE. Enfim, detalhes que não alteram a mensagem ;-) .

    []'s!
  • Sem problemas Ghedin, só notei a ordem porque pensei que o Google tivesse resolvido colocar o Chrome como primeira opção para aumentar os downloads de seu navegador. :D
  • Guilherme Martinez
    Eu tb... Estou usando aki o IE 6 no PC de minha mulher, o bicho é super rapido....
    Não vou mudar não... Adoro ele depois da rapoza...
  • Guilherme, as coisas devem ser atualizadas =D
    Realmente ele é rápido, maaaaas contém diversas falhas de segurança, facilitando a entrada de vírus em seu pc. Aí dps vamos ver como ele fica rápido :)
  • Thiago
    Só sendo em uma máquina virtual mesmo :D
  • Espero que outros grandes portais façam o mesmo, ou melhor, simplesmente bloqueiem o acesso desses usuários em seus sites, só assim poderemos ter uma internet mais segura e dinâmica. Pelo bem do usuário! (e dos desenvolvedores)
  • Anderson
    Olha, sinceramente, eu concordo com vc. A coisa tá num ponto que já passou da hora de tomar medidas drásticas. Parabéns mesmo ao Google por tomar essa iniciativa. Se os usuários querem continuar sendo ignorantes, então vai aprender na porrada mesmo.
  • anderson.
    ainda existe IE6? lol :P
  • Ainda existe IE 5 !!

    Outro dia estava vendo as estatísticas de um site e lá estavam meia dúzia de acessos com IE 5 !!
  • Fábio Rodrigo Moser
    Eu realmente não sei, como ainda há pessoas que conseguem usar o IE6! Dá até medo.... KKK
blog comments powered by Disqus
site statistics