BlueHost.com

Commands in Demand: canivete suíço para Windows

— Em: Downloads
Print
Share

Não é um programa de tweaks, nem um de atalhos de linhas de comando, muito menos um compêndio de ferramentas de sistema. O Commands in Demand, na realidade, é uma mistura disso tudo. Pequeno, pouco mais de 3 MB, ele traz uma série de ferramentas, atalhos e tarefas numa interface bem resolvida e direta, e permite praticar ações corriqueiras de maneira facilitada e centralizada.

Commands in Demand.

Commands in Demand.

É difícil definir o que o CiD é, porque ele é, ao mesmo tempo, várias coisas. O programa mostra abas do lado direito, dividindo os comandos por área. Selecionei alguns, baseados nessa lista do MakeOfUse e em testes pessoais, para mostrar o potencial da ferramenta.

Obs: o programa é compatível, oficialmente, com os Windows XP e Vista, mas funciona no Windows 7 também. No 7, só certifique-se de executá-lo como administrador. Para tal, botão direito no executável/atalho, e então clique em Executar como administrador.

Soluções de erros do desktop. Na aba Applications errors, há uma série de atalhos para matar aplicativos que param de responder, matar qualquer processo que esteja rodando, e, um muito útil pela praticidade, reiniciar o Explorer com um clique. Tudo isso pode ser feito diretamente pelo Gerenciador de Tarefas (Ctrl + Shift + Esc), mas para usuários menos familiarizados com a ferramenta nativa do Windows, o CiD vem a calhar. Ah, dali também dá para abrir o próprio Gerenciador de Tarefas.

Na aba Clipboard, o programa monitora o Control + C. No espaço para texto, tudo que é copiado é automaticamente transcrito. A partir dali, pode-se imprimir diretamente o trecho copiado, ou salvá-lo num *.txt. Só senti falta, mesmo, de um histórico. Copiou algo novo, esse conteúdo sobrepõe-se ao que antigo.

Área de transferência em tempo real.

Área de transferência em tempo real.

Na aba Files and Folders, uma curiosa aplicação chamada List Alphabetizer possibilita a criação de listas em ordem alfabética. Dá para exportar para vários formatos, imprimir e, o mais curioso, criar pastas usando os nomes listados em qualquer lugar.

Já na Icons, há um interessante extrator de ícones. Basta apontar um arquivo executável (*.exe) ou uma biblioteca *.dll, e o programa se encarrega de mostrar os ícones que ele carrega. Depois, selecione os ícones, e aponte o local onde deseja salvá-los. Veja alguns que consegui extrair do executável do Dropbox:

Ícones extraídos do Dropbox.

Ícones extraídos do Dropbox.

Na aba Memory and CPU, há um monitor em tempo real do consumo de recursos do computador, junto a um limpador instantâneo de memória. Não deposito muita confiança nesse (e em qualquer outro) limpador de memória, mas para quem gostar, está disponível.

Monitor do sistema.

Monitor do sistema.

Há outros macetes e atalhos, mas acho que já deu para ter uma ideia do que o Commands in Demand pode fazer. Ele não um aplicativo indispensável, especialmente para heavy users, que conseguem fazer tudo praticamente tudo que ele faz "na unha", mas para quem tem aversão a atalhos do teclado, edição de registro e linhas de comando, pode vir a calhar. Infelizmente, não existe uma versão portable, mais conveniente para esse tipo de aplicativo.

O Commands in Demand 9.6.1 é gratuito, e pode ser baixado através de um dos vários mirrors disponíveis no site oficial.

Processing your request, Please wait....
Tags: , , , , , ,

Quem escreveu?

Gravatar

Rodrigo P. Ghedin. 23 anos, paranaense, blogger, MVP Microsoft, acadêmico de Sistemas de Informação, leitor voraz, cinéfilo padawan e peladeiro de PES. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" e Dell Vostro 1000, ambos rodando Windows 7 Ultimate.
Posts deste autorMande um e-mail

  • Ótimo! Gostei bastante. Ótimo blog - assim como o campominado.com.br :)
    Ajudou bastante, e foi devidamente re-tweetado.
  • 963
    O WINAJUDA JÁ ESTÁ PERDENDO VISITANTEX --'
  • Thiago
    O bom filho sempre volta para casa.
  • Rogérop
    Embora a maioria estaja criticando detalhes no wun ajuda, ja agradeço em ter ele, pois sempre esta trazendo informações que sempre nos deixam atualizados.

    Valeu Rodrigo continue assim
  • Muito Bom!!!
  • Gilmar
    Excelente.
    Para os próximos posts, dá para citar para quais S.Os servem os aplicativos indicados. Claro que basta seguir o link, mas muitas pessoas não o fazem.

    Não me leve a mal e nem me fique chateado, quero apenas ser útil e ajudar para ficar melhor ainda este sítio de alta qualidade.

    Particularmente aprendo muitas coisas aqui e também compartilho com amigos e familiares.

    Este espaço está ficando cada vez melhor!

    Sucesso!
  • Gilmar, você testou o programa no Windows 7? De fato, passou um detalhe batido... Nessa versão do Windows, é preciso rodar o Commands in Demand como administrador. Coloquei uma pequena observaçao sobre isso no início do post.

    Desculpe o transtorno, e obrigado pela sugestão!

    []'s!
  • Com a relação a questão levantada pelo Gilmar você poderia criar uma "tabela" no fim dos posts que apresentam softwares. Nessa "tabela" poderiam vir informações típicas de sites de download, como por exemplo, S.O., tamanho do download, etc.

    Grande abraço.
blog comments powered by Disqus
site statistics