GIMP 2.8 trará interface unificada

— Em: Novidades
Print
Share

Quem já usou o GIMP certamente guarda na memória a confusa interface baseada em painéis. Bastante polêmica, ela é a causadora de paixões e ataques de ódio, e entre mortos e feridos, nunca comprovaram as supostas vantagens de ter 29457 caixinhas referentes a um mesmo programa flutuando em sua área de trabalho.

GIMP, atualmente. *MEDO*

GIMP, atualmente. *MEDO*

Existe(ia) um fork, chamado GIMPshop, que, como o nome indica, é uma versão do GIMP com uma janela só. Ele em breve se tornará desnecessário, já que o time de desenvolvimento do GIMP oficial anunciou que, a partir da versão 2.8, essa interface unificada estará disponível. Vejam um mockup da nova interface:

Mockup da interface unificada do GIMP 2.8.

Mockup da interface unificada do GIMP 2.8.

A proposta é bem Photoshop-like, mas aos amantes do estilo GIMP de ser, não há o que temer: as janelas penduradas continuarão disponíveis.

A equipe de desenvolvimento do GIMP ainda planeja mudar a forma de trabalhar com diversos arquivos ao mesmo tempo. Ao invés das famosas abas, implementadas no Photoshop CS4, eles imaginam um conceito próximo à barra de abas do Opera 10: miniaturas das imagens abertas. Tende a funcionar melhor no GIMP, sem dúvidas. Outras ideias não foram descartadas ainda, como usar imagens flutuantes estilo Polaroid.

Mudanças são bem-vindas, especialmente quando é para melhorar a experiência do usuário. O GIMP é para o Photoshop mais ou menos o que o OpenOffice é para o Microsoft Office. Para o bem de todos, esperamos que a diferença entre ambos diminua sempre mais e mais.

Fonte: Download Squad.

Processing your request, Please wait....
Tags: , , , , , ,

Quem escreveu?

Gravatar

Rodrigo P. Ghedin. 23 anos, paranaense, blogger, MVP Microsoft, acadêmico de Sistemas de Informação, leitor voraz, cinéfilo padawan e peladeiro de PES. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" e Dell Vostro 1000, ambos rodando Windows 7 Ultimate.
Posts deste autorMande um e-mail

  • Reenan
    chegou tarde essa mudança. antes era gimp, mas agora eh photoshop. gimp jah não me serve como antigamente...
  • Finalmente! Era o que faltava!
  • Paulo
    Eu cheguei a experimentar o GIMP algumas vezes, mas sua interface atual foi um dos motivos de não continuar utilizando-o.
    Pro que eu uso, o Paint.NET, de certa forma, satisfaz.
  • DDuarte
    Não usava ele por conta dessa interface bagunçada
  • Bela interface! Qualquer produto gratuito que atenda o usuário sem a necessidade de recorrer ao monopólio gráfico da Adobe merece respeito.

    Falta agora um "inDesign" e "Illustrator" freeware!
  • inDesign = Scribus (Muito bom por sinal.)

    Illustrator = Inkscape (Bom e meio, na minha opinião, excluindo algumas ferramentas avançadas substitui.)
  • CYGNUS X-1
    Já era hora, aquela interface com várias janelas era um saco.
  • Flávio Ricardo
    Sério, se esta for a interface também para Linux e o uso ficar mais semelhante ao PS, com certeza irei aderir ao GIMP. ;)
  • Guilherme Peternelli
    Legal, mudança bem vinda. A interface ficou muito boa, acho que já sei quem será meu editor de imagens agora...
  • Paint.NET > GIMP #fato
  • Ollemhebb
    Viva o software livre! Viva o GIMP!!!

    Será muito bom se essa nova interface for que nem a proposta do GIMPshop, tornando a interface do GIMP igual à do Photoshop para facilitar, inclusive, a "prática" de tutoriais de Photoshop no GIMPão.
  • ulissesraisson
    Pacto com o demo o.O
  • Marcelo Gouveia
    Só uso esses programas para retoques mínimos em fotos, pois sou um grande zero à esquerda no assunto.
    Já tentei usar o Gimp (por ser diGrátis), mas ele é (era?) muito confuso, ainda mais com mais de 1 arquivo aberto. Por isso usava o Photoscape.
    Bom saber que a nova versão está mais amigável, o que me anima em aprender mais sobre o assunto, pois o Gimp deve ser o editor de imagens "diGrátis" com mais recursos disponíveis.
  • Mudança mais do que bem-vinda realmente, não há nada pior que zilhões de janelas abertas ao mesmo tempo. Muito boa a mudança..
  • Renato
    Uma excelente mudança, pois realmente era um pouco confusa no começo, mas agora que estou acostumado não tem problema!

    Mas que venha a nova mudança, pois muito utilizaram o programa mais ainda por causa deste novo aspecto!
  • Agail Sanches
    É o que falta para que o GIMP comece a ser mais utilizado pelos windows users, eu sempre me virei bem com ele ainda mais quando usava o http://www.gimpshop.com/ onde os atalhos são os mesmos do Photoshop
blog comments powered by Disqus
site statistics