Retrospectiva 2009

— Em: Artigos
Print
Share

2009 foi um ano espetacular. Muita coisa aconteceu, muitos lançamentos importantes ocorreram, e sempre estivemos aqui, cobrindo tudo, dando dicas, destrinchando rumores. Confira, abaixo, uma breve retrospectiva, mês a mês, do ano que termina hoje.

Janeiro

2009 começou estranho. O primeiro post do ano relatou a estranha "morte" de vários exemplares do Zune 30, provavelmente devido a algum problema com o sistema de datas do aparelho. Alguns dias mais tarde, o anúncio de demissões em massa na Microsoft, reflexo da crise mundial iniciada em novembro de 2008, e logo em seguida o inacreditável "domingo-feira". Seria um ano de zica?

Havia enormes expectativas em 2009, sendo a principal delas o Windows 7. Um pouco antes de virarmos o ano, o Beta do então futuro sistema operacional da Microsoft já tinha aparecido, e mostrado ao mundo que os erros cometidos no Vista não seriam repetidos. Ainda em janeiro, falamos do desempenho, da superbar, prováveis edições, e durante a CES 2009, a liberação pública do Windows 7 Beta, que gerou um dos posts mais comentados da história do blog. Passada a turbulência, analisamos o Windows 7 Beta, e a impressão que ficou foi ótima.

Windows 7 Beta.

Windows 7 Beta.

Por fim, tivemos a liberação do Internet Explorer 8 RC1, bem mais polido e resolvido que o Beta.

Fevereiro

Os momentos "WTF!?" continuaram em fevereiro. Bill Gates soltou mosquitos na plateia, e rumores pra lá de estranhos e sem fundamentos varreram a web como se fossem notícias verdadeiras. Mas nem só de bizarrices o mês mais curto do ano foi caracterizado. Tivemos bons lançamentos, como o do MyPhone e o da bela campanha publicitária Rookies - seguido de outros comerciais igualmente bacanas. Outras estreias, essa no WinAjuda, foram oficializadas: Felipe e Alexandre entraram para o até então time-de-um, e passaram a fazer parte da equipe que escreve no blog, que, aliás, recebeu também a ajuda do leitor Bruno Medina, que escreveu e mandou para nós suas impressões sobre o notebook Dell Vostro 1310.

O Windows 7 não foi deixado de lado, e durante fevereiro, novos recursos surgiram e chamaram a atenção. O uso da Windows Live ID no sistema operacional, esclarecimento sobre DRM no sistema, testes de atualizações e as muitas mudanças prometidas para o release candidate instigaram os que acompanhavam o desenvolvimento do sistema.

Março

Março começou com mais uma análise de hardware, dessa vez do headphone LifeChat LX-3000, produto da Microsoft que, dias depois, surpreendeu nessa área e anunciou uma base resfriadora para notebooks. Por aqueles dias surgiram as primeiras imagens do então Kumo, aquele que viria a ser o Bing. Vimos o futuro que a Microsoft vê através do curta 2019, ao mesmo tempo em que a empresa mostrava estar de olho no "passado", disponibilizando o Service Pack 2 do Windows Vista.

Ao longo de março, vimos pequenas novidades a cada nova build liberada do Windows 7, e também soubemos que, afinal, o IE seria opcional e que a Microsoft voltaria a apostar em "deskmod", também lembrado pelo pessoal que cuida das uxtheme.dll que fazem a festa do pessoal das antigas - anunciaram o UxStyle.

O Silverlight 3 Beta foi lançado, bem como a versão final do IE 8, trazendo consigo polêmica - seria ele o mais rápido do mercado? De qualquer maneira, o Firefox e suas abas inteligentes e o Chrome e seu incessante desenvolvimento não ficaram para trás.

Abril

Abril começou com o dia da mentira, e pela primeira vez na história do WinAjuda, caímos na brincadeira - culpa do fuso horário. O Windows 7 continuou chamando a atenção, tanto negativamente, como a limitação de wallpaper na edição Starter, quanto de forma positiva, como a confirmação da data de lançamento do RC, sua posterior liberação no MSDN/TechNet, ou ainda as bem-vindas mudanças no autorun visando aumentar a segurança dos pen drives.

Outros produtos considerados grandes da Microsoft tiveram algumas notas, como a confirmação do nome comercial "Office 2010" para o até então Office 14, ou ainda novidades do então pouco conhecido e ainda por ser lançado Windows Mobile 6.5. O Zune HD apareceu, e mais tarde, suas especificações deixaram a todos atônitos. Um Zune bonito? Agora sim! Ainda deu tempo de aparecer o Vine, um produto experimental da Microsoft voltando para amenizar impactos de grandes crises, e o Service Pack 2 do Office 2007.

Tivemos novidades e um intrigante "problema" no Windows Live, mais propagandas legais da Microsoft, e rolou até um editorial sobre Macs aqui no WinAjuda. Ainda em abril, publicamos mais uma análise de hardware, essa escrita pelo Alexandre: do Dell Vostro 1510.

Maio

Maio foi um mês especial. Finalmente recebemos o Windows 7 Release Candidate, e sendo um dos beta testers do sistema, tive o prazer e a honra de recebê-lo antes e em português do Brasil. Logo de cara teve uma série de posts especiais: análise, vinculação de Live IDs e streaming, mais impressões e o tão falado e surpreendente XP Mode. Alguns dias mais tarde, saiu o RC público, que a exemplo do Beta, gerou muito burburinho e uma corrida maluca atrás dos bits do sistema. Com menos alarde, também foi lançada a RC do Windows Server 2008 R2.

Passada essa euforia, voltamos à programação normal, porém sem deixar o Windows 7 de lado. Tocamos em pontos importantes, como antivírus para o novo sistema, drivers de vídeo, verificação de hardware para o novo Windows e as artes das caixas do sistema. Por fim, mas não menos importante, a confirmação de que o Windows 7 sairia em 2009.

O cadastro para testar o technical preview do Office 2010 foi liberado nessa época, sendo que alguns dias depois o programa vazou.

Mais Windows 7. Uma boa nova para quem usaria a edição Starter: remoção do limite de três aplicativos. Posteriormente, rolou um resumão de tudo sobre essa contestada edição do Windows. Para quem estava curtindo o RC, a Microsoft liberou os pacotes de idiomas oficialmente. E para quem tinha ou pensava em comprar um monitor touchscreen, amostras das capacidades do Windows 7 nessa área deixaram a todos animados.

Outra revelação importante de maio foi o Bing. E para fechar bem o mês, uma entrevista exclusiva com Ricardo Wagner, da Microsoft.

Junho

De cara, tivemos o lançamento público do Bing, novo buscador da Microsoft. Ele continuou sendo notícia nos dias seguintes, com destaque para a imprevisível qualidade dele no que toca ao p0rn.

Bing.

Rumores pra lá de suspeitos sobre um naquele momento improvável Windows 8 foram desmentidos aqui. Já sabíamos, àquela altura, que o Windows 7 sairia em 2009. Em junho, veio a data exata: 22 de outubro, inclusive no Brasil. Demos dicas de como usar o Explorer do Windows 7, e a grande polêmica envolvendo navegadores na versão europeia do sistema operacional veio à tona. Vimos em primeira mão o wallpaper padrão, e algumas loucuras, como rodar o sistema num Pentium II. Em seguida, ficamos sabendo do programa de atualização Vista > 7.

O Opera segurou as atenções na guerra dos navegadores ao lançar a versão 10 Beta. Mais tarde, chamou a atenção do mundo ao anunciar uma surpresa que "reinventaria a web". Mais tarde, a surpresa foi mostrada, e acabou que, afinal, não era tão revolucionária assim... A Mozilla também se destacou, com o lançamento do conturbado Firefox 3.5.

Em junho surgiram, também, as primeiras informações concretas e imagens do Morro, codinome do que viria a ser o Microsoft Security Essentials, antivírus gratuito da empresa. Ele, para variar, vazou, e depois foi liberado publicamente em caráter beta. Apesar dessa e de outra novidade, o Microsoft Hohm, tivemos duas baixas em Redmond: MSN Web Messenger e Money.

Julho

Começamos julho com a liberação do SP2 do Windows Vista em outros idiomas. Analisamos o desempenho do Bing um mês depois de seu lançamento, e já emendamos mais uma análise de hardware, do Dell Inspiron Mini 9.

E dá-lhe Windows 7! Surgiram os primeiros rumores da edição Family Pack, que contém três licenças para serem instaladas numa mesma residência. Para quem não gosta do novo menu Iniciar, a primeira alternativa para trazer de volta o velho menu apareceu. Comentamos o furor que o lançamento do Windows 7 estava causando, e, precavidos, como baixar um navegador sem o IE, caso o sistema viesse mesmo desprovido dele na Europa. A RTM do Windows 7 foi anunciado, e o Family Pack, confirmado.

No campo dos navegadores, a coisa esquentou. Mostramos o Peacekeeper, um benchmark de navegadores, o novo visual do Firefox 3.7 e, logo depois, foi a vez do da versão 4.0. Demos dicas de navegação para o Chrome, e até o Maxthon resolveu entrar na briga. Para quebrar o gelo, um jogo que simula o IE 6... quebrando páginas.

Visual do Firefox 3.7.

Visual do Firefox 3.7.

Outros tipos de programas também tiveram vez. A Ahead lançou o Nero 9 grátis (e bem ruim), o VLC finalmente chegou à versão 1.0, o Google anunciou seu sistema operacional e declarou guerra ao IE 6, e a Microsoft liberou o technical preview do Office 2010 e o Silverlight 3.

Na área das baixas, mais duas: Popfly e Soapbox.

Agosto

Notícia boa no início de agosto: nada de Windows 7 E na Europa. Mal sabia a Microsoft que essa novela ainda estava longe de terminar... E falando em Windows 7, algumas coisas importantes aconteceram neste mês. Vimos um resumo da complicada tabela de atualização do sistema, e tivemos a liberação do Windows 7 RTM! Como beta tester, tive o prazer de instalar e conferir o sistema em primeira mão, compartilhando tudo com vocês, leitores. Mais uma polêmica em relação ao sistema surgiu: autonomia nos netbooks. Dali em diante, com RTM liberado e data de lançamento definida, a justificada e excessiva atenção ao Windows 7 diminuiu um pouco - temporariamente.

Em agosto tivemos mais um hardware analisado, o monitor full HD Samsung 2233SW. Ainda nessa área, a Nokia anunciou seu próprio netbook. Falando na fabricante finlandesa, surgiram detalhes de que o Office, da Microsoft, será levado aos seus celulares. E na área dos celulares, a Microsoft apresentou o OneApp, conjunto de aplicativos para celulares fracos bastante interessante.

A Microsoft se meteu numa saia justa, e assim acabou o relativamente calmo mês de agosto.

Setembro

Novidades da Microsoft que não tinham relação com o Windows 7. Destaque para o Windows Mobile 6.5, marcado para chegar em outubro, e o Zune HD, lançado em meados do mês de setembro. Antes da liberação, notícias, vídeos e rumores, e, enfim, o lançamento. Depois dele, mostramos o Zune Software 4 e a repercussão do aparelho, e no finalzinho do mês, o meu Zune HD chegou no QG do WinAjuda.

Zune HD.

Zune HD.

Opera 10, versão final, lançado, bem como a versão estável do Chrome 3. Tivemos as primeiras informações do Hotmail na Wave 4, e, por falar em Windows Live, o lançamento da série de posts Manual do Windows Live, ainda em andamento, que visa dissecar os serviços online do Windows Live. Também em setembro, e ainda dentro do Windows Live, a Microsoft liberou o Office Web Applications, versão online e gratuita do Office 2010, ainda em beta bastante inicial. Teve até vídeo mostrando os programas...

Polêmicas sempre acontecem, e lançamos uma há muito prometida: por que usar janelas maximizadas prejudica sua produtividade. A Microsoft também não se livrou (de mais uma), dessa vez o polêmico "cursinho" para vendedores da Best Buy.

Internamente, migramos para a Media Temple, implementamos o sistema de comentários DISQUS, colocamos no ar a pesquisa junto aos leitores de 2009, e o TOP 2009, que ainda está sendo apurado e visa mostrar os dez programas mais úteis na concepção dos nossos leitores.

Foi um mês recheado de rumores, também. Courier, o tablet futurista da Microsoft, e Turtle e Pure, os smartphones da empresa. No fim, lançamento da versão final do Microsoft Security Essentials.

Outubro

Um mês promissor, o do lançamento do Windows 7, mas que começou devagar, sem muitas notícias. A maior delas foi interna: a equipe de colaboradores do WinAjuda aumentou. Liberação do RTM do Windows XP Mode, vazamento de senhas do Hotmail e um curioso projeto de mouse multitouch da Microsoft.

Mas poucos dias depois, a agitação voltou, começando com o burburinho do Volery, mais tarde lançado publicamente com o nome Ninite. Mas o que chamou a atenção mesmo, pelo menos antes do lançamento mundial do Windows 7, foram o Windows Mobile 6.5 e a linha de Windows phones.

Como parte das comemorações do lançamento do Windows 7, demos início a uma promoção que distribuiu sete cópias da edição Ultimate do sistema. Mais tarde, recebemos uma edição toda especial do sistema, e, enfim, no dia 22 de outubro o Windows 7 foi lançado, junto com a Microsoft Store física (com PCs sem crapware). Estivemos, também, na coletiva de lançamento do sistema operacional no Brasil.

Windows 7.

Windows 7.

Vale destacar, ainda, o pacote de atualização da reforma ortográfica para o Office 2007, comentado pelo Eduardo Campos de Oliveira, da Microsoft Brasil, e alguns posts especiais preparados por aqui, como o do comportamento do Windows 7 em relação a jogos, os novos caminhos do malware e a resposta à velha dúvida: 32 ou 64-bit?

Novembro

Começamos o penúltimo mês do ano mostrando onde encontrar a Microsoft Brasil na Internet. Comentamos o requisitado instalador offline do Windows Live, e vimos que abas virão na próxima versão do Live Messenger.

Mesmo já lançado, não deixamos de cobrir o Windows 7. Um recurso muito legal e, até entanto, meio desconhecido, veio à tona: o Virtual WiFi. Vimos também as vendas e marketshare do novo sistema, tudo muito bom e dentro do previsto - se não superior.

Foi um mês interessante para o Zune HD. Firmware atualizado e jogos novos (e de cair o queixo) fizeram a alegria dos proprietários do gadget. Publicamos, enfim, a aguardada análise do Zune HD. Deu trabalho, mas acho que valeu a pena.

Novembro, mês de PDC. Se ano passado a vedete foi o Windows 7, em 2009 tivemos Office 2010 Beta liberado publicamente, Silverlight 4, primeiras e empolgantes novidades do Internet Explorer 9 e Windows Azure. Foi bem divertido!

PDC 09.

PDC 09.

O Office 2010 mostrou algumas novidades internas de cair o queixo, como o funcional Click-to-Run. Por fim, a confirmação de que o programa sairá em junho de 2010.

Dezembro

O último mês do ano é, historicamente, tranquilo, mas em 2009 começou com... polêmica. Dessa vez, envolvendo o velho de guerra ICQ. Seguindo a linha das estranhezas, a culpa por uma "falha" no Windows foi retirada da Microsoft, que, afinal, não tinha culpa de nada.

Bing 2.0 lançado, cheio de novidades. E enquanto os chineses vão além e colocam o Windows 7 num pen drive, no ocidente (e na legalidade) a Microsoft acaba com o Family Pack.

O Chrome entra pra valer na briga dos navegadores com sua galeria de extensões - listamos algumas das melhores. Já a Mozilla, mudou o mock-up do Firefox 4.0, mas adiou as três próximas versões do navegador. De qualquer maneira, considerando versões isoladas dos navegadores disponíveis, o Firefox 3.5 assumiu a liderança mundial.

Mais prováveis imagens dos novos programas do Windows Live apareceram. A Microsoft livrou-se de um problema envolvendo código-fonte alheio, mas em seguida se meteu em outro. A empresa também perdeu um processo movido por uma companhia canadense, e por isso, terá que mudar o Word 2007 para continuar vendendo-o.

Tivemos o esperado (e puritanoapp do Twitter para Zune HD, e mostrando que não existe briguinhas entre os grandes, a Microsoft soltou um app do Bing para o iPhone.

O último relatório da AV-Comparatives coroou o Microsoft Security Essentials como um dos três melhores antivírus do mercado em 2009, e, disparado, o melhor gratuito no momento.

No finalzinho do ano, publicamos mais um listão de alternativas open source, e um balanço das correções da Microsoft em 2009, e a previsão de que a Adobe sofrerá com crackers em 2010.

O último texto de 2009 é este que você está lendo :-) .

Balanço de 2009

Anote aí: em 2009, contando este, publicamos 673 posts, uma média de 56 por mês. Fruto de muito trabalho de todos os colaboradores do blog. Conseguimos cumprir nossa missão: trazer notícias e dicas para produtos da Microsoft e relacionados. Produtos que, aliás, cresceram bastante neste ano. Tivemos vários lançamentos: Windows 7, Zune HD, Microsoft Security Essentials, só para ficar nos mais importantes.

Que 2010 seja melhor, com mais novidades, interação e diversão. O ano promete. Faça-o valer a pena ;-) .

Processing your request, Please wait....
Tags: , , , , , ,

Quem escreveu?

Gravatar

Rodrigo P. Ghedin. 23 anos, paranaense, blogger, MVP Microsoft, acadêmico de Sistemas de Informação, leitor voraz, cinéfilo padawan e peladeiro de PES. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" e Dell Vostro 1000, ambos rodando Windows 7 Ultimate.
Posts deste autorMande um e-mail

  • Diogo
    putz. o ano passou mto rapido, eu lembro dos posts do zune morto e do domingo-feira como se fossem ontem!
  • Bruno
    Muito legal! Deu pra ver que foi um ano cheio de informações acerca da Microsoft provindas do WinAjuda. Uma excelente cobertura de 2009. Me parece que o fato mais importante foi o lançamento do Windows 7, em outubro.

    Grande abraço!
  • lucasmonteiro
    Interessante =)
  • Com certeza, no mundo da tecnologia, o lançamento do Windows 7 foi o "fato" do ano, em 2009.
    Feliz Ano Novo para todos!!!
  • Emannxx
    Como nao ha um post referente ao ano novo, desejo aqui, um Feliz 2010 a todos os nossos irmãos do outro lado do planeta (os Brasileiros =) )

    São os meus votos, vindos directamente de Portugal =)
  • Diogenes
    Cara, esse LookUp está deixando seu site muito lento, já viu o quanto ele pesa ? É só uma dica. Parabéns pelo site esse ano!!
  • Feliz 2010 a todos!
blog comments powered by Disqus
site statistics