BlueHost.com

Profissão Blogueiro: os bastidores do WinAjuda

— Em: Bastidores
Print
Share
Profissão Blogueiro.

Profissão Blogueiro.

O que faz um blog ser profissional? Nós, do WinAjuda, achamos que é o comprometimento com os leitores e a credibilidade, ambas características conquistadas com a mistura de tempo e dedicação. Para chegar lá, é preciso preencher uma série de requisitos, dentre os quais destaca-se uma boa estrutura de base.

Não estamos falando aqui de servidores, backups redundantes ou suporte de sistemas. A estrutura de base comentada acima refere-se às engrenagens que fazem a máquina, o blog, funcionar. Pense bem: tratamos de um assunto bastante vasto (Microsoft e seus produtos), temos uma equipe ativa trabalhando e ainda nos preocupamos em oferecer suporte gratuito, tanto por e-mail, quanto através do fórum. Sem coordenação e boas ferramentas nos auxiliando, seria impossível manter essa estrutura de maneira saudável.

Aproveitando o mote de uma promoção da Lenovo, "Profissão Blogueiro", na qual, para participar, é necessário escrever um post descrevendo a utilização de alguma ferramenta, aplicativo ou serviço disponível na Internet, decidimos revelar alguns segredos dos bastidores do WinAjuda. Quais ferramentas usamos, como é feita a divisão/sugestão de pautas, como o trabalho se desenvolve da concepção de uma ideia até a publicação do post. Vocês verão que é mais simples do que parece, e mais do que boas ferramentas, disciplina é fundamental.

Comunicação interna

Comunicação.

Comunicação.

A primeira preocupação é evitar que o site, internamente, vire uma Torre de Babel. Comunicação é fundamental em qualquer projeto, e tendo isso em mente, quando abri o site para novos colaboradores, ano passado, uma das primeiras providências foi esquematizar uma forma de contato rápida, fácil de lidar e consultar posteriormente.

Já conhecia algumas opções, e, após testes práticos, acabamos optando pelo Google Groups. Criamos um grupo fechado/privativo, onde pautas, novidades, problemas e melhorias para o blog são sugeridos. Como ele funciona atrelado ao e-mail, e todos nós, colaboradores do WinAjuda, passamos boa parte do dia com as caixas de entrada abertas, foi o método mais eficaz de mandar avisos. Esses, em sua maioria, dividem-se da seguinte forma:

  • Novos posts: a função primordial do grupo. Avisar com antecedência as pautas em que estamos trabalhando evita que, por exemplo, dois colaboradores escrevam sobre um mesmo tópico;
  • Notificar erros: cada post no WinAjuda possui um botão público de notificação de erro. Porém, alguns erros relatados no grupo privativo são de ordem estrutural e/ou interna, logo, apenas quem é da equipe tem condições de identificá-los;
  • Sugestões: Muitas novidades e melhorias do WinAjuda nascem desse grupo, através da discussão de ideias.

Além do Google Groups, que por motivos de disponibilidade acaba sendo nosso principal meio de comunicação, também utilizamos programas de bate-papo (Windows Live Messenger e Google Talk) para manter contato.

Comunicação é tudo, e isso vale para qualquer projeto que envolva duas ou mais pessoas, blog ou não, na Internet ou no "mundo real".

Relacionamento com os leitores

Um dos pilares de um bom blog é dar voz aos leitores. Dependemos da atenção deles, ou melhor, da atenção de vocês. Não adiantaria absolutamente nada redigirmos posts com esmero, detalhamento e tudo o que minimamente se espera de um blog sério, se o relacionamento com leitores não existisse ou fosse ruim.

Contato com os leitores: fundamental!

Contato com os leitores: fundamental!

Aqui, duas ferramentas fazem essa ponte entre blog e leitores. A primeira e mais importante é uma das mais antigas da Internet, mas ainda funciona bem: o e-mail. Seja pelo formulário de contato, seja diretamente, pelo endereço winajuda [at] winajuda.com, sempre lemos e respondemos as mensagens. Às vezes demora um pouquinho, mas nos esforçamos para não deixar ninguém sem resposta. E, mesmo quando essa demora a chegar, tenha certeza: as mensagens, bem como todos os comentários, foram lidos. Todos, sem exceção.

Dessa colaboração via e-mail, surgem muitas pautas. Utilizo o Gmail como gerenciador das minhas contas, e nele, faço associações de sugestões de posts dos leitores com o Google Tasks, um gerenciador de tarefas embutido no cliente de e-mail. Isso facilita o trabalho, já que sugestões são bastante recorrentes. Como as tarefas ficam sempre abertas com o Gmail, é difícil esquecer ou negligenciar os itens marcados ali.

A outra base do nosso relacionamento com leitores é o Twitter. O perfil do WinAjuda hoje tem mais de 1700 seguidores, e, como todos que conhecem o Twitter devem saber, é uma ótima ferramenta para obter feedback imediato.

Como quem nos segue no Twitter, em regra, são leitores mais interessados e fiéis. Utilizamos a conta no serviço para três tarefas principais:

  • Divulgar posts automaticamente, via FeedBurner (mais detalhes abaixo);
  • Obter feedback sobre mudanças e novidades na estrutura do blog (layout, recursos, etc.);
  • Identificação de problemas, por parte dos leitores, que nos mandam replies.

Funciona muito bem. Boa parte da nossa equipe tem acesso à conta, logo, utilizamos códigos para identificar quem escreveu o quê, ao final de cada tweet, da seguinte forma:

  • ^RG: Eu (Rodrigo Ghedin);
  • ^FZ: Felipe Zorzo;
  • ^AF: Alexandre Franco;
  • ^RR: Rafael Ribeiro.

Somente os tweets automáticos, aqueles que notificam os seguidores sobre posts publicados no blog, é que não são identificados. Para que isso seja feito de maneira automática, aliás, existem duas alternativas:

Minto. Na realidade, são várias alternativas. Porém, no WinAjuda já testamos duas, a saber:

Inicialmente, utilizávamos o twitterfeed. Ele permite fazer login com OpenID, e faz seu serviço mediante o feed do blog, o que significa que, às vezes, pode demorar um pouquinho para que um post apareça na timeline do Twitter. Nada muito significativo, mas enfim... Vale notar, ainda, que o twitterfeed permite utilizar o bit.ly e toda sua estrutura de estatísticas, o que é uma grande vantagem.

Mesmo assim, trocamos pelo FeedBurner, de modo a manter todas as operações relacionadas ao feed concentradas num único local. Ele utiliza o recente encurtador de URLs do Google (aprenda a usá-lo), o goo.gl, que não é tão avançado quanto o bit.ly, mas também não deixa a desejar. Outra vantagem, além da concentração num único serviço, é que os posts aparecem quase que instantaneamente no Twitter.

O Twitter é democrático e acessível. Na nossa visão, é a forma de contato mais próxima e gerenciável disponível atualmente. Um chat seria melhor? No tocante à proximidade entre blog e leitores, sim. O duro seria alguém ficar 24 horas por dia moderando a sala. Em outras palavras, é impraticável :-P .

Já em relação aos tweets dos posts, seguimos uma tendência iniciada por Robert Scoble, ainda tímida, mas que pode vir a se fortificar no futuro: a troca dos feeds pelo Twitter. Embora a maioria não diga, estou certo de que muita gente já utiliza o microblog para receber notícias e informações.

Outras ferramentas online úteis

Durante a redação de posts, ainda fazemos uso de ferramentas diversas que nos auxiliam nessa tarefa e, de uma forma ou outra, enriquecem a experiência do leitor. Confira uma lista, com rápidas explicações sobre cada item:

  • Priberam: Dicionário de português que inclusive conjuga verbos. Apesar de algumas discrepâncias entre o nosso português e o lusitano, é um dos mais completos dentre os disponíveis gratuitamente;
  • Google Translate: Vez ou outra um termo desconhecido e/ou pouco usado aparece numa fonte consultada, e nessas horas, nada melhor que um tradutor. Além do Google Translate, também utilizamos o Dictionary.com e o Longman;
  • Thumba: Ainda que eu prefira o ótimo IrfanView para pequenas edições em imagens, ter à mão um editor online é sempre bom. E nesse grupo, o relativamente novo Thumba dá show. Feito em Silverlight, possui ferramentas e filtros poderosos, e resolve problemas menores com dois cliques. Post sobre o Thumba;
  • PiZap: Não é muito utilizado no WinAjuda, mas é recorrente no Campo Minado. O PiZap serve para inserir balões de diálogo e outras gracinhas do tipo em imagens;
  • Google Reader: Acompanhamos o que acontece no mundo da informática através de feeds, e nesse ponto, o produto do Google é bastante bom;
  • PollDaddy: As enquetes do WinAjuda são todas geradas e gerenciadas através do PollDaddy, que é de propriedade da Automattic, dona também do WordPress, e possui forte integração com esse (mediante plugin)
  • DISQUS: Sistema de comentários. Além de ter um bom visual e recursos em AJAX interessantes, facilita o gerenciamento e ameniza a carga no servidor. O sistema também sincroniza com o banco de dados do WordPress, o que significa que, caso algum dia deixe de usar o DISQUS, os comentários não serão perdidos.

É possível manter um blog sem toda essa parafernália? Perfeitamente possível. Mas, incomensuravelmente mais difícil, especialmente quando o blog "cresce" e agrega mais serviços. Sempre falamos de serviços web, redes sociais e ferramentas online, mas mais do que testá-las, é importante colocá-las na nossa rotina. Praticidade é o que conta, afinal.

Você tem blog? Como o gerencia? Discuta o modus operandi do WinAjuda, e mostre as "armas" que usa para manter seu blog atraente e bem visitado!

Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro.

Processing your request, Please wait....
Tags: , , , ,

Quem escreveu?

Gravatar

Rodrigo P. Ghedin. 23 anos, paranaense, blogger, MVP Microsoft, acadêmico de Sistemas de Informação, leitor voraz, cinéfilo padawan e peladeiro de PES. Windows-user desde 1996. Powered by "PC frank" e Dell Vostro 1000, ambos rodando Windows 7 Ultimate.
Posts deste autorMande um e-mail

  • Gostei muito do post Ghedin, congrats!

    Vou testar algumas ferramentas lá para o Tecnoblog inspirado em vocês. :)

    Uma ferramenta que eu gostaria de usar é o Disqus ou o Intensedebate, mas ao mesmo tempo, não queria perder a personalização do blog. Por hora, acabo abrindo mão dos recursos para ficar com o visual.

    Abs
  • sed
    E o backup ? :)
  • WP-BD Backup. Não é exatamente um serviço web, logo, não tem razão para estar no post :-) .

    []'s!
  • Ja que estamos nos bastidores e vocês sao o WinAjuda alguem pode me ajudar??
    Como eu coloco expert no Codename H :plz: ;-) Alguem pode me falar??
  • Não entendi direito a dúvida. O que seria um "expert"?

    []'s!
  • alvaroth
    Nao, Rxpert e o Resumo, mas obrigado, ja resolvi minha duvida, agora nao consigo inserir sldeshow :cry:
  • O script que usamos é este aqui, com várias modificações.

    []'s!
  • Todos os serviços da web citados são importantes para, como foi dito, facilitar a organização e outros pontos, dentro de um blog. O WinAjuda é um dos blogs que eu sempre me inspirei para manter o meu. Continuem assim!
  • Gostei Gostei Gostei!
  • Para falar verdade, eu parei de seguir o WinAjuda porque eu acho chato pra caramba ficar toda hora aparecendo um tweet com o último post, visto que tenho o WinAjuda no meu Google Reader.
  • Já são um dos premiados, com certeza.
    Parabéns!
  • Vocês realmente estão de parabéns.
    =D
  • Bruno
    Conheci o blog no primeiro semestre de 2008 e desde então não deixei de acompanhá-lo. Achei pelo Google, quando pesquisa sobre Deskmod. Sempre pude perceber boa redação, clareza, comprometimento e prazer nos posts publicados, sobre os diversos assuntos que envolvam a Microsoft. Hoje, sou um visitante diário. A equipe do blog faz um trabalho excelente. Estão todos de parábens. Apesar de não trabalhar com informática (sou formando em Direito), sempre gostei de tecnologia no que diz respeito ao Windows. Não mantenho um blog, mas escrevo semanalmente num no que diz respeito à política nacional e internacional.

    Acho que o WinAjuda tem condições de ganhar o prêmio. Estou na torcida por vocês.

    Abraço e boa sorte!
  • illninoo
    @Ghedin, Sempre muito original.
    Eu sempre quis saber como seria uma estrutura de um blog prof e sem duvida, o Winajuda sempre foi minha Inspiração. Não digo em conteúdo (que dá um show) mas sim em estrutura.
    Como faz pouco tempo que me apaixonei pelo Wordpress, ainda continuo estudando e mantendo o meu blog sozinho e assim, aprendi muito sobre a plataforma e agora, só me falta a organização, mas com essas dicas as coisas irão mudar.
    Um abraço!
  • Parabens ao WinAjuda pelo excelente trabalho (e ao Rodrigo pelos seus posts tanto aqui como no MeioBit) e torço para que ganhem a promoção!!!
  • Bom trabalho, Rodrigo e equipe. Penso que toda a estrutura mencionada está realmente fundamentada na motivação e no talento para escrever.
  • "ter à mão um editor online é sempre bom"

    Testou o http://www.pixlr.com/editor/?loc=pt-br ???
  • illninoo
    Muito bom esse editor, tbm uso o Fireworks direto no meu pen drive
  • anjonegro
    Parabens pelo trabalho!!
  • ..."a troca dos feeds pelo Twitter."...

    Hoje fiz exatamente o contrário. Há algumas horas limpei o Twitter, dando unfollow em perfis de sites que também acompanho via feed (GReader). Os que sobraram (se não estou enganado, 6) foram adicionados a uma lista pra fácil visualização.
  • Muito bom! Parabéns pela organização e pelo ótimo conteúdo e visual do blog!
    Acompanho Sempre!
  • Rafael
    Não podemos nos esquecer da colaboração mútua entre a equipe! Não só na escolha e discussão de pautas relevantes, mas na ajuda para redigir o post direitinho e acrescentar o máximo de informações relevantes para vocês

    Nossa política interna é sempre acrescentar coisas que nenhum outro meio de comunicação abordou, assim dando sempre uma visão mais ampla e completa ao leitor.

    É com carinho que fazemos o winajuda para todos ;)

    Abraços
  • Já ganhou o concurso. :|
  • [2]. Quem tem arte, ganha por merecer...
  • É isso aí.

    Há um grande trabalho por trás disto tudo. Quando entrei para a equipa, apercebi-me logo que era coisa séria e que estava tudo super organizado ao mais ínfimo detalhe.

    Agora é continuar a fazer o bom trabalho :-) .
blog comments powered by Disqus
site statistics