Depois de instalado, o Panda realizou um rápido scan na memória do computador. Logo que a mesma termina, me é revelada a sua interface:

No quesito interface ele decepciona: a interface da versão 2008 é igual a da versão 2007 (muito embora ela seja bem intuitiva).
Nesta versão, o Panda trás como grande trunfo a sua famosa megadetecção que promete identificar mais de 12 milhões de pragas virtuais. A sua detecção se sai bem, no entanto tenho minhas duvidas quanto a sua base de assinaturas, porque cada empresa tem o seu modo de classificar uma "raça" de malwares ( além do mais, certos testes não apontam a megadetecção como sendo superior a qualquer outro AV). Creio que o método utilizado pela Panda Software favoreça, em muito esta megadetecção. Vale a pena dizer que tudo foi feito com relativa rapidez. O software ainda conta com a excelente heurística TruPrevent (que é a maior responsável por seu peso no sistema, do qual falarei mais adiante) e uma detecção de rootkits avassaladora.
Depois foi a hora de testar os seus recursos de Otimização do sistema. Embora alguns usuários possam não querer utilizar o recurso, não estarão perdendo grande coisa. A limpeza de arquivos do sistema não traz nada de novo e a desfragmentação do disco é extremamente lenta, levando 30 minutos ou mais para concluir o processo embora eu já tivesse desfragmentado o disco com outro bom software do gênero 3 dias antes.
O firewall se mostrou eficiente em alguns pontos, embora ele sofra a carência de não decorar direito às regras para que é programado, ou seja, se você permite a execução de um software, mesmo que seja permanentemente, ele pode voltar a perguntar sobre ele mais tarde. É interessante comentar que em meu teste ele perguntou apenas um segundo depois da regra criada.
Mas o seu maior ponto negativo reside no seu extremo peso. A performance do pc é drasticamente reduzida e o software em si demora mais do que o esperado para carregar.
Embora ele diga que detectou vários spywares automaticamente não se enganem: a maioria ou todos (no meu caso), são cookies, que não são malwares de verdade (tirando alguns que realmente são maliciosos).
No geral a suíte Panda Internet Security deixa a desejar, mostrando que a Panda Security não obteve os melhores resultados nessa nova versão que poderia ter melhorado a imagem deste software, que há tanto tempo é desprezado por vários usuários de pc e da Internet. No entanto vale comentar que a tentativa foi boa, assim sendo, talvez a versão 2009 surpreenda o grande público.
Nota: