Falando sobre o Comodo Internet Security...

Problemas e dúvidas relacionados à parte de segurança do Windows e programas, bem como discussão de softwares do gênero (antivírus, antispyware, etc.).

Falando sobre o Comodo Internet Security...

Mensagempor Vinícius Alexandre » 19 Abr 2009, 10:32

Olá. Está será uma análise mais detalhada do que as que eu habitualmente publico. Vamos a ela:

Versão testada:

3.9 BETA

Configuração:

Para aqueles que quiserem utilizar esta suíte é importante configurá-la de uma forma correta, já que o fato de contar com um Firewall e um módulo de proteção de alteração de arquivos a faz gerar uma grande quantidade de alertas.
Com a interface da suíte aberta vá até a guia Defense+, clique no botão Advanced localizado no canto esquerdo, depois clique em Defense+ Settings. Na janela que se abrir, haverá uma barra com os diversos níveis de proteção deste módulo, arraste-a até Clean PC Mode e depois clique em OK para que a configuração entre em vigor.
Depois vá até a guia Miscellaneous e clique em Settings. Na janela que se abrir, vá até a aba Parental Control e clique na opção Enable password protection for the settings. Em seguida pressione Change Password e crie uma senha. Ela será requisitada toda vez alguém tentar realizar alguma alteração nas configurações do software. Na seqüência clique em Suppress Antivirus alerts when password protection is enabled, Suppress Defense+ alerts when password protection is enabled e Suppress Firewall alerts when password protection is enabled. Isto garantirá um máximo nível de proteção com nenhum alerta por parte de nenhum do módulos.

Você ainda pode conferir um vídeo com este processo no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=pM7biH8j_cU

Anti Vírus

Nesta nova versão a tecnologia e a base de assinaturas do software BoClean (também da Comodo) foram incorporadas ao Anti Vírus. Ele ainda conta com a heurística da CIMA que é conhecida por gerar poucos falsos positivos e em linhas de comparação pode ser dita como semelhante as heurísticas utilizadas pelos softwares da Kaspersky e da Avira.
Para aqueles que possuem curiosidade quanto ao banco de assinaturas de AVs, é interessante dizer que o Comodo Anti Vírus atualmente conta com mais de 3 milhões de malwares catalogados ( spywares e rootkits estão incluídos), e se o ritmo de pesquisas mantiver a média de detecções diárias que tem mantido até o momento, até o final do ano serão quase 16 milhões de malwares catalogados. Vale dizer que números não significam muita coisa, já que cada empresa tem a sua maneira de catalogar malwares, algumas consideram 50 variantes de um trojan, por exemplo, como sendo um único trojan, outras as consideram como sendo 50 trojans diferentes.

Imagem

Firewall

Aplicando as configurações citadas anteriormente ele não emitirá alertas, o que é o ideal para usuários leigos.
O Comodo Firewall é conhecido e elogiado por publicações especializadas pela sua inquestionável eficácia. No último teste realizado por David Matousec, o Comodo Firewall voltou a ficar em primeiro lugar no ranking dos firewalls por ter apresentado o melhor poder de filtragem de tráfego de saída, habilidade que evita que malwares já existentes no pc enviem informações pessoais para terceiros ou se conectem a um servidor para baixar mais malwares, tornando o SO um verdadeiro bacanal de pragas.

Imagem

Defense+

Por padrão é o módulo que mais incomoda, já que ele alerta para qualquer alteração realizada em arquivos do sistema e no registro. Sendo assim, caso ele não seja configurado corretamente, instalar e desinstalar softwares se torna um inferno.

Imagem

Miscellaneous

Apresenta ferramenteas adicionais. Os destaques são para aquela que verifica a integridade dos arquivos do Comodo Internet Security e sugere correções caso algo errado seja encontrado e a ferramenta que reporta arquivos suspeitos para os laboratórios de pesquisa da Comodo.

Imagem

Conclusão:

Levando em conta que está é uma solução totalmente gratuita, o Comodo Internet Security se mostra uma ótima suíte de segurança e pode ser seguramente utilizado como solução definitiva de um SO. É interresante comentar que a Comodo está desenvolvendo este software lado a lado com seus usuários (política a qual eu comentei no artigo Uma salva de palmas para a Comodo Group), o que garante que todos os eventuais problemas da versão BETA não afetem os usuários finais. Como curiosidade, eu posso dizer que a versão 4.0 já está sendo desenvolvida e contará como principal atrativo uma nova interface.

Nota: Imagem Imagem
Editado pela última vez por Vinícius Alexandre em 01 Ago 2009, 13:40, no total de 2 vez
Vinícius Alexandre
Membro
Membro

Data de registro: 01 Fev 2008, 09:00

Publicidade

Re: Falando sobre o Comodo Internet Security...

Mensagempor Zecks » 09 Jun 2009, 19:43

Eu uso o Firewall desta suite, e as possibilidades de configura-los sao muitas, e à alguns aspectos que nao se encontram em outros firewalls, sem falar que esta em PT-Br o que ajuda e muito, quem quiser pode dar uma testada nela, tem meu voto!!! ;)

KUMA 7750 @ 3.2 | 4 GB DDR 800 | XFX 250 GTS 512 MB | 320 GB SATA II Seagate | SEVENTEEN ST - 550P-AB 550W |
Zecks
Membro
Membro

Data de registro: 31 Mai 2009, 15:11

Mensagempor Tiago Santos » 10 Jun 2009, 22:38

Zecks,

Comodo Firewall que está em PT-BR ou o Internet Security?

Vinícius,

Código: Selecionar tudo
Nesta nova versão a tecnologia e a base de assinaturas do software BoClean (também da Comodo) foram incorporadas ao Anti Vírus...

Pelo que tenho visto por alguns usuários, o Comodo BOClean Anti-Malware 4.27, não tinha uma boa reputação.
Ou eu estaria enganado?

Abraços,

Tiago Santos
Notebook Dell Inspiron . 1525
Intel Pentium® dual-core T3200 @ 2GHz 1MB / Memória de 2GB (DDR2-800 SDRAM) / Intel GM965 X3100 / HD 250GB
Windows 7 RC . Microsoft Office 2010 Technical Preview . F-Secure Technology Preview 2009
Tiago Santos
Membro
Membro

Data de registro: 30 Jan 2008, 15:26

Mensagempor Vinícius Alexandre » 11 Jun 2009, 10:45

Tiago Santos escreveu:Zecks,

Comodo Firewall que está em PT-BR ou o Internet Security?

Vinícius,

Código: Selecionar tudo
Nesta nova versão a tecnologia e a base de assinaturas do software BoClean (também da Comodo) foram incorporadas ao Anti Vírus...

Pelo que tenho visto por alguns usuários, o Comodo BOClean Anti-Malware 4.27, não tinha uma boa reputação.
Ou eu estaria enganado?

Abraços,

Tiago Santos

O CIS já se encontra totalmente traduzido para o Português Brasileiro (inclusive existe uma sala no fórum da empresa em nosso idioma, para que os usuários falantes do português possam tirar suas dúvidas e enviar sugestões).
Não tenho conhecimento de comentários negativos a respeito do BOClean. O que pode ter desagradado em muito a alguns usuários, é que este é um software apenas de prevenção, ou seja, ele barra em tempo real infecções, não realiza escaneamentos no computador. Mas seja com for, este software já foi descontinuado e apenas a sua base de dados foi herdada pelo CIS (o que serviu como um importante adicional) não a sua tecnologia (pelo menos eu acredito que não).

Aproveitando, vou publicar aqui a minha opinião sobre o "caso" da Comodo incluir adwares na instalação de seu software (que eu havia publicado do Guia do Harware):

"Sobre os adwares presentes na instalação do Comodo Internet Security, vale dizer que é perfeitamente possível não instalá-los, basta desabilitar os mesmos na instalação. Aliás, a presença dos mesmos certamente está prevista no contrato e liçenca do software, portanto, o problema estaria no mal hábito que os usuário tem de não lê-lo. Se existem usuários desatentos e que instalam os adwares acidentalmente, já é uma outra questão, sendo que está não está relacionada a empresa, que certamente os incluiu para obter um retorno financeiro que a venda das versões pagas certamente não dá. Não é mesquinharia utilizar-se destes métodos, afinal, sejamos francos: ninguém consegue fazer nada sem dinheiro. Portanto, oferecer um software gratuito não é nada fácil se considerarmos os custos envolvidos em seu desenvolvimento."

A imagem abaixo comprova que é possível evitar a instalação dos adwares (até mesmo a AskToobar que alguns vem falsamente divulgando que a instalação não pode ser evitada, pode ter a mesma bloqueada ainda no instalador do CIS):

Imagem

Obs: Softwares como o Download Accelerator, Foxit Reader e CCleaner também apresentam adwares em sua instalação, e nem por isso a "opinião pública" (em sua maioria um bando de bloqueiros sem pauta para notícias verdadeiramente úteis) se revoltaram contra as empresas que os desenvolvem.
Vinícius Alexandre
Membro
Membro

Mensagempor Vinícius Alexandre » 02 Jul 2009, 20:24

Atualização: Depois que saiu da versão Beta, eu fiz o CIS passar por mais uma bateira de testes. Além dele ter ganho uma tradução para o nosso idioma, pude constatar que o poder de detecção está mais apurado. Outro fato que me agradou muito, foi o seu poder de remoção ter conseguido eliminar todas as pragas por ele detectadas, superando assim o Microsoft Essential Security e o Panda Cloud, cujos desenvolvimentos eu estou acompanhando de perto.
Editado pela última vez por Vinícius Alexandre em 01 Ago 2009, 13:41, num total de 1 vezes
Vinícius Alexandre
Membro
Membro

Mensagempor MalarKeY » 05 Jul 2009, 16:05

Legal!

To usando o MSE porque é leve, nem parece que está instalado... E Funciona muito bem!

:mrgreen:
--DELL Vostro 220s Slim Tower--

--Windows 7 RTM 7.600 x64--Intel Core 2 Duo E7400, 2.9 GHz--

--ATi Radeon HD 3450 256MB (HDMI+DVI)--Dual Channel DDR2 800 2x2GB--

--HD 300GB 7200RPM--HL-DT-ST DVD-RW GH50N--Dell E1909W [19" LCD]--
MalarKeY
Membro
Membro

Data de registro: 04 Mai 2008, 11:11

Retornar para Segurança