Da uma olhada no site da Compujob, uma empresa distribuidora dos computadores Focus, montados por eles mesmos. O dono da empresa foi colega do meu pai no colégio, também militar (CMPA).
Endereço:
http://www.compujob.com.brNa Compujob, você vai com R$930 e sai com um gabinete preto com placa mãe Asus, processador Intel Core 2 Duo 2.4 Ghz, Memória 2 GB, HD 250 GB, Placa de vídeo onboard 256 MB, Teclado, Mouse óptico, sem monitor, sem caixas de som e sem sistema operacional.
Então, uma placa de vídeo, só pelo fato de ser onboard você paga seus pecados. Se você fala a respeito do seu computador com alguém, toca na placa de vídeo onboard, sofre até preconceito, mas uma placa de vídeo onboard de 256 MB pode ser comparada com uma ATi 9600, e se o usuário ainda têm a disposição 2048 MB você chega a se esquecer da placa onboard. Sei por que uso o Vista Bussiness no meu notebook Celeron 1.73 Ghz, 1 GB RAM, HD 80 GB e placa de vídeo onboard de 128 MB (até 256 MB) e pelo incrível que pareça o sistema com Aero fica lerdo somente quando uso o Coverflow do iTunes.
Acho que poderia montar uma configuração bem mais barata do que R$930, escolha os processador Core 2 Duo da Intel, foi a maior evolução da história da Intel, processadores Core 2 Duo, com dois núcleos. Processador Core 2 Quad é superfulo, do futuro, ainda não existem aplicações para que usuários domésticos utilizem toda a potência de um processador com quatro núcleos, mesma coisa que quatro processadores Intel Celeron 2.2 Ghz. O HD, com 80 GB você se contenta. Realmente quanto mais memória no HD você têm, mais utiliza. Agora, memória RAM para o Windows Vista concerteza têm que ser de 2 GB pra cima. Pois só o sistema com aplicações simples fica em torno de 600 MB. Placa de vídeo dê preferência à marca ATi véio, pois passou a crise que afetou as ações da AMD e a maioria esmagadora dos usuários de placas de vídeo offboard do mundo preferem nVidia pela publicidade, nos jogos, sistemas etc e tal. É como se a AMD fosse tímida, preguiçosa e tivesse vergonha.
Até.
Mac OS X Leopard and Linux openSUSE.