Tornando seu blog mais "navegável"

Programação em geral, incluindo web.

Tornando seu blog mais "navegável"

Mensagempor Marcio Gomes » 06 Ago 2008, 18:10

Eu postei esta dica primeiramente no Guia do PC, mas resolvi trazer aqui também :) Eu vou dar agora algumas dicas simples, mas que com certeza vai deixar seu blog com melhor navegação e com certeza mais pageviews.

Navegação nos posts

Parece que está muito comum ter os famosos links para o post seguinte e o post anterior. Aqui no Guia WinAjuda (Desulpas... :mrgreen: ) também tem navegação nos posts. Quer aprender a inserir no seu blog também?

No single.php

Código: Selecionar tudo
<hr />
       <span class="previous"><?php previous_post_link('&laquo; %link') ?></span><br />
       <p align="right"><span class="next"><?php next_post_link('%link &raquo;') ?></p></span>
<hr />

Esta é sintaxe do código. Pode editá-lo e melhorá-lo, usando CSS.

Navegação na página inicial

Hoje é comum a maioria dos temas para WordPress já virem com a navegação << Entradas anteriores e Próximas Entradas >> por padrão no index. Mas se quer mais paginação no seu blog, use o plugin WP-Pagenavi: http://lesterchan.net/wordpress/readme/wp-pagenavi.html.

Insira o código

<div id=”navegacao”>
<?php if(function_exists(’wp_pagenavi’)) { wp_pagenavi(); } ?>
</div>

no lugar das tags padrões, que são:

<?php next_posts_link(’« Entradas antigas’) ?>
<?php previous_posts_link(’Entradas recentes »’) ?>

e insira o seguinte código no style.css:

.navegacao {
text-align:center;
margin-top:50px;
}

O primeiro código deve ser inserido em páginas onde tem páginação. Ou seja, no index, resultados de busca, arquivos, etc.

Resultado: Imagem

Você também pode personalizar o plugin usando CSS :)

Posts relacionados

E para terminar, uma forma de manter o leitor no seu site é inserindo artigos relacionados nos posts. Para isso, recomendo o plugin Related Posts: http://wasabi.pbwiki.com/Related%20Entries. Para instalá-lo, insira o seguinte código no single.php:

<?php wp_related_posts(); ?>

Lembrando que se você for em Configurações (Settings), poderá configurar o plugin do seu modo.

Bem, é isso :) Se quiserem ver um "exemplo ao vivo e a cores", podem visitar o meu blog: http://deskmundo.com/ (se for contra as regras aqui do Fórum, me deem um toque :s ) que você encontrará todos as dicas aqui aplicadas.

[]'s!
Editado pela última vez por Marcio Gomes em 07 Ago 2008, 12:37, num total de 1 vezes
Ex-deskmod_BR e novo Márcio Gomes
"Companhia nem sempre siginifica segurança", por William Shakespeare em O Menestrel
Visitem meu blog, o DeskMundo: http://deskmundo.com
Marcio Gomes
Membro
Membro

Data de registro: 30 Jan 2008, 17:09

Publicidade

Re: Tornando seu blog mais "navegável"

Mensagempor Lucaswin » 06 Ago 2008, 20:27

Não, acho que não é contra as regras, já que realmente é bom saber como funciona, e pra mim isso não suja o tópico ou coisa do tipo. Parabéns pelo post e até pensei em utilizar o WP-PageNavi, mas ainda não curto muito, pelo fato de não ser tão necessário, mas... isso é o que muita gente está procurando.

[]'s!
Visitem: http://blogwindowsajuda.wordpress.com (Blog de dicas, temas, skins e programas para Windows)
Lucaswin
Membro
Membro

Data de registro: 30 Jan 2008, 14:48

Mensagempor Rodrigo Ghedin » 06 Ago 2008, 20:32

Só faça um código decente, né? :mrgreen:. Aquele do próximo post e post anterior está bem c*gado (um parágrafo sem fechar, tags obsoletas, e tal).

[]'s!
Rodrigo Ghedin
Administrador
Administrador

Data de registro: 30 Jan 2008, 13:18

Mensagempor Ilton Jr » 06 Ago 2008, 20:48

Marcio Gomes escreveu:[...]Aqui no Guia também tem navegação nos posts.

Putz, o cara nem olha pra postar aqui, só dá Ctrl + C e Ctrl + V e já cola aqui, sem nem se dar ao trabalho de mudar para adaptar para o WinAjuda.

fora isso tá legal, eu já conheçia isso, mas como o Ghedin disse, o código de post anterior/próximo está bem c*gado, cheio de POGs e tags sem fechar.
Meu novo blog pessoal.
Em Breve... "Um novo jeito de falar em games!".
Ilton Jr
Membro
Membro

Data de registro: 31 Jan 2008, 07:05

Mensagempor MalarKeY » 06 Ago 2008, 21:15

Putz, o cara nem olha pra postar aqui, só dá Ctrl + C e Ctrl + V e já cola aqui, sem nem se dar ao trabalho de mudar para adaptar para o WinAjuda.

Pare de reclamar Ilton. :roll: :roll: Porque você não pegou antes e "adaptou" para o WinAjuda? Desculpe mas é ignorante reclamar dos serviços dos outros. Principalmente atoa desse jeito, já que como ele disse, ele criou o tutorial, e está repassando do Guia pra cá. ;)

Achei muito interessante o tópico. Eu mesmo não sabia dessas coisas, se um dia eu precisar já sei onde vou recorrer! :mrgreen:

;)
--DELL Vostro 220s Slim Tower--

--Windows 7 RTM 7.600 x64--Intel Core 2 Duo E7400, 2.9 GHz--

--ATi Radeon HD 3450 256MB (HDMI+DVI)--Dual Channel DDR2 800 2x2GB--

--HD 300GB 7200RPM--HL-DT-ST DVD-RW GH50N--Dell E1909W [19" LCD]--
MalarKeY
Membro
Membro

Data de registro: 04 Mai 2008, 11:11

Mensagempor Astaroth » 06 Ago 2008, 21:22

Lembrei agora de um pequeno pdf que eu tenho listando os comandos php do Wordpress.
Muito útil pra quem está começando ;)

[]'s
# O Salto - http://www.osalto.net :: No Ar Novamente!
Tá no céu balão de bucha não espere o tiro apenas, mire...
Astaroth
Membro
Membro

Data de registro: 05 Fev 2008, 12:20

Mensagempor Ilton Jr » 06 Ago 2008, 22:06

MalarKeY escreveu:

Pare de reclamar Ilton. :roll: :roll: Porque você não pegou antes e "adaptou" para o WinAjuda? Desculpe mas é ignorante reclamar dos serviços dos outros. Principalmente atoa desse jeito, já que como ele disse, ele criou o tutorial, e está repassando do Guia pra cá. ;)

Achei muito interessante o tópico. Eu mesmo não sabia dessas coisas, se um dia eu precisar já sei onde vou recorrer! :mrgreen:

;)

Puxa vida. Olha o que a falta de um emoticon :P não faz? O cara já achou que eu tava sendo sério!
Eu (quase) NUNCA falo sério. Levo tudo na brincadeira :P .
Meu novo blog pessoal.
Em Breve... "Um novo jeito de falar em games!".
Ilton Jr
Membro
Membro

Data de registro: 31 Jan 2008, 07:05

Mensagempor Rodrigo Ghedin » 07 Ago 2008, 11:01

Vamos parar de briga aí, moçada :P. Se bem que, não custava nada ter editado a parte do "Guia", né?

[]'s!
Rodrigo Ghedin
Administrador
Administrador

Data de registro: 30 Jan 2008, 13:18

Mensagempor Marcio Gomes » 07 Ago 2008, 12:35

Ilton Jr escreveu:
Marcio Gomes escreveu:[...]Aqui no Guia também tem navegação nos posts.

fora isso tá legal, eu já conheçia isso, mas como o Ghedin disse, o código de post anterior/próximo está bem c*gado, cheio de POGs e tags sem fechar.

Bem Ilton, eu não vou reescrever um post de novo, o assunto é o mesmo, etc.
E em relação ao código do post anterior/próximo, eu já estou corrigindo... -_-'
Ex-deskmod_BR e novo Márcio Gomes
"Companhia nem sempre siginifica segurança", por William Shakespeare em O Menestrel
Visitem meu blog, o DeskMundo: http://deskmundo.com
Marcio Gomes
Membro
Membro

Data de registro: 30 Jan 2008, 17:09

Retornar para Programação