Performance em games: Windows XP SP3 x Vista SP1

Problemas, dúvidas, dicas, e quaisquer outros assuntos relacionados ao Windows (todas as versões).

Performance em games: Windows XP SP3 x Vista SP1

Mensagempor sonicgyn » 11 Jul 2008, 02:15

Um dos maiores temores que um gamer assíduo tem ao migrar de sistemas operacional, no caso do Windows XP para o Windows Vista, é o desempenho dos seus preciosos jogos. Vários testes realizados logo após o lançamento do Vista mostraram que o medo dos gamers era uma realidade. Mas hoje, quase dois anos depois, com o Service Pack 3 e SP1 do XP e Vista, respectivamente, e drivers finalmente aprimorados, será que alguma coisa mudou? É isso que mostra o teste feito pela ExtremeTech.

Veja abaixo o comparativo nos dois sistemas do jogo Crysis:
Imagem

E no supreme commander:
Imagem

Acredite ou não, a diferença é praticamente nula. Muito diferente dos primeiros testes realizados. Claro que a máquina ajudou: Os testes foram feitos num Intel Core 2 Duo E6750, ASUS Blitz Formula, AMD/ATI Radeon HD 3870, Corsair 2GB 1142MHz DDR2.
E o Windows Vista ainda possui outro recurso exclusivo sobre o Windows XP, o tão falado DirectX 10, uma poderosa ferramenta para jogos com essa tecnologia.

fonte: GuiadoPC - http://www.guiadopc.com.br/2008/07/10/p ... -vista-sp1
ExtremeTech (http://www.extremetech.com/article2/0,2845,2302496,00.asp)
CPU PSN : AMD Athlon 64 X2 Dual Core Processor 4800+
MB Model : M2N-E SLI
GPU Type : GeForce 8600 GT
RAM : 2048 MB DDR2 Dual Channel
RAM Speed : 359 MHz (CPU/7) @ 5-5-5-18
sonicgyn
Membro
Membro

Data de registro: 26 Jun 2008, 16:28

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Re: Performance em games: Windows XP SP3 x Vista SP1

Mensagempor MalarKeY » 11 Jul 2008, 08:59

Sim, o Direct X 10 é realmente incrível, só falta eu ter uma placa com suporte a ela... e pra mim ter essa palca, falta uma placa mãe com suporte pra essa placa... etc etc etc...

Mas Digo que os testes são verdadeiros e até mais animadores ainda, pois eu migrei para o Windows Vista, e o FPS do F.E.A.R que eu Jogo aqui, até melhorou mais! :twisted:

Muito legal mesmo, a M$ está no caminho certo, tem que melhorar e só melhorar! :mrgreen:

;)
Editado pela última vez por MalarKeY em 11 Jul 2008, 13:47, num total de 1 vezes
--DELL Vostro 220s Slim Tower--

--Windows 7 RTM 7.600 x64--Intel Core 2 Duo E7400, 2.9 GHz--

--ATi Radeon HD 3450 256MB (HDMI+DVI)--Dual Channel DDR2 800 2x2GB--

--HD 300GB 7200RPM--HL-DT-ST DVD-RW GH50N--Dell E1909W [19" LCD]--
MalarKeY
Membro
Membro

Data de registro: 04 Mai 2008, 11:11

Mensagempor brunoluiz » 11 Jul 2008, 13:15

Só que a rumores de que está para vir o DX11... Nem tem muitos jogos para DX10.1 e já tão querendo fazer o DX11.

O DX10 tem poucos jogos (se duvidar menos de 30). Penso que seria melhor eles esperarem para lançar o DX11, pois só agora o DX10 ficou "melhor" em velocidade e só agora as GPUs com DX10 e DX10.1 estão ficando "acessíveis".
brunoluiz
Membro
Membro

Data de registro: 30 Jan 2008, 16:16

Mensagempor Pepe » 11 Jul 2008, 13:36

Sendo um pouco negativista:

O Windows Vista foi praticamente empurrado goela abaixo pela Microsoft, que cantou e canta até hoje suas inumeras melhorias e vantagens, principalmente em cima do XP.

E mesmo com todas a melhorias e vantagens o XP ainda ta "pau a pau" com o Vista em certos requisitos.
Randy: If Dad was mayor, we'd get to wear top hats and sashes and judge beauty pageants.
Earl: No, Randy, that's Monopoly.
Pepe
Membro
Membro

Data de registro: 30 Jan 2008, 15:48

Mensagempor MalarKeY » 11 Jul 2008, 13:45

Pepe escreveu:Sendo um pouco negativista:

O Windows Vista foi praticamente empurrado goela abaixo pela Microsoft, que cantou e canta até hoje suas inumeras melhorias e vantagens, principalmente em cima do XP.

E mesmo com todas a melhorias e vantagens o XP ainda ta "pau a pau" com o Vista em certos requisitos.

Sim, isso mesmo Pepe.

Está pau a pau mesmo, o bom de tudo isso, é que o Windows Vista não fica atrás pelo menos. Mesmo com recursos como o AERO ativado, ele não fica para trás. Tem uma performance muito boa.

Aqui pelo menos ele carrega os jogos mais rapidamente que o XP.

:mrgreen:
--DELL Vostro 220s Slim Tower--

--Windows 7 RTM 7.600 x64--Intel Core 2 Duo E7400, 2.9 GHz--

--ATi Radeon HD 3450 256MB (HDMI+DVI)--Dual Channel DDR2 800 2x2GB--

--HD 300GB 7200RPM--HL-DT-ST DVD-RW GH50N--Dell E1909W [19" LCD]--
MalarKeY
Membro
Membro

Data de registro: 04 Mai 2008, 11:11

Mensagempor Astaroth » 13 Jul 2008, 22:33

Fica ai mais uma prova do poder do Windows Vista. É bom pra calar a boca dos que dizem que o Vista é pesado pra jogos, nada funciona e o desempenho do XP é melhor.

O consumo de ram aqui no Vista é de 50% (1GB) e não sinto diferença nenhuma no desempenho em relação ao XP.

[]'s
# O Salto - http://www.osalto.net :: No Ar Novamente!
Tá no céu balão de bucha não espere o tiro apenas, mire...
Astaroth
Membro
Membro

Data de registro: 05 Fev 2008, 12:20

Mensagempor fredy10 » 14 Jul 2008, 11:31

Isso vai dar muita discurssão...
O que ele trata aí é só a questão do desempenho em jogos, aí cada um vai puxar pro lado que mais lhe interessa... já estou até vendo...
Não indo pra um lado nem pro outro... mas que o vista é mais pesado é. Principalmente pra que não tem uma máquina tão parruda...
fredy10
Membro
Membro

Data de registro: 14 Jul 2008, 11:28

Mensagempor Astaroth » 14 Jul 2008, 11:51

fredy10 escreveu:Isso vai dar muita discurssão...
O que ele trata aí é só a questão do desempenho em jogos, aí cada um vai puxar pro lado que mais lhe interessa... já estou até vendo...
Não indo pra um lado nem pro outro... mas que o vista é mais pesado é. Principalmente pra que não tem uma máquina tão parruda...

Não é preciso uma maquina parruda... Só atual. Em qualquer Casas Bahia por ai os pcs ja vem com processadores dual core, 1gb e ram (só não vem com uma vga). Aqui com um Sempron 2800, 1GB de ram e uma Radeon 9550 o vista roda lisinho com Aero ativado e tudo mais.

Faço tudo que fazia no XP sem chiar nem nada (Algumas coisas até de forma mais rápida).

[]'s
# O Salto - http://www.osalto.net :: No Ar Novamente!
Tá no céu balão de bucha não espere o tiro apenas, mire...
Astaroth
Membro
Membro

Data de registro: 05 Fev 2008, 12:20

Mensagempor fredy10 » 14 Jul 2008, 11:59

fredy10 escreveu:Isso vai dar muita discurssão...

Mas é isso que estou dizendo... se você pega uma máquina com 512 de memória e bota o vista a máquina pára. E se você coloca os 1GB que você tem aí e abre uma pancada de coisa, ela já irá ficar lenta. Esse problema é bem mais dificil de acontecer no XP, pois o SO utiliza menos memória.
Agora você tem que pensar no pessoal que não tem dinheiro pra comprar uma máquina "atual" ou então colocar 1GB de memória na máquina...

Eu não me importo muito, pois utilizo Linux, então pra mim tanto faz.
fredy10
Membro
Membro

Data de registro: 14 Jul 2008, 11:28

Mensagempor .EC » 14 Jul 2008, 12:08

fredy10,
O XP e o Vista com 512MB de memória rodam os mesmos jogos com a mesma performace!

PAREM COM ISSO!
.EC
Membro
Membro

Data de registro: 07 Fev 2008, 21:41

Próximo

Retornar para Windows