WinSxS, o misterioso subdiretório do Windows Vista

Problemas, dúvidas, dicas, e quaisquer outros assuntos relacionados ao Windows (todas as versões).

WinSxS, o misterioso subdiretório do Windows Vista

Mensagempor Megabyte » 19 Ago 2008, 06:41

Atendendo à sugestão do Rodrigo Ghedin e do MalarKeY, criei este post a fim de trazer um pouco mais de luz sobre esse tema e para desvendarmos juntos este "mistério". Confesso que neste momento estou me sentindo o próprio "Mister M", prestes a revelar a todos o segredo por detrás de algum fantástico truque de mágica! :lol:

Então, vamos nessa?

Bem aí no seu HD, mais precisamente em "C:\Windows", encontramos um subdiretório chamado "winsxs", que ocupa cerca de 40% do próprio diretório do Windows. Enquanto o tamanho deste subdiretório gira em torno dos 30 a 50 MB no Windows XP, o seu tamanho "gigantesco" (entre 06 e 12 GB) no Windows Vista é algo, no mínimo, intrigante!

Vou tentar explicar, da forma mais simples possível, os "porquês" da existência e do enorme tamanho do subdiretório WinSxS. Esta pasta tem uma longa história de desenvolvimento, que começou lá no final dos anos 90 e que, finalmente, veio a ganhar sua maturidade no Windows Vista.

Para entendermos melhor, vamos voltar um pouquinho no tempo: "... um problema comum, de que sofriam os usuários das antigas versões 9x do Windows (Windows 95, 95 OSR-2, NT 4.0, 98 e 98SE), eram os conflitos entre as DLL´s, onde mais de uma versão das mesmas Dynamically Linked Library (DLL) eram instaladas no PC e, o uso de versões erradas pelos aplicativos que delas necessitavam, resultava sempre em desagradáveis travamentos ou, simplesmente, no não funcionamento dos mesmos. Com a chegada do novo milênio, foi introduzido o embrião de uma nova tecnologia, a "Side-by-Side", inicialmente no Windows ME (Millennium Edition) e, depois, amplamente desenvolvida no Windows XP e que acabou por resolver o problema. Essa tecnologia consistia em manter armazenadas múltiplas versões de uma mesma DLL, numa pasta chamada “WinSxS”, proporcionando o funcionamento de todas (devidamente isoladas umas das outras) não usando dependências comuns entre elas."

Agora, voltando ao presente: "... o subdiretório WinSxS (Windows Side-by-Side) é o aperfeiçoamento daquela tecnologia; dentro dele são armazenadas, contínua e automaticamente, pelo sistema operacional (durante a instalação de programas e durante as atualizações) múltiplas cópias de DLL´s e de outros componentes (todas ordenadas em mais de 6.000 pastas e distribuídas por mais de 20.000 arquivos), constituindo assim o cachê nativo do Windows Vista. Ainda dentro do subdiretório WinSxS, a nova tecnologia "Windows Resource Protection" veio, enfim, substituir o antigo recurso conhecido como "Windows File Protection", passando a proteger de tal forma as chaves de registro, as pastas e os arquivos críticos do sistema que nem mesmo usuários administradores têm permissão de remover ou modificar os arquivos contidos dentro do subdiretório WinSxS (os recursos protegidos só poderão ser modificados ou substituídos por administradores que detiverem o controle sob determinado recurso e seu respectivo Controle de Acesso de Entradas (ACEs)).

Convém alertar aos desavisados que tentar comprimir esse subdiretório, com o intuito de ganhar espaço em disco, é inviável, porque causaria falha imediata no Windows Update e na instalação de programas e hotfixes (aqueles conhecidos instaladores autônomos). Portanto, quem possui muitos aplicativos instalados, deverá se acostumar com um tamanho "jumbo" ou "king size" do subdiretório WinSxS, pois, é fazendo-se uso dessa tecnologia de armazenamento contínuo de múltiplas cópias das diferentes versões de arquivos similares é que temos assegurado que múltiplos aplicativos rodem redondo no Windows Vista, sem quaisquer problemas de compatibilidade.

É isso aí... membro Megabyte... diretamente do meu PC para o Fórum do WinAjuda ;)

[ ]´s
Pentium D 3.0GHz | Asus P5GC-MX | Intel 82945G Express Video 256 MB | 3.0 GB RAM DDR-2 Dual Channel | Windows Vista Home Premium SP2
Avatar de usuário
Megabyte
Membro
Membro
 
Mensagens: 48
Data de registro: 11 Jul 2008, 14:33
Localização: SP

Publicidade

Re: WinSxS, o misterioso subdiretório do Windows Vista

Mensagempor Rodrigo Ghedin » 19 Ago 2008, 08:15

Ótima explicação. Obrigado, Megabyte :).

A grande dúvida que fica é: se o WinSxS já funcionava bem no Windows XP, e com um tamanho super reduzido, para que inchá-lo de tal forma no Vista? Houve algum ganho muito drástico que justifique sair de 50 MB para 10 GB?

[]'s!
Avatar de usuário
Rodrigo Ghedin
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 2157
Data de registro: 30 Jan 2008, 13:18
Localização: Paranavaí-PR

Re: WinSxS, o misterioso subdiretório do Windows V

Mensagempor Raul » 19 Ago 2008, 08:58

Mais uma das razões de que o Vista foi o melhor Windows da Microsoft.
Belo artigo.

[]'s
PS.: Ah sim Ghedin, aqui essa pasta tem 7,07 GB não 10. :P
http://twitter.com/raulcloud
Avatar de usuário
Raul
Membro
Membro
 
Mensagens: 432
Data de registro: 30 Jan 2008, 14:46
Localização: São Paulo (SP)

Re: WinSxS, o misterioso subdiretório do Windows Vista

Mensagempor MalarKeY » 19 Ago 2008, 12:51

Ghedin fez outra pergunta intrigante e curiosa, mas acho que esse trecho responde a pergunta:

o subdiretório WinSxS (Windows Side-by-Side) é o aperfeiçoamento daquela tecnologia; dentro dele são armazenadas, contínua e automaticamente, pelo sistema operacional (durante a instalação de programas e durante as atualizações) múltiplas cópias de DLL´s e de outros componentes (todas ordenadas em mais de 6.000 pastas e distribuídas por mais de 20.000 arquivos), constituindo assim o cachê nativo do Windows Vista. Ainda dentro do subdiretório WinSxS, a nova tecnologia "Windows Resource Protection" veio, enfim, substituir o antigo recurso conhecido como "Windows File Protection", passando a proteger de tal forma as chaves de registro, as pastas e os arquivos críticos do sistema que nem mesmo usuários administradores têm permissão de remover ou modificar os arquivos contidos dentro do subdiretório WinSxS


Obrigado MegaByte!

:mrgreen:
--DELL Vostro 220s Slim Tower--


--Windows 7 RTM 7.600 x64--Intel Core 2 Duo E7400, 2.9 GHz--

--ATi Radeon HD 3450 256MB (HDMI+DVI)--Dual Channel DDR2 800 2x2GB--

--HD 300GB 7200RPM--HL-DT-ST DVD-RW GH50N--Dell E1909W [19" LCD]--
Avatar de usuário
MalarKeY
Membro
Membro
 
Mensagens: 1422
Data de registro: 04 Mai 2008, 11:11
Localização: Interior do Paraná

Re: WinSxS, o misterioso subdiretório do Windows Vista

Mensagempor Rodrigo Ghedin » 19 Ago 2008, 17:59

Na verdade, não responde não (li todo o texto antes de perguntar ;)). Ocorre que, se a tecnologia existe no XP, e lá funciona muito bem, a troco de que houve esse inchaço no "aperfeiçoamento" no Vista? Qual a justificativa para sair de 50 MB para 10 GB (valor estimativo)?

[]'s!
Avatar de usuário
Rodrigo Ghedin
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 2157
Data de registro: 30 Jan 2008, 13:18
Localização: Paranavaí-PR

Re: WinSxS, o misterioso subdiretório do Windows Vista

Mensagempor Chancer » 19 Ago 2008, 18:32

Pelas lidas que dei por ai, parece que o Windows salva todas as dlls das instalações, inclusive se houver uma idêntica. Talvez isso não ocorresse no XP.
Tradução do Messenger Plus! Live para português do Brasil adaptada ao Acordo Ortográfico

Intel Core2Quad Q6600 2,4 GHz - Radeon HD4850 512 MB VisionTek - 2 GB RAM DDR2 667 MHz Samsung - HD Western Digital 250 GB - Monitor LG M228WA - Windows 7 Professional
Avatar de usuário
Chancer
Membro
Membro
 
Mensagens: 1309
Data de registro: 31 Jan 2008, 18:09
Localização: São Paulo

Re: WinSxS, o misterioso subdiretório do Windows V

Mensagempor Alexandre, o Chato » 19 Ago 2008, 19:43

Raul escreveu:Mais uma das razões de que o Vista foi o melhor Windows da Microsoft.
Belo artigo.

[]'s
PS.: Ah sim Ghedin, aqui essa pasta tem 7,07 GB não 10. :P


:|, acho que isso seria um podre do Vista, não uma qualidade.

FLws!
Desktop: Pentium 4 641 3.2GHz | 2 GB de RAM | Asus P5V-VM Ultra | XFX 8600 GT 512 MB | Maxtor 80 GB + Samsung 250 GB
Notebook (Vostro 1510): Core 2 Duo T5670 1.8GHz | 3 GB de RAM | Dell 0G914C | GeForce 8400M GS 256 MB | Western Digital 250 GB
Avatar de usuário
Alexandre, o Chato
Membro
Membro
 
Mensagens: 303
Data de registro: 27 Mar 2008, 18:34
Localização: São Paulo - SP

Re: WinSxS, o misterioso subdiretório do Windows Vista

Mensagempor MalarKeY » 19 Ago 2008, 20:03

Ainda dentro do subdiretório WinSxS, a nova tecnologia "Windows Resource Protection" veio, enfim, substituir o antigo recurso conhecido como "Windows File Protection"

Deve ser isso que incha o WinSxS. :roll:

;)
--DELL Vostro 220s Slim Tower--


--Windows 7 RTM 7.600 x64--Intel Core 2 Duo E7400, 2.9 GHz--

--ATi Radeon HD 3450 256MB (HDMI+DVI)--Dual Channel DDR2 800 2x2GB--

--HD 300GB 7200RPM--HL-DT-ST DVD-RW GH50N--Dell E1909W [19" LCD]--
Avatar de usuário
MalarKeY
Membro
Membro
 
Mensagens: 1422
Data de registro: 04 Mai 2008, 11:11
Localização: Interior do Paraná

Re: WinSxS, o misterioso subdiretório do Windows Vista

Mensagempor Rodrigo Ghedin » 19 Ago 2008, 20:45

O que incha foi explicado: o salvamento de todas as DLLs... Agora, me pergunto: pra quê? Não funcionava direito no XP?

Não sou neurótico, não me incomodo em perder certo espaço do HD para o sistema, nem para programas. Agora, 10 GB por algo meio duvidoso é exagero. No notebook*, isso é quase 15% do espaço total (de 80 GB) :|.

[]'s!

* Uso XP lá, mas só para exemplificar.
Avatar de usuário
Rodrigo Ghedin
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 2157
Data de registro: 30 Jan 2008, 13:18
Localização: Paranavaí-PR

Re: WinSxS, o misterioso subdiretório do Windows Vista

Mensagempor Megabyte » 20 Ago 2008, 08:39

Pois é Rodrigo... eu também já me vi assim, feito Hemingway, a me perguntar "por quem os sinos dobram?" Qual seria a razão que faria com que uma pasta atingisse um tamanho estratosférico? Provavelmente deva ser algo próximo de um misto de obsessão por segurança e o estabelecimento de cenários de confiabilidade... isso é bem a cara do Vista, não é mesmo? Dá até prá lançar uma máxima aqui: "O Windows tem razões que o próprio Windows desconhece!" :lol:

Aproveito e agradeço a todos pela leitura do post e pelos comentários... é fundamental a troca de informações e de idéias! ;)

[ ]´s
Pentium D 3.0GHz | Asus P5GC-MX | Intel 82945G Express Video 256 MB | 3.0 GB RAM DDR-2 Dual Channel | Windows Vista Home Premium SP2
Avatar de usuário
Megabyte
Membro
Membro
 
Mensagens: 48
Data de registro: 11 Jul 2008, 14:33
Localização: SP

Próximo

Retornar para Windows

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 8 visitantes