2009 será o ano do Ubuntu

Qualquer outro assunto que não se encaixe nas salas acima.

2009 será o ano do Ubuntu

Mensagempor araujopali » 11 Abr 2009, 11:37

Segundo a IDC o ano de 2009 será o ano do linux por causa da crise econômica mundial. Quando penso em linux, penso no Ubuntu.
Não sei por que as empresas e usuários domésticos ainda não adotaram o Ubuntu nos seus computadores. Poderiam economizar milhões de dólares gastos em licença do Windows ou evitar a pirataria de programas.
Editado pela última vez por araujopali em 01 Mai 2009, 16:14, num total de 1 vezes
araujopali
Membro
Membro

Data de registro: 28 Fev 2009, 11:26

Re: 2009 será o ano do Ubuntu

Mensagempor FelipeBZ » 11 Abr 2009, 12:12

Não sei por que as empresas e usuários domésticos ainda não adotaram o Ubuntu nos seus computadores. Poderiam economizar milhões de dólares gastos em licença do Windows ou evitar a pirataria de programas.

Na teoria é tudo bonitinho.

Sabe porque não adotaram? Porque a esmagadora maioria das empresas de software só desenvolve software para Windows. Para tornar esses softwares nativos para o Linux, é necessário um grande investimento, pois na maioria dos casos, é necessário trocar a linguagem de programação, o framework gráfico... E isso implica em tempo e dinheiro. Por isso a aceitação do Linux em ambientes corporativos é baixa, e ele continua, geralmente, restrito a servidores. Claro que uma alternativa seria manter um servidor com Windows rodando o software e usar o Terminal Services...

No ambiente doméstico, temos os jogos. A gigantesca maioria é somente para Windows. Então, o Linux fica restrito a pessoas que não são muito fãs de games, ou que só querem um aparelho para acessar a internet e escrever textos (e geeks, é claro :P)...
FelipeBZ
Membro
Membro

Data de registro: 30 Jan 2008, 15:47

Mensagempor Ilton Jr » 11 Abr 2009, 20:30

Ah não! Outra vez não!

Desde 2006 eu ouço falar que seria o "Ano do Linux" e ou variações. Guardem o que falo: NUNCA será. Não sou contra o Linux, até gosto muito dele, mas será IMPOSSÍVEL o Linux superar users de Windows.

Por favor, não quero gerar briga nem chamar Fanboys. Só falo o que eu tenho que falar.
Meu novo blog pessoal.
Em Breve... "Um novo jeito de falar em games!".
Ilton Jr
Membro
Membro

Data de registro: 31 Jan 2008, 08:05

Mensagempor Helvio Fernando » 12 Abr 2009, 02:54

Infelizmente nunca será...

Não adianta: quem é acostumado com Windows XP (tem que ser o XP), não larga dele - e embora o Linux ofereça muitas vantagens e esteja mais fácil, infelizmente a resistência à mudanças não permitirá que o Linux ultrapasse a casa dos 5% dos usuários

E pelo jeito que a coisa anda, creio que nem o 7 vai desbancar o XP tão já, afinal se do XP para o Vista há diferença, quanto mais do XP para o 7 (as barras grandes, e outras esquisitices novas), ninguém quer reaprender usar computador

2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 tem sido os anos do XP, que irá continuar, mesmo pirateado

2009 será o ano do Ubuntu: só se for para os servidores...
Asus P5GCMX & Dell Inspiron => Dual Boot: BigLinux + Windows Vista
Helvio Fernando
Membro
Membro

Data de registro: 27 Mar 2008, 18:22

Mensagempor Astaroth » 13 Abr 2009, 00:33

Enquanto não desenvolverem uma extensão instalável em todas as distribuições sem complicações como os instaladores do Windows (ou até mesmo os pacotes .deb, .rpm...) o sistema não vai pra frente. A quantidade absurda de distros só prejudica.

Minha opinião.

[]'s
# O Salto - http://www.osalto.net :: No Ar Novamente!
Tá no céu balão de bucha não espere o tiro apenas, mire...
Astaroth
Membro
Membro

Data de registro: 05 Fev 2008, 13:20

Mensagempor brunoluiz » 13 Abr 2009, 00:44

Astaroth escreveu:Enquanto não desenvolverem uma extensão instalável em todas as distribuições sem complicações como os instaladores do Windows (ou até mesmo os pacotes .deb, .rpm...) o sistema não vai pra frente. A quantidade absurda de distros só prejudica.

Minha opinião.

[]'s

Ele tem razão: o problema é o grande número de distros e de todos tipos de pacotes. Penso que o ditado "quanto mais concorrência melhor para o usuário" não se aplica aqui (Eu sei que não é concorrência nesse caso, ok), já que temos tantas opções que nós até nos perdemos ou ficamos indecisos em qual escolher. Acho que se unificarem as melhores distros em uma só seria uma grande evolução.

Outra coisa legal seria se algum dia eles fizessem um sistema de update melhor, afinal, ter que formatar o PC a cada release da distro é foda. Eu sei que dá para atualizar o Ubuntu 8.04 para o 8.10 com um comando, mas o que custaria fazer um CD que só servisse de update ou algo parecido? Será que é tão difícil?
brunoluiz
Membro
Membro

Data de registro: 30 Jan 2008, 17:16

Mensagempor araujopali » 13 Abr 2009, 10:43

FelipeBZ escreveu:
No ambiente doméstico, temos os jogos.

A pirataria no ambiente doméstico é gigantesca.
araujopali
Membro
Membro

Data de registro: 28 Fev 2009, 11:26

Mensagempor Bruno » 15 Abr 2009, 22:52

araujopali escreveu:
FelipeBZ escreveu:No ambiente doméstico, temos os jogos.

A pirataria no ambiente doméstico é gigantesca.

E...? Isso faz com que Linux rode jogos?

O Linux possui uma comunidade nerd demais que acredita num sistema que não é tão bom assim.
AMD Phenom II X4 810 2,6 GHz, 4 GB RAM DDR2, Mobo ASUSM3A78-EM, Chipset VIA KT600, XFX ATi Radeon HD4850, Creative 4.1 SBS 450, Samsung SyncMaster 931BW.
Bruno
Membro
Membro

Data de registro: 31 Jan 2008, 23:17

Retornar para Tema livre